Qual das seguintes fontes de produção de energia e mais renovável?

Qual das seguintes fontes de produção de energia... Enem 2007

Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global? 

A)

 Óleo diesel. 

B)

 Gasolina. 

C)

 Carvão mineral. 

D)

 Gás natural. 

E)

 Vento.

Mostrar resposta Reportar

A alternativa correta é a letra E)

Bora salvar o seu Enem 2022? Aumente sua nota com nossas práticas inteligentes.

Cadastrar grátis

Saber mais

As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Muito tem se falado sobre a importância das fontes de Energia Renováveis para a melhoria da qualidade de vida.

Mas quais são os seus reais benefícios? 

Para nós consumidores de energia, essas fontes podem trazer diversas vantagens diretas, sendo a principal delas a economia na conta de luz.

Quer saber quanto pode economizar com energia solar? É só clicar aqui 👇

Qual das seguintes fontes de produção de energia e mais renovável?

Com a evidência do desequilíbrio entre desenvolvimento econômico e meio ambiente em que a Terra se encontra atualmente, fica cada vez mais importante a discussão entre as fontes renováveis e não renováveis de energia.

Por esse motivo, muitos esforços têm acontecido para promover a adoção de Energias Renováveis na matriz energética dos países do globo.

Seja através de fotos que retratam o antes e depois da natureza, problemas de saúde e doenças nunca antes vistas, além do calor, que é cada dia maior, (como apontam estudos da ONU e IPCCa realidade está aí, quer queiramos enxergar ou não.

A forma atual como geramos energia e lidamos com os resíduos que ela produz é insuficiente para à manutenção dos ciclos naturais do planeta e para mantê-lo preparado para receber as gerações que estão por vir.

Para melhor visualizarmos esta ideia, imagine a quantidade de recursos e a situação ambiental que deixaremos para nossos filhos, netos e bisnetos caso continuemos no ritmo atual.  

O famoso vídeo de Severn Suzuki, gravado durante conferência da Rio ECO 92, retrata de forma alarmante essa realidade em que vivemos.

Embora o cenário brasileiro seja privilegiado neste ponto, já que a sua matriz energética é composta principalmente por fontes não poluentes, grande parte do mundo é altamente dependente de fontes não renováveis e potencialmente poluidoras – como o petróleo, carvão mineral, gás natural, entre outros – para obter a energia necessária para manter o modelo econômico e social escolhido por grande parte das pessoas.

O grande vilão nessa história de poluição é o dióxido de carbono (CO2), além de outros gases liberados que também colaboram para o chamado efeito estufa. O rápido vídeo abaixo explica como isso acontece:

Além de contribuir para a poluição, algumas fontes de energia utilizadas hoje são de difícil acesso, como o petróleo, carvão, urânio, entre outros.

Essas fontes produzem energia, mas geram degradação ambiental e também muitos riscos em seu processo de transformação.

Quem nunca ouviu falar da Usina de Chernobyl, por exemplo?

Entretanto, não podemos simplesmente parar de obtê-la: a energia é o alimento para todas as máquinas em nosso planeta, que nos mantém vivos e nos possibilita avanço tecnológico e social.

O que se faz necessária, então, é uma mudança na forma com que transformamos a energia encontrada em nossos recursos naturais, para que assim possamos viver de forma mais harmônica com nosso planeta.

Por todos esses motivos, estamos presenciando cada vez mais a inserção das fontes de energia renováveis em nosso dia a dia como uma grande solução e aposta da humanidade, capaz de revolucionar e reduzir drasticamente o efeito estufa que enfrentamos.

Mas o que são as fontes de energia renováveis?

Chamamos de energias renováveis toda energia proveniente de uma fonte que se renova naturalmente de forma cíclica, em escala de tempo humana.

Se formos pensar em uma escala de produção menor, o próprio calor das suas mãos e a energia gerada do processo de pedalar uma bicicleta podem ser consideradas formas de energia renovável.

As principais vantagens das energias renováveis sob as energias não renováveis são a disponibilidade e acessibilidade, por serem abundantes e inesgotáveis, e o fato de serem fontes muito menos poluidoras que as energias tradicionalmente utilizadas.

O grande avanço observado em termos de sustentabilidade ambiental é a possibilidade de utilização de recursos naturais de fácil acesso, sem a necessidade direta de um processo que libere gases poluentes para a transformação da energia – diferente do caso de combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás natural, por exemplo.

Chamamos a energia gerada por essas fontes renováveis de energia limpa.

Para utilizar estas fontes, somos dependentes de tecnologias capazes de transformá-las em energia elétrica ou outra forma de energia utilizável por nós. O que hoje acontece é que alguns países concentram centros tecnológicos e zonas de pesquisa que detém invenções de equipamentos capazes de realizar este processo.

Em geral, são países ricos como os Estados Unidos, e por isso tanto se fala e promove a necessidade de transferência de tecnologia e cooperação mundial para que todos possam usufruir do que está sendo conquistado por nós, como humanidade, indiferente do limite territorial em que nos encontramos.

Tipos de Fontes de Energia Renováveis e sua Utilização

As fontes de energia renováveis mais utilizadas são as águas dos rios e oceanos, ventos, luz do Sol, biomassa, ondas e marés e o calor proveniente da terra.

Todas estão disponíveis a nós de forma abundante, acessível e gratuita no planeta.

Energia Solar

Trata-se do recurso natural mais abundante e com maior disponibilidade em todo o planeta; a luz do sol.

Dessa forma, a utilização de suas tecnologias pode apresentar grande eficiência na geração elétrica em praticamente qualquer local do planeta.

Fonte de energia e calor indispensáveis a vida na terra, a luz solar permite a geração de energia elétrica através de dois tipos diferentes de tecnologia: a fotovoltaica e a heliotérmica.

  • Energia Solar Fotovoltaica: é a transformação da radiação solar diretamente em energia elétrica solar por meio das células fotovoltaicas, que compõem os módulos fotovoltaicos (placas solares) expostas sob a luz do sol. Essa tecnologia, além de ser utilizada em grandes projetos de usinas solares, hoje já se espalha por milhões de lares e comércios pelo mundo por meio dos chamados sistemas fotovoltaicos conectados à rede, que integram a geração distribuída de energia e permitem aos consumidores economizarem até 95% na conta de energia.

Você pode descobrir agora mesmo a sua economia com energia solar através deste simulador on-line exclusivo da Blue Sol 👇

Qual das seguintes fontes de produção de energia e mais renovável?

  • Energia Solar Heliotérmica ou Energia Solar Térmica Concentrada: Essa tecnologia, restrita ao segmento de geração centralizada devido ao tamanho do projeto demandando, utiliza um grande número de espelhos coletores que refletem, de forma concentrada, a luz do sol a um ponto específico de uma grande torre central, aquecendo a altas temperaturas materiais específicos que, com sua expansão ou vaporização, movimentam turbinas que geram a energia elétrica.

Energia Eólica

É a geração elétrica através da força dos ventos, na qual hélices com duas ou três pás são fixadas no topo de altas torres e giram conforme a intensidade dos ventos, produzindo energia através da força motriz gerada nas turbinas.

Essa tecnologia, que também permite a geração pelo próprio consumidor através de micro torres eólicas, se espalha mais na geração centralizada devido à disponibilidade de sua fonte (ventos), bem mais restrita que a luz solar.

Energia Hídrica

É a fonte renovável mais utilizada no Brasil através das grandes usinas hidrelétricas, que respondem por mais de 60% da matriz elétrica do país.

Nessa tecnologia, a energia elétrica é gerada por grandes turbinas instaladas nas barragens das  hidrelétricas, que são movimentadas pela força das águas represadas dos rios e liberadas conforme a necessidade de geração.

Biomassa

É a geração através da queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, mais comum no Brasil, ou também o álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais, entre outros.

Embora a queima desses materiais libere gases poluentes na atmosfera, ela é considerada uma forma limpa de geração devido ao fato de que essa quantidade de CO² é absorvida no cultivo desses materiais, zerando os impactos ambientais.  

Energia Geotérmica

É a geração de energia por meio do calor interno da terra, através de usinas instaladas próximas a regiões onde esse calor se encontra mais próximo à superfície.

Através de dutos especiais, uma grande quantidade de água é injetada no subsolo, a qual é expelida na forma de vapor através desses mesmos tubos e alimenta turbinas que geram eletricidade.

Energia Maremotriz

A força das ondas e marés também já é utilizada para a geração elétrica, através de grandes torres subaquáticas instaladas próximas ao litoral e que, por meio de hélices acopladas a elas, geram energia ao serem movimentadas pela força da água.

Fatos interessantes sobre as Energias Renováveis

A acessibilidade das fontes de energia renováveis pode catalisar a saída de milhares de pessoas da faixa de pobreza e miséria:

Você já parou para pensar como viveria se não tivesse energia elétrica? Pare e pense um pouco em como seria sua vida se não pudesse contar com energia.

Pois muita gente ainda vive assim.

Segundo o relatório do Banco Mundial (BM), divulgado em 2019, mais de 10% da população mundial (aproximadamente 840 milhões de pessoas) não tem acesso à energia elétrica, a maior parte concentrada na África Subsaariana. 

Umas das grandes tendências das fontes de energia renovável é a microgeração, por serem abundantes e muitas vezes facilmente acessíveis por toda a população.

Algumas fontes de energia renováveis, como é o caso da energia solar e eólica, podem ser captadas de praticamente qualquer lugar e transformadas em energia elétrica através da tecnologia adequada.

Essa realidade é diferente das energias não renováveis e dos combustíveis fósseis, que precisam de um processo caro e difícil para serem extraídos.

Energia Solar versus Energia Eólica: Veja e entenda as diferenças

Com políticas públicas e dinheiro investido em projetos certos, é possível empoderar as populações com a tecnologia necessária para conseguirem gerar sua própria energia e levar desenvolvimento, saúde e educação para estes locais.

Acesso à energia significa a possibilidade de acesso à internet, à educação, à meios de transportes, aparelhos médicos e de saúde, informação, e à infinitas possibilidades de melhoria de vida e oportunidades de emprego que surgem a partir daí.

Confira iniciativas que já estão sendo feitas neste sentido:

 

Vamos falar a verdade: A eliminação total de resíduos ainda é um mito

Embora o processo de transformação de energia seja considerado limpo, ainda não chegamos em um ponto de conseguir gerar energia sem deixar algum tipo de resíduo na natureza.

Apesar de eliminar o fator poluição através de gases, as tecnologias e equipamentos que usamos para transformar as fontes de energias renováveis em energia elétrica dependem da fabricação de componentes, que por sua vez tem como matéria prima recursos naturais que necessitam de extração e um processo de transformação industrial.

Estes processos geram gases e impacto ambiental.

Além disso, os resíduos sólidos deixados pelos equipamentos, quando chegam ao fim de seu ciclo de vida, nem sempre são reciclados ou destinados à reciclagem.

Em resumo, a cadeia de produção e suprimentos envolvida na indústria dos componentes ainda gera, sim, muitos resíduos, o que acaba entrando no saldo final da conta das tecnologias de geração de energia limpa.

Com o crescimento da adoção destas tecnologias, muito provavelmente isto virá a tona com mais frequência. Já imaginou quantas oportunidades de melhoria e novos negócios existem apenas neste pequeno fato?

Se as hidrelétricas geram energia limpa e renovável, por quê se fala tanto em investir em outros tipos de energia?

A água é uma fonte renovável e de energia limpa, como muito é divulgado, porém, a sua tecnologia para transformação ainda tem muito a melhorar.

A principal crítica às usinas hidrelétricas se dá devido ao impacto ambiental, social e local que sua construção e operação geram.

Repare no tamanho das plantas dessas usinas, na área ocupada e na quantidade de água em represa necessária para que funcionem.

Para se construir uma usina hidrelétrica, muitas vezes é necessário inutilizar vastas áreas de florestas nativas e todos os seus habitantes, incluindo comunidades de pessoas, animais e plantas necessitam ser removidos do local.

Em outras palavras, toda biodiversidade local e sociedade estabelecida naquela área, muitas vezes fruto de séculos de trabalho humano e da natureza, é afetado e até extinguido para sempre.

Além disso, é uma questão estratégica ter uma matriz energética mais variada, e não sermos tão dependente de uma única fonte.

Deste modo, em momentos de escassez, podemos contar com outras opções para manter o país funcionando.

Um correto gerenciamento de produção de energia a partir de diversas fontes impede que novas crises energéticas, como a que vimos em 2014 e 2015, possam prejudicar o país.

Não, a Energia Nuclear não é renovável – e muito menos limpa

A Energia Nuclear é gerada através do enriquecimento de urânio, metal pesado encontrado de forma bruta na natureza em grandes reservas.

Ao contrário dos que muitos pensam, ele não é considerado uma fonte de energia renovável: caso acabemos com todas as reservas de urânio em nossa geração, a próxima não poderá contar com novas reservas, pois assim como o petróleo, é um recurso que leva milhões de anos para ser formado na natureza.

O Brasil é uma referência na comunidade internacional em utilização de fontes de energia renováveis.

Com vasta disponibilidade de fontes de energia alternativas, o Brasil é um dos países que mais utiliza essas fontes de energia limpa.

Em 2019, os dados do Balanço Energético Nacional, divulgado pelo governo, mostram que elas responderam pela maior parcela de nossas matrizes energética e elétrica.

Na matriz energética, que representa as fontes utilizadas para todas as formas de consumo de energia, a participação das renováveis foi de 45%, enquanto a média mundial era de 14%.

Qual das seguintes fontes de produção de energia e mais renovável?
Fonte: EPE _ BEN 2020

 

Por sua vez, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica.

Nessa, a participação das fontes renováveis é ainda maior no Brasil, respondendo por 83% em 2019, enquanto a média mundial foi de 25%.

Qual das seguintes fontes de produção de energia e mais renovável?
Fonte: EPE _ BEN 2020

 

Por aqui, utilizamos energia provinda de biomassa (bagaço de cana, laranja, eucalipto e outras plantas), do etanol, energia provinda das ondas do mar, da luz do Sol, do vento, dos rios e um cenário bem aberto para futuras inovações.

Dentre as fontes renováveis que mais crescem no Brasil nos últimos anos, a de maior destaque é a solar fotovoltaica.

Embora ainda com uma participação mínima na matriz elétrica, o potencial de sua fonte e os preços cada vez mais competitivos de sua tecnologia fazem dela uma opção cada vez mais óbvia.

Qual das seguintes fontes de produção de energia e mais renovável?
Matriz elétrica brasileira por fontes de energia. Fonte: ABSOLAR

Até 2030, assumimos o compromisso de aumentar em até 23% a participação de fontes de energia renováveis em nossa matriz energética.

De acordo com reportagem da revista EXAME, até 2040 receberemos R$210 bilhões em investimentos somente em energia Solar e eólica.

Aqui no blog da Blue Sol, certamente você encontrará diversos artigos sobre financiamento, incentivos fiscais, formas de funcionamento e razões para participar ativamente dessa migração energética que estamos presenciando.

E com o simulador solar on-line da Blue Sol, você ainda pode descobrir agora mesmo o custo estimado do seu gerador de energia solar e todos os benefícios que ele pode trazer a sua casa ou empresa.

É só clicar no botão abaixo:

Qual das seguintes fontes de produção de energia e mais renovável?

 

Embora ainda tenhamos muito a melhorar, nossa escolha é acreditar e propagar a informação e realidade do setor energético com as inúmeras formas de mudança que estão se abrindo aos consumidores.

As fontes de energia renováveis têm um papel crucial na diminuição do efeito estufa e preservação de nossa espécie. Que a era das energias renováveis seja duradoura e consiga nos levar, cada vez mais, rumo a um real desenvolvimento sustentável. Até a próxima!

Texto original de Raisa de Castro Soares – linkedin

Fontes:

http://www.pac.gov.br/noticia/3c67e495

http://gizmodo.com/22-amazing-renewable-energy-projects-that-pave-the-way-1762021945

https://geografiaegeopolitica.blogspot.com.br/2010/10/o-desafio-ambiental-dos-paineis.html

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/09/energia-renovavel-mantem-crescimento-robusto

http://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/ceara-possui-primeira-usina-de-ondas-da-america-latina/

Quais são as fontes de energia mais renovável?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendada?

A resposta é letra "E" vento.

Qual é a maior fonte de energia renovável no Brasil?

Os derivados de cana-de-açúcar são a principal fonte de energia renovável do Brasil. Isso faz com que nosso país seja considerado uma referência mundial na produção de energia limpa.

O que são as fontes de energia renovável?

Energia renovável é uma categoria de energia composta por recursos naturais que se regeneram rapidamente ou que são ativos permanentemente, como o Sol e o vento, por exemplo. Por esses motivos, são alternativas que proporcionam mais qualidade de vida e incentivam tecnologias inovadoras.