Qual é a importância dos dados estatísticos para os governos dos municípios das unidades da federação do país?

O que é

Efetua, periodicamente, um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, tendo como unidade de investigação o município e, como informante principal, a prefeitura, por meio dos diversos setores que a compõem.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC teve início em 1999, extensiva à totalidade dos municípios do País. Os temas e questões abordados em seu questionário básico são levantados regularmente e visam responder às necessidades de informação da sociedade e do Estado brasileiro, com vistas à consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados e que proporcionem um conjunto relevante de indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das municipalidades. Usualmente, a MUNIC traz um caderno suplementar que contempla temas específicos, de forma mais detalhada, em um esforço permanente de atualização da pesquisa. A partir de 2005, o bloco sobre características básicas dos gestores, presente no questionário básico, passou a ser investigado a cada quadriênio, sempre nos anos que marcam o início das administrações eleitas no ano anterior.

A pesquisa fornece informações variadas sobre a gestão pública municipal, incluindo a legislação vigente e os instrumentos de planejamento existentes nessa esfera da administração, especialmente aqueles discriminados no Estatuto da Cidade e que, junto com o Plano Diretor, têm por meta regular o uso e a ocupação do solo urbano; organização das prefeituras; composição do quadro de pessoal por vínculo empregatício das prefeituras, tanto na administração direta quanto na indireta; recursos financeiros utilizados para a gestão; políticas públicas setoriais no âmbito das áreas pesquisadas (habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente etc.), entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios. Dois distritos brasileiros, cabe destacar, são tratados na MUNIC como municípios: o Distrito Federal, onde tem sede o governo federal, sendo Brasília a capital federal; e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, arquipélago localizado no Estado de Pernambuco. Em ambos os casos, informantes da administração local respondem ao questionário básico.

Qual é a importância dos dados estatísticos para os governos dos municípios das unidades da federação do país?

Vs13032004gmailcom @Vs13032004gmailcom

December 2019 1 358 Report

Aponte a importância dos dados estatísticos para os governos estaduais dos municípios das unidades de federação e do país

Please enter comments

Please enter your name.

Please enter the correct email address.

Agree to terms and service

You must agree before submitting.

Lista de comentários


Qual é a importância dos dados estatísticos para os governos dos municípios das unidades da federação do país?

marcellioliveira Os dados estatísticos disponíveis aos governos municipal, estadual e federal permitem o melhor planejamento nos investimentos de infra-estrutura necessários ao bem estar da população.

3 votes Thanks 17

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o IBGE – é um órgão estatal criado na década de 1930 pelo Governo Vargas em substituição ao DNE (Departamento Nacional de Estatísticas) com o intuito de realizar estudos e levantar dados quantitativos e qualitativos sobre o território brasileiro e sua população. Segundo o próprio órgão, a sua missão institucional é “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania”.

O instituto foi primeiramente idealizado em 1933, logo no início do Governo Provisório, em um anteprojeto iniciado por Juarez Távora, então ministro da agricultura. Após sua institucionalização em 1934, foi criado em 1936 o então Instituto Brasileiro de Estatística (INE), mesmo ano da criação do Conselho Nacional de Estatística (CNE).

No ano seguinte, foi criado o Conselho Nacional de Geografia (CGE), que era uma intendência subordinada ao INE e autorizada a aderir a UGI (União Geográfica Internacional). A intenção inicial do CGE era elaborar cartogramas e informações geográficas necessárias à estatística nacional.

Finalmente, em 1938, a articulação desses órgãos criou o IBGE, transformando, assim, o INE em uma entidade mais ampla, tendo os conselhos de Geografia e de Estatísticas subordinados e atuantes de forma autônoma. A partir de então, esse órgão passou a elaborar vários documentos acerca do território brasileiro, cumprindo a intenção de Getúlio Vargas, que era a de obter mais conhecimentos e informações sobre o espaço geográfico do país, a fim de melhor planejar e coordenar ações públicas, bem como para garantir a soberania nacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos mais importantes trabalhos realizados pelo IBGE foi a divisão regional brasileira, finalizada no ano de 1942. Nessa primeira divisão, o país era dividido em Norte, Nordeste, Leste, Centro-Oeste e Sul.

Mas, com certeza, o mais importante dos estudos realizados pelo IBGE foi o Recenseamento ou Censo Demográfico brasileiro. Atualmente ele é realizado a cada dez anos e possui a qualidade de levantar dados estatísticos com base em visitas residenciais a toda a população brasileira. Apesar dessa pesquisa existir desde o século XIX, foi com o IBGE que ela ganhou uma melhor estruturação.

Com o passar dos anos, esse instituto conheceu várias reformulações e hoje está cada vez mais bem estruturado. Suas funções principais, além de produzir dados estatísticos, são: coordenar a leitura desses dados, produzir gráficos e mapas a partir das informações obtidas, associar informações quantitativas e matemáticas a dados e informações geográficas, elaborar e estruturar sistemas de informações ambientais, divulgar boletins e notícias referentes a informações obtidas, além de coordenar todos os sistemas estatísticos e cartográficos do país. Dessa forma, esse órgão, ao lado de outras instituições como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espacias), é a principal fonte para cientistas, estudantes e, principalmente, gestores públicos que planejam e coordenam ações para melhoria estrutural e social do território brasileiro.

______________________

* Créditos da imagem: IBGE


Por Rodolfo Alves Pena
Mestre em Geografia

Quais são as importâncias dos dados estatísticos para os governos dos municípios das unidades da Federação e do país?

As estatísticas ora divulgadas refletem as diferentes realidades do País e possibilitam identificar as carências existentes nos Municípios brasileiros, contribuindo, assim, para a democratização da gestão pública por meio da formulação e do aprimoramento de políticas diferenciadas para questões específicas de suas ...

Qual é a importância dos dados estatísticos para os governos?

Atualmente, as estatísticas oficiais são utilizadas nas mais diversas áreas de estudo para retratar situações de interesse e para subsidiar tomadas de decisão, contribuindo para que Governos e oposições argumentem sobre a necessidade de políticas sociais baseadas em informações confiáveis.

Qual a importância do país ter acesso aos dados socioeconômicos da população?

Ter acesso a informações estatísticas e geográficas é indispensável para o planejamento e avaliação de um país. Desta forma, o IBGE possui uma grande importância econômica e social para o Brasil.

Qual a importância da estatística para o serviço social?

A estatística tem importância direta com o desenvolvimento da sociedade, é a partir dela que podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de um país, podemos ainda avaliar características de cada região em busca de políticas públicas para resolução dos mais variados problemas.