Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

13/12/2021

De acordo com especialistas, a resposta é sim! Um estudo desenvolvido pela Universidade de Viena, em 2016, trouxe 36 tutores para fazerem carinho em três objetos diferentes enquanto seus pets observavam.

Primeiro, em um cachorro de pelúcia que latia e abanava o rabo. Depois, em uma abóbora e, por fim, em um livro. Os cachorros ficaram bem mais irritados quando o tutor acariciava o bichinho de pelúcia! Isso demonstra que eles entendem quando possuem um “rival”: alguém semelhante que vai disputar a atenção de seu tutor.

Quem convive com esses bichinhos sabe que às vezes, esse sentimento de ciúmes é uma forma de manifestação carinhosa ou protetora, no entanto, é preciso ter cautela em lidar diariamente com esse comportamento.

Como perceber que seu pet está com ciúmes?

Cachorros são muito expressivos e costumam ter dificuldade em esconder seus sentimentos. Assim, se seu amigo estiver com ciúmes, possivelmente deixará isso bem claro para você!

Xixi no lugar errado: para eles, o xixi é uma marcação territorial, deixando seu “registro” em lugares diferentes simboliza um posicionamento e uma forma de chamar atenção do seu tutor.

Latidos excessivos: acontece, especialmente, quando o tutor interage com outra pessoa ou pet, fazendo carinho e abraçando também pode ser um sinal.

Comportamento agressivo: este é o sintoma mais perceptível e mais preocupante. Cachorros ciumentos tendem a ficar agressivos com estranhos e, em alguns casos, até com o tutor.

É importante observar a recorrência dessas atitudes, pois esses fatores também podem desencadear ansiedade e insegurança para o seu doguinho, o que prejudica sua saúde física e emocional.

Causas de ciúmes em cachorro

De acordo com especialistas, os cachorros podem desenvolver ciúmes por diferentes motivos. Alguns acontecimentos podem ser o gatilho para esta mudança no comportamento de seu amigo, como: um novo pet, o nascimento de um bebê, uma nova pessoa na família…
No entanto, estudos destacam que o ciúmes pode ser um sentimento estimulado pelo tutor durante o crescimento do pet.

Em alguns casos, devido à falta de limites e de consistência no adestramento, o cachorro acaba desenvolvendo um comportamento mais possessivo e territorialista em relação à sua comida, aos seus brinquedos e até ao seu tutor, o que resulta em uma atitude mais “ciumenta”.

Como diminuir ou tratar o ciúme

É necessário observar alguns caso a caso. Como por exemplo, se este sentimento surgiu após alguma mudança, como a chegada de um novo membro na família, talvez o seu cão esteja se sentindo deixado de lado. É recomendado aumentar a dose de carinho e amor além de aproximá-lo aos aos poucos a este novo membro. Dessa forma, eles também podem criar laços de amizade, fazendo o cachorro perceber que o novo membro chegou para acrescentar, não para subtrair.

Já quando o ciúmes é crônico e um comportamento constante, talvez seu pet não entenda muito os limites e as regras da casa. Nesse caso, o recomendado é utilizar técnicas de adestramento ou até mesmo contratar um profissional para facilitar esses ensinamentos de convivência.

Por fim, tenha em mente que cachorros são amorosos por natureza. Não tenha dúvidas que seu amigão te adora, e o ciúmes não precisa (e não deve) ser a prova disso. Um sinal de amor maior que o ciúmes é uma tutoria responsável, que prepara o cachorro para o convívio com outros pets e humanos, garantindo o bem-estar dele. Por isso, cuide de seu pet e ensine que, numa relação de amor, sentimentos de posse nunca são bem-vindos!

Ter um cachorro latindo dentro de casa é uma situação comum para quem é pai ou mãe de pet. Alguns cães latem muito e outros são mais silenciosos. Mas a verdade é que o latido de cachorro é a principal forma de comunicação canina, seja com humanos ou com outros animais. Por ser praticamente uma linguagem canina, o cachorro latindo pode estar querendo dizer várias coisas, desde demonstrar alegria até alertar algum perigo. Saber interpretar os tipos de latido de cachorro é essencial para ajudar seu amigo sempre que ele precisar. Para entender o significado de um cachorro latindo, fique atento aos sinais!

O que o cachorro latindo quer dizer? O que observar na hora de interpretar os latidos?

Os humanos se comunicam, principalmente, pelas palavras. Com os cães, não é muito diferente. Apesar de não possuírem um alfabeto, o som de latido de cachorro é sua principal forma de comunicação. O latido de cachorro tem diferentes frequências e sonoridades fundamentais na missão de comunicar algo. A vocalização vai desde um latido de cachorro simples até um uivo bem intenso. Todo cachorro latindo está dizendo algo, então tenha certeza que a barulheira não é aleatória.

Um cachorro filhote latindo, por exemplo, pode estar com medo de um lugar novo ou muito feliz! O som de latido pode parecer igual para nós, mas intensidade, volume e frequência são coisas que você pode reparar e que indicam o que se passa. Além disso, a linguagem corporal canina pode ajudar a interpretar os latidos. O rabinho balançando, a orelha para cima e os pelos arrepiados são alguns sinais. Observar se o cachorro latindo possui postura de ataque ou treme muito também são formas de interpretar os latidos. Essas dicas funcionam para qualquer cão, do adulto ao filhote de cachorro latindo, e são o primeiro passo para desvendar o que o pet quer dizer.

Cachorro latindo: veja os diferentes tipos de latido de cachorro

Um latido de cachorro forte e alto pode incomodar a vizinhança e deixar o tutor sem saber o que fazer. Mas como o cachorro latindo está, na verdade, tentando dizer algo, a melhor maneira de controlar essa situação é entendendo o que o ele quer dizer e resolver a causa. Se você está lidando com o latido de cachorro novo na casa ou de um velho amigo que começou a fazer isso mais frequentemente, fique atento para descobrir o motivo. Os principais tipos de latido de cachorro são: 

  • Latido de cachorro entediado: o cão no tédio fica impaciente e, por isso, pode começar a latir. Essa situação é comum em pets que passam muito tempo sozinhos. Geralmente é um latido de cachorro alto, prolongado e acontece principalmente quando o tutor não está em casa, podendo vir acompanhado de comportamento destrutivo.  
  • Latido de cachorro feliz: esse é um dos tipos de som de latido mais fáceis de identificar. É um latido de cachorro alto, curto e repetitivo, acompanhado de saltinhos, rodopios e rabo balançando. Você verá o cachorro latindo de euforia, comum quando o tutor chega em casa.
  • Latido de cachorro carente: costuma vir após o latido de cachorro entediado. O cãozinho fica carente e quer companhia. Geralmente é um cachorro latindo excessivamente e direcionado ao tutor. Pode ainda tentar dar a patinha e se aproximar. Ele só quer atenção!
  • Latido de cachorro protetor: parecido com o cachorro latindo bravo, esse som acontece geralmente quando o pet acha que você está em perigo. Esse é um tipo comum de latido de cachorro - pequeno ou grande - com grande instinto de caça e proteção. Durante um passeio, o cão pode latir para pessoas e animais desconhecidos. Esse latido de cachorro forte e alto costuma vir junto de rosnados, postura de ataque, pelos arrepiados e rabo levantado. 
  • Latido de cachorro territorialista: algumas raças são naturalmente territorialistas e querem proteger seu espaço, objetos e protagonismo na vida do dono. Por isso, o latido de cachorro territorialista geralmente vem em excesso e é direcionado à visitas, a um pet novo ou a alguém que se aproxima do tutor. Nesse caso, o cachorro latindo está tentando cuidar do que considera seu.
  • Latido de cachorro com medo: as causas do medo no cão podem ser diversas, como fogos de artifício, barulhos altos e chuvas com muitos trovões. O medo aparece tanto no latido de filhote de cachorro quanto no de um cão grandão - afinal, todos sentem medo. O latido de cachorro vem com postura retraída, desconfortável, com rabinho entre as pernas e tremedeira.
  • Latido de cachorro doente: quando está doente, o cão costuma ficar quietinho e sem se movimentar muito. Mas, em alguns casos, também latem. Pode ser um cachorro latindo baixo, como um choro, ou mais alto, parecido com um grito. Nesses casos, deve-se prestar atenção em outros sinais físicos e pedir ajuda a um veterinário.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Concordo que a Nestlé use meus dados de contato e interações para me mandar comunicações de marketing. Seu consentimento para este fim é voluntário e você é livre para retirá-lo a qualquer momento. Mais informações disponíveis na Política de Privacidade da Nestlé.

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Já emenda com um happy hour

Vai pra casa maratonar séries e pedir uma pizza

Já emenda uma viagem pra curtir o fim de semana perto da natureza

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Como seria o seu domingo perfeito?

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Churrasco com a família ou amigos

Cozinhar, ler um livro, ouvir música e cuidar das plantas

Fazer uma trilha

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Como você fica em um dia de chuva?

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Muda o rolê para um lugar fechado e seguro

É o dia perfeito para você curtir debaixo das cobertas

Triste porque não vai poder sair de casa

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Com um grupo de amigos para um lugar com praia e calor

Na serra. Casa confortável, natureza, tranquilidade e boas companhias

Com certeza algum lugar em que pudesse acampar com seu cachorro!

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Como você costuma encontrar os amigos?

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Bares, festas, shows e boates.

Lugares mais abertos, de preferência que sejam pet-friendly

Piqueniques ao ar livre

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Musculação na academia

Yoga em casa

Corrida no parque

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Como é a sua rotina matinal?

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Levanta, se arruma e sai para o trabalho.

Gosta de levantar mais cedo para meditar, ler um livro e tomar café da manhã com calma

Gosta de se movimentar pela manhã, então sempre sai para caminhar

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Quando o cachorro cisma com uma pessoa?

Sempre tem uma comemoração, um almoço com um amigo, um cinema com o crush…

Poucos eventos. No máximo você vai almoçar com a família ou ver um filme no cinema

A programação sempre envolve contato com a natureza

    Quais os motivos mais comuns para o cachorro que late muito

    Por ser uma forma de comunicação, o cachorro latindo é algo extremamente comum. Assim como nós humanos gostamos de conversar, os cães também gostam. Por isso, um cachorro chamando outro cachorro na rua com latidos é super normal, assim como demonstrar alegria ou medo com alguma situação. Porém, o cachorro latindo muito mais que o considerado aceitável pode ter alguns motivos que merecem atenção. Se você se identifica com a frase “meu cachorro late muito”, existem algumas razões comuns.

    Uma das principais é o tédio. O animal que fica muito tempo sozinho e não se diverte adequadamente pode apresentar esse comportamento para chamar a atenção do tutor. Até mesmo raças de cachorros que latem pouco podem passar a latir muito se não gastam sua energia e se sentem presos. Outra causa comum para o cachorro que late muito é a falta de socialização. O pet que não está acostumado com a presença de pessoas e animais fica ansioso quando acontece esse encontro. Esse costuma ser o motivo mais frequente do cachorro latindo muito para outras pessoas e cães ao passear na rua. 

    O que fazer e o que não fazer para amenizar o latido de cachorro em excesso?

    Os tutores de cães que latem pouco podem não estar acostumados, mas quem tem um cachorro que late muito sofre com a barulheira. Para controlar, é comum que o dono grite de volta para calar o pet. Mas a verdade é que isso só o estimula. Ele ouve você gritar e acha que também pode. O ideal é se manter firme sem aumentar o tom. Além disso, não o recompense. Dar um petisco para o cachorro latindo na esperança que ele pare só o incentiva mais, pois vai achar que na próxima vez também ganhará um brinde. O ideal é resolver diretamente o motivo que o leva a latir. Se for tédio, forneça meios para o cachorro se divertir. Se for carência, arranje mais tempo para ficar com ele. 

    A socialização é essencial para acostumar o cachorro que late muito na presença dos outros. O melhor momento para isso é enquanto são filhotes. É difícil definir exatamente com quantos meses o cachorro começa a latir. Geralmente, as cordas vocais ficam totalmente desenvolvidas por volta das sete semanas. Lembrando que algumas raças de cachorros que latem pouco e outras mais, o que influencia. Mas, mesmo variando com quantos meses o cachorro late, acontece mais ou menos no período em que a socialização é recomendada - da aplicação da vacina aos quatro meses. Por isso, a socialização tem papel essencial no controle do latido de cachorro excessivo desde cedo. Outra opção é apostar no adestramento, que pode ajudar muito na melhora do comportamento do cão.

    Redação: Ariel Borges e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 24/09/2019

    Atualizada em: 18/08/2021

    Quando o cachorro não gosta de uma pessoa o que significa?

    Na maioria das vezes, isso ocorre quando o pet não foi devidamente socializado. Para resolver o problema, é recomendado buscar a ajuda de um veterinário e um adestrador que ajude o cachorro tímido a perder o medo de outras pessoas e animais.

    Quando um cachorro cisma com uma pessoa?

    Cachorros são animais bem territorialistas que gostam de proteger com unhas e dentes o local onde moram. Por isso, podem se comportar com mais agressividade quando se sentem ameaçados por alguma pessoa desconhecida ou por algum animal, por exemplo.

    Como saber se o cachorro não gosta de uma pessoa?

    Sinais de que o cachorro te odeia.
    Te rejeita ou não deixa que você toque nele por falta de socialização..
    Se esconde de você ou te trata diferente devido a experiências traumáticas..
    Te ignora ou te ataca por normas inconsistentes ou uma educação baseada em castigos..
    Rosna ou mostra os dentes por não saber te respeitar..

    Quando o cachorro gosta de uma pessoa?

    Os cães são animais muito sentimentais, devido ao fato de terem sido domesticados pelo homem há muitos anos. Sendo assim, se quando o cão enxerga o dono ele fica muito agitado querendo chamar a atenção, é mais um sinal de que está muito contente com a sua presença, pois ama muito você.