Qual a probabilidade de um casal ter uma criança normal?

Qual a probabilidade de um casal ter uma criança normal?

Qual a probabilidade de se ter um filho albino?

Qual a probabilidade de o primeiro filho do casal ser albino? Alternativa “c”. Assim sendo, a probabilidade de ocorrência de albinismo é de 50% para o filho desse casal.

Qual é a causa do albinismo?

Albinismo é o nome da doença que provoca alterações na produção de melanina, responsável pela pigmentação e proteção da radiação solar, além de promover a pigmentação da pele, cabelo e olhos. As causas do Albinismo são genéticas, geralmente ocorre ausência de pigmentação, ou seja, indivíduos muito brancos.

Qual a probabilidade de nascer uma menina albina de um casamento entre um homem albino é uma mulher normal cuja mãe é albina?

Como ela produz melanina, possui um gene dominante. Sendo assim, o genótipo da garota em questão é Aa. Como o rapaz é albino, seu genótipo é aa. Realizando o cruzamento, percebemos que a chance de a criança nascer albina é de 50%.

Qual a probabilidade de uma mulher ter um casal em gestações independentes?

Como a gestação de um casal independe da outra, deve-se multiplicar as probabilidades de cada um, ou seja: 1/4 . 1/4 = 1/16 ou 6,25%.

Qual o gene determina o albinismo?

Há vários tipos de albinismo, mas o albinismo tipo 1 é condicionado por um alelo recessivo de uma gene localizado no cromossomo 11 humano, que codifica a enzima tirosinase, a qual atua na transformação de tirosina em melanina.

Como o albinismo é herdado?

No caso do albinismo, os genes que causam a mutação genética podem ser herdados tanto do pai como da mãe, mesmo quando estes não têm a doença manifestada. Esses genes são responsáveis por fornecer instruções específicas para a produção de diversas proteínas envolvidas na elaboração de melanina.

O que é uma mulher Heterozigotica?

Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica. Na medida que nos heterozigotos os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.

Qual a cor dos olhos de um albino?

  • A pele de um Albino é geralmente branca, sensível ao sol e frágil, enquanto que a cor dos olhos pode variar de azul muito claro quase transparente a castanho, e esta é uma doença que pode também aparecer em animais como o orangotango, por exemplo.

Por que uma família negra pode ter um filho albino?

  • Muitas dessas famílias são afrodescendentes, o que pode provocar alguma dificuldade de adaptação. Um casal de pele negra pode ter um filho albino, por exemplo, resultado da combinação de genes recessivos. “Às vezes, um albino numa família negra pode ter problemas para se adequar.

Qual a prevalência do Albino?

  • Mundialmente, estima-se que haja um albino para cada 17 mil pessoas. A prevalência dos diferentes tipos de albinismo varia conforme a população. De acordo com estatísticas de 2006 da OMS, dados de África do Sul, Zimbábue, Tanzânia e Nigéria mostram prevalências tão altas quanto um caso para cada 1 mil habitantes em populações selecionadas.

Qual o tratamento para o albinismo?

  • Tratamento e Cuidados para o Albinismo Não existe cura nem tratamento para o Albinismo pois é uma doenças genética hereditária que se passa devido a uma mutação em um gene, porém existem algumas medidas e cuidados que podem melhorar sensivelmente a vida do Albino, como: Usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares;

O método binomial é muito utilizado em situações nas quais ocorre o produto de probabilidades.
Vamos analisar um casal que deseja ter 4 filhos, e calcular a probabilidade de nascerem todos do mesmo sexo. Observe:

As possibilidades de se ter um menino ou uma menina são iguais, portanto:

p(M) = 1/2
p(F) = 1/2

1ª possibilidade – Todos os filhos meninos
(1/2)* (1/2)* (1/2)* (1/2) = 1/16

2ª possibilidade – Todos os filhos meninas
(1/2)* (1/2)* (1/2)* (1/2) = 1/16

Portanto, as possibilidades são iguais a 1/16 ou 6,25%.

Exemplo 1

Um casal deseja ter dois filhos e quer saber quais as possíveis possibilidades de nascer: (M,M), (MF), (FM), (FF). Considerando M para menino e F para menina.

Obs.: p(M) = p e p(F) = q

Possibilidade – dois Meninos

p(MM) = p(M) * p(M) = p * p = p² = (1/2)² = 1/4 = 25%

Possibilidade – um menino e uma menina

p(MF) = p(M) * p(F) = p * q = 1/2 * 1/2 = 1/4 = 25%

Possibilidade – uma menina e um menino

p(FM) = p(F) * p(M) = q * p = 1/2 * 1/2 = 1/4 = 25%

Possibilidade – duas meninas

p(FF) = p(F) * p(F) = q * q = 1/2 * 1/2 = 1/4 = 25%

Não considerando a ordem dos nascimentos, podemos representar da seguinte forma:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a probabilidade de um casal ter uma criança normal?

Exemplo 2

Vamos considerar o nascimento de três crianças, aproveitando a lógica do exemplo 1.

Resultados possíveis
{MMM, MMF, MFM, FMM, MFF, FMF, FFM, FFF}

Considerando a ordem dos nascimentos temos:

p(MMM) = p(M) * p(M) * p(M) = p * p * p = p³

p(MMF) = p * p * q = p² * q

p(MFM) = p * q * p = p²q

p(FMM) = q * p * p = p²q

p(MFF) = p * q * q = pq²

p(FMF) = q * p * q = q²p

p(FFM) = q * q * p = pq²

p(FFF) = q * q * q = q³

Caso não consideremos a ordem dos nascimentos, as possibilidades se reduzem a:
MMM, MMF, MFF e FFF, as probabilidades serão as seguintes:

p(MMM) = p³ = (1/2)³ = 1/8 = 12,5%

p(MMF) = 3p²q = 3 * (1/2)² * 1/2 = 3/8 = 37,5%

p(MFF) = 3pq² = 3 * 1/2 * (1/2)² = 3/8 = 37,5%

p(FFF) = q³ = (1/2)³ = 1/8 = 12,5%

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Probabilidade - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Método Binomial "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/metodo-binomial.htm. Acesso em 14 de novembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Qual a probabilidade de um casal normal ter um filho anormal?

pp (alelos recessivos em homozigose) → indivíduo apresentando deformidade; Pp (alelos em heterozigose) → indivíduo normal, porém portador do gene condicionado pelo alelo recessivo. - A probabilidade desse casal (irmãos) ter um filho com característica anormal é igual a 25%.

Qual é a probabilidade de um casal Acondroplásico ter uma criança normal?

Se o casal é acondroplásico então ambos são heterozigotos. Veja a probabilidade dos seus descentes a seguir. Como na probabilidade aparece um gene letal, então este deve ser desconsiderado. Portanto, a probabilidade de o indivíduo ser normal é de 1/3.

Qual a probabilidade de nascer uma criança normal a partir de um casal formado por um homem Acondroplásico com uma mulher normal?

Pais com acondroplasia têm 1/3 de chance de gerar descendentes normais e 2/3 de chance de ter descendentes afetados. Pais normais que já tiveram um descendente com nanismo pituitário têm 25% de chance de gerar filhos normais.

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter uma criança normal?

Resposta: Sendo heterozigotos para uma determinada característica, esse casal tem, a cada evento reprodutivo, 25% de chance (de probabilidade) de ter um filho com o fenótipo recessivo. Ou seja, eles, independentemente do número de filhos que tiverem, não terão obrigatoriamente algum deles com o fenótipo recessivo.