Qual é o papel das Organizações da Nações Unidas nessas conferências?

ORGANIZA��O DAS NA��ES UNIDAS

Qual é o papel das Organizações da Nações Unidas nessas conferências?


DIA DA ONU

Qual é o papel das Organizações da Nações Unidas nessas conferências?

O dia 24 de outubro � o dia das Na��es Unidas porque foi exatamente nessa data, h� 56 anos, que a Organiza��o passou a existir oficialmente.

Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em S�o Francisco (EUA), a Confer�ncia das Na��es Unidas sobre Organiza��o Internacional, com a presen�a de 50 pa�ses, inclusive o Brasil. Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Na��es Unidas, assinado pelos 50 pa�ses participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, al�m de promover o desenvolvimento dos pa�ses no mundo todo. Assim nasceu a Organiza��o das Na��es Unidas - ONU. Na verdade, ela veio substituir a Liga das Na��es, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com finalidade parecida.

Atualmente, a ONU conta com 189 das 192 na��es existentes no planeta. A paz e a seguran�a s�o os objetivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as for�as de manuten��o de paz das Na��es Unidas ganharam o Pr�mio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.


Qual é o papel das Organizações da Nações Unidas nessas conferências?

Organiza��o das Na��es Unidas - ONU

Conciliando os interesses particulares de cada estado, as Na��es Unidas tentaram criar uma ordem mundial baseada no acordo e na coopera��o. Embora seus objetivos pacificadores e humanit�rios nem sempre tenham sido atingidos, as conquistas da organiza��o em diversos campos das rela��es internacionais t�m contribu�do para amenizar a desigual distribui��o do poder e da riqueza entre os pa�ses.

A Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) � a organiza��o internacional fundada em 1945 com o objetivo de manter a paz e a seguran�a internacionais; estabelecer rela��es cordiais entre as na��es do mundo, obedecendo aos princ�pios da igualdade de direitos e da autodetermina��o dos povos; e incentivar a coopera��o internacional na resolu��o de problemas econ�micos, sociais, culturais e humanit�rios. Apesar do sentido democr�tico e universalista que orienta seus objetivos e princ�pios, o poder de veto atribu�do aos cinco membros permanentes do Conselho de Seguran�a impediu muitas vezes uma a��o eficaz nos conflitos b�licos ocorridos depois da segunda guerra mundial.

A evolu��o hist�rica das Na��es Unidas foi determinada durante quase meio s�culo pela "guerra fria" e pela rivalidade entre os dois grandes blocos econ�micos-pol�ticos ent�o existentes: o capitalista e o socialista. Essa situa��o perdurou durante aproximadamente meio s�culo, ou seja, at� a dissolu��o da Uni�o Sovi�tica, no in�cio da d�cada de 1990. 

Forma��o da ONU

A antecessora imediata das Na��es Unidas foi a Liga das Na��es, constitu�da em 28 de abril de 1919 na Confer�ncia de Versalhes. Seu objetivo era solucionar as disputas internacionais mediante o arb�trio de um organismo coletivo e n�o pelo equil�brio militar entre as pot�ncias, como ocorrera na Europa desde a paz de Vestf�lia, em 1648, at� a primeira guerra mundial. Essa organiza��o teve pouca efic�cia no cumprimento de sua miss�o devido � aus�ncia dos Estados Unidos, da Uni�o Sovi�tica (at� 1934) e de outras pot�ncias, e ao apogeu da exalta��o nacionalista em estados como It�lia,  Alemanha e Jap�o, cujos atos de expansionismo provocaram a deflagra��o da segunda guerra mundial. A Liga das Na��es dissolveu-se formalmente em 18 de abril de 1946, quando cedeu seus organismos � ONU.

Durante a segunda guerra mundial, usou-se o nome de Na��es Unidas para designar os pa�ses aliados contra a Alemanha, It�lia e Jap�o. Mais tarde, adotou-se como nome da organiza��o mundial que surgiu do acordo entre os vencedores. O primeiro documento internacional para a coopera��o pac�fica foi a Carta do Atl�ntico, de agosto de 1941, pela qual os Estados Unidos e o Reino Unido se comprometiam, entre outras coisas, a renunciar a conquistas territoriais e a favorecer o com�rcio e a navega��o mundiais. 
A Declara��o das Na��es Unidas, assinada por 26 estados em 1� de janeiro de 1942, expressava a vontade das pot�ncias aliadas de n�o firmar nenhum armist�cio em separado. O primeiro passo para o estabelecimento de uma organiza��o permanente foi a Confer�ncia de Dumbarton Oaks, reuni�o de especialistas em diplomacia dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Uni�o Sovi�tica e da China, em que se trataram, de 21 de agosto a 7 de outubro de 1944, tanto dos objetivos fundamentais como dos procedimentos e do sistema de vota��es e vetos.

Na Confer�ncia das Na��es Unidas sobre a Organiza��o Internacional, reunida em S�o Francisco, nos Estados Unidos, em 25 de abril de 1945, redigiu-se a Carta das Na��es Unidas, que foi assinada em 26 de junho e entrou em vigor em 24 de outubro do mesmo ano, firmada por 51 estados: os 26 que haviam assinado a Declara��o das Na��es Unidas, outros vinte que haviam declarado guerra �s pot�ncias do Eixo (Alemanha, It�lia e Jap�o) antes de mar�o de 1945 e mais cinco que foram admitidos durante a confer�ncia. 

A confer�ncia de San Francisco foi a primeira assembl�ia internacional da hist�ria moderna que n�o transcorreu sob o dom�nio de na��es europ�ias. N�o s� se realizou em lugar geograficamente distante da Europa, como contou somente com a participa��o de nove estados continentais europeus, al�m da Uni�o Sovi�tica. Todas as regi�es do mundo estiveram representadas: 22 na��es americanas, sete estados do Oriente M�dio, seis na��es da Comunidade Brit�nica de Na��es, tr�s rep�blicas sovi�ticas, duas na��es do Extremo Oriente e duas na��es africanas, al�m dos nove estados europeus j� assinalados. Ao longo da segunda metade do s�culo XX, a organiza��o ampliou-se com numerosos estados da �sia, �frica e Oceania, que nessa �poca se tornaram independentes. 

A organiza��o n�o se prop�s constituir um "superestado" ou um governo mundial, mas sim p�r em a��o um sistema de seguran�a coletiva, fundamentado na coopera��o volunt�ria de seus membros. Cada um dos estados-membros continuou sendo plenamente soberano, sem que a organiza��o,como tal, tivesse compet�ncia nos assuntos pertencentes � jurisdi��o interna dos estados. 

Aos 51 estados fundadores da ONU, entre os quais o Brasil, outros aderiram ao longo dos anos, principalmente a partir da nova ordem mundial decorrente da descoloniza��o. Em meados da d�cada de 1990, o organismo contava com 185 estados-membros. 

Objetivos e princ�pios da ONU

O artigo 1� da Carta define os objetivos primordiais das Na��es Unidas: a manuten��o da paz internacional; a defesa dos direitos humanos; o estabelecimento de rela��es amistosas entre as na��es, com base no princ�pio de autodetermina��o dos povos; a coopera��o dos pa�ses na solu��o de problemas internacionais de ordem econ�mica, social, cultural e humanit�ria; e constituir-se em centro de converg�ncia das a��es dos estados na luta pelos objetivos comuns. Os princ�pios b�sicos que devem reger a a��o das Na��es Unidas s�o expressos nos artigos seguintes. Em primeiro lugar, as disputas devem ser solucionadas por meios pac�ficos, tais como san��es econ�micas ou pol�ticas, ou mediante o uso de uma for�a coletiva. Em troca, cada membro se compromete a n�o fazer uso da for�a nem a utilizar a amea�a da for�a contra os objetivos das Na��es Unidas. 

Cada um dos membros � obrigado a prestar ajuda � organiza��o em qualquer iniciativa prevista pela Carta. Os estados n�o pertencentes � organiza��o s�o chamados a agir de acordo com os mesmos princ�pios, quando isso for necess�rio para a manuten��o da paz e da seguran�a. Exceto no cumprimento de seus objetivos, a organiza��o n�o pode intervir em mat�rias que caibam � jurisdi��o interna de cada estado. 

�rg�os principais

As Na��es Unidas t�m seis �rg�os principais: a Assembl�ia Geral, o Conselho de Seguran�a, o Conselho Econ�mico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justi�a e o Secretariado. 

Assembl�ia Geral

A �nica corpora��o em que todos os membros das Na��es Unidas est�o representados � a Assembl�ia Geral. Cada membro pode enviar cinco representantes, mas s� tem direito a um voto. Para poder ser membro da organiza��o, um estado tem de cumprir certos requisitos, como procurar a paz, aceitar a Carta de San Francisco, acatar as obriga��es que ela estabelece, e, por fim, ser aceito pelos outros membros. A admiss�o de um novo estado tem de ser aprovada pela Assembl�ia por recomenda��o do Conselho de Seguran�a. O sistema de vota��o na Assembl�ia outorga um voto a cada um dos membros, sendo necess�ria a maioria de dois ter�os dos presentes e votantes para a ado��o de decis�es sobre quest�es importantes, e maioria simples para os demais assuntos. 

Por sua fun��o deliberadora, supervisora, financeira e eletiva,a Assembl�ia Geral desempenha papel central no funcionamento das Na��es Unidas. Durante seus primeiros anos de exist�ncia, ela cresceu progressivamente em import�ncia como �rg�o de delibera��o e influ�ncia pol�tica, devido � incapacidade do Conselho de Seguran�a para chegar a decis�es em quest�es importantes.

Conselho de Seguran�a

Por mandato da Carta, o Conselho de Seguran�a � respons�vel em primeira inst�ncia pela manuten��o da paz e da seguran�a internacionais. Formado inicialmente por 11 membros, em 1965 passou a ter 15. Cinco destes s�o membros permanentes (Estados Unidos, R�ssia, Reino Unido, Fran�a e China) que disp�em do direito de veto (voto negativo, que paralisa a a��o do Conselho). Desde 1971, a Rep�blica Popular da China substituiu a China nacionalista (Formosa, ou Taiwan) como membro permanente. Com a extin��o da Uni�o Sovi�tica, em 1991, a R�ssia substituiu-a como membro permanente.

O restante do Conselho est� constitu�do de cinco pa�ses da �frica e �sia, dois da Am�rica Latina e tr�s da Europa e outras partes do mundo. Esses membros s�o eleitos a cada dois anos pela Assembl�ia Geral. Para o cumprimento de suas fun��es, o Conselho disp�e de duas possibilidades de a��o. Uma � o trabalho de media��o para chegar a solu��es pac�ficas em disputas que ameacem a paz, e a outra � a ado��o de medidas de san��o em caso de fracasso das tentativas de acerto pac�fico. 

Conselho Econ�mico e Social

Os 54 membros do Conselho Econ�mico e Social (inicialmente eram 18) s�o eleitos pela Assembl�ia Geral. Esse �rg�o encarrega-se de dirigir e coordenar o complexo sistema de atividades econ�micas, sociais, humanit�rias e culturais das Na��es Unidas, e mant�m rela��es consultivas com cerca de 300 organiza��es especializadas n�o-governamentais. 

Conselho de Tutela

�rg�o encarregado de controlar a administra��o de territ�rios n�o-aut�nomos por parte de estados, o Conselho de Tutela est� integrado por tr�s classes de membros: os permanentes, do Conselho de Seguran�a, os estados-membros que administram territ�rios e os estados-membros que n�o administram territ�rios. Todas as zonas sob tutela foram declaradas independentes, exceto algumas ilhas do Pac�fico sob administra��o dos Estados Unidos. 

Corte Internacional de Justi�a

Com sede em Haia, a Corte Internacional de Justi�a � o principal �rg�o judicial das Na��es Unidas. Sua compet�ncia � limitada, uma vez que s� pode resolver conflitos jur�dicos a pedido dos estados-membros ou do Conselho de Seguran�a, ou dar pareceres a pedido de organismos internacionais. N�o pode intervir em assuntos internos dos pa�ses. Sua jurisdi��o compreende todos os casos que lhe sejam submetidos pelas partes interessadas, e todas as mat�rias previamente designadas na Carta, nos tratados e nas conven��es em vigor. Comp�e-se de 15 ju�zes eleitos pela 
Assembl�ia Geral e pelo Conselho de Seguran�a, em vota��es independentes. 

Secretariado

O Secretariado � composto de um corpo de funcion�rios das Na��es Unidas, encabe�ado por um secret�rio-geral, eleito pela Assembl�ia Geral por proposta do Conselho de Seguran�a. O secret�rio-geral dirige a administra��o das Na��es Unidas e, entre suas importantes fun��es pol�ticas, est� a de submeter ao veredito da organiza��o qualquer assunto que ameace a paz e a seguran�a internacionais. O �xito no desempenho de suas fun��es depende de seus dotes pessoais de iniciativa e capacidade pol�tica. 

O noruegu�s Trygve Halvdan Lie ocupou o cargo de secret�rio-geral de 1� de fevereiro de 1946 a 10 de novembro de 1952; o sueco Dag Hammarskj�ld, de abril de 1953 a setembro de 1961; o birman�s U Thant, de 30 de novembro de 1962 at� o final de 1971; o austr�aco Kurt Waldheim, de janeiro de 1972 a dezembro de 1981; o peruano Javier P�rez de Cu�llar, de 1982 a 1991; o eg�pcio Boutros Boutros-Ghali foi eleito em 1992. 

Organismos especializados da ONU

Alguns dos organismos especializados das Na��es Unidas, como a Uni�o Postal Universal (1874) e a Uni�o Internacional de Telecomunica��es, s�o mais antigos que a pr�pria organiza��o. Ao criar-se esta, apresentou-se a necessidade de vincular todos os organismos existentes ao novo sistema internacional. O artigo 57 da Carta disp�e: "Os diferentes organismos especializados estabelecidos por acordos intergovernamentais que tenham amplas atribui��es internacionais definidas em seus estatutos e relativos a mat�rias de car�ter econ�mico, social, cultural, educativo, sanit�rio e outras conexas, ser�o vinculados � organiza��o." 

Os organismos especializados s�o aut�nomos, salvo nos aspectos espec�ficos de controle e coordena��o. Alguns, como a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), ficaram internacionalmente conhecidos por suas siglas em ingl�s, mesmo em pa�ses de outras l�nguas. Os mais importantes para os aspectos econ�micos s�o o Fundo Monet�rio Internacional (FMI), o Banco Mundial, o Acordo Geral de Tarifas e Com�rcio (GATT), a Confer�ncia sobre Com�rcio e Desenvolvimento (UNCTAD) e a Organiza��o para a Agricultura e Alimenta��o (FAO). Tr�s outros se voltam para os aspectos sociais: a Organiza��o Internacional do Trabalho (OIT), UNESCO e a Organiza��o Mundial de Sa�de (OMS). 

Fundo Monet�rio Internacional

Criado em 1944, o FMI tem como miss�o fundamental reduzir o desequil�brio das balan�as de pagamentos dos pa�ses-membros mediante a concess�o de cr�ditos procedentes de seus pr�prios recursos e a estabiliza��o do c�mbio. A ades�o ao FMI implica a aceita��o de uma carta monet�ria internacional que imp�e aos estados- membros obriga��es relativas � estabilidade e � conversibilidade monet�ria. 

Banco Mundial

O Banco Mundial foi criado em 1944, na confer�ncia de Bretton Woods, da mesma forma que o FMI. Tem entre seus objetivos conceder cr�ditos a pa�ses subdesenvolvidos para o financiamento de projetos e facilitar-lhes ajuda t�cnica. Integram o Banco Mundial ou Banco Internacional de Reconstru��o e Desenvolvimento (BIRD); a Corpora��o Financeira Internacional (CFI), criada em 1956 para complementar a a��o do BIRD, especialmente na cria��o e expans�o de empresas privadas; e a Associa��o Internacional de Desenvolvimento (AID), constitu�da em 1960 para a concess�o de empr�stimos em melhores condi��es que as oferecidas pelo BIRD. 

Acordo Geral de Tarifas e Com�rcio (GATT)

Conhecido universalmente pelas iniciais de sua denomina��o inglesa (General Agreement on Tariffs and Trade), o GATT foi criado em Genebra, em outubro de 1947. Seus objetivos fundamentais s�o o fomento dos acordos de redu��o tarif�ria, a supress�o de barreiras aos interc�mbios comerciais e a elimina��o de discrimina��es nesse campo. O GATT consolidou-se como organiza��o que rege o com�rcio mundial. 

Confer�ncia sobre Com�rcio e Desenvolvimento

A United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) foi criada em 1964, para levar as reivindica��es dos pa�ses subdesenvolvidos aos pa�ses industrializados. 

Organiza��o de Alimenta��o e Agricultura

Conhecida tamb�m por sua sigla em ingl�s, a Food and Agriculture Organization (FAO) foi fundada em Qu�bec, Canad�, em 1945, e tem sede em Roma. Seu objetivo principal � o incremento da produtividade mundial dos setores agr�cola, florestal e pesqueiro. 

Organiza��o Internacional do Trabalho (OIT)

Estabelecida em 1919, a OIT passou a fazer parte das Na��es Unidas em 1946. Encontram-se entre seus objetivos a promo��o do pleno emprego, a melhoria dos n�veis de vida, o estabelecimento de pol�ticas que incentivem uma divis�o equitativa da renda, o reconhecimento do direito � negocia��o coletiva e, em geral, o trabalho em favor da justi�a social. 

Organiza��o para a Educa��o, Ci�ncia e Cultura (UNESCO)

Fundada em 1946, a UNESCO tem por finalidade aprofundar a rela��o entre todos os povos do mundo por meio da educa��o, da ci�ncia e da cultura. Tem sede em Paris e promove freq�entes campanhas de esclarecimento da opini�o p�blica. Assumiu a defesa de muitos dos grandes temas do s�culo XX, como a universaliza��o das oportunidades educacionais, a democratiza��o das artes, os direitos da mulher e de todas as minorias discriminadas. 

Organiza��o Mundial de Sa�de (OMS)

A OMS foi criada em 1946 e tem sede em Genebra. Colabora com os organismos encarregados das quest�es sanit�rias de todos os pa�ses, particularmente os subdesenvolvidos. Empenha-se em obras de socorro e assist�ncia direta a comunidades atingidas por todo tipo de cat�strofe natural, guerra civil, epidemias etc. 
A estrutura geral de todos os organismos especializados � semelhante. Cada um deles tem uma confer�ncia geral em que todos os membros est�o representados. Essa confer�ncia elege um conselho executivo, que se encarrega de propor iniciativas e de cumprir as decis�es da confer�ncia geral. Cada organismo tem uma secretaria permanente, com um diretor. Muitos organismos t�m subcomiss�es regionais que operam em diferentes partes do mundo. 

Direito internacional

Em novembro de 1947, a Assembl�ia Geral estabeleceu a Comiss�o de Direito Internacional com vistas a codificar progressivamente as leis que regem as rela��es internacionais, inclusive quest�es pertinentes ao direito dos tratados e ao direito mar�timo. Ocupa-se tamb�m de estudos sobre os procedimentos judiciais, sobre a jurisdi��o internacional no que concerne ao direito penal e sobre o conceito, a defini��o e as especifica��es da agress�o entre os estados. 

Idade Contempor�nea - Hist�ria Geral - Brasil Escola 

De: Theodoro da Silva Junior <> 
Data: 28/07/2006 (10:15:49) 
Assunto: ONU - Organiza��o das Na��es Unidas


Qual é o papel das Organizações da Nações Unidas nessas conferências?

A.- Programas e �rg�os

1.-ACNUR, Alto Comissariado das Na��es Unidas para os Refugiados. 
2.-CCI, Centro de Com�rcio Internacional, UNCTAD/OMC. 
3.-PMA, Programa Mundial de Alimenta��o. 
4.-PNUAH, Programa das Na��es Unidas para os Assentamentos Humanos. 
5.-PNUD, Programa das Na��es Unidas para o Desenvolvimento. 
6.-PNUFID, Programa das Na��es Unidas para a Fiscaliza��o Internacional de Drogas. 
7.-PNUMA, Programa das Na��es Unidas para o Meio Ambiente. 
8.-UNCTAD, Confer�ncia das Na��es Unidas sobre Com�rcio e Desenvolvimento. 
9.-UNICEF, Fundo das Na��es Unidas para a Inf�ncia. 
10.-UNIFEM, Fundo de Desenvolvimento das Na��es Unidas para a mulher. 
11.-VNU, Volunt�rios das Na��es Unidas.

B.- Outros �rg�os das Na��es Unidas

1.-ACNUDH, Alto Comissariado das Na��es Unidas para os Direitos Humanos. 
2.-ONUSIDA, Programa Conjunto das Na��es Unidas sobre o HIV. 
3.-GNOPS, Gabinete das Na��es Unidas de Servi�os para Projectos. 
4.-UNSSC, United Nations System Staff College 
5.-UNU, Universidade das Na��es Unidas.

C.- Institutos de Estudo e Pesquisa

1.-INSTRAW, International Research and Training Institute for the Advancement of Women. 
2.-UNICRI, United Nations Interregional Crime and Justice Research Institute . 
3.-UNIDIR, United Nations Institute for Training and Research 
4.-UNITAR, United Nations Research Institute for Social Development . 
5.-UNRISD United Nations Institute for Disarmament Research (Reports only to the General Assembly).

D.- Comiss�es Org�nicas

1.-Comiss�o de Ci�ncia e Tecnologia para o Desenvolvimento 
2.-Comiss�o para os Direitos Humanos 
3.-Comiss�o do Desenvolvimento Rural 
4.-Comiss�o de Estat�stica 
5..Comiss�o de Estupefacientes 
6.-Comiss�o do Estatuto das Mulheres 
7.-Comiss�o para a Popula��o e Desenvolvimento 
8.-Comiss�o de Preven��o e Justi�a Criminal 
9.-Comiss�o para o Desenvolvimento Sustent�vel

E.- Comiss�es Regionais

1.-CEE, Comiss�o Econ�mica para Europa. 
2.-CEA, Comiss�o Econ�mica para Africa. 
3.-CEPAL, Comiss�o Econ�mica para Am�rica Latina e Cara�bas. 
4.-CESAO, Comiss�o Econ�mica para �sia Ocidental. 
5.-CESAP, Comiss�o Econ�mica e Social para �sia e Pac�fico. 
6.-F�rum das Na��es Unidas para as Florestas.

F.- �rg�os Conexos

1.-CTBTO, Comiss�o Preparat�ria da Organiza��o do Tratado sobre a Proibi��o Total de Ensaios Nucleares. 
2.-AIEA, Ag�ncia Internacional de Energia At�mica 
3.-OMC, Organiza��o Mundial do Com�rcio. 
4.-OMT, Organiza��o Mundial de Turismo. 
5.-OPAQ, Organiza��o para a Proibi��o das Armas Qu�micas.

G.- Organismos Especializados

1.-FAO, Organiza��o das Na��es Unidas para a Agricultura e a Alimenta��o. 
2.-FMI, Fundo Monet�rio Internacional. 
3.-FIDA, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agr�cola. 
4.-Grupo do Banco Mundial 
4.a.-AID, Associa��o Internacional de Desenvolvimento. 
4.b.-BIRD, Banco Internacional para a Reconstru��o e o Desenvolvimento. 
4.c.-IFC, Corpora��o Financeira Internacional. 
4.d.-CIADI, Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos. 
4.e.-AMGI, Ag�ncia Multilateral de Garantia de Investimentos. 
5.-OACI, Organiza��o da Avia��o Civil Internacional. 
6.-OIT, Organiza��o Internacional do Trabalho. 
7.-OMI, Organiza��o Mar�tima Internacional. 
8.-OMM, Organiza��o Meteorol�gica Mundial. 
9.-OMPI, Organiza��o Mundial da Propriedade Intelectual. 
10.-OMS, Organiza��o Mundial da Sa�de. 
11.-ONUDI, Organiza��o das Na��es Unidas para o Desenvolvimento Industrial. 
12.-UIT, Uni�o Internacional de Telecomunica��es. 
13.-UNESCO, Organiza��o das Na��es Unidas para a Educa��o, a Ci�ncia e a Cultura. 
14.-UPU, Uni�o Postal Universal.

NOTA: As siglas variam segundo os idiomas oficiais das Na��es Unidas.

De: "Theodoro da Silva Junior" <> 
Data: Thu, 05 Feb 2009 23:15:00 -0300 
Assunto: O N U -Secretariado - Programas e Org�os


VOLTAR

Qual é o papel das Organizações da Nações Unidas nessas conferências sobre o clima?

Neste tratado, as nações concordaram em “estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera” para prevenir uma interferência perigosa da atividade humana no sistema climático. Atualmente, o acordo tem 197 signatários.

Qual é o papel da ONU Organização das Nações Unidas Brainly?

Resposta. A ONU tem como objetivo a cooperação em relação ao direito interacional , á segurança internacional, e ao progresso social,aos direitos humanos e4a paz mundial.

Qual é o papel da ONU no Brasil?

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.