Qual foi o primeiro município brasileiro fundado pelos portugueses?

Os primeiros centros urbanos do Brasil surgiram com a colonização portuguesa, a partir de 1500. Saiba quais foram os primeiros!

Com a colonização portuguesa, a partir de 1500, surgiram no Brasil os primeiros centros urbanos. Saiba quais foram as primeiras cidades do Brasil.

1. São Vicente (São Paulo)

Foi a primeira vila construída no Brasil e é considerada a primeira cidade do nosso país. Descoberta pela expedição de Gaspar de Lemos, em 1502, foi fundada pelo português Martim Afonso de Souza, em 1532. No início, o principal objetivo dos portugueses no local era montar engenhos de cana-de-açúcar. Calcula-se que, em 1557, São Vicente já tivesse 12 engenhos.

2. Olinda (Pernambuco)

Não se conhece o nome do fundador nem o dia exato da fundação, mas o povoado prosperou tanto que, em 1537, foi elevado à categoria de vila. Naquele ano, o militar português Duarte Coelho enviou uma carta ao rei dom João III descrevendo tudo de bom que poderia vir de Olinda – como extrair a árvore pau-brasil e plantar cana-de-açúcar. Assim, Olinda se tornou um dos mais importantes centros comerciais da colônia.

3. Santos (São Paulo) 

Fundada em 1543, havia sido descoberta bem antes, em 1502, durante a expedição de Gaspar de Lemos. O local também produziu açúcar e foi ponto de partida para os bandeirantes. Santos também ficou famosa por ser a terra de figuras importantes, como José Bonifácio de Andrada, que foi muito importante no processo de independência do nosso país

4. Salvador (Bahia)

Batizada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, foi fundada em 1549 após a chegada do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Grande centro produtor de cana-de-açúcar e de extração de pau-brasil, a Baía de Todos os Santos virou um local estratégico para navegantes que buscavam produtos. Esses fatores contribuíram para que, ainda em 1549, Salvador se tornasse a primeira capital brasileira.

5. São Paulo (São Paulo)

A fundação aconteceu em 1554, após um grupo de padres da Companhia de Jesus escalar a Serra do Mar e chegar ao planalto de Piratininga, onde encontraram uma terra próspera. Do ponto de visa da segurança, a localização era perfeita: em uma colina alta e plana, cercada por dois rios (Tamanduateí e Anhangabaú), o que garantia proteção contra ataques e boa visibilidade dos caminhos que levavam até lá.

6. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Surgiu em 1565 sob o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro. A missão de fundar uma cidade na Baía de Guanabara ficou para o português Estácio de Sá – a criação do Rio de Janeiro está ligada à luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região (saiba mais no capítulo 7). Em 1763, por causa da crise do açúcar no mercado internacional e da descoberta de metais preciosos no centro-sul do Brasil, o Rio de Janeiro se tornou a capital do país.

Ouça este artigo:

O Brasil passou por um processo de colonização exploratória que teve início em 1500. Neste contexto, gradualmente foram surgindo organizações territoriais que acabaram transformando-se em cidades. Ao contrário das vilas, que apresentavam características de colonização mais direta e tiveram fundação por meio dos donatários de Capitanias Hereditárias, as cidades apresentavam funções estratégicas.

Os colonizadores as utilizavam para a organização e a defesa do território da metrópole em relação aos colonizadores de outros países, visto que no Brasil haviam franceses, portugueses, holandeses, entre outros. Tanto é que a fundação das cidades ocorria por meio de ordem do Rei de Portugal. No caso de Recife, a fundação foi de origem holandesa, já São Luís teve fundação francesa. Entre as características das cidades, as mais notáveis eram os recursos bélicos, além de bases eclesiásticas e jurídicas.

Entre as primeiras cidades do Brasil, difundidas desde 1500 em diversas regiões, algumas destacaram-se na História:

São Vicente

A partir de sua construção como uma vila, São Vicente acabou se tornando a primeira cidade do país. Seu descobrimento ocorreu a partir de Gaspar de Lemos - navegador português do século XVI - com sua expedição datada em 1502. Porém, a fundação de São Vicente ocorreu somente em 1532 por meio de Martim Afonso de Sousa, administrador e militar colonial de origem portuguesa. Em um primeiro momento, os portugueses tinham por objetivo organizar no local engenhos para a produção de cana-de-açúcar. Gradualmente, o território foi crescendo, atingindo 12 engenhos em 1557.

Santos

Apesar de seu descobrimento datar 1502, a cidade de Santos somente teve sua fundação em 1543. Inicialmente habitada pela expedição chefiada por Gaspar de Lemos, o local teve a função de produzir açúcar e serviu como ponto de partida da expedição dos bandeirantes para outros pólos do país. Santos foi a terra de uma das figuras mais importantes e efetivas da História do Brasil, José Bonifácio de Andrada, que teve atuação decisória no processo independentista brasileiro.

São Paulo

Em 1554 um agrupamento de religiosos da Companhia de Jesus escalou a Serra do Mar. Então chegaram ao planalto de Piratininga que, assim como a maior parte das terras do Brasil, era fértil e próspero. A localização também apresentava vantagens do ponto de vista militar. Configurava-se em uma colina alta e plana ladeada por dois rios: Anhangabaú e Tamanduateí. Assim, consistia em uma ferramenta para a defesa de quaisquer ataques, além de possibilitar uma boa visão dos arredores. Assim deu-se o início da fundação de São Paulo.

Avenida Paulista em 1902. Foto: Guilherme Gaensly / Acervo Biblioteca Nacional.

Rio de Janeiro

Originada em 1565 ainda com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro. A incumbência de constituir uma cidade com a localidade na Baía de Guanabara ficou sob responsabilidade do militar português Estácio de Sá. É importante frisar que a fundação do Rio de Janeiro ocorreu com influência da luta entre os franceses e os portugueses pelo domínio daquela região. Um fato importante ocorrido neste sentido foi a crise do açúcar, em 1763, no âmbito do mercado internacional, assim como os metais-preciosos presentes na região centro-sul do país. Desta forma, o Rio de Janeiro configurou-se como a capital do Brasil.

Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, 1920. Foto: N. Viggiani.

Olinda

Apesar de não haver registro do fundador de Olinda e nem o dia de sua origem constar em documentos históricos, o povoado apresentou grande desenvolvimento. A comprovação disso foi que, em 1537, obteve a categoria de vila. Um nome importante para o nascimento da cidade de Olinda foi Duarte Coelho, administrador e militar colonial português. Ele escreveu uma carta com descrições de tudo que o território poderia render de bom, enviando-a para o rei dom João III. Entre suas características principais, notava-se a cana-de-açúcar e o pau-brasil. Desta forma, com a produção de produtos naturais na direção da metrópole, Olinda tornou-se um dos mais notáveis centros de comércio daquele período.

Salvador

Inicialmente com o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a fundação desta cidade se deu em 1549. Isso ocorreu depois da chega de Tomé de Souza, primeiro governador-geral do país. Salvador foi reconhecidamente um dos maiores motores de produção de cana-de-açúcar e extração de pau-brasil. Neste aspecto, a região da Baía de Todos os Santos tornou-se uma área estratégica destinada a navegadores na busca destes produtos. Este fatos colaboraram para que, também no ano de 1549, Salvador se tornasse a primeira capital do Brasil.

Panorama de Salvador, c. 1860. Foto: Camillo Vedani / Acervo IMS.

Fontes:

//www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm

//conquistaguia.com.br/wp-content/uploads/2020/05/MDA_bx_07_CQT_NV20_EF31_HIS_AL.pdf

//wordwall.net/pt/resource/7204956/hist%C3%B3ria-primeiras-cidades-brasileiras-e-transforma%C3%A7%C3%B5es-nas

//cursosnocd.com.br/historia/como-era-a-vida-nas-primeiras-cidades-brasileiras.htm

Texto originalmente publicado em //www.infoescola.com/historia/primeiras-cidades-do-brasil/

Qual foi a primeira cidade fundada pelos portugueses no Brasil?

Resumo. O município de São Vicente, situado no litoral paulista, surgiu a partir da primeira vila fundada no Brasil, em 1532.

Quais foram as primeiras cidades fundadas pelos portugueses?

As primeiras cidades foram construídas por ordem do Rei de Portugal para defender o território do Império Português: ​Salvador (1549), ​São Sebastião do Rio de Janeiro (1565), ​Paraíba (1585), ​São Cristóvão (1590, em Sergipe), ​Natal (1599) e ​Belém (entre 1616 e 1628). , exceções feitas a São Luís (1612), fundada ...

Onde foi fundada a primeira cidade do Brasil?

7 de setembro de 1822Brasil / Fundaçãonull

Qual é o nome da primeira cidade?

A cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão localizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna.

Toplist

Última postagem

Tag