Qual a localização do território brasileiro quanto aos hemisférios?

Olá! O tema da nossa aula de hoje é o território brasileiro, mas antes vamos conhecer a localização do Brasil no mundo. Nosso país é o quinto maior em extensão territorial, o que contribui para a variedade de paisagens.

A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL

ATIVIDADE 1

Realizaremos a leitura do texto “Localização Geográfica do Brasil”

O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.

A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos horários, uma vez que no sentido leste – oeste nosso país é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.

A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

Acesse o link clicando aqui para seu conhecimento.

ATIVIDADE 2

Para a realização correta da localização geográfica do Brasil e de outros países, independentemente do ponto do planeta, faz-se necessária a utilização das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

As latitudes explicitam os pontos em graus de um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul. Já as longitudes mostram a posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência principal o Meridiano de Greenwich no sentido leste ou oeste.

No sentido leste-oeste, o Brasil apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de 73°59’32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 km de distância e são representados pelo Monte Caburaí (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”, e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03″.

Disponível em: fonte

Acesse aolinkno site do IBGE e observe os mapas com as divisões dos continentes, localizando o Brasil e observando sua extensão territorial.

Assista ao vídeo “Pontos extremos do Brasil”:

Pontos extremos do Brasil – Canal profgiovani – Official – YouTube

O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério meridional. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico).

Conforme a Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil compõe-se de 27 unidades políticas, sendo 26 Estados e um Distrito Federal, distribuídos numa área de 8.514.876 Km2. Essas 27 unidades estão distribuídas em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

. Os estados que compõem o Centro-Oeste são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

A região Norte abriga os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A região sudeste abriga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Existem muitas diferenças entre os estados brasileiros. Isso pode ser verificado pela quantidade de população, densidade demográfica, extensão territorial, quantidade de municípios e aspectos econômicos

Que tal conhecer um pouco mais sobre os estados que formam o território do Brasil jogando?!

Acesse o link e divirta-se! aqui

Agora entre no link clicando aqui e responda as perguntas do quis. Logo em seguida confira as repostas:

A questão número 08 não precisa responder.

Os jogos irão contribuir para a fixação do conteúdo.

Saiba Mais | Referências: Visite o site e leia o texto: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/aposicaogeograficadobrasil.html
Área territorial brasileira (Pontos extremos e limites internacionais) : https://www.youtube.com/watch?v=7ZgKZigg7aw
Objeto de Conhecimento Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil:
Habilidades (EF07GE01-A) Identificar o imaginário/conhecimento que as pessoas possuem acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. (EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Proponentes/ Professores: Lânia Lúcia de Lourdes Souza Leila Ribeiro Alves Maria de Fátima Bezerra de Oliveira Neide Rosa Miranda Magalhães Sandra Divina Campos Silveira
Instituição Educacional: E. M. PROFª NARA DO CARMO REZENDE DE AMORIM
CRE: JARBAS JAYME

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ética e Cidadania

Qual a localização do território brasileiro quanto aos hemisférios?

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.

Qual é a localização do território brasileiro?

Do ponto de vista da localização, o Brasil situa-se no Continente Americano, sendo o terceiro maior país deste continente. Está localizado mais precisamente na América do Sul e ocupa quase 50% de sua área total, sendo considerado o maior país no território sul-americano.

Em qual hemisfério se localiza a maior parte do território brasileiro?

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

Qual é a localização do hemisfério?

A partir da Linha do Equador formam-se os hemisférios Norte e Sul. Já a partir do Meridiano de Greenwich formam-se os hemisférios Ocidental e Oriental. Com isso, sempre que se for referenciar algum país do globo, pode-se especificar onde ele fica usando os hemisférios como base.