Quando sai o resultado enem 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 terminou às 18h30 deste domingo, 20, segundo dia da prova. Mais de 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a avaliação do Ministério da Educação (MEC) que dá acesso a instituições de ensino superior e políticas públicas como oPrograma Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A expectativa dos participantes, agora, é de saber quando poderão ver os resultados do exame. Veja a resposta para essa e outras dúvidas abaixo.

Quando sai o gabarito oficial do Enem 2022?

Professores e cursinhos preparatórios costumam elaborar gabaritos preliminares do Enemnos próprios dias de prova, mas o gabarito oficial do MEC só será divulgado na quarta-feira, 23, às 18 horas, dentro do prazo de três dias úteis estabelecido no edital da avaliação.

O documento estará disponível na seção de ‘Provas e Gabaritos’ do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pasta do MEC responsável pela execução da avaliação. Nesse link, é possível conferir o gabarito de edições anteriores do Enem.

Saiba mais

  • Quando sai o resultado enem 2022

    Enem 2022: Gabarito oficial será divulgado nesta semana; veja cronograma

    Segundo informações preliminares do Inep, 4.986 participantes foram eliminados na prova impressa, enquanto na digital, total foi de 140

Quando é divulgado o resultado do Enem?

Já os resultados individuais do Enem 2022 estarão disponíveis em 13 de fevereiro de 2023. Quando forem liberadas, as notas serão publicadas na Página do Participante do Enem.

No Enem 2021, o MEC deu a previsão inicial de 11 de fevereiro de 2022 para a divulgação dos resultados, mas antecipou o calendário e disponibilizou em 9 de fevereiro. As provas foram realizadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

Quando sai o resultado enem 2022

Candidatos aguardam início da aplicação da prova neste domingo, 20, em São Paulo  Foto: TABA BENEDICTO / ESTADAO

Quando posso ver o espelho da redação?

A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento vai ficar disponível também na Página do Participante.

Quando começa o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) permite ao estudante concorrer a vagas em universidades públicas de todo o País. O último processo de seleção, referente ao segundo semestre letivo de 2022, foi realizado entre junho e julho. O Ministério da Educação ainda não anunciou o cronograma da próxima edição, de 2023, na qual serão usadas exclusivamente as notas do Enem 2022.

Após a edição 2021 do Enem, o processo do Sisu foi aberto no início do mês de abril de 2022. Podem participar do SISU os estudantes que não zeraram a redação.

Continua após a publicidade

E o ProUni e o FIES?

Os dois programas também não têm calendário previsto para 2023 ainda. Para acessá-los, é necessário atingir pontuação mínima e não ter zerado a redação. Diferentemente do SISU, o ProUni e FIES aceitam notas de provas anteriores.

Após a resolução das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes esperam ansiosamente pelo resultado do ENEM 2022. Afinal, é quem define o futuro de milhões de brasileiros. Então, quer saber um pouco mais sobre o assunto e como realizar a consulta as notas do ENEM 2022? Leia o artigo abaixo.

Quando sai o resultado enem 2022
Resultado ENEM 2022

Conteúdo

  • Quando sai o Resultado do ENEM 2022?
  • Como consultar resultado ENEM 2022
  • Onde posso aplicar a nota do ENEM 2022?

O resultado do ENEM 2022 é divulgado apenas no ano posterior a realização das provas. Geralmente, esses anúncios das notas acontecem nas primeiras semanas do mês de janeiro. Essas notas podem ser acessadas apenas por meio da internet pelo site oficial do ENEM 2022, pelo portal INEP.

Nas primeiras horas da divulgação o site fica inacessível devido ao grande contingente de pessoas que estão tentando acessara nota do ENEM 2022.

Quando sai o resultado enem 2022
Quando sai o Resultado do ENEM 2022

Como consultar resultado ENEM 2022

A consulta ao resultado do ENEM 2022, após a divulgação, pode ser realizada na página do INEP, mais especificamente na página do participante. Para consultar o Resultado ENEM 2022, basta:

  1. Acessar a página do participante pelo link www.enem.inep.gov.br.
  2. Faça login com seu CPF e senha de acesso;
    Quando sai o resultado enem 2022
    Acesso ENEM 2022
  3. Caso todos os dados informados estejam corretos, o usuário será redirecionado imediatamente à página de consulta ao resultado do ENEM 2022.
Quando sai o resultado enem 2022
Resultado ENEM -Consulta notas ENEM 2022

É importante lembrar que as notas do ENEM 2022 são separadas por cada área de conhecimento.

Desta forma, você deverá realizar a soma de todas e dividir por cinco (a quantidade de áreas do conhecimento presente no ENEM).


Onde posso aplicar a nota do ENEM 2022?

O ENEM é a porta de entrada para a carreira universitária de um estudante. Com ele, é possível ter acesso aos principais programas educacionais do Governo Federal, como Sisu, Prouni e Fies. Tem dúvidas a respeito dessas iniciativas? Calma, explicaremos abaixo cada um desses.

  • Sisu 2022: O sistema de seleção unificado é um programa informatizado no qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas aos candidatos participantes do ENEM. O processo de seleção adotado pelo SISU é de etapa única.
  • Prouni 2022: O programa universidade para todos é uma iniciativa que distribui bolsas de estudo integral ou parcial em instituições de ensino superior privadas. As bolsas concedidas são para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
  • Fies 2022: Este programa possui o objetivo de conceder financiamentos as mensalidades de cursos de graduação para estudantes que estejam matriculado em instituições de ensino superior privadas.

É importante ter em mente que quem zerar a nota da redação do ENEM 2022 ou não atingir uma média de 450 pontos não poderá se inscrever nos programas citados, principalmente SISU e PROUNI. Além disso, o espelho da redação poderá ser acessar em dentro de algumas semanas após a divulgação das notas.

Quando sai o resultado enem 2022
Consulta notas ENEM 2022

Para consultar o resultado ENEM 2022, o candidato precisa acessar a página do aluno no portal INEP. Para isso, é necessário ter em mãos o seu CPF e a senha do ENEM 2022 – a mesma cadastrada nas inscrições ENEM 2022. Após acessar a página do aluno, basta conferir a guia “Resultado do ENEM” para conferir as notas do exame.

Quando sai o resultado do Enem de 2022?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Enem serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023.

Como olhar a nota do Enem 2022?

O resultado do Enem 2022 poderá ser consultado a partir do dia 13 de fevereiro de 2023, na Página do Participante. Para a consulta, será preciso informar o CPF e senha cadastrados para consultar o resultado.

Quando sai a correção da redação do Enem 2022?

O resultado do Enem 2022 será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023 na página do participante. O gabarito oficial com as respostas das questões comentadas já está disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), onde é possível saber o número total de acertos.

Qual a média do Enem 2022?

A média nacional do maior exame educacional do país é cerca de 500 pontos, ou seja, para ter chances de conseguir uma vaga em universidade pública através do SiSU, uma bolsa do ProUni ou financiamento pelo Fies é recomendável uma média acima desse índice.