Qual parâmetro de campanha não está disponível por padrão no google analytics?

Adicione parâmetros a URLs para identificar as campanhas que direcionam tráfego.

Ao adicionar parâmetros de campanha aos URLs de destino usados nas suas campanhas de publicidade, você pode coletar informações sobre a eficácia geral delas, além de saber onde elas funcionam melhor. Por exemplo, a campanha Liquidação de verão pode gerar muita receita, mas, se você a exibe em vários aplicativos de redes sociais, convém saber quais deles direcionam os clientes que geram a maior receita. Se você exibe versões diferentes da campanha por e-mail, anúncios em vídeo e no aplicativo, pode comparar os resultados para ver onde seu marketing é mais eficiente.

Quando um usuário clica em um link de referência, os parâmetros adicionados são enviados ao Google Analytics, e os dados relacionados são disponibilizados nos Relatórios de campanhas.

Neste artigo:

  • Parâmetros
  • Como configurar campanhas personalizadas
  • Exemplos de URL
  • Ver dados de campanhas personalizadas

Parâmetros

Você pode adicionar cinco parâmetros aos URLs:

  • utm_source: identifique o anunciante, o site, a publicação etc. que envia tráfego para a sua propriedade (por exemplo, google, newsletter4, billboard).
  • utm_medium: a mídia de publicidade ou marketing (por exemplo: cpc, banner, email newsletter).
  • utm_campaign: o nome da campanha individual, o slogan, o código promocional etc. de um produto.
  • utm_term: identifique palavras-chave de pesquisa paga. Se você estiver codificando manualmente campanhas de palavras-chave pagas, também deverá usar o parâmetro utm_term para especificar a palavra-chave.
  • utm_content: usado para diferenciar conteúdo semelhante ou links do mesmo anúncio. Por exemplo, se tiver dois links de call-to-action na mesma mensagem de e-mail, você poderá usar "utm_content" e definir valores diferentes para cada um. Assim, você saberá qual versão é a mais eficiente.

Cada parâmetro precisa ser pareado com um valor atribuído por você. Os pares de parâmetro e valor contêm informações relacionadas à campanha.

Por exemplo, você pode usar os seguintes pares de parâmetro e valor na sua campanha Liquidação de verão:

  • utm_source = summer-mailer para identificar o tráfego resultante da sua campanha por e-mail Liquidação de verão
  • utm_medium = email para identificar o tráfego resultante da campanha por e-mail em comparação com a campanha no aplicativo
  • utm_campaign = summer-sale para identificar a campanha em geral

Se você usar esses parâmetros, o URL personalizado da campanha será:

//www.example.com/?utm_source=summer-mailer&utm_medium=email&utm_campaign=summer-sale

Ao adicionar parâmetros a um URL, você deve usar sempre utm_source, utm_medium e utm_campaign.

Os parâmetros utm_term e utm_content são opcionais.

utm_ é o prefixo obrigatório para esses parâmetros.

Como configurar campanhas personalizadas

Você pode adicionar parâmetros e valores manualmente aos URLs ou usar uma das seguintes ferramentas de criador de URLs de plataformas específicas para criar seus URLs e incluir os parâmetros.

  • Links para sites: use o criador de URLs de campanhas no site Google Analytics Demos & Tools (em inglês).
  • Anúncios de aplicativos para Android: utilize o criador de URLs do Google Play.

    Também é necessário configurar a atribuição de campanhas do Google Play no seu SDK. Se você não fez isso durante a configuração inicial, use nosso guia do desenvolvedor para saber como implementar a atribuição do Google Play no SDK para Android.

  • Anúncios de Apps para iOS: use o criador de URLs de rastreamento de campanhas do iOS.

    É necessário usar o SDK do Google Analytics para iOS v3 ou superior, mas não é preciso fazer alterações no SDK para que esse recurso funcione.

Configuração manual

Se você quiser configurar suas campanhas personalizadas manualmente, separe os parâmetros do URL com um ponto de interrogação. Liste os parâmetros e os valores como pares separados por um sinal de igualdade. Separe cada par de parâmetro e valor com o símbolo "&" ("e" comercial). Por exemplo:

//www.example.com/?utm_source=email_campaign&utm_medium=email&utm_campaign=summer-sale

Você pode adicionar parâmetros a um URL em qualquer ordem. Como o Google Analytics diferencia maiúsculas de minúsculas, utm_source=google é diferente de utm_source=Google. A diferença entre maiúsculas e minúsculas se aplica a cada valor definido.

Para uma visão geral técnica, consulte o artigo Campanhas e origens de tráfego.

Exemplos de URL

  • //www.example.com/?utm_source=exampleblog&utm_medium=referral&utm_campaign=summer-sale
  • //www.example.com/?utm_source=newsletter1&utm_medium=email&utm_campaign=summer-sale
  • //www.example.com/?utm_source=newsletter1&utm_medium=email&utm_campaign=summer-sale&utm_content=toplink

Ver dados de campanhas personalizadas

Para ver os Relatórios de campanhas:

  1. Faça login no Google Analytics.
  2. Acesse sua vista.
  3. Abra Relatórios.
  4. Selecione Aquisição > Campanhas.

Isso foi útil?

Como podemos melhorá-lo?

Qual parâmetro de campanha está disponível por padrão no Google Analytics?

Normalmente os meios de campanha podem ser vistos no próprio dashboard do Google Analytics. Basta ir em Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia para conferir todas as atividades dos parâmetros UTM de acordo com cada fonte que podem ser, por exemplo: Redes Sociais.

O que o Analytics não informa?

O google-analytics consegue monitorar as campanhas do site e qual foi sua origem, mas ele não informa qual o nome da campanha e nem a mídia, como por exemplo Facebook / Post, o GA informará apenas como Facebook.

O que é uma campanha no Google Analytics?

Em geral, é uma página de agradecimento (por uma compra ou conversão em landing page, por exemplo, por download de material) ou algum tipo de registro no site. O importante aqui é que o layout sempre direcione o visitante para uma página final, onde você poderá registrar a meta das conversões no Google Analytics.

Quais são os parâmetros UTM?

O utm_medium identifica a origem do tráfego. Com esse parâmetro, conseguimos saber, por exemplo, se alguém chegou até o seu site através de tráfego orgânico, campanha de e-mail, link de referência, mídia paga (também conhecido como “cpc”) e por aí vai.

Postagens relacionadas

Toplist

Última postagem

Tag