Qual unidade do sistema internacional é usada para medir a intensidade da corrente elétrica?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Qual unidade do sistema internacional é usada para medir a intensidade da corrente elétrica?

A intensidade da corrente é a carga elétrica que passa por uma seção do condutor por segundo.

Uma corrente elétrica em um fio, onde os portadores de carga são elétrons carregados negativamente, é uma medida da quantidade de carga que passa por qualquer ponto do fio por unidade de tempo.

Um fluxo de cargas positivas (como prótons ou íons positivos) tem o mesmo efeito em um circuito, como um fluxo igual de elétrons na direção oposta.

A fórmula a seguir fornece a amperagem:

I = Q / t

Onde:

  • “I” representa a intensidade da corrente elétrica expressa em Amps (A).

  • “Q” representa a carga elétrica expressa em coulombs (C).

  • “T” representa o tempo que é expresso em segunda (s) unidade (s).

Com essa definição, podemos dizer que uma corrente elétrica tem intensidade de 1 ampere quando uma carga de 1 colombo passa por uma seção do condutor em 1 segundo.

Qual é a unidade para medir a intensidade de uma corrente elétrica?

A unidade de medida de intensidade é Ampère A no Sistema Internacional de Unidades.

A unidade ampere tem o nome de André-Marie Ampère.

A intensidade de uma corrente elétrica é medida com o galvanômetro. Para uma medição correta, o galvanômetro deve ser colocado em série com o condutor elétrico cuja amperagem será medida.

Um amperímetro é um galvanômetro calibrado em amperes.

Quais são as unidades de amperagem?

Um ampere-hora é uma unidade que mede a quantidade de carga elétrica que flui através de um dispositivo de armazenamento se ele fornecer uma corrente de 1 ampere por 1 hora. Um ampere-hora equivale a 3.600 coulombs.

Como a intensidade da corrente é gerada?

Imagine duas pontas do mesmo condutor. Cada lote está sujeito a um campo elétrico diferente com potenciais elétricos diferentes.

Devido a essa diferença de potencial, os elétrons presentes no condutor sofrem forças de atração e repulsão. Essas forças elétricas fazem com que os elétrons livres se movam.

As cargas elétricas se movem a uma certa velocidade. Consideramos qualquer seção localizada em um ponto entre os dois extremos. Um certo número de elétrons por segundo passará por esta seção, que é o mesmo: uma certa quantidade de eletricidade por segundo.

Essa quantidade de energia elétrica por segundo é chamada de intensidade da corrente elétrica expressa em amperes.

Dois tipos de corrente elétrica podem existir em um circuito elétrico:

  • A corrente contínua (DC) é a corrente em que a energia elétrica sempre flui na mesma direção.

  • A corrente alternada (CA) é a forma de corrente em que as cargas mudam de sentido periodicamente.

Qual é a densidade atual?

Com a densidade de corrente, podemos expressar a quantidade média de eletricidade por unidade de osso do condutor. A densidade de corrente é designada pelo símbolo J. Na definição de densidade de corrente, assumimos que a corrente flui uniformemente através da seção transversal do condutor.

J = I / S

J é medido nas unidades do Sistema Internacional em A / m 2 (amperes por metro quadrado). Porém, dadas as dimensões dos condutores, é comum expressá-lo em A / mm2. Por ser a seção do condutor, é mais fácil medir em milímetros quadrados.

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é um padrão internacional de medição formado por uma base de unidades para sete grandezas da Física: massa, comprimento, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa.

Esse padrão de sistema métrico foi criado na França no ano de 1960 durante a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM).

Uma grandeza é definida como aquilo que pode ser quantificado. A unidade é a representação estabelecida para designar as medidas das grandezas. Por exemplo, quilograma (kg) é a unidade atribuída à medição da grandeza massa no SI.

Unidades do Sistema Internacional

A partir da criação de um padrão com um pequeno grupo de grandezas, chamadas de grandezas fundamentais, foi possível organizar as várias grandezas físicas conhecidas. Essa base é importante principalmente para o desenvolvimento científico e tecnológico.

As 7 unidades de base do SI são todas definidas em termos de constantes fundamentais. São elas:

  • Metro (m): é a unidade da grandeza comprimento e corresponde à distância percorrida, no vácuo, pela luz em 1/299 792 458 de segundo.
  • Quilograma (kg): é a unidade da grandeza massa e seu valor é derivado da constante de Planck, cujo valor é 6,62607015 x 10-34 J.s.
  • Segundo (s): é a unidade da grandeza tempo e corresponde à duração de 9 192 631 770 períodos da radiação na transição entre dois níveis hiperfinos do átomo de césio-133 no estado fundamental.
  • Ampere (A): é a unidade da grandeza corrente elétrica estabelecida em termos de carga elementar, cujo valor é 1,602176634 x 10-19 C.
  • Kelvin (K): é a unidade da grandeza temperatura termodinâmica fixada em termos da constante de Boltzmann, cujo valor é 1,380649 x 10-23 J.K-1.
  • Mol (mol): é a unidade da grandeza quantidade de matéria expressa em termos da constante de Avogadro, cujo valor é 6,02214076 x 1023 mol-1.
  • Candela (cd): é a unidade da grandeza intensidade luminosa definida em termos da eficácia luminosa, cujo valor é 683 lm.W-1.

Tabela de grandezas fundamentais do SI

Grandeza fundamentalUnidade baseSímbolo da unidade
Massa quilograma kg
Tempo segundo s
Comprimento metro m
Corrente elétrica ampere A
Intensidade luminosa candela cd
Quantidade de substância mol mol
Temperatura termodinâmica kelvin K

Grandezas derivadas

As grandezas derivadas são aquelas que podem ser expressas utilizando as unidades de base e símbolos das operações de multiplicação e divisão.

Por exemplo, no Sistema Internacional a energia é uma grandeza medida pela unidade joule (J). O joule pode ser escrito em termos de unidades fundamentais da seguinte forma:

1 J = 1 kg.m2/s2

Lê-se: Um joule equivale a um quilograma metro quadrado por segundo ao quadrado.

Exemplos de grandezas e unidades derivadas do SI

Grandeza derivadaUnidade derivadaSímbolo da unidadeExpressão em unidades de base do SI
Área metro quadrado m2
Volume metro cúbico m3
Velocidade metro por segundo m/s
Aceleração metro por segundo ao quadrado m/s2
Força newton N kg . m . s-2
Pressão pascal Pa kg . m-1. s-2
Energia joule J kg . m2. s-2
Potência watt W kg . m2. s-3

Saiba mais sobre as Unidades de Medida.

Prefixos para unidades

Para expressar grandezas com valores muito grandes ou muito pequenos fazemos uso da notação científica, que utiliza o padrão x . 10n, onde e o expoente n indica o número de casas decimais antes ou depois da vírgula.

Exemplos:

2.430.000.000 watts = 2,43 . 109 watts
0,0042 m = 4,2 . 10-3 m

Os prefixos utilizados antes de uma unidade de medida estão relacionados com a notação científica, pois eles representam potências de 10 e são utilizados como um fator multiplicador para escrever múltiplos e submúltiplos das unidades.

Exemplos:

2,43 x 109 watts = 2,43 gigawatt = 2,43 GW
4,2 . 10-3 m = 4,2 milímetros = 4,2 mm

Tabela de prefixos

MúltiplosSubmúltiplos
Prefixo Símbolo

Fator

Prefixo Símbolo Fator
deca da 101 deci d 10-1
hecto h 102 centi c 10-2
quilo k 103 mili m 10-3
mega M 106 micro 10-6
giga G 109 nano n 10-9
tera T 1012 pico p 10-12
peta P 1015 femto f 10-15
exa E 1018 atto a 10-18
zetta Z 1021 zepto z 10-21
yotta Y 1024 yocto y 10-24

Conversão de unidades

Muitas vezes para facilitar os cálculos com os valores que estamos trabalhando necessitamos converter as unidades. Um processo muito comum para fazer a conversão é chamado de conversão em cadeia.

Por exemplo, se um metro e cem centímetros correspondem ao mesmo comprimento, então dividindo um pelo outro teremos como resultado 1.

Essas duas razões acima podem ser utilizadas como fator de conversão, pois multiplicar a grandeza por um fator unitário não a altera. Isso é útil para cancelar unidades indesejáveis.

Por exemplo, se um problema apresentar os dados de comprimento em centímetros, mas pedir o resultado em metros, você pode fazer assim:

Exemplo:

Leia também sobre:

  • Conversão de unidades
  • Medidas de massa
  • Medidas de volume
  • Medidas de tempo
  • Medidas de capacidade
  • Medidas de comprimento
  • Exercícios sobre medidas de comprimento

Qual unidade do sistema internacional é usada para medir a intensidade da corrente elétrica?

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Qual é a unidade para medir a intensidade da corrente elétrica?

Para calcular a intensidade dessa corrente gerada, divide-se a quantidade de cargas pelo intervalo de tempo, através da fórmula: I = ΔQ / Δt O símbolo da intensidade é o “I” e a unidade “A” (Ampere).

Qual é a unidade de medida usada para medir intensidade?

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a intensidade do som é medida em unidades de W/m². É provável que você já tenha ouvido falar sobre decibels (dB).

Qual é a unidade utilizada para a corrente elétrica de acordo com o Sistema Internacional de Unidades SI ):?

A unidade de corrente elétrica utilizada no sistema internacional de unidades (SI) é o Ampére. Uma corrente elétrica de módulo igual a 1,0 A transporta, através de um corpo condutor, uma carga elétrica de 1,0 C durante o intervalo de tempo de 1,0 s.

Qual é a intensidade da corrente elétrica?

A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836).