Qual a relação entre a eletronegatividade com as ligações químicas?

Se um átomo com alta eletronegatividade se liga a um átomo com baixa eletronegatividade, ocorre a formação de ligação com forte caráter iônico. A ligação iônica é estabelecida pela atração eletrostática entre ânions e cátions. Compostos formados a partir de ligações iônicas tendem a formar sólidos iônicos, de alta dureza e baixa condutividade elétrica (exceto quando fundidos ou diluídos).

Como exemplo a gente pode citar o N a C l, o K F, o C a C l 2 , entre outros.

Se dois átomos com alta eletronegatividade se ligam, eles tendem a formar ligações com alto caráter covalente. Nesse tipo de ligação os elétrons são compartilhados e a nuvem eletrônica da ligação fica distribuída entre os átomos de forma relativamente uniforme. Desuniformidade na distribuição da nuvem causa polaridade da ligação covalente. São ligações direcionais e geralmente fortes.

Como exemplos podemos citar o H C l, o S O 2 , o   N 3 , entre outros.

Um outro tipo de ligação ocorre quando átomos de baixa eletronegatividade se unem. Se você olhar pra nossa tabela de eletronegatividade, pode ver que os valores mais baixos são encontrados para os metais (alcalinos, alcalinos terrosos e de transição).

Por isso mesmo, o tipo de ligação entre átomos com baixas eletronegatividades são chamadas de ligações metálicas.

Ela ocorre numa barra de ferro ou em um pedaço de sódio metálico, por exemplo.

Como nenhum dos átomos tem grande apreço pelos elétrons, nesse tipo de ligação os elétrons da camada de valência de todos os átomos tendem a ficar “soltos”. Não pertencem a um único átomo, mas à estrutura metálica como um todo, tendo livre movimentação pelo sólido.

Esse modelo de ligação e chamado mar ou nuvem de elétrons.

Como vários elétrons ficam livres, uma das principais características dessa ligação é a alta condutividade elétrica.

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Quer participar da conversa?

  • Então o Carbono e menos eletronegativo que o Oxigênio, por isso ele fica parcialmente positivo e os dois ficam polar ?

    Qual a relação entre a eletronegatividade com as ligações químicas?

    • Qual a relação entre a eletronegatividade com as ligações químicas?

      Isto mesmo, os elétrons que participam de uma ligação carbono-oxigênio são atraídos mais fortemente para o oxigênio. Assim ocorre uma polarização da ligação, ficando mais negativo o lado próximo ao oxigênio, e menos negativo (mais positivo) o lado próximo ao carbono.

  • Sabemos que um átomo tem elétrons, mas que os únicos elétrons que podem se mover , são os da camada de valência, mas você devem estar se perguntando por que eles não se repelem quando mudam de átomo ?

    Porque na verdade os elétrons possuem uma massa muito pequena e insignificativa quando comparado aos protons , mesmo que seja da mesma quantidade de prontóns , além do que para o eletron estar na última camada ele tem que ganhar muita energia, isso justifica essa alternância de locais, não é só uma questão de polaridade que faz eles mudarem de meio, além da quantidade de camadas formarem um raio âtomico que diminui a interação entre um atomo.

  • As classificações de polarização só servem para as ligações covalente ?

  • Existe algum caso, em que a diferença de eletronegatividade seja exatamente 1,7?

  • Muito boa, a tradução, a maior parte das frases emitidas fogem do contexto...

    • ligação de carbono oxigênio na inorgânica e muito raro(monóxido de carbono e dióxido de carbono), pois essa polaridade forma o que os químicos chamam de química orgânica

  • Eu não achei essa tabela só com os aqueles elementos, aonde eu posso encontra lá. Ótima aula.

  • Se eu não tiver a tabela como é que vou saber?

    • Você pode estar utilizado a tabela dinâmica na Wikipedia através do link https://ptable.com/?lang=pt , tendo em vista que sem uma tabela fica difícil saber os valores, a menos que você tenha uma excelente memória.

  • Gostaria de saber se o resultado da eletronegatividade der exatamente 0,5

    • É uma ligação molecular polar, se for abaixo disso (ex.: 0,49) é um ligação molecular apolar

  • Eu não entendi essa questão de ligação covalente polar e apolar

    • Ocorre quando os elementos se unem tendo uma taxa de eletronegatividade maior que 0,5, onde você subtrai os valores de eletronegatividade de ambos para saber o resultado. Quando o valor é maior que 0,5 significa que um elemento ficou polarizado, houve maior atração entre eles, ou seja, um elemento se tornou total ou parcialmente um Cátion "carga positiva", enquanto o outro se tornou um Ânion "carga negativa", quando o resultado da eletronegatividade é inferior a 0,5, ele se torna não polar, ou seja não houve uma polarização.

Você entende inglês? Clique aqui para ver mais debates na versão em inglês do site da Khan Academy.

Quem relacionou o conceito de eletronegatividade ao caráter das ligações químicas?

O conceito de eletronegatividade foi introduzido por J. J. Berzelius, em 1811, que o definiu como sendo a capacidade que um átomo tem de atrair para si os elétrons.

O que e eletronegatividade e como ela está relacionada com o tipo de ligação formada?

Eletronegatividade é uma propriedade periódica que indica a tendência do átomo para atrair elétrons. Ela acontece quando o átomo está numa ligação química covalente, ou seja, no compartilhamento de um ou mais pares de elétrons. O que a determina é a capacidade do núcleo atômico para atrair elétrons vizinhos.

O que e a eletronegatividade na química?

3,44Oxigénio / Eletronegatividadenull

Qual e a relação entre eletronegatividade e energia potencial de ionização?

De forma resumida, a energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo isolado (ou íon) no estado gasoso. Logo, quanto maior for o potencial de ionização de um elemento, maior será a sua eletronegatividade.