Qual a principal característica da política de crédito liberal e cobrança rigorosa ?

Grátis

22 pág.

Qual a principal característica da política de crédito liberal e cobrança rigorosa ?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 5

é a imputação de valores a variáveis previamente determinadas, possibilitando a construção de um parecer sobre uma determinada operação de crédito.
Feedback
A resposta correta é: é a imputação de valores a variáveis previamente determinadas, possibilitando a construção de um parecer sobre uma determinada operação de crédito..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação a técnica de análise baseada em estatística, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O Credit Score se baseia em fatores subjetivos de análise.
b. A estatística é incapaz de evidenciar quais são os riscos envolvidos em relação ao mau pagador.
c. A estatística é um importante instrumento baseado em fatores subjetivos.
A utilização de estatística nesse processo é um importante instrumento para a tomada de decisão, de tal maneira que os riscos possam ser dirimidos e os resultados, potencializados. Nesse contexto, o credit score surge como uma das mais potentes armas para auxiliar no processo de análise de crédito, combinando com técnicas de análise baseadas em métodos julgamentais.
d. O uso de ferramentas estatísticas para análise de crédito tornou-se um caminho natural à medida que os sistemas de informações foram evoluindo.
e. É uma técnica que pode ser definida isoladamente, em detrimento de técnicas julgamentais.
Feedback
A resposta correta é: O uso de ferramentas estatísticas para análise de crédito tornou-se um caminho natural à medida que os sistemas de informações foram evoluindo..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É um tipo de políticas de crédito aquela que tem como objetivo o aumento do faturamento através do incentivo a vendas sem muitas barreiras de entrada – e destacando isso na publicidade -, alcançando vários perfis de clientes, mas para isso, a empresa precisará adotar uma postura mais rigorosa tanto nas informações solicitadas para a análise do crédito quanto nas condições de pagamento.
Escolha uma:
a. Crédito liberal com cobranças liberais.
A empresa poderá adotar uma política liberal com cobranças rigorosas concedendo crédito a clientes dos mais distintos perfis. É uma maneira para que se possa alavancar as vendas, uma vez que não são construídas barreiras de entrada, ou seja, o acesso ao crédito é facilitado. Adota-se tal postura quando se tem um planejamento que favoreça as vendas, o faturamento. É comum que tal postura faça parte da comunicação feita aos clientes por meio de publicidade. Se, de fato, tal postura ajudará nas vendas, por outro lado a empresa precisará redobrar os cuidados com os processos de análise de crédito e cobrança (pg. 137).
b. Crédito rigoroso com cobranças liberais.
c. Política liberal com cobranças rigorosas.
d. Crédito rigoroso com cobranças rigorosas.
e. Crédito moderado com cobrança rigorosa.
Feedback
A resposta correta é: Política liberal com cobranças rigorosas..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em busca de perfis de clientes que ofereçam menor risco de inadimplência, esse tipo de política de crédito tem como característica a intolerância no atraso de pagamento da dívida, e por isso, deve-se investir em boas ferramentas de gestão de prazo de pagamento. Para restringir a sua cartela de clientes com baixíssimas taxas de inadimplência, é necessário colocar barreiras à solicitação do crédito.
Escolha uma:
a. Crédito rigoroso com cobrança rigorosa.
b. Crédito moderado com cobrança rigorosa.
c. Crédito liberal com cobrança rigorosa.
A política de concessão de crédito rigoroso com cobrança rigorosa tem como característica principal um maior rigor na concessão de crédito, o que trará para a empresa um perfil de cliente com maior capacidade de honrar compromissos assumidos. Mas, se além disso a empresa ainda for intolerante com atrasos, poderá ter como resultado um controle ainda mais rigoroso em relação aos atrasos, sinalizando que não tolerará que compromissos assumidos não sejam honrados dentro dos prazos preestabelecidos. Dessa forma, serão necessárias boas ferramentas de cobrança, o que poderá ser feito com o auxílio de tecnologias de comunicação (pg. 138).
d. Crédito rigoroso com cobranças liberais.
e. Crédito liberal com cobranças liberais.
Feedback
A resposta correta é: Crédito rigoroso com cobrança rigorosa..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Identifique qual dos elementos abaixo relacionados a análise de risco diz respeito a chance qualquer que determinado fato positivo ou negativo ocorra:
Escolha uma:
a. Incertezas.
b. Probabilidade.
A Probabilidade refere-se às chances de que esse determinado fato ocorra (pg. 43).
c. Eventualidade.
d. Ameaça.
e. Aversão.
Feedback
A resposta correta é: Probabilidade..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que indique o motivo de haver tantas linhas de crédito disponíveis no mercado.
Escolha uma:
a. Para oferecer diferentes opções de crédito, variando taxas de juros, carência, etc, buscando atender a especificidades das estratégias organizacionais das empresas que buscam crédito financeiro.
“O motivo principal é oferecer ao cliente crédito que vá ao encontro das suas necessidades, com taxas de juros, carência e condições alinhadas com as expectativas do devedor” (pg. 147).
b. Muitas empresas são endividadas, por isso existe tanta demanda.
c. Com o aumentos dos impostos, as empresas oferecem diferentes linhas de crédito para atender a demanda de quem precisa pagar por estes aumentos.
d. Para atender um movimento de privatização de empresas públicas.
e. As empresas não buscam estabilidade financeira, pois não querem entrar em uma zona de conforto.
Feedback
A resposta correta é: Para oferecer diferentes opções de crédito, variando taxas de juros, carência, etc, buscando atender a especificidades das estratégias organizacionais das empresas que buscam crédito financeiro..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É um banco de dados com nomes de pessoas físicas e jurídicas que emitem cheques sem dispor de saldo em sua conta para o pagamento.
Escolha uma:
a. SCPC– Serviço Central de Proteção ao Crédito da Associação Comercial de São Paulo.
b. SPC - Serviço de Proteção ao Crédito.
um banco de dados com nomes de pessoas físicas e jurídicas que emitem cheques sem dispor de saldo em sua conta para o pagamento (pg. 59).
c. CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo do Banco do Brasil.
d. Serasa Experian.
e. Cadastro de Pessoa Física.
Feedback
A resposta correta é: CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo do Banco do Brasil..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É uma entidade privada, gerida pelas câmaras de dirigentes lojistas e associações comerciais de todo o Brasil, que alimentam o sistema com dados e informações levantados nas operações comerciais de seus associados:
Escolha uma:
a. Cadastro de Pessoa Física.
O SPC é a entidade é privada e gerida pelas câmaras de dirigentes lojistas e associações comerciais de todo o Brasil, que alimentam o sistema com dados e informações levantados nas operações comerciais de seus associados (pg. 60).
b. SPC - Serviço de Proteção ao Crédito.
c. Serasa Experian.
d. CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo do Banco do Brasil.
e. SCPC– Serviço Central de Proteção ao Crédito da Associação Comercial de São Paulo.
Feedback
A resposta correta é: SPC - Serviço de Proteção ao Crédito..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É um artifício legal com objetivo de redução de riscos na tentativa de caso o tomador de recurso não consiga honrar seus compromissos, seja uma forma do credor reaver seus recursos emprestados:
Escolha uma:
a. Operações financeiras.
b. Concessão de crédito.
É a alternativa correta pois “As garantias são um artifício legal para garantir que as empresas tomadoras de recursos possam honrar os seus compromissos assumidos junto aos seus credores. O seu papel principal é reduzir risco, quando bem

O que é política de crédito do tipo rígido?

Crédito rigoroso e cobranças rigorosas Tanto para aprovação do crédito quanto para o acompanhamento das cobranças, os critérios utilizados são altamente rígidos. Esse tipo de política de crédito costuma minimizar perdas e ajuda a manter uma carteira de boa qualidade.

O que é crédito liberal?

4 – Crédito liberal e cobranças liberais Essa é uma tática comum entre empresas que buscam elevar a base de clientes. As empresas acabam liberando valores de crédito em que a inadimplência não oferecerá riscos graves ao negócio.

Quais os três elementos fundamentais de uma política de crédito?

Volume de vendas; Necessidade de capital de giro; Disponibilidade do caixa.

O que é política de crédito e cobrança?

A política de crédito é um conjunto de regras que direciona a empresa para a tomada de decisão de conceder crédito a um cliente, pessoa física ou jurídica. Além disso, também é definido qual o limite de valor que será concedido de acordo com o nível de risco que a instituição aceita trabalhar.