Qual fator foi um dos mais importantes para capital estrangeiro investir nos Novos Tigres Asiáticos?

Questão 1

Os Novos Tigres Asiáticos são países subdesenvolvidos que recentemente, em razão de investimentos estrangeiros, têm atingido altos níveis de industrialização. Os países que formam esse grupo são:

a) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura.

b) Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã.

c) Indonésia, Coreia do Sul, Taiwan, Filipinas e Cingapura.

d) Malásia, Tailândia, Hong Kong, Cingapura e Vietnã.

e) Brasil, México, Malásia, Vietnã e Hong Kong.

Questão 2

A principal característica do desenvolvimento industrial dos Novos Tigres Asiáticos é:

a) Presença de empresas nacionais, que se desenvolveram a partir das políticas públicas de incentivo à industrialização promovidas pelos governos desses países.

b) Presença de empresas estatais, que representam cerca de 85% das indústrias desses países.

c) Presença de Multinacionais e Empresas maquiladoras, que se desenvolveram a partir de capitais estrangeiros.

d) Forte dependência econômica em relação aos Tigres Asiáticos; por isso, o nome Novos Tigres.

Questão 3

As principais indústrias que se instalaram nos Novos Tigres Asiáticos foram:

a) Têxteis, alimentícias, de calçados, brinquedos e eletrônicas.

b) Naval, petroquímica, construção civil e têxteis.

c) Alimentícias, automobilísticas, eletrônicas, madeireiras e siderúrgicas.

d) Mecânica, cosméticos, farmacêuticas, petroquímicas e construção civil.

Questão 4

Um dos principais desafios enfrentados pelos Novos Tigres Asiáticos é:

a) Conseguir competir com os preços internacionais.

b) Diminuir a influência estatal na economia.

c) Atrair mais investimentos estrangeiros para dinamizar a economia.

d) Diminuir os conflitos políticos internos e externos que prejudicam o desenvolvimento econômico dos países que integram esse grupo.

e) Diminuir a dependência em relação ao capital estrangeiro por meio do fortalecimento de suas empresas locais.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

Os países que são conhecidos como os Novos Tigres Asiáticos são: Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã. Esse grupo de países até a segunda metade da década de 1990 apresentava economias muito atrasadas, com baixo índice de industrialização, e, graças a investimentos estrangeiros, passaram por uma industrialização tardia e aumentaram significantemente a sua produção industrial. Embora a industrialização desses países possua algumas características semelhantes à industrialização ocorrida nos países conhecidos como Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura), ela aconteceu duas décadas depois. Para diferenciá-los, adotou-se o nome de Novos Tigres asiáticos. O Brasil e o México não estão, portanto, entre os Novos Tigres Asiáticos.

Resposta Questão 2

Letra C

O desenvolvimento industrial desses países foi marcado, principalmente, pela presença das empresas multinacionais e maquiladoras, que são atraídas pelas vantagens (isenção fiscal, menores custos de produção e mão de obra barata) oferecidas e desenvolvem-se a partir de capital estrangeiro.

Resposta Questão 3

Letra A

As principais indústrias instaladas nos Novos Tigres Asiáticos são: têxteis, alimentícias, de calçados, brinquedos e eletrônicas. A maioria delas era multinacional atraída pelas vantagens oferecidas por esses países. As empresas levam a tecnologia e o capital necessário para a produção ou montagem de seus produtos e lucram a partir da exploração da mão de obra barata e do mercado consumidor abundante.

Resposta Questão 4

Letra A

Como a maioria das indústrias são multinacionais ou maquiladoras, os países que as recebem possuem uma grande dependência em relação aos capitais estrangeiros. Para atrair essas indústrias, os países precisam oferecer vantagens que limitam o crescimento econômico e diminuem o retorno do desenvolvimento industrial para a população.


Esta lista de exercícios sobre Tigres Asiáticos será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre seu impressionante processo de crescimento econômico. Publicado por: Larissa Mesquita

Assinale a alternativa que reúne os nomes dos países e territórios que formam o conjunto conhecido como Tigres Asiáticos:

A) Coreia do Norte, Taiwan, China, Cingapura.

B) Cingapura, Vietnã, Filipinas, Coreia do Sul.

C) Indonésia, Filipinas, Vietnã, Malásia.

D) Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura, Hong Kong.

E) Hong Kong, Coreia do Norte, Taiwan, Cingapura.

A denominação Tigres Asiáticos, atribuída a alguns países e territórios da Ásia, faz referência:

A) ao processo político de substituição das ditaduras militares por governos democráticos a partir da década de 1970.

B) à questão cultural que envolve povos orientais, intimamente ligada ao calendário chinês.

C) ao processo de reconstrução política e econômica dos países asiáticos ao final da Segunda Guerra Mundial.

D) à disputa territorial verificada no continente asiático entre o capitalismo e socialismo durante a Guerra Fria.

E) ao rápido, competitivo e agressivo processo de crescimento econômico que quatro territórios e países asiáticos apresentaram a partir da segunda metade do século XX.

A participação dos governos no processo de crescimento econômico dos Tigres Asiáticos foi fundamental e seguiu o mesmo padrão nos quatro países e territórios. Indique a alternativa que estabelece a principal atuação direta dos Estados Nacionais no desenvolvimento dos Tigres Asiáticos:

A) Criação de empresas estatais de base.

B) Financiamento de dívidas privadas e recuperação do crédito.

C) Investimentos em infraestrutura e em setores estratégicos.

D) Estabelecimento do modelo industrial, substituindo importações.

E) Prática de políticas protecionistas.

A industrialização é um dos pilares do processo de crescimento econômico que os Tigres Asiáticos desenvolveram a partir da década de 1970. O modelo industrial que sustentou a industrialização e o desenvolvimento dos Tigres Asiáticos e que influenciou outros países na Ásia é chamado de:

A) internacionalização da economia.

B) plataformas de exportação.

C) substituição de importações.

D) industrialização planificada.

E) industrialização coletiva.

A mão de obra é um diferencial que favoreceu imensamente o desenvolvimento dos Tigres Asiáticos. A característica marcante dessa mão de obra pode ser associada:

A) à elevada qualificação, advinda dos altos investimentos estatais em educação.

B) ao baixo custo, advindo da desqualificação, resultado de inexpressivos investimentos em educação.

C) ao alto custo, resultante das legislações trabalhistas altamente direitistas e protetoras.

D) ao alto grau de qualificação, advindo da forte imigração de japoneses após a Segunda Guerra Mundial.

E) ao elevado custo causado pelo seu deficit, justificado pelas populações pouco numerosas.

Pode-se reconhecer a Guerra Fria como um dos aspectos favoráveis ao desenvolvimento dos Tigres Asiáticos. A disputa por áreas de influência entre potências capitalistas e socialistas permitiu que esses países e territórios asiáticos se tornassem receptores de investimentos financeiros que resultaram em benefícios ao longo do tempo. Assinale a alternativa que explica a relação entre os Tigres Asiáticos e as potências capitalistas e socialistas na Guerra Fria:

A) Os Tigres Asiáticos receberam grande volume de investimentos financeiros da China, país socialista da Ásia que buscava nos Tigres a tecnologia avançada para suas indústrias.

B) Os Tigres Asiáticos receberam investimentos e estabeleceram parcerias econômicas e militares com a antiga União Soviética visando a impedir a formação de alianças com os países capitalistas.

C) Os Tigres Asiáticos firmaram acordos comerciais e parcerias militares com os países dos Brics, a fim de dificultar o crescimento socialista na Ásia.

D) Os Tigres Asiáticos receberam investimentos financeiros de países capitalistas desenvolvidos, como Japão e Estados Unidos, e estabeleceram, assim, parcerias que dificultaram o avanço do socialismo soviético na Ásia.

E) Os Tigres Asiáticos firmaram parceria com os Novos Tigres Asiáticos a fim de promover o crescimento econômico e industrial no sul da Ásia e, dessa forma, dificultar um possível avanço soviético na região.

O crescimento industrial dos Tigres Asiáticos é marcado pela entrada de investimentos estrangeiros, que, inicialmente, estavam ligados às empresas multinacionais que buscaram nesses territórios vantagens para a instalação de suas filiais. Um país contribuiu de forma direta nesse processo, graças ao dinamismo econômico que vivenciava e pela proximidade geográfica. Qual é o país em questão?

A) China.

B) Rússia.

C) Japão.

D) Austrália.

E) Estados Unidos.

Os Novos Tigres Asiáticos são países que experimentam um processo de crescimento econômico desde a década de 1990. São eles: Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Apesar de serem diretamente influenciados pelos Tigres Asiáticos tradicionais, os Novos Tigres Asiáticos não apresentam o mesmo padrão de desenvolvimento. O fator que melhor evidencia essa diferença é o desenvolvimento social. A população não é beneficiada com melhorias do seu quadro socioeconômico de forma significativa. Marque a alternativa que indica a característica dos Novos Tigres que dificulta o desenvolvimento dos índices sociais de suas populações:

A) Ausência de infraestrutura industrial.

B) Oferta de mão de obra barata.

C) Insuficiência de recursos naturais.

D) Produção para exportação.

E) Leis ambientais frágeis.

(Vunesp) Considerada na atualidade um dos Tigres Asiáticos, a cidade chinesa em destaque no mapa constituiu uma colônia do Reino Unido até 1997, ano em que o governo da China assumiu a sua administração oficial. Tal cidade é:

Qual fator foi um dos mais importantes para capital estrangeiro investir nos Novos Tigres Asiáticos?

A) Taipei.

B) Cantão.

C) Macau.

D) Pequim.

E) Hong Kong.

(Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) Alguns países são conhecidos como novos países industrializados ou países com industrialização tardia, isso porque só deram início ao seu processo de industrialização a partir da segunda metade do século XX. Assinale a alternativa que indica países caracterizados com industrialização tardia.

A) Brasil, Tigres Asiáticos e França.

B) Argentina, Índia, Japão e México.

C) África do Sul, Brasil, Chile e Argentina.

D) Índia, Tigres Asiáticos e EUA.

E) Tigres Asiáticos, Brasil e Novos Tigres Asiáticos.

(Fuvest)

A escassez global de semicondutores continua a ter estranhas repercussões, sobretudo do ponto de vista geopolítico. Há um ano as indústrias lutam para se abastecer com chips eletrônicos que equipam aparelhos do dia a dia, de computadores a torradeiras, passando pelas máquinas de lavar e consoles de videogames. O episódio atual, no entanto, surge em um contexto marcado por um questionamento geral a respeito dos benefícios da globalização e do declínio da atividade industrial no Ocidente.

Evgeny Morzorov. “Devemos temer um colapso eletrônico?”. Le Monde Diplomatique Brasil, agosto/2021. Adaptado.

O texto refere-se a uma questão geopolítica contemporânea: a disputa pelos semicondutores na indústria mundial. Sobre esse assunto, indique a alternativa correta:

A) A produção de semicondutores está concentrada no Sudeste Asiático, nos países da 1ª e 2ª geração dos Tigres Asiáticos, tais como Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Indonésia.

B) Nos últimos 20 anos, EUA e Europa vêm perdendo destaque na produção de semicondutores em decorrência da queda acentuada de investimentos em pesquisa e inovação.

C) A crise da falta de semicondutores revela um dos efeitos negativos da globalização: a independência da cadeia produtiva em escala mundial, pouco suscetível a desequilíbrios de oferta e demanda.

D) A Nova Divisão Internacional do Trabalho indica o predomínio geoeconômico dos países do Sudeste Asiático, principais produtores de semicondutores, que têm ampliado, por meio da China, sua participação nesse setor desde sua democratização.

E) A escassez de semicondutores é resultado de uma interrupção momentânea da produção, em especial no Sudeste Asiático, devido à falta de matéria-prima, que é o início da cadeia produtiva.

(Pontifícia Universidade Católica) Os modelos de industrialização tardia podem ser classificados com base em alguns indicadores. Por meio das diversas estratégias de investimento em capitais industriais, modelos de industrialização tardia podem ser identificados por grupos de países, em momentos diversos da expansão do modelo industrial, por todo o planeta, desde a segunda metade do século XX. No caso do modelo implementado nos Tigres Asiáticos, este se diferencia do modelo latino-americano por ter sido baseado:

A) mais na consolidação do mercado interno e na poupança do que na conquista do mercado internacional.

B) mais na conquista do mercado externo e na substituição de importações do que na consolidação do mercado interno.

C) mais na retração das exportações e no controle das importações do que na retirada de subsídios dos setores de base e militar.

D) mais na conquista do mercado externo e no fortalecimento da poupança interna do que na substituição de importações.

E) mais na eliminação das importações e no crescimento dos investimentos internacionais do que no fortalecimento da poupança.

respostas

Alternativa D

Os Tigres Asiáticos, conhecidos como os países e territórios do continente asiático que se caracterizam pelo rápido e agressivo processo de crescimento econômico, são: Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura, Hong Kong.

Voltar a questão

Alternativa E

A denominação Tigres Asiáticos está relacionada ao aspecto agressivo e rápido que Taiwan, Hong Kong, Cingapura e Coreia do Sul adotaram na segunda metade do século XX em termos de industrialização e crescimento econômico.

Voltar a questão

Alternativa C

A participação dos governos no processo de crescimento econômico dos Tigres Asiáticos foi decisiva e contou com maciços investimentos em infraestrutura industrial, como transportes, energia e comunicações, além de setores estratégicos como educação para a qualificação da mão de obra. A participação direta dos governos criou a base necessária para que os Tigres Asiáticos atraíssem investimentos estrangeiros, a base da industrialização.

Voltar a questão

Alternativa B

O modelo adotado pelos Tigres Asiáticos para a industrialização é o modelo de plataformas de exportações. Trata-se de um modelo que se assenta em criar condições para que a produção industrial cresça visando à exportação de mercadorias para o mercado mundial.

Voltar a questão

Alternativa A

A característica marcante da mão de obra dos Tigres Asiáticos e que sustentou de forma basilar o processo de desenvolvimento é a elevada qualificação advinda dos altos investimentos estatais em educação. Essa elevada qualificação também contribuiu para o desenvolvimento científico e tecnológico dos Tigres.

Voltar a questão

Alternativa D

A disputa entre capitalismo e socialismo que marcou o período da Guerra Fria, entre 1947 e 1991, favoreceu o processo de desenvolvimento dos Tigres Asiáticos por permitir que os investimentos financeiros provenientes de países capitalistas chegassem com facilidade e em grande volume. Assim, um possível avanço socialista nesses territórios foi descartado, e o capitalismo prevaleceu em boa parte dos países asiáticos.

Voltar a questão

Alternativa C

O crescimento econômico do Japão após a Segunda Guerra Mundial promoveu o desenvolvimento de seu setor industrial, que se estendeu para os territórios dos Tigres Asiáticos por meio da atuação das empresas multinacionais japonesas. Essas empresas transferiram muitas de suas atividades para os Tigres Asiáticos, contribuindo para seu desenvolvimento econômico.

Voltar a questão

Alternativa B

A mão de obra barata e desqualificada é uma marca dos países denominados Novos Tigres Asiáticos. A ausência de políticas públicas de investimento em educação não permite que essa mão de obra se qualifique. O resultado é uma exploração da mão de obra por parte da atividade industrial, mas que não gera melhorias significativas à população de forma geral, uma vez que os salários baixos não permitem avanços nos indicadores sociais.

Voltar a questão

Alternativa E

Hong Kong é uma cidade localizada no sul da China. Em função de seu passado de independência em relação ao governo chinês e proximidade com países capitalistas, se tornou um dos Tigres Asiáticos.

Voltar a questão

Alternativa E

Muitos países e territórios iniciaram seus processos de industrialização a partir da segunda metade do século XX. Os Tigres Asiáticos, os Novos Tigres Asiáticos e o Brasil exemplificam esse padrão.

Voltar a questão

Alternativa A

A evolução científica e tecnológica dos Tigres Asiáticos é justificada pelo processo de industrialização acompanhado por fortes e robustos investimentos estatais em educação. Os países que iniciaram sua industrialização produzindo mercadorias de baixo valor agregado conseguiram, em uma relativa escala de tempo, substituir o padrão periférico de produção industrial para um padrão apoiado em produção de tecnologias avançadas.

Voltar a questão

Alternativa D

O modelo adotado pelos Tigres Asiáticos é conhecido como plataformas de exportação, ou seja, o mercado externo é o objetivo final da produção industrial em detrimento do mercado interno, diferentemente do modelo adotado pelos países que se industrializaram na América Latina, que buscava substituir importações, tendo como objetivo o mercado interno.

Voltar a questão

Qual fator foi um dos mais importantes para capital estrangeiro investir nos Novos Tigres Asiáticos?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Quais fatores locacionais foram importantes para o sucesso dos Tigres Asiáticos?

No caso dos Tigres Asiáticos, os fatores locacionais mais importantes são: a) existência de mão de obra qualificada e extensa rede de comunicações. b) grande mercado consumidor interno e densa rede de transportes. c) disponibilidade própria de matérias-primas minerais e mão de obra barata.

O que atrai investimentos para os países dos Tigres Asiáticos?

Essa tendência crescente de recebimento de investimentos está relacionada com as vantagens que esses países oferecem, como menores custos de produção e uma mão de obra que, por um lado, não possui tanta qualificação quanto a dos Tigres Asiáticos clássicos, mas, por outro, ocasiona um gasto bem menor em termos de ...

São fatores econômicos que favoreceram o desenvolvimento dos Tigres Asiáticos?

São fatores econômicos que favoreceram o desenvolvimento alcançado por esses países, EXCETO: Investimento de capital estrangeiro, principalmente alemão e japonês. Exploração da força de trabalho, relativamente barata. Modelo econômico que enfatiza o “equilíbrio” social e a hierarquia.

Qual foi um dos principais critérios para a injeção de capital nos primeiros Tigres Asiáticos?

Assim, pode-se afirmar que um dos fatores que mais contribuíram para a ascensão dos Tigres Asiáticos foram os investimentos privados internacionais, que resultaram no desenvolvimento da exportação.