Qual a pior fase de enjoo na gravidez?

Neste artigo

  • Quais são os sintomas de enjoo?
  • É normal sentir enjoo o tempo todo?
  • Quanto tempo o enjoo vai durar?
  • Há grávidas que enjoam mais que as outras?
  • É verdade que o enjoo é sinal de que a gravidez vai bem?
  • O que fazer para aliviar o enjoo da gravidez?
  • O enjoo da gravidez pode afetar o bebê?

Enjoo e náusea são uma parte muito comum e desagradável da gravidez, aparecendo por volta da 5a ou 6a semana e durando, mais ou menos, até o segundo trimestre. Há mulheres que sentem enjoo até mais da metade da gestação. Os sintomas muitas vezes levam também a vômitos, ânsia de vômito e excesso de salivação.

Os tratamentos para aliviar o enjoo variam de mudanças na alimentação e estilo de vida a, dependendo do caso, medicação. Os profissionais de saúde podem prescrever vitamina B6 ou uma combinação de vitamina B6 e remédios para tratar de casos mais graves de enjoo (hiperemese gravídica.)

Apesar de incômodos e muitas vezes limitantes, os enjoos de modo geral não fazem mal para o bebê, desde que seja possível manter uma boa hidratação.

Existe ainda quem passe pela gravidez sem sentir enjoo, embora seja um grupo bem menor de mulheres que tem essa sorte.

Cientistas acreditam que o enjoo possa ser uma forma de o organismo proteger o feto no início da gravidez de toxinas e alimentos potencialmente perigosos. É uma teoria que faz sentido, já que o primeiro trimestre, quando o enjoo tende a ser pior, é a fase crucial de desenvolvimento de todos os órgãos e estruturas físicas do bebê.

Quais são os sintomas de enjoo?

Grávida enjoada pode ter:

  • Náusea
  • Vômitos
  • Ânsia de vômito (sem vomitar de fato para muitas mulheres)
  • Excesso de saliva e gosto amargo na boca

Se o enjoo e a náusea são tão fortes que não dá para manter nada no estômago (incluindo comida, bebida, remédios, vitaminas), pode se tratar de uma síndrome chamada hiperemese gravídica. Para esses casos, a equipe que acompanha o pré-natal pode prescrever uma dieta especial ou remédios para aliviar a náusea e os vômitos, pode sugerir repouso ou pode até indicar internaçãoar hospitalar para tomar soro na veia e repor líquidos, glicose e eletrólitos.

Busque atenção médica o quanto antes se:

  • Estiver perdendo peso devido aos vômitos
  • Começar a ter náusea e vômitos depois do segundo mês de gravidez
  • Vomitar sangue
  • Sentir tontura ao levantar de uma cadeira ou da cama, por exemplo
  • Tiver sinais de desidratação, como xixi escuro ou pouco xixi
  • Tiver dor abdominal, febre, dor de cabeça ou inchaço no pescoço
  • Tiver passado mais que 12 horas sem que nenhum líquido pare no estômago ou 24 horas sem que nenhum alimento sólido pare no estômago

Leia sobre repulsa ou enjoo pelo cheiro do companheiro

É normal sentir enjoo o tempo todo?

Sim, o enjoo pode acontecer a qualquer hora do dia e da noite e, para muitas mulheres, durar o dia inteiro. Há quem sinta enjoo constantemente, há quem sinta enjoo pior logo de manhã e há quem passe o dia bem e sinta enjoo à noite.

Quanto tempo o enjoo vai durar?

Uma gestação nunca é igual à outra, e a mesma coisa vale para o enjoo -- para cada pessoa é diferente, e até de gravidez para gravidez os incômodos variam. A sensação de náusea pode durar algumas semanas ou alguns meses; só em casos raros persiste por mais tempo ou até o fim da gravidez.

No final do terceiro mês, no entanto, os enjoos tendem a melhorar para a maioria das mulheres. Mas o enjoo pode ir e vir durante a gestação, muitas vezes deflagrado por determinados cheiros.

Fale com o profissional que acompanha o seu pré-natal se a náusea e os vômitos persistirem depois da 20a semana. Enjoo que não passa debilita o corpo e, em casos mais graves, pode levar a desidratação, desnutrição e um ganho de peso inadequado na gravidez.

Há grávidas que enjoam mais que as outras?

Algumas circunstâncias contribuem para que certas grávidas sejam mais suscetíveis a enjoos. São elas:

  • Gravidez de gêmeos ou mais bebês, devido aos níveis mais altos de hormônios no organismo. A gestação de múltiplos também eleva as chances de enjoos mais severos, embora não seja regra que toda grávida de gêmeos ou mais terá enjoos.
  • Ter tido náusea e vômitos em gestações anteriores.
  • Ter histórico de náusea e vômitos como efeito colateral de pílula anticoncepcional. É provavelmente uma resposta do seu organismo à presença do hormônio estrogênio, cujos níveis sobem rapidamente no começo da gravidez. Esse aumento do estrogênio pode ser responsável pela maior sensibilidade a odores, resultando na aversão a comidas que tantas grávidas sentem no primeiro trimestre da gestação.
  • Ter histórico familiar de náusea na gravidez. Caso sua mãe ou irmã tenha tido enjoo sério na gravidez, há maior chance de você ter também.
  • Ter estômago mais sensível às mudanças do organismo no início da gestação.

É verdade que o enjoo é sinal de que a gravidez vai bem?

Não necessariamente. É verdade que o enjoo indica a presença dos hormônios que sustentam a gravidez, portanto é um "bom" sinal.

Por outro lado, não é mau sinal não ter enjoo. Ao contrário: pode ser sinal de sorte da grávida, que não vai ter de conviver com a desagradável sensação de estar à beira do vômito o tempo todo, e vai conseguir se alimentar bem.

É bom saber também que o enjoo moderado por si só não afeta o bem-estar do bebê.

O que fazer para aliviar o enjoo da gravidez?

Não existe solução mágica para o enjoo da gravidez, mas há algumas medidas que você pode tomar para tentar se sentir mais disposta:

  • Procure não ficar em jejum por mais de três horas, porque o jejum favorece a náusea. Tente seguir o que seu corpo indica: coma o que conseguir, e devagar, porque a chance de essa comida ficar no estômago é maior. Alimentos mais secos (como torrada) e ácidos (picolé de limão, água com gotas de limão) podem aliviar a sensação.
  • Evite se expor a agentes que desecandeiam enjoo, como alimentos apimentados e com cheiro forte, frituras, perfumes e calor demais.
  • Consuma bebidas geladas entre as refeições, mas não beba muito de uma vez só, para o estômago não ficar cheio, o que pode provocar náusea, além de tirar o seu apetite.
  • Escove os dentes e enxágue a boca. Se escovar os dentes também deixa você enjoada, experimente mudar de pasta, talvez para algo menos mentolado.
  • Fique ao ar livre o máximo que conseguir.
  • Procure um acupunturista que tenha experiência em lidar com enjoo de grávidas.

Se essas soluções mais naturais não ajudarem a melhorar o enjoo, busque orientação médica sobre medicações para náusea. Há suplementos e remédios que são considerados seguros para tratar o enjoo de gravidez (mas não tome nada por conta própria).

Assista: Técnica de acupressão contra a náusea

O enjoo da gravidez pode afetar o bebê?

Enjoos moderados e vômitos ocasionais não ameaçam o bem-estar do bebê, desde que você consiga manter alguma coisa no estômago, principalmente líquidos. Talvez nas piores fases você não consiga se alimentar bem, mas é importante tentar se manter hidratada.

A maioria das mulheres que sofre de enjoos percebe bem rápido o que incomoda e sente qual é o melhor momento para tentar comer.

Caso o suplemento vitamínico de gestantes prescrito para você dê enjoo, tente tomá-lo junto com a comida ou à noite. Se mesmo assim você não aguentar, fale com o médico para que ele possa buscar alternativas que contenham as vitaminas de que você e o bebê precisam.

Lembrando, no entanto, que vômitos contínuos e prolongados por toda a gravidez estão relacionados a um maior risco de partos prematuros, bebês com baixo peso ao nascer e atrasos no desenvolvimento. Não deixe de buscar tratamento se achar que pode estar sofrendo com enjoos extremos (hiperemese gravídica.)

"Essa associação de enjoos extremos com problemas posteriores costuma ser feita porque as mães ficam desnutridas por não se alimentarem. Quando enjoam a gravidez inteira, mas conseguem se alimentar, não tende a acontecer maior incidência dessas complicações do que gestantes que não enjoam", observa a obstetra Eleonora Fonseca, integrante do Conselho Médico do BabyCenter.

Conheça os sintomas da gravidez que nunca podem ser ignorados ou veja mais dicas de como lidar com os enjoos

Não deixe de baixar nosso aplicativo grátis para acompanhar sua gravidez dia a dia. O aplicativo do BabyCenter coloca todas as informações de que você precisa bem na ponta dos seus dedos.

Qual a pior semana de enjoo na gravidez?

As semanas mais intensas de enjoo costumam ser no primeiro trimestre da gravidez, sendo assim, até a 12ª semana. Após o terceiro mês de gestação, eles costumam ficar mais leves e, por volta do quinto mês, terem bem menos ocorrência.

Quando acontece o pico de enjoo na gravidez?

Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.

O que piora o enjoo na gravidez?

Vale diminuir o consumo de sanduíches, salgadinhos, tortas, bolos, pão de queijo, batata, pães e guloseimas em geral. Além de mais pesados, esses alimentos são de digestão lenta, exigindo muito do organismo.

Quando se preocupar com os enjoos na gravidez?

Porém, se as náuseas e os vômitos persistirem e estiverem associados à perda de peso, desidratação, entre outros sintomas, pode ser o caso de uma hiperêmese gravídica, que costuma cessar por volta da 20ª semana. Em algumas situações, porém, o quadro pode persistir até o parto.