Qual e o conceito de conservação

Você provavelmente já se perguntou qual a diferença entre esses dois termos ou então achou que eles significavam a mesma coisa. Essas duas palavras, apesar de parecerem sinônimas, trazem consigo significados diferentes e muito importantes para a conscientização ambiental. Se você não sabe, vem com a gente! 

Você gosta de aprender assuntos nós? Então venha conhecer o curso Pequenos Selvagens. Nele você aprende temas como enriquecimento ambiental e condicionamento animais voltado para animais domésticos. Tudo de forma simples, online e ministrado pelo profissionais do BioParque do Rio especializado em bem-estar e qualidade de vida animal.

Adquira o seu: https://bit.ly/3Ez2hKb

 

Preservação

Preservar é manter as características próprias de um ambiente, sem fazer qualquer tipo de alteração. Basicamente, é deixar a natureza seguir seu curso sem nenhuma interferência humana, afinal, ela sobrevive muito bem sem a gente. Os ciclos da natureza são perfeitamente interligados e permitem um equilíbrio ecológico ideal para que tudo funcione corretamente. A preservação é fundamental em locais de biodiversidade sensível.

 

Conservação

A conservação permite o desenvolvimento socioeconômico aliado ao cuidado com a natureza. É através dela que desenvolvemos, por exemplo, a agricultura sustentável.

Ou seja, através de metodologias e cuidados específicos é possível a utilização sustentável dos recursos naturais de uma região. Um bom exemplo desse conceito são as Unidades de Conservação (UCs) e reservas extrativistas, onde comunidades locais podem explorar os recursos naturais de forma responsável. Se você não sabe o que são as Unidades de Conservação (UCs), clique aqui!

 

Qual e o conceito de conservação
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Unidade de Conservação (UC)

 

E aí, entendeu a diferença?

Basicamente, a principal diferença entre preservar e conservar é que, enquanto o primeiro significa manter a natureza intocável, o segundo significa utilizar os recursos naturais de uma região de forma responsável. 

Os dois conceitos são extremamente importantes para estabelecermos uma relação saudável com a natureza, lembrando que um não é mais ou menos importante que o outro.

 

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

 

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

Instagram | Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *

Nome *

E-mail *

Site

Δ

Talvez você também curta:

Qual e o conceito de conservação

Passeios imperdíveis no Rio de Janeiro!

27/12/2020

Aproveitando o verão e as festas de fim de ano separamos algumas dicas de passeios pelo Rio de Janeiro para você e sua família aproveitarem

Leia mais »

Qual e o conceito de conservação

Dicas de lugares para conhecer em Foz do Iguaçu

23/12/2020

Vamos levar você até Foz do Iguaçu, com dicas de lugares para conhecer na cidade. Foz do Iguaçu fica no Paraná, região Sul do Brasil.

Leia mais »

Qual e o conceito de conservação

Parques do Grupo Cataratas unidos pela conservação e bem-estar animal!

22/09/2020

O Dia da Defesa da Fauna, comemorado hoje, 22 de setembro, busca chamar a atenção da população para a perda da fauna. O Brasil é

Qual é o conceito de conservação?

Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações. Já preservação visa à integridade e à perenidade de algo. O termo se refere à proteção integral, a “intocabilidade”.

Qual é a importância da conservação?

A importância da conservação ambiental está em garantir a recuperação de ecossistemas e evitar o desequilíbrio ecológico capaz de trazer consequências desastrosas para o planeta e a vida, como a extinção de espécies da flora e da fauna, mudanças climáticas e a exaustão de recursos naturais.

Quais são os exemplos de conservação?

Veja a seguir alguns exemplos de Unidades de Conservação no Brasil:.
Parque Nacional do Iguaçu. ... .
Reserva Biológica Atol das Rocas. ... .
Monumento Natural Pedra das Flores. ... .
Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. ... .
Floresta Nacional de Carajás. ... .
Reservar Particular do Patrimônio Natural Fazenda Acurizal e Fazenda Penha..