Qual é melhor câmbio automático ou automatizado?

Conteúdo atualizado em 14 de julho de 2021 por

Os câmbios automatizado e automático funcionam de forma bem parecida, se diferenciando, na prática, pela economia de combustível e a percepção da passagem de marcha.

Quem deseja dirigir sem pisar no pedal da embreagem ou trocar de marcha, geralmente procura por um carro automático – e então, se depara com a existência de mais algumas opções: o câmbio automatizado e o Dualogic. E agora?

Não se preocupe! Nós preparamos um mini guia com as diferenças entre câmbios para ajudá-lo a escolher o ideal para você.

Câmbio automatizado e automático: o que eles têm em comum

O fato de você dirigir um carro sem a necessidade de usar o pedal da embreagem ou a alavanca de câmbio não muda o fato de que o sistema de engrenagens e marchas exista e esteja funcionando lá no interior no veículo. Você ganha mais conforto e menos tarefas, mas o automóvel precisa de todo esse conjunto para funcionar.

E o que os câmbios automático e automatizado têm em comum é justamente isso: você só precisa acelerar ou frear, porque as engrenagens e marchas estão sendo ajustadas pelo próprio sistema na medida em que a velocidade aumenta ou diminui.

Então, qual a diferença entre esses câmbios?

Qual é melhor câmbio automático ou automatizado?

É a forma como o próprio veículo troca as engrenagens e marchas na caixa de câmbio que fica acoplada ao motor.

No carro automático, um conversor de torque envia a força do motor para o câmbio através de um sistema hidráulico. De acordo com a pressão do pé no acelerador, esse sistema muda as engrenagens e troca as marchas. Ele também pode ter borboletas e possibilitar a execução de trocas manuais.

Já no carro de câmbio automatizado existem embreagens e marchas que funcionam por meio de um sistema eletro-hidráulico. Sensores eletrônicos percebem a alteração das velocidades, enviando a informação hidraulicamente à embreagem e às marchas, que se ajustam.

Outro fator interessante na modalidade automatizada é a opção de dupla embreagem, uma evolução do sistema.

Nele, há duas embreagens – uma aciona as marchas pares e outra as marchas ímpares. Conforme os sistemas percebem a ação dos pedais (se estão acelerando ou freando), eles já deixam a próxima marcha pré-engatada. Assim, a mudança é bastante suave.

Alguns carros com sistema automatizado também oferecem a opção de trabalhar hibridamente. Isso significa que você pode deixar apenas o acionamento da embreagem no automático, mas fazer a troca de marchas manualmente com a alavanca ou borboletas.

Diferença na prática

Qual é melhor câmbio automático ou automatizado?

Apesar do objetivo ser o mesmo – que você, condutor, não precise se preocupar em pisar na embreagem e nem trocar de marcha – a diferença de funcionamento dos sistemas acaba evidenciando algumas particularidades. Mas vale lembrar que, mesmo com essas pequenas distinções, o conforto e eficiência estão presentes nos dois tipos de câmbio.

No automático e automatizado de dupla embreagem, a troca de marchas é feita com bastante suavidade, então você praticamente não sente a mudança. No automatizado, às vezes, é possível sentir a troca – mas nada muito grave ou que altere o conforto.

E no câmbio automatizado também há o ganho de economia de combustível graças à transmissão, que leva em conta diversas informações além da velocidade para engatar a marcha.

O que é câmbio Dualogic?

Agora que você viu o que é um câmbio automático e um automatizado, fica mais fácil de explicar o que é o câmbio Dualogic: nada mais é do que o nome comercial utilizado pela Fiat para o câmbio automatizado de seus carros.

Ele acabou se tornando bastante popular porque foi um dos primeiros sistemas desse tipo a chegar ao Brasil. Por isso, é bastante comum encontrar quem se refira ao câmbio automatizado pelo nome de batismo da fabricante italiana.

Automático ou automatizado: qual escolher?

Conforto os dois podem proporcionar, então depende muito do que você espera com cada tipo de transmissão. Se procura por economia de combustível pode apostar no automatizado. Se não quer nem passar perto de sentir a troca de marchas, os automáticos ou automatizados de dupla embreagem são a pedida certa.

E para comprar um carro seminovo de verdade, seja com câmbio automático ou automatizado, escolha a Localiza Seminovos! Conheça todas as nossas opções de seminovos!

Qual é melhor câmbio automático ou automatizado?

Qual melhor automático ou automatizado?

Quanto à vida útil de cada tipo de câmbio, a do automático é maior que a do automatizado. Isso ocorre pelo tipo de sistema utilizado e pelo desgaste que provoca no próprio câmbio. Para arrancadas em aclives, por exemplo, o mais aconselhado é o câmbio automático. Isso porque ele segura nas marchas.

Qual a diferença entre câmbio automático é automatizado?

Automatizado: acionada por atuadores hidráulicos. Em alguns veículos, existem duas embreagens. Automático: no lugar da embreagem existe o conversor de torque. CVT: há o conversor de torque.

Quanto dura um câmbio automatizado?

1 – Quanto tempo dura um câmbio automático? O câmbio automático já é fabricado para durar por muito tempo. Desde que ocorra às manutenções bem como a troca de fluídos e de filtros. É recomendado fazer as trocas a cada 60 mil quilômetros para o câmbio ter uma durabilidade de até 300 mil quilômetros.

Qual o melhor câmbio automatizado ou CVT?

Qual escolher: automático ou CVT? Ao mesmo tempo em que o CVT proporciona mais suavidade e funcionamento adequado ao motor, ele é mais lento em resposta do que o câmbio automático. Contudo, seu consumo de combustível tende a ser menor, especialmente no trânsito urbano.