Qual deve ser a distância entre duas cargas Puntiformes Q1 =+ 26 0c e Q2 47 0c para que o módulo da força eletrostática entre elas seja de 5 7n?

Exercícios de Física

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Lei de Coulomb e veja a resolução comentada. Publicado por: Talita Alves dos Anjos

questão 1

Calcule a intensidade da força elétrica de repulsão entre duas cargas puntiformes 3.10-5 e 5.10-6 que se encontram no vácuo, separadas por uma distância de 15 cm.

questão 2

Uma esfera recebe respectivamente cargas iguais a 2 μC  e -4 μC, separadas por uma distância de 5 cm.

a) Calcule o módulo da força de atração entre elas.
b) Se colocarmos as esferas em contato e depois as afastarmos por 2 cm, qual será a nova força de interação elétrica entre elas? 
 

questão 3

Estando duas cargas elétricas Q idênticas separadas por uma distância de 4m, determine o valor destas cargas sabendo que a intensidade da força entre elas é de 200 N.

questão 4

(UEG)

Duas cargas elétricas puntiformes positivas Q1 e Q2, no vácuo interagem mutuamente através de uma força cuja intensidade varia com a distância entre elas, segundo o diagrama abaixo. A carga Q2  é o quádruplo de Q1.

O valor de Q2 é


a) 1,5 μC
b) 2,25 μC
c) 2,5 μC
d) 4,5 μC
e) 6,0 μC

respostas

Questão 2

b) Na eletrização por contato a carga final de cada esfera será:

Q = Q1 + Q
                     2

Q = 2 . 10-6 + (-4 . 10-6)
                     2

Q = - 1. 10-6 C

A força elétrica é dada pela fórmula:

F = K0 . Q.Q 
             d2

F = 9.109.1. 10-6.1. 10-6
            (2 . 10-2) 2 

F = 9 . 10-3
     4 .10-4

F = 2,25 . 101 N

F = 2,25 . 10 = 22,5 N

Voltar a questão

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Qual deve ser a distância entre duas cargas Puntiformes Q1 26?

Logo, a distância entre as duas cargas deve ser de aproximadamente 1,40 metros.

Qual deve ser a distância entre duas cargas Puntiformes Q1 26 ΜC Q2 ΜC para que o módulo da força eletrostática entre elas seja 5 7n?

2. Qual deve ser a distância entre duas cargas puntiformes q1 = 26 μC e q2 = -47 μC para que o módulo da força eletrostática entre elas seja de 5,7 N? Resp.: ≈1,4 m.

Quando a distância entre duas cargas?

A força elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas. Sendo assim, quanto maior a distância entre os corpos eletrizados (d), menor será a interação entre as cargas (F). Admitindo-se que a distância duplica, triplica e quadruplica, observe a variação da força elétrica. 2.

O que ocorre com a Força quando dobramos a distância?

Quando dobramos a distância entre as cargas, a intensidade da força elétrica diminui para um quarto.

O que acontece com a força elétrica inicial entre duas cargas se a distância entre elas dobrar?

Isto significa que mantendo-se a distância entre as esferas, dobrando-se uma das cargas, a força elétrica dobra de intensidade ou diminuindo-se pela metade o valor de uma das cargas, a força também diminui pela metade.

O que acontece com a força entre duas cargas elétricas (+ q é q colocadas a uma distância?

O que acontece com a força entre duas cargas elétricas (+Q) e (–q) colocadas a uma distância (d) se mudarmos a carga (+ Q) por (+ 4Q), a carga (–q) por (+3q) e a distância (d) por(2d) ? Mantém seu módulo e passa a ser atrativa. Tem seu módulo dobrado e passa a ser repulsiva.

O que acontece com a força entre duas cargas elétricas (+ q é q colocadas a uma distância D Se mudarmos a carga (+ q por (+ 4Q a carga (- Q por (+ 3q é a distância D por 2d )?

Podemos afirmar que a força entre duas cargas elétricas (+ Q) e (– q) colocadas a uma distância (d) se mudarmos a carga (+ Q) por (+ 4Q), a carga (– q) por (+ 3q) e a distância (d) por (2d), é de 4 Coulomb. ... Então, podemos concluir que a força nova é três vezes maior que a força antiga e o sinal da carga (q) é trocado.

Para que seja nula a força eletrostática resultante sobre uma terceira carga Puntiforme esta carga deve ser colocada no ponto?

11. (Ufrgs 2006) A figura a seguir representa duas cargas elétricas puntiformes positivas, +q e +4q, mantidas fixas em suas posições. Para que seja nula a força eletrostática resultante sobre uma terceira carga puntiforme, esta carga deve ser colocada no ponto a) A.

Quais os tipos de força elétrica?

Forças como tração, atrito, empurrões, puxões, torções, forças elásticas e outras, geralmente descritas como forças mecânicas, são, na verdade, manifestações macroscópicas de interações que são majoritariamente elétricas.

Quais são os princípios da eletrostática?

Todo o estudo da eletricidade norteia-se por dois princípios: o princípio da atração e da repulsão e o princípio da conservação das cargas elétricas.

Quanto vale um Coulomb em joule?

Quando uma carga de 1 coulomb se desloca através de uma diferença de potencial de 1 volt, o trabalho realizado corresponde a 1 joule. Essa definição facilita a conversão de quantidades mecânicas em elétricas.

Qual deve ser a distância entre a carga pontual Q1 26 0μc E a carga pontual Q2 47 0μc para que a for ca Eletrost Ática entre as duas cargas tenha um m Odulo de 5 70 N?

Podemos afirmar que a distancia entre a carga pontual Q1 = 26,0 c e a carga pontual Q2 = 47,0 c para força eletrostática entre duas carga tenha um modulo de 5,70 Newton será equivalente a 1,38 m.

Como calcular a distância entre duas cargas Puntiformes?

Gráfico da lei de Coulomb.

Qual deve ser a distância entre duas cargas Puntiformes Q1 36 ΜC e Q2 − 4 9 ΜC para que o módulo da força eletrostática entre elas seja de 4 N?

Resposta verificada por especialistas. A distância entre as cargas deve ser de 1,40 metros. Logo, a alternativa A está correta.

Toplist

Última postagem

Tag