Qual a principal proposta de Wundt na formulação da psicologia como ciência?

Qual a proposta de Wundt?

Wundt postula que o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente imediata. Nessa perspectiva, a Psicologia é uma ciência que investiga como um sujeito apreende sensações e sentimentos (conteúdos mentais básicos da experiência imediata).

Qual foi a proposta de divisão da psicologia na proposta apresentada por Wundt?

A definição de psicologia apresentada por Wundt pode ser assim resumida: a psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência interna ou imediata (cf. Wundt, 1896a, 1896b).

Como você descreveria os estudos de Wundt para que a psicologia fosse considerada ciência?

O laboratório de Wundt não foi apenas importante para que a Psicologia deixasse de lado ideias que afirmavam ser a alma dos homens a sede da vida psíquica, dessa forma tornando-se uma ciência experimental. Nesse laboratório, muitos psicólogos se formaram e consolidaram a cada dia a cientificidade desse campo do saber.

Quais as principais características da psicologia Wundtiana?

Wundt se mantem fiel à tradição filosófica e utiliza o paralelismo psicofísico, onde os processos físicos e químicos são paralelos, porém não podem interagir e não são reduzidos um a outro. De modo a tentar superar o dualismo de substâncias e monismo materialista.