Qual é a capacidade física mais importante para a aptidão física relacionada a saúde?

Retratar o movimento humano como um objeto aplicado de estudo à educação física reflete a um conjunto sistemático e articulado de conhecimento, seja “do” “pelo” e “sobre” o se movimentar. Em outras palavras, isso deve estimular as pessoas a fazerem uso de tais saberes em prol deles próprios a partir de uma relação prazerosa, ampla, durável e, ao mesmo tempo, respeitosa aos demais (SOUZA, 2021). 

Com base nessa definição de movimento humano, devemos destacar a importância das capacidades físicas para a vida diária dos sujeitos. Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade. 

Assim sendo, saber a importância de cada uma delas, seja para a manutenção corporal ou para uma melhora na qualidade de vida, principalmente em tempos pandêmicos, no qual espaços específicos para a prática de exercícios físicos estão limitados, se torna mais que significativo: é algo fundamental. De forma bem sintetizada, trazemos algumas definições:

•    Velocidade: é a capacidade da realizar atividades em um curto espaço de tempo; 
•    Resistência: é a capacidade de sustentar e manter o esforço físico em um grande espaço de tempo; 
•    Força: é a capacidade de triunfar uma determinada resistência por meio da ação muscular. 
•    Flexibilidade: é a habilidade de realizar movimentos na maior amplitude possível;
•    Agilidade: é a capacidade de mudar de direção rapidamente. 

Assim sendo, os benefícios fisiológicos de exercícios físicos realizados de forma regular e programada resultam em adaptações do organismo, de modo a trazer benefícios à saúde e, consequentemente, um aumento nos complementos das capacidades físicas. Importante destacar ainda, que o armazenamento fisiológico seja adaptado para que as pessoas possam realizar atividades do dia a dia sem o cansaço excessivo. Por fim, seja qual for sua atividade preferida, caminhar, correr, jogar bola, nadar, andar de bicicleta, patins, enfim... se movimente! Caso queira resultados ainda mais expressivos e potencializados, procure sempre um profissional de Educação Física. 

REFERÊNCIA
SOUZA, Juliano. Do homo movens ao homo academicus: rumo a uma teoria reflexiva da Educação Física. São Paulo: LiberArs. 2021.
 

Qual é a capacidade física mais importante para a aptidão física relacionada a saúde?

Aptidão física podemos entender como sendo a capacidade de realizar as atividades do cotidiano com vigor e energia, além de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas Pate (1998 apud PITANGA, 2004).

Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada a desempenho desportiva. A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.

A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.

Qual é a capacidade física mais importante para a aptidão física relacionada a saúde?

E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora. A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão física para a saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.

Qual é a capacidade física mais importante para a aptidão física relacionada a saúde?

A prática de exercícios físicos regulares tem seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crônico-degenerativas, incluindo as cardiovasculares. A aptidão não significa ficar cansado na realização de esforços simples conseguindo cumprir atividades diárias, mas sim suportando esforços físicos exigentes e inesperados. A prática de exercício físico não só previne o aparecimento de doenças como facilita de certo modo o desenvolvimento motor e psicológico da pessoa. 

Referencias:

Pate (1998 apud PITANGA, 2004)

BARBANTI, Valdir J. Aptidão Física Um Convite à Saúde. Editora Manole Dois

Paulo Rogério da Silva Santos
Personal  Treiner do Centro de Condicionamento Físico e Reabilitação

Qual é a capacidade física mais importante para a aptidão física relacionada a saúde?

1 – Resistência Cardiorrespiratória: Para muitos entendidos em aptidão, a resistência cardiorrespiratória é o componente mais importante da aptidão relacionada à saúde, pode ser definida como a capacidade de continuar ou persistir em tarefas prolongadas que envolvem grandes grupos musculares.

Qual é a aptidão física relacionada a saúde?

A aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço, está relacionada à saúde e também a pratica de atividades físicas em vários momentos, pois precisamos de muitas das qualidades físicas para executar diferentes tarefas do dia- dia, pois para algo simples como pegar ...

Quais são as capacidades físicas relacionadas a saúde?

São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.

Qual é a importância da aptidão física relacionada a saúde?

Os estudos mostram que altos e moderados níveis de aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade, força/resistência muscular, e um nível adequado de gordura são muito importantes para promover a saúde em todas idades, bem como evitar o desenvolvimento precoce de doenças crônico-degenerativas.