Qual o percurso caminho que o gameta masculino realiza no reprodutor masculino?

Os espermatozoides são os gametas masculinos, ou seja, são as células que garantem a reprodução. Nos seres humanos, o espermatozoide une-se ao ovócito (gameta feminino), no interior do corpo da mulher, e dessa união surge o zigoto, que se desenvolve e forma um novo ser. Essa célula reprodutiva é formada nos túbulos seminíferos em um processo denominado espermatogênese.

O espermatozoide maduro é composto por três porções: a cabeça, a peça intermediária e a cauda. Na cabeça está o núcleo, que contém o material genético, e uma estrutura rica em enzimas que ajuda no processo de fecundação. A peça intermediária é rica em mitocôndrias, e a cauda ajuda na movimentação do espermatozoide.

Leia também: Sistema reprodutor masculino

O que é o espermatozoide?

Os espermatozoides são as células reprodutoras masculinas. Na espécie humana, observa-se a fecundação interna, ou seja, essas células reprodutoras masculinas são introduzidas no interior do corpo da mulher durante o ato sexual. Na ejaculação, essas células são eliminadas com uma série de secreções produzidas pelas glândulas acessórias do sistema reprodutor masculino. Os espermatozoides e os líquidos formam o chamado sêmen.

Qual o percurso caminho que o gameta masculino realiza no reprodutor masculino?
A fecundação ocorre quando o espermatozoide se une ao ovócito.

Os espermatozoides são células que apresentam uma movimentação ativa, movendo-se em meio líquido com uma velocidade que varia de 1 a 4 mm/min. Essa movimentação é essencial para garantir que o espermatozoide encontre o ovócito (gameta feminino) no interior do corpo da mulher. Ao encontrar o ovócito, a fecundação e a consequente formação do zigoto acontecem. A fecundação garante, portanto, a perpetuação da nossa espécie.

Leia também: Fecundação humana

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estrutura do espermatozoide humano

O espermatozoide apresenta três partes básicas:

  • cauda;

  • peça intermediária;

  • cabeça.

No ser humano, o espermatozoide apresenta uma cabeça oval e achatada, sendo esse o local de maior volume. Na cabeça, está localizado o núcleo, que contém o material genético, uma pequena porção de citoplasma, citoesqueleto e também uma importante região denominada acrossomo. Este é formado principalmente pelo complexo golgiense e contém enzimas importantes para garantir que o espermatozoide seja capaz de penetrar as camadas que envolvem o ovócito e, desse modo, possibilitar a fecundação. As enzimas presentes no acrossomo são semelhantes às presentes nos lisossomos.

Conectada à cabeça, temos a peça intermediária, uma região onde se observa uma grande quantidade de mitocôndrias, as quais garantem a produção da energia necessária para que ocorra os movimentos flagelares. Logo após a peça intermediária, está a cauda, ou flagelo, que é essencial para garantir a movimentação do espermatozoide. Ela é formada por uma membrana celular fina que recobre um esqueleto central formado por 11 microtúbulos (axonema).

Qual o percurso caminho que o gameta masculino realiza no reprodutor masculino?
Observe algumas das principais estruturas dos espermatozoides.

Produção dos espermatozoides

Os espermatozoides são produzidos nos testículos, mais precisamente nos túbulos seminíferos. Sua produção inicia-se na puberdade e permanece por praticamente toda a vida, sendo observada uma redução na velhice. O processo de formação do espermatozoide é chamado de espermatogênese, o qual se inicia com uma série de divisões mitóticas realizadas por células chamadas de espermatogônias.

As espermatogônias podem formar outras espermatogônias ou se diferenciarem em espermatócitos primários. Os espermatócitos primários iniciam o processo de meiose. Ao final da meiose I, temos os espermatócitos secundários, os quais entram em meiose II, formando as espermátides. As espermátides passam pelo processo chamado de espermiogênese, que é a etapa responsável pelo surgimento da cabeça e da cauda do espermatozoide.

Após a sua formação, os espermatozoides seguem para o epidídimo, onde passam por um processo de maturação. Eles permanecem estocados no epidídimo e canal deferente. Nesse período, permanecem inativados e podem ficar estocados e viáveis por pelo menos um mês. Após ejaculado, o espermatozoide pode permanecer vivo por até dois dias no trato genital feminino.

Leia também: Gametogênese — processo de formação do espermatozoide

Alterações morfológicas nos espermatozoides

Um espermatozoide para ser considerado normal deve apresentar, entre outras características, uma cabeça com contorno regular e oval e uma região acrossômica que ocupe entre 40% e 70% da cabeça. A peça intermediária deve apresentar aproximadamente o mesmo tamanho da cabeça, e a cauda deve ser uniforme. Uma grande quantidade de espermatozoides anormais pode estar relacionada com a infertilidade. Uma deformidade na cabeça, por exemplo, pode impossibilitar a fertilização. Enrolamento da cauda, encurtamento ou mesmo a ausência dela também se relacionam com o problema.

Quando o homem apresenta grande concentração de espermatozoides anormais em seu sêmen, dizemos que é um caso de teratozoospermia. Outros problemas que podem ser identificados no homem é a oligozoospermia, que é a baixa concentração de espermatozoides no sêmen, e a astenozoospermia, que é a baixa quantidade de espermatozoides móveis.

Qual o percurso que o gameta masculino realiza no reprodutor masculino?

Desta forma, quando o homem é estimulado sexualmente, os espermatozoides fazem uma “viagem” até a uretra por onde serão expelidos para fora do corpo. Neste sentido, eles saem do epidídimo e passam pelas glândulas seminais e pela próstata. Essas duas glândulas anexas produzem substâncias que nutrem os espermatozoides.

Qual a sequência do trajeto do gameta masculino?

Quando o homem é estimulado sexualmente, os espermatozoides saem do epidídimo, através dos ductos deferentes, e são encaminhados até as glândulas seminais, e, em seguida, para a próstata. Tanto as glândulas seminais quanto a próstata são glândulas anexas que produzem substâncias que nutrem os espermatozoides.

Qual o caminho percorrido pelo gameta masculino até o meio externo?

Ducto deferente: é um tubo com parede muscular que conduz os espermatozoides do epidídimo à uretra. Uretra: conduz os espermatozoides até o meio externo. Ela tem início na bexiga urinária, liga-se aos ductos deferentes, percorre todo o pênis e se abre para o meio externo.

Qual a sequência do trajeto do gameta masculino desde a sua formação nos túbulos seminíferos até chegar ao meio externo?

Dessa forma, podemos dizer que o caminho dos espermatozoides é: túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferentee uretra.