Qual a relação existente entre o retículo endoplasmático rugoso e o núcleo?

O Retículo Endoplasmático, imaginando uma fábrica, poderia representar os corredores ou as esteiras onde os produtos produzidos são “despejados”. Ele é práticamente um “organóide multiuso”.Tem como principais funções o transporte de materiais (substâncias) pela célula e também o armazenamento destes materiais em dilatações (como se fossem pequenos armazéns).

Além disto, o retículo pode produzir substâncias, como certos lipídios, que são produzidos no retículo liso de células do ovário humano.

Os tipos de retículos endoplasmáticos

O retículo endoplasmático é dividido em dois tipos: o retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso (também chamado de ergastoplasma). A diferença entre os dois é simples, o rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos, que são pequenos organóides fabricantes de proteínas. O liso, não possui estes ribossomos (por isso ele chama liso).

Essa organela é bem difundida na célula, em alguns casos, ela fica aderida à membrana do núcleo (chamada carioteca).

Retículo Endoplasmático Liso – REL

As células que possuem REL mais desenvolvido realizam intensa atividade de síntese de esteróides, colesterol e triglicérides, armazenam glicogênio ou possuem atividade de desintoxicação (ex.: hepatócito). As enzimas necessárias ao metabolismo de lipídios e açúcares estão associadas à membrana do REL ou em seu lume.

Além disso, o REL tem importante função no controle do Ca2+ intracelular. Nas fibras musculares estriadas, onde a liberação de Ca2+ para o citossol é essencial para o mecanismo de contração das miofibrilas, mecanismos ativos de transporte associados à membrana do REL possibilitam a rápida movimentação do Ca2+ para fora e para dentro de suas cisternas.

Retículo endoplasmático Rugoso – RER

O é composto por uma rede tridimensional de túbulos e cisternas interconectados, que vai desde a membrana nuclear (a cisterna do RE é contínua com a cisterna perinuclear) até a membrana plasmática. É dividido em dois setores: RERugoso – com poliribossomas aderidos à face citosólica, e RELiso – que além de não possuir polirribossomas aderidos, apresenta diferente composição protéica e enzimática de sua membrana e conteúdo.
A ligação de polirribossomas à superfície citosólica do RER é feita através de proteínas integrais:

  • Docking protein (partícula receptora de reconhecimento de sinal)
  • Riboforinas I e II (proteínas receptoras do ribossoma)
  • Proteína do Poro

A presença de polirribossomas no RER possibilita sua função: síntese de proteínas. Por isto ele e tão desenvolvido em células com intensa síntese protéica, destinada à exportação ou a organelas com membrana. Além disso, o RER também participa de modificações pós-traducionais protéicas: sulfatação, pregueamento e glicosilação.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.


Qual a relação existente entre o retículo endoplasmático rugoso e o núcleo?

CÉLULA EUCARIÓTICA


Retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi e lisossomas

Existe uma relação funcional entre o RER, o complexo de Golgi e os lisossomas (assim como com as vesículas de secreção). Os lisossomas formam-se na face de maturação do complexo de Golgi. Podem unir-se a uma vesícula endocítica e formar um corpo de maiores dimensões - um vacúolo digestivo. Aqui ocorre a digestão de partículas captadas por fagocitose ou endocitose por acção de enzimas hidrolíticas provenientes dos lisossomas. Uma vez concluída a hidrólise dessas partículas, os açúcares simples, os aminoácidos e outros monómeros passam para o hialoplasma constituindo nutrientes para a célula. Os resíduos resultantes da digestão são exocitados.

Qual a relação existente entre o retículo endoplasmático rugoso e o núcleo?

© CienTIC - José Salsa, 2004 - optimizado para 1024 x 768
Qual a relação existente entre o retículo endoplasmático rugoso e o núcleo?

Bacharel em Ciências Biológicas (UNITAU, 2012)
Pós-graduação Lato Sensu em Perícia Criminal (Grupo Educacional Verbo Jurídico, 2014)

Ouça este artigo:

O retículo endoplasmático é uma organela membranosa que, muito provavelmente, surgiu à partir da invaginação da membrana plasmática e está presente em todas as células eucariontes. Ela se trata de um complexo e extenso sistema interconectado de membranas, contínuo ao envelope nuclear, podendo se estender por toda a célula. Esse sistema está disposto de maneira a se dobrar diversas vezes formando algo semelhante a canais e/ou sacos que são denominados cisternas.

É possível observar dois tipos distintos de retículo endoplasmático nas células dos eucariotas: o retículo endoplasmático liso e o rugoso. Muito embora se tratem de estruturas diferentes, pode-se dizer que, de maneira geral, suas funções estão relacionadas ao processamento e transporte de moléculas. O processamento ocorre por meio das enzimas ali existentes que realizarão transformações nas moléculas, como, por exemplo, as modificações pós-traducionais das proteínas. Por outro lado, o transporte ocorre justamente pelo fato dessas organelas se tratarem de um sistema interconectado que se espalha pelo citoplasma, podendo endereçar esses “produtos” de um lugar a outro.

Retículo Endoplasmático Rugoso

O retículo endoplasmático rugoso, também conhecido como granular, se comunica diretamente com a membrana do núcleo da célula, isso é, se tratam de estruturas contínuas. A membrana dessa estrutura está associada com diversos ribossomos que têm o aspecto de grãos ou rugas responsáveis pelo nome da organela. Esses ribossomos sintetizam as proteínas que serão transportadas pelo retículo ou processadas e transformadas por enzimas do interior das cisternas, como ocorre na formação de algumas glicoproteínas, por exemplo. O tamanho do retículo endoplasmático rugoso é variável de acordo com a função da célula. Algo que ilustra muito bem isso é o fato dessa organela ser bastante desenvolvida em algumas células secretoras de proteínas, como é o caso das células do pâncreas.

Retículo Endoplasmático Liso

O retículo endoplasmático liso, podendo também ser denominado de agranular, se estende a partir do anteriormente citado e se dispõe de uma maneira mais cilíndrica, tomando a forma de tubos. Ele não possui ribossomos em sua membrana, o que dá a aparência de ser liso. Por essa razão, esse não tem como produto proteína alguma, entretanto também são processadas moléculas de extrema importância. Assim, é aqui que são produzidos fosfolipídeos, gorduras e esteróides. Outro exemplo de processos que ocorrem no retículo endoplasmático liso é modificação de algumas moléculas visando facilitar a sua excreção. Com relação ao tamanho dessa estrutura, também se trata de algo bastante variável, exemplos disso são as células produtoras de hormônios, como a testosterona, possuírem essa organela bem desenvolvida.

Por fim, os retículos endoplasmáticos se tratam de estruturas distintas, mas complementares e bastante relacionadas. Isso se dá por se comunicarem e por terem funções de transporte e processamento.

Bibliografia:
Junqueira, L. C. & Carneiro, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª Edição. Editora Guanabara Koogan. 338 páginas. 2012.

Koeppen, B.M. & Stanton, B.A. Berne & Levi - Fisiologia. 6ª Edição. Editora Elsevier. 864 páginas. 2009.

Guyton, A.C. & Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª Edição. Editora Elsevier. 1115 páginas. 2006.

Lopes, S. Bio – Volume Único. 1ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva. 606 páginas. 2004.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/reticulo-endoplasmatico-liso-rugoso/

Qual a relação entre o retículo endoplasmático e o núcleo?

A proximidade com o núcleo torna a síntese de proteínas mais eficiente, uma vez que o RER pode enviar rapidamente um sinal para o núcleo iniciar o processo de transcrição do DNA, e ainda quando proteínas deformadas ou desdobradas (inativas), um sinal específico para melhorar o processo, caso contrário, será ...

Qual a relação que existe entre o retículo endoplasmático rugoso e o nucléolo?

Resposta. a) O retículo endoplasmático rugoso é constituído por ribossomos,que são formados no nucléolo,ou seja,a relação é que ambos são constituídos por RNA.

Porque o retículo endoplasmático rugoso está diretamente ligado ao núcleo?

O retículo endoplasmático rugoso, também conhecido como granular, se comunica diretamente com a membrana do núcleo da célula, isso é, se tratam de estruturas contínuas. A membrana dessa estrutura está associada com diversos ribossomos que têm o aspecto de grãos ou rugas responsáveis pelo nome da organela.

Qual é a relação entre o retículo endoplasmático e o complexo?

O complexo golgiense é responsável pela secreção de substâncias produzidas no retículo endoplasmático e também por secretar as macromoléculas produzidas por ele próprio, como a pectina.