Qual o melhor aciclovir ou Penvir?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

O que é o aciclovir?

O aciclovir é um fármaco que pertence a classe dos antivirais, sendo indicada no tratamento de infecções por vírus, principalmente os da família do vírus da herpes, conhecida como Herpesviridae.

O aciclovir, cujo nome comercial mais famoso é Zovirax, é um medicamento que pode ser administrado por via oral, intravenosa ou tópica (creme ou pomada para aplicação na pele e mucosas).

Atenção: este texto não pretende ser uma bula do aciclovir. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre o medicamento.

Para que serve o aciclovir?

Sendo um medicamento antiviral, o aciclovir é indicado para o tratamento de infecções por vírus. Entretanto, cabe ressalvar que o aciclovir não serve para qualquer virose. Em geral, cada classe de antiviral costuma ser eficaz contra um grupo específico de vírus. O Zovirax, por exemplo, não está indicado para tratar viroses como gripe, resfriado, sarampo, hepatite ou HIV.

O aciclovir é uma antiviral com excelente ação contra os vírus da família do herpesvirus, que é composta pelos seguintes vírus e suas respectivas doenças:

  • Vírus Herpes Simplex 1, causador da doença herpes labial.
  • Vírus Herpes Simplex 2, causador da doença herpes genital.
  • Vírus da Varicela-zoster, causador das doenças catapora (varicela) e herpes zoster.
  • Vírus Epstein-Barr, causador da doença mononucleose.
  • Citomegalovírus, causador da doença citomegalovirose.
  • Herpesvírus-8, causador da doença sarcoma de Kaposi.
  • Herpesvírus 6 e 7, causadores da doença roséola (exantema súbito).

Na prática, o aciclovir é usado somente no tratamento da catapora, do herpes zoster e dos herpes genital e labial. Nos casos das outras viroses pela família Herpesviridae não se costuma indicar o uso do Zovirax, seja porque há antivirais melhores no mercado para essas infecções, ou porque o tratamento com antivirais não é necessário, devido ao curso limitado e benigno da infecção.

É importante destacar que o aciclovir não cura as viroses. Ele simplesmente reduz o tempo de doença e impede a ocorrência de complicações. Esse antiviral é indicado para tratar as infecções agudas, mas ele não é capaz de eliminar o vírus do corpo de forma definitiva. Não ache que o Zovirax será capaz de curar a sua herpes genital ou labial.

Nomes comerciais e apresentações

Há no mercado comprimidos de aciclovir de 200 mg, 400 mg e 800 mg. Há também a forma em xarope, com apresentação de 200 mg/5 ml.

Para aplicação tópica em pele e mucosas, existe a forma de creme ou pomada a 5%. Para as infecções oculares, há a forma oftálmica.

O aciclovir, no Brasil e em Portugal, pode ser encontrado sob a forma genérica. Além de Zovirax, os outros nomes comerciais são:

  • Aciclomed.
  • Aviral.
  • Cicloviral.
  • Ezopen.
  • Ziclovir.
  • Zov.

Posologia

Catapora (varicela)

O aciclovir não costuma ser indicado no tratamento de crianças saudáveis com catapora. Neste grupo, a varicela costuma ser uma infecção benigna e de curta duração, não havendo necessidade de expor a criança a potencias efeitos colaterais do aciclovir.

Nos adultos, porém, a taxa de complicação da varicela é maior e o uso de aciclovir está indicado. Porém, a droga precisa ser iniciada dentro das primeiras 24 horas de doença, senão sua eficácia é bem menor. Quando inciado a tempo, o Zovirax reduz o tempo de doença, o números de lesões na pele e a ocorrência de complicações.

A posologia nestes casos costuma ser: 800 mg, 4 vezes por dia por via oral, por 5 dias.

O aciclovir também está indicado para todos os pacientes imunossuprimidos com catapora. Neste grupo, a droga é efetiva mesmo se iniciada após as primeiras 24 horas e deve ser administrada por via intravenosa por pelo menos 7 dias.

Pacientes com complicações pela varicela, como encefalite, hepatite ou pneumonia devem ser tratados com a forma intravenosa.

Herpes genital

Nos casos de herpes genital, o aciclovir pode ser usado na infecção primária (primeira vez que o paciente apresenta sintomas), nas infecções recorrentes e para tratamento supressivo.

Na infecção primária, quando o paciente descobre que tem herpes genital pela primeira vez, o quadro costuma ser bastante intenso e o início do aciclovir nas primeiras 72 horas diminui o tempo e a severidade da doença.

A posologia nestes casos costuma ser: 200 mg, 5 vezes por dia por via oral (ou 400 mg, 3 vezes por dia), por 7 a 10 dias. Nos casos mais graves, o tratamento pode ser feito por via intravenosa nos primeiros 2 ou 3 dias, sendo posteriormente trocado para via oral até completar 10 dias.

Nos episódios recorrentes, apesar do quadro ser mais brando que na infecção primária, as lesões ainda podem ser bastante incômodas. O início do aciclovir nas primeiras 48 horas proporciona uma redução dos sintomas e do tempo de doença.

A posologia nestes casos costuma ser: 800 mg, 3 vezes por dia por via oral, por 2 dias (ou 800 mg, 3 vezes por dia por 5 dias). O aciclovir pode ser usado todas as vezes que o paciente tiver uma crise.

Quando o paciente apresenta quadros recorrentes com elevada frequência, o chamado tratamento supressivo pode ser indicado para evitar crises repetidas. Nestes casos, a posologia é 400 mg, 2 vezes por dia, por tempo indeterminado (a ser reavaliado periodicamente pelo médico). Nos pacientes com HIV, o tratamento supressivo costuma ser feito com doses maiores: 800 mg, 2 a 3 vezes por dia.

Herpes labial

Assim como nos casos de herpes genital, o início precoce de aciclovir nos casos de infecção primária por herpes labial, ajuda a amenizar os sintomas e a encurtar o tempo de doença. A dose indicada é de 400 mg, 3 vezes por dia por via oral, por 7 a 10 dias.

Nos casos de herpes labial recorrente, o tratamento pode ser feito por via oral ou por via tópica. O tratamento com pomadas ou cremes deve ser aplicado na ferida 5 vezes por dia, por 4 dias. Sua eficácia, porém, é muito limitada, principalmente se não for iniciada bem precocemente.

O tratamento por via oral é mais efetivo que o tratamento tópico, sendo a posologia indicada de 200 mg a 400 mg, 5 vezes por dia, por 5 dias.

Quando o paciente apresenta quadros recorrentes de herpes labial, o tratamento supressivo pode ser indicado. Nestes casos, a posologia é 400 mg, 2 vezes por dia, por tempo indeterminado (a ser reavaliado periodicamente pelo médico).

Herpes zoster

Pacientes com quadro de herpes zoster devem iniciar tratamento com aciclovir nas primeiras 72 horas de sintomas. Em indivíduos sadios, o tratamento pode ser feito por via oral, na posologia de 800 mg, 5 vezes por dia, por 7 dias.

Em pacientes imunossuprimidos ou em casos mais graves, o tratamento deve ser feito por via intravenosa por 7 dias.

Efeitos colaterais

O aciclovir é um medicamento seguro, geralmente bem tolerado pelos pacientes. Todavia, como qualquer droga, ele apresenta um perfil de efeitos colaterais e complicações que precisa ser conhecido.

Entre os efeitos colaterais mais comuns do aciclovir por via oral podemos citar: dor de cabeça, tonturas, mal estar, náuseas, vômitos e diarreia.

Na forma tópica do aciclovir, os efeitos adversos são bem menos frequentes, principalmente nas formulações de 5%. O mais comum é coceira na região da aplicação.

O aciclovir por via intravenosa apresenta mais ou menos o mesmo perfil de efeitos colaterais da via oral, mas também pode causar insuficiência renal e pedras nos rins por deposição de cristais nos túbulos renais. A lesão renal é exclusiva da forma venosa e pode ser evitada se o paciente for bem hidratado antes da administração da droga.

Contraindicações

O Zovirax é contraindicado para todo paciente que já teve alergia ao próprio aciclovir ou ao valaciclovir.

O aciclovir não deve ser usado na gravidez, exceto quando devidamente orientado pelo médico obstetra. Estudos preliminares indicam que a droga é segura para o feto, mas ainda não há estudos suficientes sobre sua segurança para que a droga seja completamente liberada na gestação.

O Zovirax pode ser administrado em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal. Não há estudos que comprovem redução do efeito da pílula.

O aciclovir pode ser usado em pacientes com insuficiência renal, mas sua dose deve ser corrigida de acordo com a taxa de filtração glomerular (grau de disfunção renal).

Interações medicamentosas

A principal interação do aciclovir é com a vacina contra a varicela. Para evitar diminuição do efeito da vacina, o aciclovir deve ser suspenso 24 horas antes e só retornado, caso necessário, 14 dias depois da vacinação.

Medicamentos para epilepsia, como ácido valproico e fenitoína têm seus efeitos diminuídos se tomados junto com o aciclovir.

Alimentos não causam interação com o aciclovir.


Referências

  • Acyclovir: An overview – UpToDate.
  • Acyclovir (systemic): Drug information – UpToDate.
  • Acyclovir (topical): Drug information – UpToDate.
  • Aciclovir Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Comprimido 200 mg – Bula do fabricante.
  • Zovirax GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Creme 50mg/g – Bula do fabricante.

Qual o melhor aciclovir ou Penvir?

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Qual diferença entre Penvir e aciclovir?

Apesar destes dois fármacos terem espectros e mecanismo de acção similiares, o Penciclovir é mais efectivo no tratamento do herpes labial recorrente, mesmo em fases tardias da evolução da lesão. O aciclovir é mais eficaz na profilaxia.

Qual remédio mais forte que aciclovir?

Herpes Zoster..
Quando Aciclovir Não É Capaz De Curar, O Indicado É O Valtrex, ( Valaciclovir ) Que Apresenta Melhor..

Qual o antiviral mais potente?

O aciclovir é aproximadamente 10 vezes mais potente contra o vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) e vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2) do que contra o vírus varicela-zoster (VZV) e é ainda menos ativo contra o citomegalovírus (CMV).

Quando o Penvir começa a fazer efeito?

O trisfosfato de penciclovir permanece nas células infectadas por mais de 12 horas, onde inibe a reprodução de DNA virótico e tem uma meia-vida de 9, 10 e 20 horas em células infectadas com o vírus Varicella zoster, vírus Herpes simplex Tipo 1 e vírus Herpes simplex Tipo 2, respectivamente.