Qual foi o resultado da 2 guerra mundial?

A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial.

As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.

No Brasil, verifica-se o fim do governo de Getúlio Vargas e a aproximação com os americanos.

Número de Vítimas da Segunda Guerra

O conflito, de acordo com algumas estimativas, causou a morte de 45 milhões de pessoas e deixou 35 milhões de feridos. A maior quantidade de vítimas foi registrada na União Soviética com 20 milhões de mortos.

Na Polônia, calcula-se 6 milhões de baixas, enquanto a Alemanha contabiliza 5,5 milhões. Em decorrência do conflito morreram ainda 1,5 milhão de japoneses.

Além disso, a Segunda Guerra produziu um dos crimes mais atrozes contra a humanidade: o assassinato de 6 milhões de judeus em escala industrial.

A eliminação física deste povo fazia parte de um projeto de Adolf Hitler (1889-1945), conhecido como Solução Final. Para realizá-lo, os nazistas elaboraram um complexo sistema de extermínio em campos de concentração e de morte.

Consequências Econômicas da Segunda Guerra

Além das perdas humanas, o conflito custou 1 trilhão e 385 bilhões de dólares em perdas monetárias. Do montante, 21% coube aos Estados Unidos, 13% à União Soviética e 4% ao Japão.

Todos os 72 países envolvidos acumularam perdas em diferentes proporções. Houve intensa queda na produção industrial e os investimentos dos governos foram direcionados para a guerra, em detrimento de outras áreas, gerando intensos problemas sociais.

Se para a maioria dos países houve perda, para os Estados Unidos, a guerra resultou em fortalecimento de sua posição imperialista e econômica. Afinal, este país não foi atacado e, portanto, não foi preciso destinar recursos para sua reconstrução.

Consequências Geopolíticas da Segunda Guerra

Após a Segunda Guerra Mundial novos países surgiram e alguns tiveram suas fronteiras redesenhadas.

Qual foi o resultado da 2 guerra mundial?
A Europa após 1945 era um continente dividido entre capitalistas e socialistas

A Áustria, que havia sido anexada pela Alemanha em 1938, ressurge como país independente.

Itália, Hungria, Bulgária, Romênia e Iugoslávia depõem a monarquia e a substituem pelo regime republicano.

Portugal e Espanha se isolam do sistema internacional até meados dos anos 50, por conta das ditaduras de Salazar e Franco, respectivamente.

Os países libertados pela União Soviética como a Polônia, Hungria e Tchecoslováquia passam à esfera de influência soviética; enquanto os demais países continuam com a social-democracia.

Alemanha

Após a guerra, a Alemanha teve que aceitar os quatro "Ds" impostos pelas potências aliadas: "desnazificação", desmilitarização, democratização, desarmamento.

Assim, alguns líderes nazistas foram julgados pelo Tribunal de Nuremberg. Destes, 12 foram sentenciados à morte.

Por outra parte, o país foi dividido em duas zonas de influência bem claras: a República Democrática Alemã (RDA), com um regime socialista, e a República Federal Alemã (RFA), que continuou a ser capitalista.

Na cidade de Berlim, então capital da RDA, foi construído o Muro de Berlim que se tornou o símbolo da divisão ideológica do mundo.

Igualmente, as Forças Armadas foram reduzidas e o país cedeu instalações para acolher tanto tropas americanas quanto soviéticas.

Japão

O Japão foi obrigado a reconhecer a independência da Coreia, devolver as ilhas Curilas à União Soviética e reduzir suas Forças Armadas.

O país teve as cidades de Hiroshima e Nagasaki destruídas por duas bombas atômicas lançadas pelos EUA e receberam 2,5 bilhões para sua reconstrução.

Guerra Fria

Durante o conflito, os EUA investiram aproximadamente US$ 300 bilhões, que foram recuperados com o incremento de 75% da indústria armamentista.

Os Estados Unidos também passaram à posição de credores dos países destruídos e em 1948 elaboraram o Plano Marshall. Este consistia numa ajuda financeira de US$ 38 bilhões a fim de recuperar as indústrias e cidades europeias.

O auxílio norte-americano, no entanto, foi recusado pela União Soviética, dando início ao processo que ficou conhecido como Guerra Fria.

A União Soviética estendeu sua influência aos países do leste europeu e continuaria a apoiar os movimentos que desejavam implantar o socialismo como regime de governo.

Consequências da Segunda Guerra no Brasil

Qual foi o resultado da 2 guerra mundial?
Os soldados brasileiros que voltaram da guerra desfilam no Rio de Janeiro (1945)

No Brasil, a Segunda Guerra Mundial influenciou diretamente no fim do governo Vargas. Intelectuais, políticos de várias tendências, e parte da população questionam a contradição de mandar soldados para defender a democracia enquanto se vivia uma ditadura no Brasil.

Getúlio Vargas é deposto em 1945 através de um golpe articulado entre as Forças Armadas e conservadores. As eleições presidenciais acontecem no ano seguinte e dão vitória a Eurico Gaspar Dutra.

Por sua vez, a Força Expedicionária Brasileira é desmobilizada ainda na Europa, pois Vargas temia que este contingente se voltasse contra ele.

Igualmente, o Brasil continua alinhado política e culturalmente com os Estados Unidos, cuja aproximação se deveu através da política da Boa Vizinhança.

No entanto, pela sua participação no conflito, o Brasil é convidado a entrar na Organização das Nações Unidas (ONU).

Quer saber mais? Leia aqui:

  • ONU (Organização das Nações Unidas)
  • Questões sobre a Segunda Guerra Mundial
  • Projeto Manhattan
  • O Brasil na Segunda Guerra Mundial
  • Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial
  • 6 Filmes sobre Hitler, o ditador do nazismo

Qual foi o resultado da 2 guerra mundial?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual foi o resultado geral da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, deixando como saldo uma Europa devastada, o mundo horrorizado com a abertura dos campos de concentração e duas superpotências surgindo: Estados Unidos, capitalista; União Soviética, comunista.

Qual foi a conclusão da 2 Guerra Mundial?

1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945Segunda Guerra Mundial / Períodonull

Qual o resultado da guerra mundial?

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Qual foi a principal causa da Segunda Guerra Mundial?

A causa imediata desse conflito foi o expansionismo territorial germânico, e o estopim do conflito foi a invasão na Polônia, em 1º de setembro de 1939. A blitzkrieg foi fundamental para os sucessos dos exércitos alemães na primeira fase da guerra.