Qual a relação que existe entre a corrente elétrica é a tensão elétrica?

O que é tensão e corrente elétrica?

Apesar de serem termos cruciais para qualquer eletricista, muitas pessoas acham que tensão e corrente elétrica são a mesma coisa. Para facilitar a compreensão, podemos nos referir a termos populares bastante utilizados: tensão como voltagem e corrente como amperagem.

É muito importante saber a diferença entre as duas, já que essas informações podem ser utilizadas no dia a dia, em funções rotineiras, como saber a tensão de uma lâmpada, por exemplo, e a amperagem de um disjuntor.

Continue lendo este artigo e conheça mais características sobre tensão e corrente!

O que é tensão elétrica

A tensão elétrica é a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica. A unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e em minúsculo para sinais alternados.

A tensão elétrica é calculada pela relação da energia potencial elétrica, dividida pela quantidade de carga fornecida.

O que é corrente elétrica

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica.

A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère. A intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.

Tipos de corrente elétrica

Existem dois tipos de corrente elétrica: contínua e alternada.

Corrente contínua

É sempre positiva ou sempre negativa, sem mudar com o tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo.

Corrente alternada

Ocorre quando o valor da tensão elétrica varia ao longo do tempo, de acordo com a frequência. A corrente elétrica que chega às nossas residências, disponibilizada nas tomadas, por exemplo é uma corrente elétrica alternada.

Qual a relação que existe entre a corrente elétrica é a tensão elétrica?

Os termos tensão e corrente elétrica costumam ser definidos, erroneamente, como a mesma coisa. Porém, o estudante em dia com os conceitos de física não pode confundi-los, e é mesmo necessário saber exatamente o que cada um significa. Confira a nossa explicação completa sobre os significados desses dois termos tão importantes para o aprendizado dos conceitos de eletricidade e relembre essa diferença!

Outros conceitos

Primeiramente, vamos pontuar outros conceitos importantes para a compreensão do assunto:

Carga elétrica

O modelo atômico de Bohr define que um átomo é dividido em três partículas: prótons, nêutrons e elétrons. A carga elétrica é a propriedade dessas partículas de se atraírem ou de se repelirem, graças valores positivos ou negativos, que no átomo são:

nêutrons: neutro

prótons: positivo

elétrons: negativo

A essa propriedade de cargas positivas ou negativas, pode-se associar uma grandeza chamada quantidade de carga elétrica, cujos valores elementares no átomo são:

neutron: 0

prótons: + 1,6 x 10-19 C

elétrons: – 1,6 x 10-19 C

Condutores

São materiais que facilitam a passagem de cargas elétricas (elétrons e íons). São exemplos deles:

Metais: portadores de elétrons

Soluções eletrolíticas: portadoras de íons positivos e negativos

Gases: portadores de íons e elétrons

Isolantes

São materiais que não apresentam a movimentação de cargas livres em seu interior, como a madeira e a borracha, por exemplo.

Potencial elétrico

Imagine uma partícula eletrizada Q. Ao seu redor, ela produz um campo elétrico que pode repelir ou atrair outra partícula. Essa capacidade de atração ou repulsão presente em um corpo é representada pela grandeza chamada potencial elétrico.

Tensão elétrica

A tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico (ddp) entre dois pontos de um mesmo condutor. Essa energia realiza um trabalho sobre as cargas elétricas, propiciado pela presença de uma fonte geradora, que fornece a manutenção constante dessa diferença de potencial dentro do material.

A ddp ou tensão elétrica (U) é calculada pela relação da energia potencial elétrica (Ep) dividida pela quantidade de carga fornecida (Q), conforme a fórmula:

U = Ep / Q

De acordo com o sistema internacional de unidades, a energia potencial é medida em J (Joules) e a carga elétrica em C (Coulombs). A reação entre Joules e Coulombs resulta em Volts, representado pela letra V.

Corrente elétrica

A tensão elétrica, ou a diferença de potencial (ddp), provoca um movimento ordenado de partículas elétricas (portadoras de cargas positivas ou negativas), que é exatamente a definição de corrente elétrica.

Tipos de correntes elétricas

São divididas em dois tipos:

Corrente contínua (CC): sentido e intensidade constantes. Ex.: corrente gerada por pilhas e baterias.

Corrente alternada (CA): sentido e intensidade variáveis. Ex.: corrente gerada por usinas hidrelétricas.

O sentido do movimento da corrente elétrica possui 2 definições:

Corrente elétrica real: segue o sentido de movimentação dos elétrons livres (para a esquerda).

Corrente elétrica convencional: segue o fluxo de movimento das cargas positivas (para a direita)

Intensidade da corrente elétrica

A intensidade média da corrente elétrica (im) é definida pelo módulo da quantidade de carga (|q|) que passa pela superfície de um condutor em um intervalo de tempo (DeltaT), conforme a fórmula:

im = |q|/DeltaT

A unidade q é medida em C (Coulomb) e o tempo, em segundos. A relação entre Coulomb e segundos resulta na unidade de medida Ampère, representada pela letra A.

Há ainda outras versões menores da unidade, como:

1 mA = 1 miliampère = 10-3A

1 µA = 1 microampère = 10-6A

Para entender os estudos da energia elétrica como um todo, é preciso aprender mais sobre eletrostática e campos elétricos. Portanto, procure sempre fazer revisões desses conteúdos e realizar exercícios, para assim aprender de maneira efetiva.

Qual a relação entre tensão é corrente elétrica?

Georg Simon Ohm fez diversos testes para verificar a relação entre tensão, corrente e resistência. A primeira lei de Ohm é formulada como: “A corrente que flui por um resistor é proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional ao valor de sua resistência”.

Como podemos relacionar potência elétrica com a tensão elétrica é corrente elétrica?

Como qualquer outro tipo de potência, a potência elétrica pode ser calculada dividindo-se a energia consumida, ou transformada, pelo intervalo de tempo. Entretanto, existem fórmulas de potência mais específicas que relacionam grandezas como tensão elétrica (U), corrente elétrica (i) e resistência elétrica.

O que é tensão é corrente elétrica?

Uma corrente, para se estabelecer por um fio, precisa de uma ação externa que "empurre" estas cargas. Esta força externa necessária é chamada de tensão elétrica. Neste caso, podemos dizer em termos mais técnicos que, tensão é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos medida em volts, abreviada pela letra "V".