Qual é a importância da atividade física na promoção da saúde?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23324

Palavras-chave:

Atividade Física. Exercício. Promoção da Saúde.

Resumo

  A prática de Atividade Física já é vista como parte essencial de prevenção e tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas. Muitos estudos relatam que a prática de Atividade Física previne e é coadjuvante no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas como diabetes, doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, depressão, câncer, osteoporose, hipertensão arterial e obesidade, entre outras. Tais doenças são adquiridas por hábitos que comprometem a saúde e são relacionados ao estilo de vida. A falta de atividade física é um comportamento que leva ao desenvolvimento de diversas doenças. Este ensaio crítico discute a importância de compreender a prática regular de atividade física como ação de promoção da saúde. Segundo evidências relatadas sobre a atividade física e seus benefícios, o Ministério da Saúde atualmente considera as práticas corporais e atividade física como uma ação de extrema importância para a promoção da saúde. Tanto isso é verdade que foi publicada em 2006 a Política Nacional de Promoção da Saúde e uma das oito ações específicas desse documento são as práticas corporais e atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Belmudes Bottcher, Centro Universitário Leão Sampaio

Faz doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC. É mestre em Ciencias da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde. Especialista em Gestão em Serviços da Saúde pela Unitoledo. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS- Sírio Libanês. É graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociencias - Rio Claro (2003). Atualmente é coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Leão Sampaio. Já lecionou em diversos cursos de graduação e pós graduação. Coordenou o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Três Lagoas entre 2007 e 2011. Foi uma das coordenadoras Programa de Atividade Física para Diabéticos, Hipertensos e Obesos vinculados às Unidades Básicas de Saúde, projeto realizado pela parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Claro e Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista. Foi membro do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde da Universidade Estadual Paulista. Já ministrou cursos de extensão em diversas áreas relacionadas a Educação Física. Desde 2007 é orientadora de diversos trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física , Esporte e Saúde.

Qual é a importância da atividade física na promoção da saúde?

Como Citar

1.

Bottcher LB. ATIVIDADE FÍSICA COMO AÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2019 [citado 19º de dezembro de 2022];:98-111. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/23324

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Licença

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.

Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

Ouvir o texto Parar o Audio

A importância da atividade física é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a atividade física é um importante meio de prevenção para combater doenças crônicas como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial¹. É considerada atividade física qualquer movimento corporal produzido por contração muscular que provoque aumento de gasto de energia acima dos níveis de repouso. Por outro lado, o termo exercício refere-se a uma forma de atividade física planejada, estruturada, repetitiva com o objetivo principal de melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física1. Com a mudança de estilo de vida das pessoas, o que vemos atualmente é justamente o contrário. A inatividade física relaciona-se às facilidades que a tecnologia proporcionou, como a utilização de automóveis, escadas rolantes, elevadores, muito tempo assistindo televisão e o uso de computadores e de vídeo games, por exemplo¹. Além disso, o tempo utilizado para estudo, trabalho e outros afazeres diminuem a disponibilidade para a realização de atividade física, que frequentemente não é considerada uma prioridade².

Precisamos inserir, pelo menos, meia hora de atividade física diariamente na rotina do dia³. Pode parecer pouco, mas este tempo já ajudará a ter uma melhora na qualidade de vida. É preciso também ter atenção a intensidade do exercício, ajustando a força ou o ritmo do exercício físico de uma forma em que a pessoa consiga realizá-lo regularmente. A corrida ou a caminhada regular têm benefícios que vão além da melhora na condição respiratória e da perda de peso. Sabe-se que a atividade física também beneficia o cérebro, melhorando a capacidade de raciocínio². Entretanto, é importante manter uma regularidade na prática dos exercícios e os cuidados com a alimentação, além disso, é importante também buscar um acompanhamento profissional adequado, para que não prejudique a musculatura do corpo ou provoque algum problema metabólico mais sério no organismo².

O idoso e a atividade física³

A atividade física para as pessoas desta faixa etária, além de proporcionar mais saúde, permite que eles se tornem mais independentes. É imprescindível que seja feita com um acompanhamento de um profissional de saúde, que poderá recomendar uma avaliação clínica e exames apropriados antes de iniciar o protocolo de atividades, que idealmente deverá ser acrescido de períodos de aquecimento e de relaxamento mais longos e graduais. O exercício regular na terceira idade contribui para preservar as estruturas orgânicas e o bem-estar físico e mental, diminuindo o processo de degeneração do organismo. Saiba mais em atividades físicas ideais para idosos.

Saiba o que é Mito e Verdade sobre a "atividade física e saúde" neste link

Simples ações podem ser inseridas no do dia a dia para ajudar a ter uma vida mais saudável. Algumas dicas são⁴:

Escolha uma atividade que lhe dê mais prazer; 

30 minutos diários de atividade física de leve a moderada já são suficientes;

Opte pelas escadas ao invés do elevador sempre que possível;

Qual é a importância da atividade física na promoção da saúde?
Leve o cachorro para passear;

Lave o carro;

Cuide do jardim;

Varra a casa; 

Levante para mudar o canal da TV, ao invés de usar o controle remoto; 

Saia para dançar;

Desça do ônibus uns dois pontos antes, ou estacione um pouco mais longe e vá caminhando o restante do caminho.

Fontes: 1.  2008 physical activity guidelines for Americans. Hyattsville, MD: US Department of Health and Human Services 2008. Último acesso em 12 de julho de 2021.  2. Cardoso, Ilmar Sátiro – Atividade física e qualidade de vida. Último acesso em 12 de julho de 2021. 3.  Atividade física na terceira idade. Scielo. Último acesso em 05 de julho de 2021. 4.  Alimentação saudável e atividade física – Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 12 de julho de 2021. 

Qual a importância da atividade física na promoção da saúde?

Um estilo de vida mais ativo contribui para diminuir a incidência de várias doenças crônico-degenerativas, reduzindo os índices de mortalidade cardiovascular e geral. A prática regular de exercícios garante o aumento de massa muscular, além da preservação da massa óssea e o controle da glicemia e da pressão.

Qual a importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida?

A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine.

Quais são as vantagens da promoção da atividade física?

Benefícios da atividade física.
Redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral).
Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares..
Reduz as chances e controla a diabetes..
Evita a perda óssea (osteoporose).
Ajuda a controlar o peso..
Melhora da insônia..
Ajuda na circulação sanguínea..