Qual o verdadeiro papel do cidadão na sociedade segundo Gilberto Dimenstein?

26278 palavras 106 páginas

O Cidadão de Papel Gilberto Dimenstein

Este livro constitui uma surpresa agradável para a juventude. Muito raramente um autor se dirige de maneira adequada aos jovens para se comunicar na linguagem deles, sobre assuntos sérios que afetam seus direitos. Gilberto Dimenstein é um jornalista e autor sinceramente preocupado com os problemas da infância e da juventude de seu país. Acredita, ao contrário de muitos outros, nas soluções oferecidas pela nova geração para os problemas que o Brasil está enfrentando. E para que os jovens possam participar das soluções, devem entender os (muitas vezes bastante complexos) processos econômicos, políticos e sociais. Gilberto teve a genial idéia e a genuína preocupação de tornar possível a participação prá valer da juventude. A UNICEF aplaude este esforço louvável e defende a maior divulgação do livro entre os jovens, seus pais e os verdadeiros estadistas desta Nação. Agop Kayayan Representante da Unicef no Brasil.

Apresentação A verdadeira democracia, aquela que implica o total respeito aos Direitos Humanos, está ainda bastante longe no Brasil. Ela existe apenas no papel. O cidadão brasileiro na realidade usufrui de uma cidadania aparente, uma cidadania de papel. Existem em nosso país milhões de cidadãos de papel. Desvendar as engrenagens que produzem este tipo de cidadania, eis o objetivo deste livro. Essas engrenagens estão diante dos nossos olhos. Convivem com nosso dia-a-dia. Nós fazemos parte delas. Nós as produzimos. Todos os cidadãos têm mais ou menos responsabilidade na produção de violência, de desemprego, do êxodo rural que incha as cidades, do analfabetismo, da mortalidade infantil. Gilberto Dimenstein vem expondo esta realidade há um certo tempo. Neste livro ele dá mais um passo no aprofundamento do tema. Sua preocupação não se restringe a denunciar os casos mais graves de desrespeito aos Direitos Humanos. Vai bem mais além, mostrando justamente que, caso não sejam enfrentadas suas causas mais profundas, nossa


Relacionados

  • O cidadão de papel

    800 palavras | 4 páginas

    O CIDADÃO DE PAPEL Identificação da Obra O Cidadão de Papel de Gilberto Dimenstein, 23º edição, texto original de 1993 com atualizações nos capítulos 4 e 5 em relação à edição anterior, os demais capítulos não sofreram alterações. Apresentação da Obra Gilberto Dimenstein com a sua obra O Cidadão de Papel vai mostrar o cotidiano de grande parte da população do nosso país, que já estamos acostumados a ver e conviver com a situação. Estrutura da Obra O autor dividiu o texto em 10 capítulos….

  • CIDADÃO DE PAPEL

    877 palavras | 4 páginas

    UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – PEDAGOGIA – POLO TEÓFILO OTONI CIDADÃO DE PAPEl Com relação ao tema estudado em “Educação, Sociedade e Cidadania: 1-Levantar hipóteses sobre o significado da expressão “cidadão de papel” e comparar com a definição dada pelo autor. 2-Reconhecer a importância de exercer o seu papel de cidadão participativo, que conhece e luta por seus direitos na sociedade em que vive. 3-Analisar situações práticas de cidadania ocorridas na escola e propor novas alternativas….

  • O cidadao de papel

    447 palavras | 2 páginas

    do livro sobre o que tem de comum entre você e o menino de rua é mesmo maluca? Ou será que o Brasil está com uma infecção e o menino de rua - um cidadão com direitos garantidos apenas no papel - é o termómetro dessa febre? E, pela situação do menino de rua, o Brasil está com uma infecção tão forte que torna o próprio país uma democracia de papel.….

  • cidadão de papel

    1611 palavras | 7 páginas

    CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHARELADO EM DIREITO JOCIVANIO RIBEIRO DE SANTANA CIDADÃO DE PAPEL Gilberto Dimenstein Fichamento apresentado no curso de direito da Faculdade AGES como um dos pré-requesitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Estatuto da e do adolescente 5º período, sob orientação do professor Dircilene. Paripiranga setembro de 2013 DIMENSTEIN, Gilberto. Cidadão de papel. Ática, São Paulo. 2001 “A descoberta das engrenagens é a descoberta do desemprego….

  • Cidadão de papel

    885 palavras | 4 páginas

    Resumo do Livro Cidadão de Papel Gilberto Dimenstein, paulista nascido em 1956, é um jornalista e autor sinceramente preocupado com os problemas da infância da juventude de seu país. O livro Cidadão de Papel traz em sua essência a conscientização para um mundo onde a cidadania possa sair do papel e tornar-se realidade. Segundo o autor a cena dos meninos de rua vendendo balas em semáforos, ou engraxando sapatos tornou-se comum para nós humanos. E que entre você leitor, e um menino de rua existem….

  • Cidadão de Papel

    4253 palavras | 18 páginas

    Centro Universitário Sant´Anna CIDADÃO DE PAPEL São Paulo, 25 de Setembro de 2006 Centro Universitário Sant´Anna Síntese, análise, conclusão e sugestões sobre o Livro Cidadão de Papel. 1. CIDADANIA Um sintoma agudo na crise social que estamos vivendo é estar gerando tantas crianças de rua. Elas não conseguem ter acesso à educação, e cada….

  • O Cidadão de Papel

    361 palavras | 2 páginas

    O livro Cidadão de Papel de Gilberto Dimenstein mostra que o Brasil é um país de grandes juristas e legisladores, um país onde os processos correm por anos na justiça, semchegar a um resultado satisfatório. Um país onde muitas crianças não tem a oportunidade de ir a escola e as que têm muitas vezes saem de lá sem aprender. Um dos maiores produtores de alimentos, maisexiste ainda muita gente que passa fome e o governo tenta implementar políticas sócias de resgate da cidadania, como o “ FOME ZERO….

  • O cidadão de papel

    386 palavras | 2 páginas

    fisicamente ativo. Na prática esportiva visualiza-se o papel do lúdico da atividade com contribuição na criatividade, e a competição. A prática de esporte tende a trazer inúmeros benefícios, além do mental e físico tende a trazer aprendizados de moralidade, cidadania, disciplina, educação, saúde, além de acrescentar no âmbito de lazer com momentos de prazer. Estes artifícios são vitais para que essa geração juvenil esteja cada vez mais atuante, enquanto cidadão, como também seja contido a aliciação de menores….

  • O cidadão de papel

    5153 palavras | 21 páginas

    CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA O CIDADAO DE PAPEL Uma síntese e análise interpretativa do livro de Gilberto Dimenstein JOSEPH BRITSCHGI SÃO PAULO 2012 JOSEPH BRITSCHGI O CIDADAO DE PAPEL Uma síntese e análise interpretativa do livro de Gilberto Dimenstein Trabalho de aproveitamento apresentado no do segundo módulo do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Sant”Anna, como um dos pré requisitos para avaliação do1 bimestre do primeiro semestre letivo de….

  • O cidadão de papel

    1402 palavras | 6 páginas

    O CIDADÃO DE PAPEL O livro “O Cidadão de Papel” mostra a cruel realidade em que vivemos no Brasil, desde o ano em que foi escrito (1994) até os dias atuais. Ele aborda como principal fonte o descaso do Estado com a base da sociedade, que são as crianças. O livro mostra que é possível um mundo onde a cidadania possa sair do papel e tornar-se realidade. Ele mostra também a distância que estamos da real democracia e da cidadania. A democracia sugere o total respeito aos direitos humanos, o que, obviamente….

Outros Trabalhos Populares

Qual o verdadeiro papel do cidadão na sociedade?

É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila.

Por que o autor Gilberto Dimenstein utiliza o conceito cidadão de papel?

Por que Cidadão de Papel? Segundo Dimenstein, porque a cidadania está garantida nos papeis, mas não existe de verdade.

O que Gilberto Dimenstein pensa sobre a cidadania?

Dimenstein define que a cidadania “é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento.

O que diz o livro O cidadão de papel?

Gilberto Dimenstein, em seu livro O Cidadão de Papel, aborda as condições de vida de jovens de baixa renda que são oprimidos pela dura desigualdade social e tratados de forma desumana pelas autoridades que deveriam zelar pelo seu bem estar, algo que está presente nos famosos rolezinhos, fenômenos que dividem a opinião ...