Qual e a diferença entre os planetas rochosos e os planetas gasosos?

O que são planetas gasosos? Os planetas gasosos são aqueles constituídos por gases. Sendo os maiores do Sistema Solar, também podem ser conhecidos como “planetas gigantes” ou “jovianos”.

Esses planetas possuem diversos satélites naturais, além de sistemas de anéis.

Qual a diferença entre os planetas gasosos e rochosos?

Além dos gasosos, também existem os planetas rochosos, que possuem superfícies mais sólidas e aguentam temperaturas bem mais elevadas. Ambos são formados do mesmo modo, com a diferença de os rochosos absorverem mais metais do que gases e os gasosos absorverem mais gases do que metais.

Os planetas rochosos são os mais próximos do Sol, podendo explicar isso pela própria formação do Sistema Solar, que tende a aproximar os que possuem maior densidade e distanciar os mais leves. No caso, gasosos.

Quais são os planetas gasosos do Sistema Solar?

O Sistema Solar é composto por oito planetas. Sendo estes: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Urano, Saturno e Netuno. Quatro são considerados gasosos e quatro rochosos.

Os planetas gasosos do Sistema Solar são:

Júpiter

Qual e a diferença entre os planetas rochosos e os planetas gasosos?

Sendo o maior do Sistema Solar, suas várias cores são formadas a partir de gases. O planeta possui 85% de hidrogênio. É o que possui mais satélites naturais. Até agora foram descobertos 70. Sua temperatura média é de 121°C. A rotação é de 9 horas e 55 minutos. A translação, 11 anos e 315 dias.

Saturno
Qual e a diferença entre os planetas rochosos e os planetas gasosos?

A principal característica do planeta é o seu sistema de anéis. Acredita-se que estes anéis se formaram com fragmentos de satélites naturais e asteroides. Além de gelo, poeira e material rochoso. É o segundo maior planeta do Sistema Solar. Sua temperatura média é de -125°C. A rotação,10 horas e 15 minutos. A translação, 29 anos e 6 meses.

Urano
Qual e a diferença entre os planetas rochosos e os planetas gasosos?

Seu núcleo é formado por gelo e rochas. Porém, ainda é considerado um planeta gasoso. A junção de hidrogênio e hélio forma a sua atmosfera, o que corresponde a pelo menos 15% da massa do planeta. A temperatura média é de 216 graus abaixo de zero. Sua rotação é de 12 horas e 14 minutos. A translação, 84 anos e 4 dias.

Netuno
Qual e a diferença entre os planetas rochosos e os planetas gasosos?

A característica mais marcante do planeta é a sua cor azulada. Seu núcleo possui aproximadamente o tamanho da Terra e é composto por muita água quente,amônia e metano. O planeta também é chamado de gigante de gelo. Sua principal lua é Tritão. A temperatura média de Netuno, é de -195°C. Sua rotação dura 16 horas e 7 minutos. Sua translação, aproximadamente 165 anos terrestres.

Veja também: 5 Curiosidades Sobre os Planetas do Sistema Solar

Qual e a diferença entre os planetas rochosos e os planetas gasosos?

Diferenças entre Planetas Gasosos e Rochosos

Planetas gasosos não possuem superfície sólida, são compostos de hidrogênio e hélio.

Qualquer visitante interplanetário teria uma desagradável surpresa, não há onde pousar.

Planetas rochosos são “ mais fortes” que os gasosos pois sua superfície podem suportar temperaturas bem mais elevadas que os gasosos . Porém em outros sistemas solares observados planetas gasosos costumam orbitar a estrela mãe bem mais próxima do que Mercúrio órbita o Sol, fazendo com que um ano dure apenas quatro dias.

Devido a essa distância, a atmosfera do planeta gasoso acaba escapando pelo espaço sideral, fazendo com que ele perca 500 mil toneladas de fita métrica de ar por segundo.

Os Planetas gasosos são bem turbulentos com fortes tempestades e furacões chegando a atingir até mais de 900 km/h devido a uma falta de atrito para reduzir a velocidade dos ventos

Os Planetas gasosos também possuem um grande número de anéis e satélites ao seu redor, sendo conhecido muitas vezes como mini sistemas solares. Além disso, os planetas gasosos possuem campos magnéticos e até 20.000 vezes mais forte que a Terra.

Planetas rochosos são compostos por diferentes componentes químicos fazendo com que sua atmosfera seja de metano, amônia, ácido sulfúrico, dióxido de enxofre e carbono , tornando-os mundos hostis para serem habitados , apesar de serem rochosos

Uma característica assustadora dos Planetas gasosos é que muito deles possuem vapor de ferro em sua superfície, ocasionando chuvas de ferro com gotas de ferro derretido.

Planetas rochosos e gasosos são formados do mesmo modo, a diferença é que planetas rochosos absorvem e aglutinam mais metais do que gases, e os planetas gasosos fazem exatamente o contrário, eles absorvem mais gás do que metais.



Qual a diferença entre os planetas rochosos e gasosos?

Os planetas rochosos apresentam menor massa e maior densidade. Já os planetas gasosos apresentam maior massa e menor densidade. Isso se deve à composição desses planetas. Como já dito, os planetas gasosos são formado por gases, e os planetas rochosos, por rochas e materiais pesados, como ferro e silicatos.

Qual a diferença entre os planetas rochosos?

Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol. Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres.

Quem são os planetas rochosos e os gasosos?

Planetas rochosos são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, ou seja, eles são compostos de rochas e materiais mais sólidos e pesados. Os planetas gasosos são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, ou seja, eles são compostos de gases e não tem solo.

Quais são as características dos planetas gasosos?

Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos. Esses planetas possuem diversos satélites naturais e sistema de anéis.