O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá.
Este post mostra a influência cultural da Grécia Antiga: conceitos como democracia, filosofia, teatro e artes em geral, arquitetura, e as olimpíadas, por exemplo, receberam contribuições significativas desta importante civilização. Vamos Lá?
O rico legado cultural grego deixou marcas simbólicas e permanentes em toda a história da sociedade ocidental.
O ideal de beleza impresso pelos gregos em suas obras artísticas, bem como o grande afinco que dedicaram a suas obras arquitetônicas, científicas e filosóficas consistem em um marco cultural sem precedentes, ainda que milhares de anos tenham se passado desde suas realizações.
Nesta aula você vai relembrar algumas das principais contribuições gregas para a cultura geral dos povos, analisando tais contribuições a partir de tópicos específicos.
O Pai da História:
São gregos alguns dos principais estudiosos a tratar a história, independente da tradição mitológica e religiosa, como um campo do conhecimento específico.
Ao grande Heródoto de Halicarnasso coube a alcunha de “Pai da História” quando se dedicou a relatar os acontecimentos das Guerras Médicas, conflito entre gregos e persas pelo domínio de áreas comerciais do Mar Egeu.
Autores como Xenofonte, soldado e discípulo de Sócrates e Tucídides, general das hostes atenienses, por sua vez relataram o que presenciaram durante a Guerra do Peloponeso. Tucídides, por sua conta, buscou imprimir imparcialidade, confrontando informações e cruzando dados distintos em seus escritos e ainda hoje é considerado um clássico entre os historiadores mais antigos.
Mas, tudo isso começou com os Filósofos da Natureza. Veja no resumo gratuito:
Muito bom este resumo do professor Allan. Ele mostra a origem de tudo. Vamos continuar.
A Filosofia na Grécia:
Em se tratando de filosofia é impossível conceber o conceito acerca do tema sem considerar a primazia grega para o desenvolvimento deste campo do conhecimento.
O forte espírito crítico grego os levou a questionar absolutamente tudo, desde a transformação do caos em cosmo até a conduta humana dentro da sociedade. Suas correntes filosóficas e personalidades influenciam até os dias atuais as concepções filosóficas em geral.
Os primeiros filósofos gregos teriam surgido por volta do século VI a.C e buscaram compreender como e porque os fenômenos naturais ocorriam.
Desta maneira passaram pela história como filósofos da natureza ou pré-socráticos, e de certa maneira buscavam compreender a origem de tudo e todos a partir de uma substância material específica.
Nomes como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaximandro, Pitágoras, Filolau, Xenófanes, Parmênides, Zenão, Leucipo, Demócrito, entre outros, tornaram-se bastante famosos e são classificados em escolas filosóficas específicas, a exemplo: Escola Jônica, Pitagórica, Eleata e Atomista.
Posteriormente, Sócrates de Atenas inauguraria uma nova forma de conhecimento filosófico, destinada a compreender e inserir o homem no contexto social e político das pólis gregas fazendo frente a chamada escola sofista, que em suma negava a existência de qualquer verdade absoluta e centrava-se na capacidade de buscar conhecimentos práticos para a vida, utilizando-se de muita retórica.
Sócrates, assim como seus discípulos e sucessores era partidário do desenvolvimento da virtude e reflexão, e ao longo de sua vida buscou transformar a sociedade a partir da atuação ética dos seus respectivos cidadãos.
Seu método baseava-se no diálogo constante com os indivíduos, buscando mostrar o quanto somos ignorantes a respeito dos mais variados temas a partir de nossas próprias contradições. Foi condenado a morte por ingestão de cicuta por perverter a juventude ateniense.
Resumo gratuito sobre o pensamento de Sócrates x os Sofistas
Entendeu melhor agora a importância de Sócrates?
O discípulo mais famoso de Sócrates foi Platão, também ateniense e fundador da Academia, uma instituição de ensino para formação de filósofos. Haja vista que Sócrates não tenha deixado nada escrito, coube a Platão registrar os ensinamentos do mestre.
Todavia, Platão possuía um entendimento de mundo próprio e dividia o conhecimento em duas áreas distintas, o mundo das ideias e o mundo dos sentidos, dando ênfase e importância muito maior ao mundo das ideias, uma vez que segundo seus argumentos o mundo dos sentidos tende a nos enganar.
As obras mais conhecidas de Platão são: A República, Apologia de Sócrates, O Banquete, Mênon, e o Mito da Caverna.
Último dos três grandes clássicos gregos da filosofia pós Sócrates, Aristóteles de Estagira foi discípulo de Platão e é considerado o “Pai da Lógica”. Veja aqui uma aula especial sobre a Filosofia de Aristóteles.
Ao contrário do mestre, deu maior importância ao mundo dos sentidos e a partir de seu conhecimento podemos conceber o método científico baseado no empirismo (doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, sendo descartadas as verdades reveladas e transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo).
Todavia, ao longo de toda a sua história a Grécia concebeu estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento, especialmente na medicina, matemática e ciências da natureza.
Afinal, devido a gregos como Pitágoras todos nós sabemos que “em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos”, ou Hipócrates, famoso pelo juramento proferido por todo médico, que por sua vez foi um dos primeiros estudiosos a buscar compreender a natureza das doenças a partir de seus sintomas, evitando o misticismo marcante dos primeiros tempos ao se tratar enfermidades em geral.
Por sua vez, durante o período helenístico, novas concepções filosóficas surgiriam, haja vista a decadência das grandes póleis e o domínio estrangeiro.
Neste período, correntes como o Ceticismo, Cinismo, Epicurismo e Estoicismo inauguraram um período onde filósofos destinavam-se a compreender a busca da felicidade a partir de valores individualistas.
O quadro acima é um afresco conhecido como A Escola de Atenas. Mede 5,77m x 8,14m e foi pintado pelo grande pintor renascentista Rafael Sanzio . Encontra-se no Vaticano e celebra o auge do Renascimento, ao expor vários sábios do ocidente (de diversas épocas) contrapondo suas idéias e sistemas. As personagens do centro da imagem representam Platão e Aristóteles.
Arte:
A concepção grega de teatro baseou-se em duas ideias: tragédia e comédia e as peças em geral surgiram como homenagem ao deus Dionísio. Seu apogeu ocorreu por volta de 550 a.C, com destaque para Atenas, mas terminou espalhando-se por toda a Hélade.
Entre os principais dramaturgos e obras figuram os nomes de Ésquilo (Prometeu Acorrentado), Sófocles (Édipo Rei), Eurípedes (As Troianas) e Aristófanes, considerado o maior autor do gênero comédia.
Pode-se dizer que a tragédia surgiu antes da comédia, mas em si, todas as peças serviam tanto como forma de entretenimento como forma de critica a sociedade, abordando temáticas variadas.
Em verdade, podemos dizer que os gregos obtiveram desenvolvimento bastante eficiente nas mais variadas formas de arte, caracterizada por valores humanistas e voltadas para suas crenças, desejos e paixões, buscando ordem e harmonia.
Escultores buscavam retratar o corpo humano a perfeição, característica que mais tarde será resgatada pelos renascentistas. A música, a pintura e a literatura legaram valores igualmente humanos e harmoniosos, sempre embasadas em equilíbrio. Seu conhecimento arquitetônico foi impar e podem ainda hoje ser visto de perto a partir das ruínas de seus grandes templos, erigidos em homenagem aos seus Deuses.
Ainda hoje suas colunas e ordens (Jônica, Dórica e Corintia) são admiradas e estudadas, além de refletirem as grandes transformações pelas quais sua sociedade passou ao longo de séculos de história. Sua mitologia é encontrada nas mais diversas obras, o que mostra a importância de seus valores religiosos para a sua cultura em si.
Além disso, o desenvolvimento da democracia é herança direta da cultura grega. Este sistema de representação política que consiste em transferir ao cidadão o papel de decidir os rumos políticos, sociais e econômicos dos locais onde vivem é criação Ateniense. Atenas viveu ao longo de sua história reformas e sucessivas formas de poder que por fim resultariam na transferência do poder ao próprio povo.
É preciso que levemos em conta que muitos habitantes das cidades gregas não eram considerados cidadãos, ao contrário de hoje em dia. Todavia, se a democracia ateniense não era perfeita, atualmente, com uma diferença de pelo menos dois milênios de história, nós homens ainda não conseguimos encontrar formas de garantir representatividade para todos os cidadãos e minorias. Entretanto, não fossem os gregos, quem sabe onde estaríamos hoje?
Para saber mais sobre a Grécia, veja a aula do prof. Felipe:Bons estudos!
Veja uma aula extra sobre a Cultura Helênica aqui.
Exercícios:
1- Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia Antiga?
A – As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
B – A arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
C – O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.
D – No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas musicais.
Resposta: C
2- Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense?
A – Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B – Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.
C – Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
D – Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.
Resposta: C
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.