Qual estrutura geológica contém importantes recursos minerais energéticos?

Objetivos da Aula:

- Conhecer a distribuição das grandes estruturas geológicas do território brasileiro;
- Difrenciar os tipos de aproveitamento econômicos encontrados na estrutura geológica brasileira;
- Associar os escudos cristalinos a presença de importantes jázidas de minérios metálicos, como também à presença de combustíveis fósseis à bacias sedimentares.
  

Fala galera! Tudo bem! na nossa aula de hoje vamos falar sobre a estrutura geológica brasileira e seu aproveitamento econômico! Vamos conhecer os principais minérios não metálicos e os metalicos extraidos no território brasileiro, bem como sua disponibilidade e suas implicações na balança comercial brasileira. É muito comum nos vestibulares e no ENEM serem cobradas essa parte da geografia física (estrutura geológica e o seu aproveitamento econômico) com o uso do espaço pelo homem. Por isso é muito importante que você conheça as estrutura geológicas e os possíveis tipos de aproveitamento econômico que delas podem se derivar.

OK!! Então Vamos lá!!

NOÇÕES PRELIMINARES:

A extração de recursos da natureza é uma atividade muito antiga, baseada na necessidade de sobrevivência do homem e no desenvolvimento da sociedade. A presença de recursos minerais em uma determinada área está associada ao longo histórico geológico da terra.

Normalmente os minerais encontram-se agregados a rochas, contudo em alguns casos aparecem em concentrações maiores, possibilitando com isso sua melhor exploração no nível econômico. Quando ocorre essa concentração de minerais, o local fica conhecido como jazida.

É importante saber que existem dois tipos de recursos minerais que podem serem aproveitados economicamente na estrutura geológia de um país. É o caso do petróleo (pré-sal), gás natural, e do carvão mineral que só são encontrados em subsolo de bacias sedimentares. Estes são tipos de combustiveis fósseis, isto é, minérios não metálicos. Um outro tipo de aproveitamento econômico é o caso dos minérios metálicos, é o caso do minério do ferrro, do manganês, da bauxita, da caussiterita, etc... que são encontrado apenas em escudos cristalinos, específicamente em rochas METAMÓRFICAS. 

Vejamos agora estudar cada um destes tipos de aproveitamento econômicos ligados a estrutura geológica:    

Iniciaremos falando do aproveitamento econômico que existem nos escudos cristalinos.

a) ESCUDOS CRISTALINOS APROVEITAMENTO ECONÔMICO:

Os minérios metálicos estão ligados a existência de escudos cristalinos, especificamente nas rochas METAMÓRFICA. Os minerais metálicos mais abundantes no território brasileiro são o minério de ferro, manganês, ouro, estanho, sal, bauxita. Além desses existem outros que apresenta quantidades suficientes para atender as necessidades econômicas do país como é o caso da argila, do chumbo, do zinco e do amianto.

No caso brasileiro, dos 36% do território ocupados pelos escudos crestalinos, 4% são da Era Proterozóica: Esses terrenos proterozóicos  predominam rochas metamórficas. ssa são ricos  jazidas de ferro do Quadrilátero de Ferro (MG), da Serra dos Carajás (PA) e do Maciço de Urucum (MS); das jazidas de manganês da Serra do Navio (AP); da bauxita de oriximiná (PA); da cassiterita de Rondônia. Esses terrenos são de grande importância econômica para a econômia brasileira porque neles se localizam as principais jazidas de minerais metálicos do país.

a.1)MINÉRIOS METÁLICOS E O SEU APROVEITAMENTO ECONÔMICO.

Todo mineral com componente metálico que apresente concentração suficiente, serve para exploração econômica. 


Veja o mapa abaixo que ilustrar as principais concentrações de de minérios metálicos no Brasil.

Qual estrutura geológica contém importantes recursos minerais energéticos?

Principais minérios extraídos no Brasil:

- Ferro: O Brasil é o 2° produtor mundial, são cerca de 199 milhões de toneladas de ferro beneficiada anualmente.  O ferro é o minério mais explorado e também o mais exportado pelo Brasil. Suas jazidas estão concentradas principalmente no Quadrilátero Ferrífero (MG) na Serra dos Carajás (PA) e no Maciço do Urucum (MS). O ferro é muito importante, pois é a principal matéria-prima na fabricação do aço.

- Bauxita (alumínio): O Brasil é o 3° produtor mundial, são cerca de 12,6 milhões de toneladas de bauxita beneficiada anualmente. Na serra do Oriximiná (PA), encontra-se a principal jazida de bauxita do país. É responsável por 80% da bauxita no país. A bauxita que serve de matéria-prima para a produção de alumínio. O alumínio é um metal leve e que não sofre corrosão. É de grande utilidade para indústrias elétricas (eletrodoméstico), de material de transporte, de bebidas e de construção civil (material inoxidável).

- Manganês: O Brasil é o 5° produtor mundial, são cerca de 826 milhões de toneladas de manganês beneficiada anualmente.  As principais jazidas de manganês estão localizadas na Serra do Navio (AP) na Serra dos Carajás no Quadrilátero e no Maciço do Urucum. Quase a metade da produção brasileira é exportada, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão. O manganês é utilizado na fabricação do aço e de vários produtos químicos.

 - Ouro: O Brasil é o 10° produtor mundial, são cerca de 49 milhões de toneladas de ouro beneficiada anualmente. A maioria do ouro explorado com técnicas modernas no Brasil provém de jazidas no interior de Minas Gerais. Nas outras áreas de exploração, a maior parte do ouro é extraída através do garimpo. Além de ser utilizado como reserva monetária, o ouro é empregado na fabricação de joias, produtos químicos, componentes eletrônicos e de satélites artificiais.

OUTROS MINERAIS:

- Cobre

Existem várias áreas de extração, a principal é o estado da Bahia (cerca de 75%).

OBS: Mineral muito utilizado para a indústria elétrica (condutor elétrico).

- Sal marinho

Presente principalmente na região Nordeste, destaque para o estado do Rio Grande do Norte. Existem outras áreas também, como a região de Cabo frio RJ.

- Estanho

Mineral originário da Cassiterita.

O Brasil é o principal produtor mundial.

Principais áreas: Rondônia e Amazônia.  

Falando agora do aproveitamento econômico que existem nas bacias sedimentares:

b) BACIAS SEDIMENTARES APROVEITAMENTO ECONÔMICO:

Os minérios não metálicos estão ligados a existência da bacias sedimentares estruturas geológicas de grande importância econômica pelo fato de abrigarem jazidas de recursos minerais energéticos, como o petróleo e o carvão mineral.

Qual estrutura geológica contém importantes recursos minerais energéticos?


IMPORTANTE: No Brasil  os minérais mais carentes são os não metálicos, principalmente os combusíveis fósseis, como o gás natural e carvão mineral. Com a descoberta do pré-sal o petróleo, saíu dessa lista mais ainda é. No Brasil aindas não iniciou-se a extração desse minérios na área do pré- sal. 


O petróleo extraído no Brasil é proveniente de bacias sedimentares tanto continentais (por exemplo, a Bacia do Recôncavo Baiano) quanto marítimas (por exemplo, a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro). No tocante ao carvão mineral, as principais jazidas e a quase totalidade da produção encontram-se na Bacia Paranaica, a maioria em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Exercícios da aula.

1ª Questão:UVA 2004.2 O Brasil apresenta 64% do seu território formado por bacias sedimentares e36% por escudos cristalinos. Dos escudos, 32% pertencem à era Arqueozóicae 4% à era Proterozóica. Apesar de reduzidos em área, estes últimos sãoimportantíssimos porque:

A. possuem petróleo e carvão

B. o enunciado é incoerente porque minérios só aparecem na era Cenozóica

C. possuem minérios, tais como ferro e manganês

D. possuem calcário, importante para a fabricação de cimento

CLF – COMENTA:

O relevo Pré-Cambriano é dividido em Arqueozóico, que é representado pelasrochas cristalinas e Proterozóico, onde são encontrados jazidas de mineraismetálicos. 

Resposta correta: "C "


2ª Questão: Analise os enunciados abaixo:

I- “As reservas brasileiras estão entre as maiores do mundo, com cerca de aproximadamente 4 bilhões de toneladas. Este minério tem larga utilização em vários ramos da economia, como a indústria de bebida, aeroespacial e de utensílios”.

II- “Trata-se de um minério vital para o desenvolvimento da indústria siderúrgica, a partir da união desse minério com ferro é obtido o aço. As reservas brasileiras giram em torno de 160 milhões de toneladas”

Os textos referem-se, respectivamente, aos minérios de:

a) Alumínio e Chumbo.

b) Cobre e Alumínio.

c) manganês e Cobre.

d) Sal marinho e Estanho.

e) Alumínio e Manganês.

3ª Questão: O Brasil é um dos países que mais extrai bauxita, o mineral base para a produção de alumínio, produto de grande aceitação no mercado industrial.

Determine qual a principal área de extração no Brasil:

a) Serra de Carajás.

b) Quadrilátero Ferrífero.

c) Projeto Oriximiná.

d) Serra do Navio.

e) Serra da Mantiqueira.

4ª Questão:UVA 2004.1  Rochas que resultam da destruição de rochas mais antigas e de transformaçõessofridas por outros materiais, de origem química ou orgânica. Ex. Carvãomineral.

A. rochas magmáticas ou eruptiva

B. rochas sedimentares

C. rochas metamórficas

D. rochas intrusivas.

CLF – COMENTA:

O carvão mineral, assim como outras rochas, como o petróleo e o xisto betuminoso, e originaram de matéria orgânica, depositadas nas eras paleozóicas e mesozóicas.

Resposta Correta: “B”

 
5ª Questão:  (Fgv 2007) Considere o mapa apresentado.

Qual estrutura geológica contém importantes recursos minerais energéticos?

A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta.

a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas sedimentares, situadas em região de clima tropical de estações contrastadas e, em menor grau, na Amazônia.

b) As áreas de escudos são responsáveis por grandes reservas de minerais, sendo as localizadas no Brasil-Central e no Atlântico as mais abundantes.

c) Na Bacia do Paraná, encontram-se as maiores reservas de manganês no Brasil, associadas também a reservas de ouro e prata.

d) No Maciço de Urucum, no Mato Grosso, as reservas de ferro e manganês situam-se em áreas sedimentares.

e) O clima semi-árido encontrado no Nordeste é o responsável pela ausência de grandes reservas de minerais metálicos.

6ª Questão:Bacias sedimentares são depressões dos antigos escudos que receberam sedimentos dos próprios escudos. Os recursos minerais típicos destas formações são:

a) ferro e níquel.
b) carvão mineral e petróleo.
c) ouro e manganês.
d) bauxita e cassiterita.
e) cobre e petróleo.

Fim!!!

ESTRUTURA GEOLÓGICA E RECURSOS MINERAIS

Qual estrutura geológica contém importantes recursos minerais energéticos?
Reviewed by Gilvan Fontanailles on fevereiro 14, 2013 Rating: 5

Que estrutura geológica é rica em composição de minerais?

Os escudos cristalinos são as formações rochosas mais antigas do planeta. Sua formação ocorreu no período pré-cambriano entre as eras arqueozoica e proterozoica. Em virtude de sua formação primitiva, nessa estrutura geológica, é encontrada quantidade significativa de recursos minerais.

Quais são os recursos minerais energéticos?

Os recursos minerais energéticos são aqueles utilizados para a produção de energia elétrica, calorífica ou mecânica, entre eles, o carvão, o gás, o petróleo, o urânio, o xisto etc.

Quais são os principais tipos de estruturas geológicas?

O relevo terrestre é composto por três diferentes estruturas geológicas: bacias sedimentares, dobramentos modernos e crátons.

Qual estrutura geológica está relacionada com a concentração de minérios no Brasil e com os combustíveis fósseis?

Resposta verificada por especialistas. Certamente, os escudos cristalinos.