Qual seria a solução para reduzir o consumo de petróleo?

O trabalho [2] mostrou que o consumo mundial de combustíveis fósseis aumentou 7,5% em petróleo, 24% em carvão, e 20% em gás natural no período de 2005 a 2014. Enquanto isso, as reservas mundiais de petróleo e gás natural, suficientes para o consumo global durante 50 anos, têm permanecido constantes nos últimos 30 anos e as reservas de carvão permitem mais 100 anos de consumo. Os valores constantes de reservas de petróleo e gás natural significam que são descobertas novas reservas, a cada ano, num ritmo mais ou menos igual ao do aumento de consumo.

Em outro olhar, a oferta de combustíveis fósseis aumentou consistentemente ao longo do tempo e esses tipos de combustíveis têm mantido vantagem relativa de preço sobre as fontes alternativas de energia limpa (solar, eólica, nuclear, etc.) [2].


Aproximadamente 65% das emissões globais de gases de efeito estufa são gerados pela queima de combustíveis fósseis. Dessas emissões, o carvão é responsável por 45%, o petróleo por 35%, e gás natural por 20%. Para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) de forma a mitigar a possibilidade de mudança perturbadora do clima, parece haver apenas duas opções possíveis. Uma é encontrar maneiras de capturar o CO2 do ar (através da expansão das florestas, por exemplo). A outra é reduzir o consumo de combustíveis fósseis de forma drástica [2].

Observa-se que pouco esforço prático tem sido feito pelos países para enfrentar o problema. Há uma crença que se irá reduzir significativamente o uso de combustíveis fósseis como consequência de diminuição da oferta desses combustíveis a baixo custo ou porque avanços tecnológicos vão levar à descoberta de tecnologias de produção de energia limpa mais baratas levando à substituição dos fósseis.

O fato observado nos últimos anos é que não está ocorrendo diminuição de oferta de combustíveis fósseis a baixo custo, nem os avanços na produção de energia limpa têm levado à substituição dos combustíveis fósseis de forma notável. Assim, a perspectiva é assustadora!

[1] Crédito da imagem: Jürgen from Sandesneben (Flickr) / Wikimedia Commons (CC BY 2.0). URL: //en.wikipedia.org/wiki/Renewable_energy#/media/File:Alternative_Energies.jpg.

[2] T Covert et al. Will We Ever Stop Using Fossil Fuels? Journal of Economic Perspectives 30, 117 (2016).

[3] Artigos relacionados: Impacto do aquecimento global na produção de energia elétrica, Imitando a fotossíntese para produzir combustível não poluente, Como a temperatura afeta a economia?, Vamos poder limpar a atmosfera? e Derretimento do gelo antártico


Como citar este artigo: Claudio Macedo. Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental? Saense. URL: //www.saense.com.br/2016/02/como-reduzir-o-consumo-de-combustiveis-fosseis-e-impedir-o-desastre-ambiental/. Publicado em 11 de fevereiro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Aquecimento globalCombustíveis fósseisEconomiaEconomia ambientalEfeito estufaEnergiaFontes alternativas de energiaPoluição do ar

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Posts created: 181

Publicação anterior Eliminar células velhas para aumentar a longevidade…

Publicação seguinte Einstein acerta de novo: ondas gravitacionais são reais

Sugeridos para você

Pássaros cantam para seus ovos… uma canção sobre aquecimento global!

Matheus Macedo-Lima·01/02/2017

Biblioteconomia e educação: campos interconectados

Jornal da USP·27/09/2022

Os peixes do São Francisco pedem socorro e tem gente ajudando!

Luana Mendonça·17/10/2017

A ciência comprova: método milenar de memorização pode te dar uma supermemória

Matheus Macedo-Lima·29/03/2017

Ainda não há comentários Não há comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *

Nome *

E-mail *

Site

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

 Sim, adicione-me à sua lista de e-mails.

Δ

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como podemos reduzir o consumo de petróleo?

Tópicos propostos pela AIE.
Reduzir o limite de velocidade das rodovias em 10 km/h;.
Trabalhar em casa pelo menos três dias na semana;.
Proibir o uso do carro aos domingos, nas grandes cidades;.
Baratear o transporte público, incentivar a micromobilidade, caminhar e andar de bicicleta;.

Quais medidas podem ser tomadas para substituir o petróleo?

6 combustíveis que podem substituir os derivados do petróleo.
O bom e velho álcool. O álcool etílico, ou etanol, é velho conhecido dos brasileiros. ... .
Biodiesel de óleos vegetais. ... .
Combustível a partir de resíduos: a solução dois por um. ... .
E-combustíveis sintéticos. ... .
O limpo hidrogênio..

Qual alternativa desenvolvida para diminuir nossa dependência do petróleo?

A caminhada e a bicicleta são a chave para nos afastarmos da dependência do petróleo. Construir infraestrutura segura para a mobilidade ativa – como ciclovias permanentes e bem projetadas – pode proteger os usuários e atrair novos, incluindo uma parcela mais ampla e interseccional da sociedade.

Porque precisamos reduzir o consumo do petróleo?

Além disso, a queima dos combustíveis fósseis ocasiona na elevação do dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, que podem ficar mais de século na atmosfera, afetando o clima por centenas de anos.

Toplist

Última postagem

Tag