Qual foi a participação popular no processo de Proclamação da República?

Sua leiturai

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar

A matéria que você está lendo agora+0

Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.

Que tal saber mais sobre esse assunto?

 | | Foto:

O povo ficou de fora

No início da década de 1870 foi criado o Partido Republicano, que se aproximou dos militares insatisfeitos e dos setores econômicos mais modernos da época. Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca mobilizou suas tropas e exigiu a deposição do imperador, provocando uma ruptura histórica que, como tantas outras, não contou com a participação popular. "A proclamação foi uma ação da elite que deixou de fora a maior parte da população, um golpe na calada da noite. É por isso que se diz que o povo foi dormir súdito e acordou cidadão", afirma o professor. Dias depois a família imperial foi banida do Brasil, para evitar que os monarquistas tentassem algum tipo de reação.

Na prática

Veja como o assunto pode cair na prova dissertativa da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná. A questão foi elaborada pelo professor de História Cleomar Rogério Daldegan, dos colégios Bom Jesus de Curitiba:

"Em meados do século XIX (...) o Império ingressou numa era de mudanças relacionadas à própria expansão do capitalismo. Os ventos do progresso começaram a chegar ao país, atraídos pelas possibilidades de investimentos e lucros em setores ainda inexplorados." (NEVES, Lucia e MACHADO, Hum­­berto. O Império do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. p. 313.)

O fim da monarquia brasileira está associada a uma série de transformações verificadas nas estruturas nacionais. Assim, levando em consideração o texto, explique de que maneira as "mudanças relacionadas à própria expansão do capitalismo" acabaram contribuindo ao declínio do Segundo Reinado.

Resposta: Deve ser destacada, na resposta, a adoção sistemática do trabalho livre nas fazendas de café em São Paulo, levando uma nova oligarquia cafeeira a desejar o fim definitivo da escravidão como forma de incrementar ainda mais o trabalho livre, gerando conflito com uma das bases de sustentação do poder imperial. Também há a industrialização que, entre outras coisas, carecia de mercado, e aí, novamente, o choque com as bases escravistas do Império, já que o trabalho escravo limitava o universo consumidor. Por fim, essas mudanças de caráter econômico tinham seus reflexos sóciopolíticos, criando uma crescente onda oposicionista ao governo imperial, exatamente por sua relação com essas estruturas defasadas diante das novas necessidades do capitalismo.

Depois de um fim de semana cansativo, por causa da primeira fase do vestibular da UFPR, hoje é dia de curtir o feriado da Proclamação da República – um descanso mais do que merecido, mas também uma boa oportunidade de relembrar o golpe militar que aconteceu em 1889 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Segundo o professor de História Cleomar Rogério Daldegan, dos colégios Bom Jesus de Curitiba, os vestibulandos devem estudar principalmente a relação do processo abolicionista com o movimento republicano, a questão militar envolvida na proclamação e a participação popular (ou a falta dela) no movimento que levou ao fim do Império.

A Proclamação da República foi um golpe sem grandes resistências desencadeado por forças militares, graças a um longo desgaste do sistema imperial. Entre os principais fatores que provocaram a derrubada do Império, o movimento pela libertação dos escravos foi talvez um dos mais importantes. Daldegan explica que a economia brasileira passava por mudanças, com o crescimento da cafeicultura e o surgimento de um novo grupo econômico no campo. "Nas fazendas de café no oeste paulista usava-se o trabalho livre e assalariado. A escravidão vinha em declínio desde 1850 no Brasil, favorecendo a entrada de imigrantes", afirma. Por outro lado havia um grupo de fazendeiros pertencentes à aristocracia tradicional, que utilizava o trabalho escravo e apoiava o imperador.O processo de libertação dos escravos vinha sendo feito de forma gradativa, primeiro com a Lei Eusébio de Queiroz (1850), depois com a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885). Em 1888 a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, libertando todos os negros. "Os fazendeiros estavam se organizando para absorver o trabalhador livre gradativamente. Com a Lei Áurea, eles perderam todos os escravos da noite para o dia e o governo perdeu o apoio desse setor, que era a sua grande base política", explica o professor.

A oposição ao Império também vinha das classes urbanas, que se desenvolveram com o processo de industrialização e buscavam ampliar a sua participação política por meio de uma nova forma de governo. Além disso, o Império começava a perder força junto à Igreja Católica e às forças armadas, especialmente após a Guerra do Paraguai (1864-1870). O exército não estava satisfeito com o tratamento recebido do governo central e acreditava que uma mudança de cenário só seria possível com maior participação política. "O exército considerava que na República poderia haver um espaço maior de participação", diz.

Receba Nossas Notícias

NewsletterNo Celular

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.

Para desmarcar, toque de novo no ícone

As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.

  1. Gazeta do Povo
  2. Educação
  3. Vida na Universidade
  4. Vestibular
  5. A proclamação da República no Brasil

Como se deu a proclamação da República? O estabelecimento da República no Brasil não teve uma participação popular. A conspiração que derrubou a monarquia ficou restrita a poucos republicanos.

Quem participou do processo da Proclamação da República?

O 15 DE NOVEMBRO Em 15 de novembro, foi instituído o governo provisório republicano, que contava com a liderança do Marechal Deodoro da Fonseca e de outras figuras políticas como o Marechal Floriano Peixoto e os ministros Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Campos Sales, entre outros.

Quais foram os grupos que apoiaram o processo da proclamação da República no Brasil?

A proclamação da República no Brasil foi apoiada, principalmente, por dois grupos sociais: os latifundiários, donos das grandes riquezas do país, e os militares, que tinham ganhado prestígio social com a Guerra do Paraguai.

Por que o povo brasileiro não participou do processo de Proclamação da República?

O fato é que o povo pouco participou deste acontecimento, o Governo provisório da República tinha lideranças militares, como o general Deodoro e o tenente-coronel Benjamin Constant, republicanos do grupo moderado, como Quintino Bocaiúva e um político desencantado com a monarquia e favorável à federação, Rui Barbosa, ou ...