Qual foi a importância dos imigrantes europeus na cultura brasileira?

A discussão em torno do fim da escravidão no Brasil aconteceu em meados do século XIX, e medidas políticas como a Lei Eusébio de Queirós (1850), Lei Bill Aberdeen (1845) e Lei dos sexagenários (1885) foram criadas com o objetivo de abolir o regime escravista no território brasileiro. Entre essas leis, destaca-se a de 1888, que decretou o fim do trabalho escravocrata no Brasil, gerando assim um grande problema para os fazendeiros que necessitavam de mão de obra nas lavouras. A alternativa encontrada foi buscar trabalhadores em outros países, assim, milhares de italianos, suíços, alemães e japoneses vieram trabalhar nas fazendas de café, principalmente no Estado de São Paulo.

O principal motivo da vinda de imigrantes foi a falta de emprego provocada pela Revolução Industrial a partir do século XVIII e XIX, pois o avanço tecnológico das máquinas dispensou grande parte do trabalho humano nas fábricas. Dessa forma, sair do país de origem foi a solução que os imigrantes buscaram para contornar o desemprego.

Chegando ao Brasil, os imigrantes eram contratados pelo sistema de parceria. Nesse sistema, os fazendeiros custeavam a vinda dos imigrantes, fazendo com que eles já chegassem endividados. Além disso, trabalhavam em um pedaço de terra da fazenda e os lucros e prejuízos da colheita eram divididos. Porém, como os trabalhadores eram controlados de maneira disciplinadora, muitas vezes nem podiam sair das fazendas, e o próprio fazendeiro era quem vendia mercadorias como roupas, alimentos e remédios, o imigrante sempre estava endividado e não conseguia obter lucros com seu trabalho, pois o sistema de parceria sempre beneficiava os fazendeiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, muitos imigrantes deixaram de vir para o Brasil, escolhendo outras regiões da América, como a Argentina, para imigrarem. Temendo a escassez de mão de obra, os grandes fazendeiros mudaram a relação trabalhista e começaram a pagar uma quantia fixa para cada imigrante que viesse trabalhar nas lavouras, assim o sistema de parceria não fora mais utilizado. Somente com essa mudança os trabalhadores estrangeiros voltaram a ter confiança em escolher o território brasileiro para morar.

Os imigrantes, além de servirem como mão de obra na fazenda, faziam parte de um projeto político brasileiro de embranquecimento da sociedade. A intenção era fazer do Brasil um país com maior quantidade de pessoas brancas, pois a elite brasileira dessa época discriminava a mistura de raças do brasileiro, fruto da relação entre índios, escravos e europeus. Assim sendo, esse projeto ambicionava fazer do Brasil um modelo de civilização parecida com a dos países europeus, onde o número de pessoas brancas fosse bem superior ao número de pessoas negras.

Portanto, esse foi um período de bastante mudança na sociedade brasileira, e em razão desse processo histórico ligado à transição do trabalho escravo para o livre, o Brasil tem atualmente colônias japonesas, alemãs e italianas espalhadas pelo seu território que contribuem para formação de uma sociedade repleta de culturas e costumes diferentes.

Autora: Selma H�ngaro
Institui��o: Col�gio Estadual Usina Bandeirantes
Munic�pio: Bandeirantes - PR

Relato

Este relato foi elaborado para apresenta��o no curso �Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais�, e como requisito de avalia��o final da oficina.

Justificativa

Nosso pa�s � conhecido por seu povo receptivo e hospitaleiro. Prova disso s�o as pessoas de diversas nacionalidades que para c� migraram em busca de uma vida melhor da que tinham em seu pa�s de origem. Os imigrantes contribu�ram significativamente para o enriquecimento de nossas origens e na forma��o de nossa popula��o.

Os principais grupos de imigrantes em nosso pa�s s�o: alem�es, espanh�is, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigra��o for�ada, pois vieram como escravos). O legado cultural desses povos � diversificado atrav�s da religi�o, l�ngua, dan�a, m�sica e culin�ria, e todos n�s brasileiros somos descendentes desses grupos de imigrantes.

Objetivos

  • Compreender por que esses povos deixaram seu pa�s de origem e vieram para o Brasil;
  • Localizar os pa�ses de origem desses imigrantes;
  • Conhecer e identificar as heran�as culturais trazidas pelos imigrantes;
  • Mobilizar os alunos para participar das atividades, demonstrando sua import�ncia para nosso cotidiano.

Encaminhamento metodol�gico

Iniciar a aula com uma explana��o oral sobre o referido tema, ressaltando sua import�ncia dentro do conte�do de Geografia. Em seguida, usando a TV Multim�dia dispon�vel em sala de aula, mostrar o v�deo do Portal (abaixo indicado), como sugest�o para o desenvolvimento dos trabalhos, que apresenta, por meio de uma sequ�ncia de fotos a imigra��o japonesa no Brasil, com sua contribui��o na coloniza��o e ocupa��o das terras brasileiras em diversos estados do Brasil.

Dividir os alunos em 05 grupos, onde cada grupo dever� trabalhar uma heran�a cultural dos imigrantes: religi�o, dan�a, m�sica, culin�ria ou l�ngua. Lev�-los ao laborat�rio de inform�tica da escola para que eles possam pesquisar na internet sobre o tema, o que auxiliar� na escolha da apresenta��o da atividade.

O trabalho poder� ser desenvolvido atrav�s de dan�as t�picas do referido pa�s, bem como entrevistas com imigrantes que residam em nosso munic�pio; mapa mundi, com suas devidas localiza��es e pain�is com fotos. Assim que os grupos forem divididos, escalar a tarefa que dever�o desenvolver: dan�a t�pica, culin�ria, religi�o.

Com a atividade em m�os, eles devem se organizar, se reunir e planejar o que ser� feito e como ser� a representa��o. Na dan�a apenas um v�deo ou far�o a dan�a; na culin�ria realizar�o o preparo de pratos t�picos para a degusta��o da classe e, na religi�o um v�deo, uma entrevista ou uma palestra para esclarecer sobre a religiosidade deste povo. Ao final, os grupos dever�o apresentar o resultado do trabalho para a classe.

Recursos Did�ticos e Tecnol�gicos

  • TV Multim�dia
  • Pen-drive
  • Laborat�rio de inform�tica
  • Livro did�tico
  • Mapa Mundi
  • V�deo sobre a imigra��o japonesa no Brasil

Avalia��o

Os alunos ser�o avaliados pela organiza��o, planejamento, criatividade e originalidade na apresenta��o do trabalho proposto.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educa��o?
Sim

Qual foi a importância dos imigrantes europeus na cultura brasileira?

Imigra��o Japonesa no Brasil

Qual foi a importância dos imigrantes europeus na cultura brasileira?

Imigra��o Japonesa - Kasato Maru

Qual foi a importância dos imigrantes europeus na cultura brasileira?

Imigra��o Japonesa - Cafeicultura

Refer�ncias

  • PARAN�, Secretaria de Estado da Educa��o. Diretrizes Curriculares da Educa��o B�sica: Geografia, Curitiba: Seed, 2008.
  • MOREIRA, I; AURICCHIO, E. Construindo o Espa�o. S�o Paulo: �tica, 2010

Recomendar esta p�gina via e-mail:

Qual é a importância dos imigrantes europeus para a cultura brasileira?

Influência europeia A cultura europeia é uma das principais fornecedoras de elementos culturais para o Brasil. Foram os europeus que mais migraram para o país. Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos.

Qual a importância dos imigrantes para a cultura brasileira?

A imigração ajudou a construir a identidade dos brasileiros, de mesmo modo, nós, brasileiros, com nossa cultura peculiar continuamos a dar exemplos de receptividade a todos os estrangeiros – principalmente os europeus.

Que tipo de contribuição cultural deixada pelos imigrantes europeus?

As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.

Qual é a contribuição da migração para a cultura?

Os migrantes dão uma contribuição econômica, social e cultural aos países em que vivem, e cabe às Nações Unidas reunir dados sobre esse aporte de forma a garantir os direitos humanos, o desenvolvimento e a inclusão dessa população.