Quando foi lançado o Instagram no Brasil

Quando foi lançado o Instagram no Brasil

O Instagram já tem um lugar especial em nosso cotidiano e é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, tanto para se conectar com pessoas, quanto para se conectar a empresas.

Segundo a Social Media Trends 2018, a rede social que mais apresentou crescimento esse ano foi o Instagram, passando de 63,3% de adoção para 80,2% e se consolidando como a segunda colocada em preferência no Brasil.

Mas você sabe como tudo isso começou?

Conhece as principais curiosidades sobre a empresa e seus fundadores?

Gostaria de saber como você pode utilizar o Instagram a seu favor através do Marketing Digital?

Nesse post você vai conferir:

O que é Instagram?

O Instagram é uma rede social principalmente visual, onde um usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração, aplicar efeitos a eles e também interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas.

Além disso, um usuário pode seguir o outro para poder acompanhar suas postagens e suas atividades dentro da rede. O número de seguidores inclusive contribui para a visibilidade do perfil.

Nele também encontramos as famosas hashtags, que servem como um mecanismo de busca das publicações, e ajuda na hora de segmentar o seu público, caso possua uma página para sua marca.

A história do Instagram

A história do Instagram e curta, porém de muito sucesso e rápido crescimento.

O Instagram foi lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, ambos engenheiros de software.

No mesmo dia do lançamento, o aplicativo tornou-se o mais baixado na Apple Store e, já em dezembro do mesmo ano, contava com a impressionante marca de 1 milhão de usuários.

Em 2011, a empresa, que tinha apenas 6 funcionários já possuía 10 milhões de usuários na rede.

Já no ano de 2012, após o tão esperado lançamento do aplicativo na versão para Android, o Instagram foi comprado pelo Facebook, por 1 bilhão dólares.

Atualmente, a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que 7% das contas criadas são de brasileiros.

Quando foi lançado o Instagram no Brasil
Kevin Systrom e Mike Krieger, os criadores do Instagram

Recursos

Além dos famosos filtros originais inspirados na câmera Polaroid, o Instagram apresenta uma série de recursos interessantes que contribuem para a experiência do usuário no aplicativo e que foram implementados ao longo de seus 6 anos de existência.

Aqui estão os principais deles:

Edição de imagem

Com o passar do tempo, foram implementadas novas opções de edições de imagem no Instagram. Possibilitando que o dono da conta possa, não apenas aplicar filtros às fotos, mas também ajustar seu tamanho, cortá-la ou endireitá-la e inserir efeitos de luz, contraste e cor.

Curtidas

As famosas curtidas, que possuem como um símbolo um coração que fica vermelho é, talvez, o recurso mais importante e querido dentro do aplicativo.

Com elas, é possível medir a popularidade e interação de suas postagens e quantas pessoas gostaram do que você publicou.

Comentários

Outra ótima opção de interação entre os usuários são os comentários que podem ser feitos nas publicações. Além de comentar sobre a foto ou vídeo em questão, é possível marcar amigos nestes comentários para que eles também vejam o conteúdo rapidamente.

Algumas páginas empresariais e alguns artistas famosos costumam responder a algumas dessas interações, o que torna tudo ainda mais interessante para quem usa o Instagram!

“Seguindo”

Neste recurso, é possível acompanhar o que seus amigos e outras pessoas que você segue estão fazendo na rede.

Fotos que foram curtidas, pessoas seguidas e comentários em fotos podem ser visualizados nesta opção.

“Explorar”

A aba “explorar”, disponibiliza uma galeria de fotos de pessoas de todo o mundo, inspiradas nas fotos que você curte e em quem você segue.

Este recurso possibilita a descoberta de novos perfis que despertem o seu interesse, já que, de alguma forma, se encaixam com suas preferências dentro da rede.

Marcação em fotos

A opção de marcação de fotos, gera, dentro do seu próprio perfil, uma galeria de fotos postadas por outras pessoas, onde você esteja presente e marcado.

Caso o usuário não queira, ele pode selecionar a opção de ocultar aquela foto de seu perfil, e dessa forma, ela não aparece nesta galeria .

Mensagens Diretas

As mensagens diretas funcionam como uma espécie de chat, que conecta usuários que se conhecem, e também, caso seja autorizado pelo receptor da mensagem, usuários que não se seguem, por meio de conversas individuais ou em grupo.

Além desta troca de mensagens, é possível enviar fotos do seu próprio aparelho, ou de dentro do Instagram.

Localização

Ao postar uma foto, pode-se adicionar qual foi o local onde ela foi tirada. Isso ajuda outros usuários a saberem a localização daquela imagem e também cria um mapeamento de lugares visitados que podem ser visualizados em seu próprio perfil.

É uma maneira interessante de se ter uma visão geral sobre lugares visitados em seu país, ou ao redor do mundo.

Instagram Stories

Este é o recurso mais recente do aplicativo e que gerou muitas polêmicas.

Muito parecido com o já famoso Snapchat, o Instagram Stories permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas, e a inclusão de emojis, desenhos e manuscritos.

Nele, pode-se determinar a privacidade de suas histórias para que apenas alguns usuários tenham acesso, ou para que qualquer usuário da rede possa ver suas publicações.

Além disso, assim como o Snapchat, existe a possibilidade de ter acesso a quem visualizou suas publicações.

O Instagram Stories oferece mais um meio para que as empresas possam interagir com seus clientes dentro dessa rede social.

Devido ao seu formato mais dinâmico, ele permite criar uma relação mais intimista. É possível mostrar o que está acontecendo, basicamente em tempo real, para que os usuários sintam-se parte do dia a dia do negócio.

Você pode achar que o Instagram Stories não tem muita importância, já que o Snapchat oferece funções similares — mas não é bem assim.

Uma vantagem importante deste recurso é que, se a empresa já tem muitos seguidores no Instagram, ela pode manter seu foco no marketing dentro dessa rede social. Assim, não é necessário construir uma nova audiência no Snapchat.

Quando foi lançado o Instagram no Brasil

Agora, vamos ver as principais funcionalidades do Instagram Stories.

A primeira delas é o Boomerang, que permite criar vídeos curtinhos no estilo de GIFs animados, que rodam infinitamente. Sempre que o vídeo acaba, ele começa de novo. Depois de criar o vídeo com o Boomerang, você pode compartilhá-lo no feed do Instagram.

No começo, era preciso ter um aplicativo específico do Boomerang para utilizar essa função. Desde Novembro/2016, porém, tornou-se possível usá-lo através do próprio app do Instagram. A opção está disponível na tela da câmera.

A segunda funcionalidade, com a qual você provavelmente já está familiarizado, são os filtros. Você pode adicionar stickers e emojis, texto ou marcações feitas a mão livre na sua história.

Os stickers são a opção mais recente. Você pode usar stickers de clima, horário, localização ou outros temáticos (como os stickers de Natal). É possível incluir múltiplos itens. As caixas de texto podem ser alinhadas à esquerda, direita ou centro do vídeo.

A terceira funcionalidade é marcar pessoas nas suas InstaStories. Basta incluir um texto diretamente sobre a história, com @nomedeusuário. O texto ficará sublinhado e vai se tornar um link para o perfil do mencionado.

Como você vai usar a marcação como parte da estratégia de marketing?

Uma alternativa é marcar influenciadores nas histórias. Assim, sempre que alguém buscar o perfil destes influenciadores dentro do Instagram, vai encontrar também as histórias do seu negócio.

O InstaStories está sempre passando por atualizações, em busca de tornar-se um competidor em pé de igualdade com o Snapchat.

Com as últimas atualizações, por exemplo, o usuário pode soltar o botão “Gravar” enquanto filma uma história. Esse recurso foi chamado de câmera com mãos livres. Assim, você ganha mais mobilidade enquanto produz o conteúdo.

Além disso, as contas verificadas agora podem colocar links externos em suas histórias. Dessa forma, você pode levar os usuários a saber mais sobre um produto ou sobre a empresa, direcionando para o site oficial.

Quer saber mais? Nós explicamos tudo sobre o Instagram Stories e suas aplicações no Marketing Digital nesse artigo completo!

Vídeo ao Vivo

O Instagram anunciou, recentemente, que vai lançar um recurso de Vídeo ao Vivo. A proposta já existe no Facebook, e pode lembrar também o InstaStories. Porém, haverá algumas diferenças.

Com o Vídeo ao Vivo, os usuários poderão fazer transmissões em tempo real através da câmera do aplicativo. O detalhe é que a transmissão será apagada imediatamente, assim que acabar. Nada ficará registrado no feed do usuário.

O Vídeo ao Vivo terá duração máxima de uma hora e será possível inserir um comentário fixo, para que todos os seguidores que estão acompanhando a transmissão vejam. Eles, é claro, também poderão deixar comentários.

Na área Explorar do app do Instagram, serão exibidos os Top Live (principais transmissões) em andamento.

O Vídeo ao Vivo trará sua própria contribuição ao marketing. Com ele, as empresas vão poder promover webinars acessíveis e exclusivas aos seus seguidores, o que vai contribuir para a qualificação de leads.

Quando foi lançado o Instagram no Brasil

Instagram para empresas

Ainda novo no Brasil, é a opção de criar uma espécie de Fan Page no Instagram. Ele permite que pessoas possam entrar diretamente em contato com empresas através de telefones ou e-mail.

Isso facilita a comunicação entre as organizações e o público, assim como reforça a importância da separação de perfis para usuários comuns e marcas.

O botão de contato é uma das principais funcionalidades do Instagram para Empresas. Clicando nele, o usuário verá três funções: Ligar, Email e Como chegar. Dessa forma, você elimina todas as barreiras para que o cliente possa encontrar e falar com sua empresa.

O Instagram para Empresas também conta com métricas diferenciadas, que foram chamadas de Insights. Elas permitem acompanhar o desempenho do perfil da sua empresa. Estamos falando de:

  • Impressões: monitora o total de visualizações das suas publicações
  • Alcance: monitora o número de usuários (contas únicas) que visualizaram suas publicações
  • Visualizações de perfil: monitora, é claro, o total de visualizações do perfil da sua empresa
  • Cliques no site: monitora a quantidade de usuários que foram redirecionados ao seu site a partir do Instagram para Empresas
  • Seguidores: monitora diversos aspectos do perfil dos seus seguidores, inclusive o horário em que são mais ativos, gênero e faixas etárias
  • Principais publicações: monitora as publicações para determinar quais tiveram mais visualizações

Finalmente, o Instagram para Empresas também adiciona uma função de anúncios. Com ela, você escolhe um dos seus posts com melhor performance, inclui um CTA e, assim, obtém o máximo de conversões. Aliás, confira também os melhores horários para postar no Instagram.

Você pode definir pessoalmente quem visualizará o anúncio ou, se preferir, o próprio Instagram fará isso. Você também define o período de tempo para que esse conteúdo seja promovido.

O Instagram para Empresas é gratuito. Porém, só podem usar esta função os negócios que já possuem uma página corporativa no Facebook. Além disso, seu perfil no Instagram precisa ter, no mínimo, 100 seguidores.

Vá ao menu de configurações do Instagram, toque na opção do perfil empresarial e preencha os campos solicitados para criar seu perfil do Instagram para Empresas.

Quer saber mais sobre o Instagram for Business? Então, confira este artigo completo que preparamos sobre o assunto!

IGTV

Por fim, o IGTV, lançado em 20 de junho de 2018, é uma plataforma de vídeos que permite a criação e divulgação de conteúdos em até 60 minutos.

A ideia por trás de sua criação foi permitir que produtores de conteúdo e influencers já presentes nessa rede social fossem capazes de produzir vídeos mais longos que ficassem centralizados exatamente onde possuem mais seguidores, sem precisar migrar para outras plataformas como o Youtube.

Mas vale ressaltar que não são todos os usuários que têm permissão para postar vídeos de 1 hora, porque o recurso está disponível por enquanto apenas para contas verificadas ou de grande alcance, enquanto as demais terão acesso somente a publicação de vídeos de até 10 minutos.

Fora isso, apesar de ser um aplicativo independente do Instagram, ele pode ser usado de forma 100% integrada a ele, ou seja, também pode ser encontrado dentro do app de fotos.

É possível também usar a mesma conta do Instagram para acessar o novo app de vídeos, facilitando ainda mais todo essa conexão para o usuário.

Esse novo app representa, além de uma nova fase para o próprio Instagram, a grande tendência que vem surgindo dos vídeos na vertical e que está ganhando cada vez mais simpatia dos usuários.

Quando foi lançado o Instagram no Brasil

Curiosidades

Com seis anos de vida, e uma popularidade estrondosa, é claro que a rede social já possui muitas histórias notáveis e curiosidades para serem contadas. Confira conosco algumas delas:

A mais curtida do mundo

A foto mais curtida da história do Instagram, é, curiosamente, a de um ovo!

A imagem com mais corações da rede foi postada pelo o usuário  @world_record_egg em 4 de janeiro de 2019, alcançando mais de 53,9 milhões de curtidas!


A primeira foto do aplicativo

Postada meses antes do lançamento oficial da rede social, a primeira foto do instagram foi publicada pelo fundador Kevin Systrom (@kevin), e mostra seu pé ao lado de um labrador.


O primeiro esboço

Em sua conta no Instagram, Kevin também postou o esboço do primeiro logo do aplicativo, que remete a famosa câmera Polaroid, referência também para os primeiros filtros do aplicativo.


Desde sua criação, o ícone passou por algumas mudanças, até chegar na moderna proposta de marca que conhecemos hoje.

Você também pode se interessar por estes conteúdos!
Como mandar mensagem automática no Instagram grátis?
Fontes para Instagram: como mudar e quais as melhores?

O primeiro escritório

Assim como diversas postagens registradas por Kevin, há a foto do primeiro local de trabalho dos fundadores, que era um escritório colaborativo em São Francisco.


Lugares mais visitados

Os locais mais marcados no Instagram são os Parques da Disney e da Universal Studios, seguidos pela Times Square e pelo Central Park, em Nova York e Torre Eiffel e Museu do Louvre, em Paris.

Como criar um perfil para sua empresa

Ter um perfil no Instagram para sua empresa já virou um quesito quase que essencial.

Principalmente para marcas que possuem um grande destaque estético! Afinal, esta é uma rede super visual.

Confira agora como criar um perfil para sua empresa e se conectar ainda mais a sua audiência!

Cadastro

Após baixar o aplicativo para iOS ou Android, será necessário incluir os dados cadastrais na página inicial.

Se quiser, basta fazer seu login pelo Facebook. Esta medida é mais rápida e prática, e também já poderá te ajudar a localizar seus amigos no aplicativo.

Nome e Imagem

Após a finalização do cadastro, você poderá escolher um nome para sua página.

Seja simples e objetivo, isso facilita a busca dos usuários e será mais fácil achar seu perfil desta maneira.

Agora é só escolher uma boa imagem de perfil que traduza e identifique bem a marca de sua empresa! Para isso, é necessário que sua identidade visual já esteja estabelecida.

Biografia

A biografia é importante, pois, em poucas palavras, ela definirá qual é o propósito de sua empresa.

Não deixe de incluir uma URL para seu site ou blog e também seu telefone para contanto! O objetivo aqui é facilitar a relação entre seu público e sua marca.

Deseja saber mais dicas de como criar e administrar um perfil empresarial no Instagram

Separamos este post excelente onde damos dicas essenciais para seu sucesso na rede social!

Quando foi lançado o Instagram no Brasil

Como usar o Instagram no Marketing Digital

Sabemos que para ser lembrado é preciso ser visto. Por isto, estar presente nas redes sociais é importantíssimo para ter uma estratégia de marketing eficaz.

O Instagram, apesar de ser lembrado como uma rede social mais jovem e menos “séria”, é uma ótima ferramenta de divulgação de sua marca e de seus produtos.

Reunimos aqui algumas dicas que vão ajudar você a ter uma boa estratégia de marketing e a ter boas práticas dentro do Instagram

Interaja com seu público

O propósito das redes sociais é a interação e o foco principal é o relacionamento entre os usuários.

Por isso, sempre interaja com seu público! Responda aos comentários e principalmente as perguntas.

Crie postagens que incentivem a interação entre seus seguidores e faça com que eles se sintam importantes! Curta suas publicações sempre que possível e siga alguns perfis.

Lembre-se de ter sempre em mente a sua persona, para que você possa direcionar as publicações para o tipo certo de público.

Quando foi lançado o Instagram no Brasil

Anuncie

Os anúncios pagos do Instagram se mostraram muito eficazes para empresas.

Utilizando um algoritmo bem similar ao do Facebook, o aplicativo identifica usuários que possuam interesses semelhantes aos de seu público-alvo, e apresenta seus anúncios a eles.

Além disso, o ads possibilita incluir nas postagens hiperlinks que podem direcionar o usuário para uma página de compra, por exemplo. O que não é possível quando publicamos uma foto sem anunciar.

#Hashtags

As hashtags, utilizadas inicialmente pelo Twitter, funcionam como uma espécie de palavra-chave, que facilita e ajuda a classificar o tipo de público.

A criação de uma hashtag própria pode ser uma grande ajuda e é uma estratégia muito utilizada, pois pode criar uma comunidade que irá associá-la a sua marca ou produto.

Mas cuidado para não criar uma tag que seja longa ou específica demais e acabe não sendo usada por ninguém!

Instagram stories e marketing digital

Sabemos que o Snapchat possui as mesmas funcionalidades deste novo recurso, mas e se o fato de o usuário poder permanecer na mesma rede social para acompanhar sua marca mais de perto for um grande diferencial?

Com este recurso, é possível criar uma relação mais próxima com seus seguidores, já que será possível para eles, acompanhar o dia a dia da empresa, ou ficar mais por dentro de como os produtos são feitos.

Não sabe como criar um Instagram Stories? Fizemos um post especial que vai te ajudar com isso!

Qualidade é fundamental

Esta regra vale tanto para o conteúdo, quanto para as imagens!

Invista em boas imagens! Lembre-se que o Instagram é uma rede visual, e imagens bem produzidas e que possuem destaque, sempre serão lembradas e apreciadas pelo seu público.

Não é necessário postar apenas imagens do seu produto! Divulgar imagens de como é o dia a dia em sua empresa ou o que seus funcionários estão fazendo, ajuda ainda mais na aproximação dos seus seguidores com sua marca.

As legendas também são muito importantes. Aposte numa linguagem mais humanizada e não tenha medo de falar do seu produto, desde que este não seja o único foco da página.

Incentivar seu público através de promoções e Calls To action também é uma ótima maneira de mantê-lo interessado.

Lembre-se que as pessoas querem ser surpreendidas e terem boas experiências que serão associadas a você.

Como fazer Instagram Ads: conheça o passo a passo

Mas, na prática, como utilizar o Instagram Ads de forma eficiente? Listamos algumas dicas que precisa ser utilizadas, confira!

Entenda como funcionam os anúncios

A primeira etapa é muito simples: entender como funcionam os anúncios.

Independentemente de qual seja o seu segmento de atuação ou tamanho do seu negócio, conhecer mais sobre os canais que vão ser utilizados é um diferencial competitivo.

Sem isso, como ter a certeza de que a sua estratégia vai gerar os melhores resultados possíveis? Como saber que a sua performance não vai ser prejudicada pelas regras da plataforma?

Sendo assim, você deve se aprofundar e conhecer o máximo sobre o Instagram Ads.

O que pode ser feito? O que não pode ser feito? Quais são as regras que não podem ser deixadas de lado? Quais são as boas práticas que podem ajudar você a conseguir mais conversões?

A partir dessas respostas, você vai conseguir construir uma campanha mais sólida e eficiente para o longo prazo.

Crie a campanha de anúncios

Agora que você já sabe todas as regras, é o momento de construir a sua campanha de anúncios.

Para isso, é necessário entender mais sobre o seu público, o seu segmento de atuação e também quais são as melhores estratégias de comunicação para conversar com o seu público de maneira eficiente.

Sem isso, pode ser a melhor oferta que, na prática, a sua mensagem não vai chegar no local adequado.

Quanto mais informações sobre o seu público, maiores são as chances de construir uma mensagem mais eficiente e precisa. Na prática, isso pode representar um ROI ainda maior para a sua ação.

Defina como vai funcionar o conjunto de anúncios

Em seguida, é preciso definir como vai funcionar o conjunto de anúncios.

Para isso, é necessário construir um planejamento mais amplo, focando não apenas em uma conversão, mas sim na análise de todo o fluxo para atrair aquele cliente.

Qual vai ser a mensagem focada na atração? Qual vai ser o conteúdo pensado em conseguir a conversão? Tudo isso deve ser analisado antes da publicação do anúncio.

Publique o anúncio no gerenciador

Já definiu todas as estratégias e sabe exatamente como o anúncio vai funcionar? Excelente, agora chegou a etapa mais simples: fazer a publicação do anúncio no gerenciador que estiver utilizando.

Mas não se esqueça de revisar todas as informações da peça antes de publicá-la, evitando qualquer problema que possa aparecer futuramente e garantindo que a campanha, de fato, gere os resultados esperados.

Acompanhe os resultados

Publicou o seu anúncio? Excelente, mas o trabalho ainda não está completo.

Como um dos grandes benefícios do ambiente digital é poder acompanhar em tempo real as suas ações, você precisa monitorar de perto todos os resultados do seu trabalho no Instagram Ads.

Isso significa saber quais são os pontos que estão funcionando e aqueles que ainda precisam ser aprimorados.

Dessa forma, você garante que os ajustes potencializem as suas campanhas, aumentando a performance do seu anúncio e assegurando que mais usuários qualificados sejam impactados pela sua mensagem.

Sabemos que, cada vez mais, as redes sociais são os maiores aliados de quem deseja crescer e se destacar no mercado, por isso, não deixe de seguir estas práticas e se mantenha sempre atualizado sobre as novas tendências.

Vimos que o Instagram teve uma rápida expansão e ganhou os corações de usuários de todo o mundo através de sua plataforma intuitiva e de seus recursos inovadores.

E você? Já utiliza o Instagram para sua empresa? Possui um perfil pessoal? Gostaria de adicionar alguma dica a este artigo? Deixe nos comentários abaixo!

E para continuar seu aprendizado, acesse agora mesmo nosso guia sobre marketing no Instagram!

Quando o Instagram veio para o Brasil?

O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos criada por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010.

Qual a data de lançamento do Instagram?

6 de outubro de 2010Instagram / Data de lançamentonull

Qual foi o primeiro usuário do Instagram?

Imagem foi postada pelo CEO e cofundador da empresa A imagem com um cachorro ao lado de um pé foi postada em 16 de julho de 2010 pelo CEO e cofundador da rede social Kevin Systrom. Na época, o aplicativo de fotos era chamado de Codename, e, em outubro de 2010, foi lançado para o público já como Instagram.

Quando foi lançada a primeira versão do Instagram para Android?

Em abril de 2012 quando o Instagram chega a 27 milhões de usuários, a versão do app para Android finalmente é lançada. Sendo que nesse mesmo dia, o aplicativo foi baixado por cerca de 1 milhão de usuários.