Quando o teste de gravidez aparece uma linha forte e outra fraca é positivo?

Uma dúvida que frequentemente surge durante a realização do teste de gravidez de farmácia é com relação à coloração desenvolvida na fita, mais especificamente sobre a intensidade da coloração. No post Teste de gravidez – Quando realizar, precisão e quanto custa o teste uma leitora me perguntou: “apareceu duas linhas coloridas, uma bem fraca e a outra forte no resultado do teste, é positivo ou não?” Sim, deve ser considerado positivo, veja os detalhes e uma tabela de cores criada pelo nosso site.

Mesmo que a fita (área teste) esteja muito clara, devemos considerar positivo, pois para um teste de gravidez realizado em casa apresentar um resultado positivo, o organismo desta mulher deve estar produzindo níveis detectáveis do hormônio – hCG, fato que ocorre na gravidez.

Como proceder para realizar corretamente o teste de gravidez

É importante realizar o teste corretamente, só assim teremos um resultado condizente com a realidade, a amostra deve ser colhida, de preferência, depois do quinto dia de atraso menstrual, assim teremos boa quantidade de hormônios, caso seja positivo, facilitando a leitura do teste, mas se preferir poderá realizar o teste antes do quinto dia.

Leia sempre a bula do teste de gravidez e realize o procedimento com paciência para obter resultado correto.

Mergulhe a fita de teste na urina apenas até a marca indicada na mesma, veja aqui explicação e imagens.

Tabela de cores para comparar com o teste de gravidez identificando positivo forte, fraco ou negativo

Veja abaixo uma tabela de cores adaptada pelo nosso site para facilitar a leitura do resultado do teste de gravidez, mesmo que seja um teste com uma das linhas fracas, é uma amostra positiva.

Quando o teste de gravidez aparece uma linha forte e outra fraca é positivo?

Siga a tabela de cores, onde vemos (+) temos 6 tonalidades de cores, todos eles positivos para a área teste (T) da tira teste de gravidez, desde que a área controle (C) da tira de reação também desenvolva cor, o que indica que o teste está funcionando, portanto temos duas linhas coloridas.

Do outro lado temos (-), área branca sem nenhuma cor desenvolvida, se for este aspecto do seu teste de gravidez na área (T) temos um resultado negativo, caso tenha cor na área Controle (C), o que indica teste funcionando, portanto temos apenas uma área colorida.

Aconselho, como medida de segurança, em casos de um teste com resultado “fraco” ou com cor clara, refazer o teste depois de dois dias, visto que a cada dois dias o nível de hormônios dobra, e se o resultado se tornar evidente, estará confirmado a gravidez.

Se neste segundo teste for observado um resultado negativo, além dos interferentes normais, a hipótese de ter ocorrido a gravidez e sofrido um aborto espontâneo no início da gestação é forte.

Outras questões já mencionadas em posts anteriores sobre como realizar o teste de gravidez em casa, devem sempre ser observados, principalmente, a época para realização do teste, melhor realizar cinco dias depois da data prevista para a menstruação, mesmo que a bula mencione que possa ser realizado antes.

Destacamos outros pontos fundamentais, a coleta da primeira urina da manhã, a maneira preconizada pelo fabricante para mergulhar a fita na urina, o tempo que deve ser aguardado para fazer a leitura, geralmente 10 minutos é suficiente.

Até mais.

Você sabia que, no Egito Antigo, as mulheres faziam xixi em sacos de trigo e cevada para saber se estavam grávidas ou não? Caso a cevada germinasse, a mulher estaria grávida de um menino. Se desse trigo, ela estaria esperando uma menina.

E se não acontecesse nada, ela não estava grávida. Já pensou?! Parece loucura, mas cientificamente faz muito sentido – é o que a matéria publicada pela BBC Brasil aponta.

Ao levar a teoria ao laboratório, cientistas relataram que, em 70% das vezes, a urina realmente possibilita o crescimento das plantas. A hipótese é que o estrogênio (hormônio presente no xixi de gestantes) possa favorecer o desenvolvimento da semente.

E nos dias de hoje? Você sabe como funciona o teste de gravidez? Não vale dizer que é só fazer xixi no palitinho, hein! Vamos conhecer os detalhes do tema?

Conteúdo

  • 1 Como funciona o teste de gravidez?
  • 2 Como saber se o teste de gravidez deu positivo?
    • 2.1 O que significa quando o teste dá uma linha forte e outra fraca?
  • 3 É possível dar falso positivo nos testes de farmácia?
  • 4 O teste de gravidez deu positivo: e agora?!
    • 4.1 1. Sente e respire
    • 4.2 2. Busque por ajuda especializada
    • 4.3 3. Inicie o pré-natal

Como funciona o teste de gravidez?

De maneira semelhante ao método egípcio, os testes atuais também funcionam por reações. Contudo, a versão moderna acontece devido à medição do hormônio beta hCG – que é produzido apenas na gravidez.

Como o hCG pode ser encontrado na urina, ao entrar em contato com a substância reativa do teste, o resultado é alterado, confirmando a gravidez em 95% das vezes.

Assim, você consegue responder à famigerada pergunta: como saber se estou grávida?

Depois do xixi, é hora de saber a verdade!

Quando o teste de gravidez aparece uma linha forte e outra fraca é positivo?

O primeiro passo é saber se o teste está funcionando, certo? Vai que você fica esperando por horas e o produto não funciona… Então, para evitar momentos de tensão, após a coleta, logo surge uma marca indicativa.

A segunda coisa a se fazer é aguardar alguns minutinhos para interpretar o teste. Os modelos podem variar, mas geralmente apresentam riscos verticais ou sinais matemáticos.

Veja o que significa cada um deles:

  • I ou – : negativo ou ainda é muito cedo para detectar a gestação;
  • I I ou + : positivo, mesmo que o risco esteja menos visível.

É válido mencionar que, passados dez minutos, o resultado pode mudar, inviabilizando a conclusão do teste.

O que significa quando o teste dá uma linha forte e outra fraca?

Se você realizou o teste de gravidez e uma linha ficou mais forte que a outra, é indicativo de gravidez. A linha mais fraca sugere apenas que os níveis de hCG do seu organismo estão baixos – ou seja, a gravidez foi identificada bem no início.

Você pode confirmar realizando um novo teste após alguns dias, certamente o segundo risco estará mais forte, pois o hormônio estará sendo produzido em maior quantidade.

É possível dar falso positivo nos testes de farmácia?

Sim, apesar de raros, os resultados falsos positivos são possíveis!

De acordo com a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, o falso negativo pode ocorrer nas seguintes situações:

  • Quando há a perda da gravidez logo após o óvulo ser fertilizado;
  • Realizar o teste depois de ingerir um medicamento que tenha o hormônio beta hCG;
  • Casos de gravidez ectópica (quando o embrião, começa a se desenvolver fora da cavidade uterina), menopausa ou problemas de ovários.

O teste de gravidez deu positivo: e agora?!

Se você acabou de descobrir que está grávida, nós temos um passo a passo que pode ajudar a lidar com a notícia:

Quando o teste de gravidez aparece uma linha forte e outra fraca é positivo?

1. Sente e respire

Processar essa informação pode ser complicado, uma vez que a gravidez muda completamente a vida de uma pessoa.

Por isso, a primeira coisa que deve ser feita é sentar e respirar. Essa é uma das maneiras de reduzir a ansiedade na gravidez.

2. Busque por ajuda especializada

Para garantir a sua saúde – e a do seu futuro bebê – pesquise por um médico que transmita confiança e que atenda às suas necessidades durante todo o período de gestação.

É sempre válido mencionar que, caso tenha uma primeira experiência não tão boa, você pode sempre trocar de especialista, viu?

Existem diversos profissionais altamente capacitados! Assim, se você não gostou de algum ponto específico da abordagem do médico, consulte outro. Isso vai te proporcionar muito mais conforto durante a gestação.

3. Inicie o pré-natal

Depois de saber qual será o médico responsável pelos cuidados gestacionais, é hora de agendar as consultas de pré-natal.

De acordo com o Ministério da Saúde, elas são essenciais para ajudar a prevenir ou detectar possíveis patologias maternas e fetais. Porém, não é só isso! O pré-natal também serve para:

  • Otimizar o estado nutricional da mulher;
  • Aprimorar hábitos de vida e de higienização;
  • Analisar o uso de remédios que possam afetar a saúde do bebê;
  • Oferecer apoio psicológico para com a gestante durante o processo gestacional;
  • Cuidar de doenças pré-existentes para evitar problemas no desenvolvimento da gestação;
  • Preparar a mãe para a maternidade, com informações educativas sobre o parto e os cuidados da criança;
  • Orientar a futura mãe sobre questões como: funcionalidades do organismo, práticas de vida saudável, orientações contra o uso de substâncias que possam afetar a saúde da mãe ou do bebê etc.

Com esses três passos, você já tem um norte de como cuidar do seu bebê. É claro que você deverá tomar diversos outros cuidados, mas, em um momento inicial, são essas etapas que devem ser seguidas.

Gostou de aprender os detalhes sobre o funcionamento do teste de gravidez? É sempre um prazer te ajudar em momentos de dúvidas!

Aproveitamos a deixa para convidá-las a continuar navegando pelo nosso blog – especialmente se você é mãe de primeira viagem e o teste deu positivo, pois nós temos conteúdos recheados de informações sobre maternidade e saúde da criança.

Quando o teste sai uma listra forte e outra fraca?

“Quanto mais forte a linha, maior o risco de transmissão. Uma linha fraca indica uma carga viral menor, mas um risco de transmissão ainda existente.

O que significa duas linhas fracas no teste de gravidez?

Nos testes de gravidez, a primeira linha que aparece indica que ele está funcionando. Já a segunda indica o resultado. Ou seja: se aparecer 1 linha, o teste funcionou e você não está grávida. Se houveram 2 linhas, significa que você está grávida.

Quanto tempo demora para aparecer a segunda linha do teste de gravidez?

Alguns testes mostram resultados em dois minutos. Outros têm um limite de tempo de cinco minutos para verificar os resultados. Quando você lê seus resultados após o tempo de reação, o risco de um falso positivo é maior.

Como ficam as linhas do teste de gravidez?

Portanto, uma linha na fita reagente do exame de gravidez indica um resultado negativo, ou seja, que você não está grávida. Caso o exame mostre duas linhas, mesmo que uma das linhas esteja fraca, o resultado indica gravidez. Como esse exame indica somente um resultado positivo ou negativo, ele é um teste qualitativo.