Qual foi a classificação do handebol brasileiro masculino nas Olimpíadas?

A Seleção Brasileira masculina de handebol perdeu para a Alemanha, por 29 a 25, nas Olimpíadas de Tóquio. Com o resultado deste domingo, a equipe terminou na 5ª colocação do Grupo A e foi eliminada do torneio.

A partida começou movimentada e equilibrada, com os times ficando em igualdade no placar. O Brasil chegou a abrir vantagem de 9 a 7, mas a Alemanha empatou. Após voltar à frente do marcador, o time brasileiro sofreu a virada e terminou o primeiro tempo perdendo por 16 a 12.

Destaque na vitória contra a Argentina na rodada anterior, o goleiro Ferrugem se machucou e Rangel o substituiu.

Boa parte da etapa complementar contou com superioridade da Seleção Alemã, que chegou a abrir seis gols de vantagem. Os brasileiros reagiram, diminuindo a diferença para três, mas desperdiçaram chances e não conseguiram virar o placar.

O jogador Fábio Chiuffa falou sobre o duelo diante da Alemanha: “No final do primeiro tempo erramos algumas bolas. Mas estou muito orgulhoso do nosso time. A gente brigou de igual para igual até o final, não desistimos em nenhum momento. Infelizmente a equipe deles foi melhor: cometeram menos erros e saíram com a vitória.”

Thiagus Petrus também avaliou a partida: “A gente sabia que era importante chegar no último jogo com opções e chegamos com opção de classificar. Sabemos da qualidade do time da Alemanha, começamos muito bem na defesa e no ataque, mas tivemos a infelicidade do Ferrugem se machucar. Ainda assim, conseguimos lutar até o final e chegamos nos últimos minutos com chance. Jogamos bem, mas faltou energia para chegar no final.”

Qual foi a classificação do handebol brasileiro masculino nas Olimpíadas?
Marcus Tatá treina a Seleção Brasileira masculina de handebol desde outubro de 2020. (Foto: Franck Fife/AFP)

Por fim, o técnico Marcus Tatá comentou a respeito da partida e da eliminação: “Eu acho que tem que se despedir de cabeça erguida. Sabíamos da dificuldade do grupo, fizemos excelentes jogos.”

“Hoje erramos as finalizações no momento importante do jogo, mas acho que os meninos têm que sair de cabeça erguida porque fizeram um belíssimo trabalho”, completou.

As quartas de final do handebol masculino em Tóquio estão marcadas para terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de agosto. Alemanha, Espanha, França e Noruega, do Grupo A, se classificaram. Bahrain, Dinamarca, Egito e Suécia, da outra chave, também garantiram vaga.

Deixe seu comentário

O handebol manteve o formato da Rio 2016 para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Serão 12 seleções em cada naipe brigando pelo ouro. Por ser país-sede, o Japão se garantidiu no masculino e no feminino. Todas as demais vagas foram preenchidas através dos torneios continentais, dos Mundiais e dos pré-olímpicos. O Brasil classificou primeiramente a seleção feminina, que foi campeã nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (só o ouro garantia a vaga). A seleção masculina conseguiu a classificação em um dos pré-olímpicos realizados em 2021.

O handebol brasileiro não vai ter vida fácil desde o primeiro dia das Olimpíadas de Tóquio. Em sorteio realizado de forma virtual em 1º de abril, a Federação Internacional de Handebol (IHF) definiu os grupos da modalidade nos Jogos Olímpicos, tanto no masculino, que vai começar no dia 24 de julho, quanto no feminino, que começa em 25 de julho, ambos no Yoyogi National Gymnasium. Cada grupo tem seis seleções, e as quatro melhores avançam para as quartas-de-final.

Ouro do Brasil no handebol feminino no Pan de Lima — Foto: Wander Roberto/COB

Campeã mundial em 2013, a seleção feminina do Brasil é esperança de medalha olímpica. Mas para isso vai ter que passar por uma difícil fase de grupos. A seleção caiu no no grupo B, com o Comitê Olímpico Russo, atual campeão olímpico, e a França, campeã mundial em 2017 e da Europa em 2018, além da Espanha, vice-campeã mundial em 2019, a Suécia, quarta colocada no Mundial de 2017, e a Hungria. Com a Rússia suspensa dos Jogos pela Agência Mundial Antidoping, a seleção feminina do país está autorizada a participar sob bandeira neutra, e por isso entra como Equipe do Comitê Olímpico Russo. Os Países Baixos, atuais campeões mundiais, e a Noruega, que já venceu três vezes o mundial, estão no grupo A. Veja os grupos:

FEMININO
Grupo A - Angola, Coreia do Sul, Noruega, Montenegro, Países Baixos e Japão.
Grupo B - BRASIL, França, Hungria, Comitê Olímpico Russo, Espanha e Suécia.

Seleção masculina de handebol faz festa no vestiário após a vitória da Noruega sobre a Coreia do Sul, que garantiu a vaga brasileira em Tóquio — Foto: Reprodução Instagram / João Pedro Francisco

Já a seleção masculina, que se classificou apenas recentemente, em março deste ano, ao conquistar a segunda colocação do Pré-Olímpico de Podgorica, em Montenegro, caiu no grupo A. Nele, vai enfrentar a Argentina, sua principal rival na América do Sul, e quatro seleções europeias com tradição e títulos na modalidade. A atual campeã olímpica e mundial, Dinamarca, ficou no grupo B.

MASCULINO
Grupo A - BRASIL, Argentina, Espanha, Alemanha, França e Noruega.
Grupo B - Bahrain, Egito, Portugal, Suécia, Dinamarca e Japão.

Qual foi a participação do Brasil no handebol em Olimpíadas?

As brasileiras não ficavam fora das quartas de final das Olimpíadas desde os Jogos de Pequim, em 2008. Nas últimas edições, terminaram em sexto lugar em Londres-2012 e em quinto no Rio-2016. Em 2013, o Brasil foi campeão mundial, porém jamais subiu no pódio olímpico.

Quem ganhou handebol masculino?

A França se sagrou campeã olímpica de handebol masculino neste sábado, depois de vencer a Dinamarca por 25-23 na final dos Jogos de Tóquio-2020.

Quantas Olimpíadas o Brasil conquistou no handebol masculino?

O handebol brasileiro estreou nas Olimpíadas somente em 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona. Até então, o Brasil nunca ganhou uma medalha olímpica na modalidade.

Quais os atuais campeões olímpicos de handebol masculino e feminino?

A França conquistou as medalhas de ouro masculina e feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, após uma competição histórica do handebol.