Quando se fala de fontes de energia?

As Fontes de Energia são instrumentos e recursos que podem transformar ou serem transformados em energia, como o trabalho muscular (de homens ou animais), o sol, as águas, o vento, a eletricidade, o calor, entre outros.

Desde tempos remotos o homem já utilizava o calor do sol como fonte de energia para se aquecer e praticar suas atividades. Com o tempo, aprendeu a usar também o fogo, principalmente para se aquecer em tempos de frio e para preparar alimentos. Assim, na medida em que os tempos foram se sucedendo, o ser humano foi descobrindo novas e mais modernas formas de se produzir e utilizar energia, em um processo que ainda se encontra em curso.

Para um melhor entendimento sobre o assunto, classificam-se as fontes de energia em renováveis e não renováveis. As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam ou que podem ser reaproveitadas, já as fontes não renováveis são aquelas que, cedo ou tarde, irão se esgotar.

1. Fontes não renováveis

Entre as principais e mais importantes fontes não renováveis, podemos citar o petróleo, o carvão mineral, a energia nuclear e o gás natural.

Petróleo: é considerado o principal recurso natural utilizado pelo homem. Como fonte de energia, ele é transformado em combustível para veículos e geradores. Ele é retirado do subsolo (geralmente regiões de oceanos) e, posteriormente, refinado, sendo transformado em gasolina, óleo diesel e alguns produtos, como o plástico e a borracha sintética.

Carvão Mineral: também é extraído do fundo do solo, pois se formou depois que restos de plantas e árvores foram soterrados, passando milhares de anos debaixo da Terra. Ele é utilizado para a produção de energia elétrica (nas chamadas termoelétricas) e também como fonte de calor.

Quando se fala de fontes de energia?

Funcionário trabalhando em uma mina de carvão mineral

Energia nuclear: Energia produzida em um reator nuclear através da quebra de átomos de Urânio. Essa quebra libera energia que é convertida em eletricidade. Apesar de ser uma fonte de energia cara e considerada perigosa, em função do risco de vazamento da radioatividade, ela possui a vantagem de não emitir poluentes na atmosfera.

Gás natural: geralmente encontrado em jazidas subterrâneas ou produzido a partir de produtos agrícolas (chamado, assim, de biogás), ele é utilizado tanto como combustível para automóveis quanto para geração de energia elétrica.

2. Fontes renováveis

Dentre as fontes renováveis, merecem destaque a hidroeletricidade, a energia eólica, a energia solar e a biomassa.

Hidroeletricidade: Utiliza a força das águas de um rio – que deve ter parte do seu curso represado, inundando uma grande área – para mover as turbinas que, ao girarem, produzem energia.

Quando se fala de fontes de energia?

Usina de Três Gargantas, na China: a maior hidroelétrica do mundo

Energia eólica: A força dos ventos move as hélices gigantes, movimentando, assim, um gerador de energia elétrica. É considerada uma das energias mais limpas, apesar de gerar poluição sonora, abater pássaros e interferir em ondas de rádio e de TV. Não emite poluentes e não ocupa grandes áreas.

Solar: A energia solar é formada por placas bem finas, geralmente compostas por silício. Quando elas são aquecidas pelo sol, seus átomos produzem corrente elétrica que é conduzida como forma de energia. A única desvantagem da energia solar é o elevado custo para a produção e instalação dos equipamentos necessários.

Biomassa: é um fonte de energia que existe graças à utilização de materiais orgânicos, como restos de animais e plantas. Às vezes ocorre a queima dessa biomassa, gerando calor, que é convertido em eletricidade. Outro procedimento é estimular a sua decomposição – através de biodigestores –, o que produz gás metano, que também pode ser utilizado para produzir eletricidade. Confira:


Esquema de produção de energia através da biomassa *

O conhecimento sobre as fontes de energia existentes ajuda-nos a compreender melhor como funciona a nossa sociedade. E você, sabe qual dos tipos de fontes de energia é utilizado por você e sua família todos os dias?

__________________

Fonte da imagem: Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Qual a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis?

A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza.

Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Assim, os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear).

Fonte de Energia RenovávelFonte de Energia Não Renovável
O que é Fontes de energia que não se esgotam na natureza. Fontes de energia que se esgotam na natureza.
Exemplos Solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc. Combustíveis fósseis e energia nuclear.
Impacto ambiental É nulo ou baixo em relação aos impactos causados pelas fontes de energia não renováveis Grande, pois gera diversos impactos ambientais.

Fontes de energia renováveis

As fontes de energia renováveis são extraídas de elementos que continuarão presentes no planeta, como na utilização da força dos ventos (eólica), dos mares e rios (hidrelétrica) ou das ondas luminosas do Sol (solar).

Energia eólica

Quando se fala de fontes de energia?
Parque eólico produtor de energia elétrica

Os chamados parques eólicos são extensas áreas em que são instaladas diversas turbinas que captam a energia vinda dos ventos.

O vento movimenta as pás dessas turbinas aerogeradoras e elas transformam a energia mecânica em energia elétrica.

Nos moinhos de vento, algo parecido ocorre. O movimento das pás ativam uma engrenagem, que transfere o movimento para a área da moagem. Nessa área de moagem, o produto é triturado, sendo transformado em farinha ou extraindo líquidos que serão encaminhados para outros setores de produção.

A energia eólica é uma das fontes mais limpas de energia. Entretanto, há um alto custo para a sua instalação.

Energia solar

Quando se fala de fontes de energia?
Painéis solares captam a energia do Sol

A energia solar, assim como a eólica, é uma fonte muito limpa de energia, mas possui um custo de instalação relativamente alto.

Diferentemente da energia dos ventos, esse tipo de produção de energia é oriunda das ondas eletromagnéticas vindas do Sol. Essas ondas são captadas por painéis (painéis solares), ativando o fluxo de elétrons e gerando energia elétrica.

O calor do Sol também pode ser captado e utilizado para aquecer reservatórios de água, utilizados em casas e indústrias.

Uma importante informação é que essas fontes energia limpa podem produzir mais energia que se consome. Quando isso acontece, é possível vender o excedente dessa energia para o governo.

Energia hidrelétrica

Quando se fala de fontes de energia?
Usina Hidrelétrica de Itaipu

Em uma usina hidrelétrica, a força da água é utilizada para movimentar um gerador de energia elétrica.

Este tipo de fonte de energia é muito utilizado no Brasil. Cerca de 90% da energia elétrica consumida nas casas vem de uma hidrelétrica.

A hidrelétrica é uma fonte de energia atrativa pela grande quantidade de rios em todo o país e pelos baixos custos de manutenção. Entretanto, alguns impactos ambientais e sociais decorrentes da necessidade de alagar grandes áreas é um problema para a sua instalação.

Energia geotérmica

Quando se fala de fontes de energia?
Usina geotérmica utiliza o calor do centro da Terra

Nas usinas geotérmicas, o calor vindo das camadas mais profundas do centro da Terra é utilizado para aquecer a água. Essa água se transforma em vapor que move os geradores de energia elétrica.

Normalmente, esse tipo de indústria está localizada em áreas de atividade vulcânica. Isso ocorre porque nesses locais o calor está mais perto da superfície, exigindo uma menor perfuração.

Por isso, esse modelo não é utilizado no Brasil, já que o país não possui uma atividade vulcânica relevante.

Biomassa

Quando se fala de fontes de energia?
O bagaço da cana é aproveitado para a produção de energia

Ao contrário da energia geotérmica, a produção de energia derivada de biomassa, tem se mostrado como uma grande fonte explorada no país.

Nela, a utilização de vegetais e derivados como combustível é utilizado para o funcionamento de diversas máquinas.

Um outro bom exemplo, é a produção de etanol e biodiesel. Retirados da biomassa de cana de açúcar, ele são responsáveis por abastecer boa parte da frota de automóveis no Brasil.

Mesmo na gasolina, que é um combustível de origem fóssil, existe a presença de uma percentagem de etanol em sua composição.

Entretanto, por se tratar da queima de um produto, a liberação de uma quantidade considerável de dióxido carbono (CO2) preocupa os ambientalistas.

Fontes de energia não renováveis

As fontes de energia não renováveis são extraídas de elementos encontrados na natureza e que tendem a acabar, como o combustível fóssil (petróleo, carvão mineral, gás natural, etc.) ou os elementos radioativos usados nas usinas nucleares (urânio, plutônio, etc.).

Combustíveis fósseis

Quando se fala de fontes de energia?
Plataforma de Petróleo

Derivados do petróleo ou carvão mineral são usados como combustíveis para o funcionamento de máquinas e motores. Essa ainda é a principal fonte de energia utilizada no planeta.

A manutenção desse modelo se dá pela lucratividade dos processos. No entanto, os riscos trazidos ao meio ambiente são os principais obstáculos para a sua manutenção.

Usinas nucleares

Quando se fala de fontes de energia?
Torres de resfriamento de uma usina nuclear

Em uma usina nuclear, a fissão (quebra) de elementos como o urânio gera calor. Esse princípio é o mesmo utilizado nas bombas atômicas. Entretanto, nas usinas nucleares, o calor gerado aquece a água e o vapor dessa água movimenta a turbina de um gerador de energia elétrica.

Essa fonte de energia tem como vantagem os baixos índices de poluição para o meio ambiente em sua produção. Mas, a preocupação maior se dá com os aspectos de segurança por se tratar de elementos muito perigosos para a saúde humana.

O descarte de dejetos radioativos e o risco de acidentes, como o ocorrido em Chernobyl (1986) preocupam ambientalistas e governos.

Veja também a diferença entre:

  • Bomba atômica e bomba de hidrogênio
  • Tipos de energia
  • Efeito estufa e aquecimento global
  • Tipos de poluição
  • Calor e temperatura
  • Corrente contínua e corrente alternada

Quando se fala em fontes de energia há uma grande separação entre fontes de energia?

Quando se fala em fontes de energia, há uma grande separação entre fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis.

Qual é a definição de fontes de energia?

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para produção de algum tipo de energia. A energia, por sua vez, é utilizada para propiciar o deslocamento de veículos, gerar calor ou produzir eletricidade para os mais diversos fins.

Quais são as fontes de energia?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Quem sabe dizer o que é uma fonte de energia?

Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia. Fontes renováveis são aquelas consideradas energia limpa, que se renova naturalmente no meio ambiente. Ex: solar, eólica, maremotriz e geotérmica.