Quando se aproximam duas partículas que se repelem a energia potencial das duas partículas

 A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Lei de Coulomb e força elétrica
  • 2 - Fórmula da lei de Coulomb
  • 3 - Gráfico da lei de Coulomb
  • 4 - Exemplos da lei de Coulomb
  • 5 - Exercícios resolvidos sobre lei de Coulomb

Lei de Coulomb e força elétrica

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês responsável pela determinação da lei que descreve a força de interação entre cargas elétricas. Para tanto, Charles Coulomb fez uso de uma balança de torção, similar à balança que fora usada por Henry Cavendish para a determinação da constante da gravitação universal.

O aparato experimental utilizado por Coulomb consistia de uma haste metálica capaz de girar, que, quando carregada, era repelida por uma pequena esfera metálica carregada com cargas elétricas de mesmo sinal. A figura abaixo mostra um esquema de como era a balança de torção utilizada pelo físico:


A balança de torção foi utilizada por Coulomb para determinar a lei de interação entre cargas elétricas.

Fórmula da lei de Coulomb

De acordo com a sua lei, a força entre duas partículas eletricamente carregadas é diretamente proporcional ao módulo de suas cargas e é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Abaixo, apresentamos a fórmula matemática descrita pela lei de Coulomb:

F — força eletrostática (N)

k0 — constante dielétrica do vácuo (N.m²/C²)

Q — carga elétrica (C)

q — carga elétrica de prova (C)

d — distância entre as cargas (m)

Na fórmula acima, k0 é uma constante de proporcionalidade chamada de constante eletrostática do vácuo, seu módulo é aproximadamente de 9,0.109 N.m²/C². Além disso, sabemos que cargas de sinal igual repelem-se enquanto cargas de sinais opostos atraem-se, como mostra a figura abaixo:


Cargas de sinal igual repelem-se, e cargas de sinais opostos atraem-se.

Vale a pena ressaltar que, mesmo que as cargas tenham módulos diferentes, a força de atração entre elas é igual, uma vez que, de acordo com a 3ª lei de Newton — a lei da ação e reação —, a força que as cargas fazem entre si é igual em módulo. Essas encontram-se na mesma direção, porém, em sentidos opostos.

Uma importante propriedade da força elétrica é que ela é uma grandeza vetorial, isto é, pode ser escrita por meio dos vetores. Os vetores são retas orientadas que apresentam módulo, direção e sentido. Portanto, nos casos em que dois ou mais vetores de força elétrica não forem paralelos ou opostos, é necessário que se apliquem sobre eles as regras da soma vetorial, a fim de calcularmos a força elétrica resultante sobre um corpo ou partícula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gráfico da lei de Coulomb

A lei de Coulomb estabelece que a força elétrica entre duas partículas carregadas é inversamente proporcional ao quadrado da distância existente entre elas. Dessa forma, se duas cargas elétricas encontram-se a uma distância d e passarem a encontrar-se à metade dessa distância (d/2), a força elétrica entre elas deverá ser aumentada em quatro vezes (4F):


Caso diminuamos a distância entre duas cargas pela metade, a força elétrica entre elas aumenta em quatro vezes.

Confira uma tabela que mostra a relação da força elétrica entre duas cargas de módulo q, quando separadas por diferentes distâncias:

Módulo da força elétrica

Distância entre as cargas

F/25

d/5

F/16

d/4

F/9

d/3

F/4

d/2

F

d

4F

2d

9F

3d

16F

4d

25F

5d

Colocando a lei de Coulomb no formato de um gráfico de força em função da distância, teremos a seguinte forma:

Exemplos da lei de Coulomb

1) Duas partículas eletricamente carregadas, com cargas de 1,0 μC e 2,0 mC, são separadas no vácuo a uma distância de 0,5 m. Determine o módulo da força elétrica existente entre as cargas.

Resolução:

Vamos utilizar a lei de Coulomb para calcularmos o módulo da força elétrica que age sobre as cargas:

2) Duas partículas puntiformes carregadas de cargas elétricas idênticas e de módulo q encontram-se separadas a uma distância d. Em seguida, dobra-se (2q) o módulo de uma das cargas, triplica-se o módulo da outra (3q) e altera-se a distância entre as cargas para um terço da distância inicial entre elas (d/3). Determine a razão entre as forças elétricas inicial e final existentes entre as cargas.

Exercícios resolvidos sobre lei de Coulomb

1) Duas partículas carregadas com cargas elétricas idênticas q, sustentadas por fios inextensíveis e de massa desprezível, encontram-se em equilíbrio de forças, como na figura mostrada abaixo:

Sendo m = 0,005 kg a massa de cada uma das partículas, determine:

Dados:

g = 10 m/s²

k0 = 9.109 N.m²/C²

a) o módulo da força elétrica de repulsão que atua sobre as cargas;

b) o módulo das cargas elétricas das partículas.

Resolução:

a) Para calcularmos o módulo da força elétrica entre as partículas, é necessário percebermos a seguinte semelhança entre ângulos, observe a figura:

Podemos dizer que a tangente do ângulo θ dos dois triângulos (cujos catetos são formados pelas distâncias 4 e 3 e F e P) é igual, e por isso fazemos o seguinte cálculo:

b) Tendo calculado o módulo da força elétrica entre as cargas, é possível determinar o seu módulo, uma vez que as cargas são idênticas:

Por Me. Rafael Helerbrock 

Quando se aproximam duas partículas que se repelem o que acontece com a energia potencial das duas partículas?

Se essas cargas se repelem, ao aproximá-las, a tendência delas é que ao serem largadas, se afastem mais violentamente do que se estivessem a uma distância maior uma da outra, logo, quanto mais próximas uma da outra, o potencial de ganharem velocidade (energia cinética) aumenta, elas ficam mais instáveis, com mais ...

Quando se aproxima duas partículas que se repelem?

Duas partículas carregadas se repelem se têm o mesmo sinal de carga, se (a) ambos são positivos ou (b) ambos negativos. (c) Elas se atraem se tem cargas com sinais opostos. As forças repelem as partículas. Aqui também.

Quando partículas se repelem?

Quando partículas estão eletrizadas com cargas de sinais iguais, se repelem. Quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.

Toplist

Última postagem

Tag