Qual a principal característica decorrente da extensão leste

Qual a principal característica decorrente da extensão leste

1- A maior parte do território brasileiro está localizado em qual hemisfério?

A maior parte do território brasileiro está situada nos hemisférios Sul (ou Meridional) e Oeste (ou Ocidental).

2 - Quais são as principais linhas imaginárias que passam pelo Brasil?

O Brasil é cortado pela linha do Equador e pelo trópico de Capricórnio.

3 - Identifique as zonas térmicas em que o Brasil possui terras e os paralelos que as delimitam.

O Brasil localiza-se na Zona Tropical, delimitada pelos trópicos de Câncer e de Capricórnio; uma pequena área territorial situa-se na Zona Temperada do Sul, delimitada pelo trópico de Capricórnio e pelo círculo polar Antártico.

4 - Explique como a extensão do país no sentido norte-sul (latitudinal) pode resultar em uma grande diversidade das paisagens naturais.

Devido à grande extensão territorial no sentido norte-sul, o Brasil apresenta paisagens com predominância de elementos naturais muito diversificados, resultado da influência climática. Enquanto no norte do território são encontradas paisagens dominadas por vegetações adaptadas a climas mais quentes, no sul há paisagens caracterizadas por vegetações adaptadas a temperaturas mais baixas.

5 - Cite uma característica decorrente da extensão leste-oeste (longitudinal) do território brasileiro.

A grande extensão territorial brasileira no sentido leste-oeste faz com que o país apresente, atualmente, quatro fusos horários.

6 - Qual é a posição geográfica do Brasil em relação aos hemisférios da Terra? Justifique sua resposta.

A maior parte do território brasileiro está situada no Hemisfério Sul, ao sul da linha do Equador, e uma pequena parte ao norte dessa linha, no Hemisfério Norte. O país está localizado inteiramente a oeste do meridiano de Greenwich, no Hemisfério Ocidental.

7 - Em qual zona térmica da Terra está localizada a maior parte do território brasileiro?

A maior parte do território brasileiro está localizada na Zona Tropical.

8 - Em qual outra zona térmica se situam alguns trechos do território?

Há trechos do território situados na Zona Temperada do Sul.

9 - Qual é a principal diferença climática entre essas duas zonas? 

As áreas que ficam na Zona Tropical tendem a apresentar temperaturas mais elevadas que as áreas situadas na Zona Temperada.

10 - Em qual continente o Brasil está localizado?

O Brasil está localizado na América, ocupando grande parte da porção sul do continente, chamada América do Sul.

A elevada extensão no sentido leste-oeste (ou seja, as longitudes) faz com que o Brasil apresente certa diferenciação em termos de fusos horários, que perfazem um total de quatro horários oficiais estabelecidos nas distintas áreas do país.

Explicação:

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.

Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:

No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.

Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Formação e organização do território brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Qual é a característica decorrente da extensão leste

A elevada extensão no sentido leste-oeste (ou seja, as longitudes) faz com que o Brasil apresente certa diferenciação em termos de fusos horários, que perfazem um total de quatro horários oficiais estabelecidos nas distintas áreas do país.

Qual é a principal consequência da extensão leste

Qual é a principal consequencia da extensão leste-oeste ( longitudinal)para o território brasileiro? A consequência é a distribuição irregular dos raios solares, ocasionando a necessidade dos Fusos horários.

Quais são as consequências dessa extensão no sentido leste

Leste-Oeste: Essa extensão influencia na quantidade de fusos horários de um lugar, pois se um lugar é muito largo, muitos meridianos passarão pelo território, fazendo-o adotar vários fusos horários(como o Brasil), sem contar os limites práticos.

Qual a extensão do Brasil no sentido leste

Por esses aspectos, o Brasil é considerado um país com dimensões continentais. A área que corresponde ao Brasil apresenta 4.319,4 Km de distância no sentido leste-oeste, os extremos são a Serra Contamana, a oeste, com longitude de 73°59'32”; e Ponta do Seixas, a leste, com longitude 34°47'30”.