Qual a importância e contribuições da Psicologia Social para o serviço social?

A Psicologia Social procura entender como o comportamento de uma pessoa sozinha pode mudar quando ela está em grupo, e como ela se relaciona com as outras pessoas.

A Psicologia é uma ciência que estuda a mente e seus comportamentos. Vem do grego ‘estudo da alma’, e a definição não poderia ser melhor. Ao entender o íntimo do ser humano, a Psicologia procura entender como a pessoa se sente para ajudá-la a resolver conflitos.

Mas a Psicologia vem evoluindo ao longo dos anos, e ganhando novos ramos de estudo. Um deles é a Psicologia Social. O campo de atuação estuda a relação das pessoas com as outras, e como seu comportamento pode mudar.

Podemos até dizer que essa área está na fronteira entre a Psicologia e a Sociologia, visto que ela tem um pé em cada lado da linha. Vamos ver mais a fundo como ela funciona.

A pessoa influencia o meio e é influenciada por ele

A Psicologia Social parte do princípio que são dois mundos que dependem um do outro. Um indivíduo recebe influências de outros ou de grupos que, por sua vez, podem ser influenciados por ele. É uma via de mão dupla.

Mas a definição não acaba aí. Essa relação entre indivíduo e sociedade procura relacionar esferas diferentes. Um trata da pessoa de forma unitária e individual. O outro, de um grupo, uma comunidade, uma sociedade.

Assim, quando o psicólogo social conversa com alguém, ele procura entender o que ela sente e como o meio no qual ela vive pode ter interferido. É um meio de buscar informações para desvendar o que levou essa pessoa a ter problemas psicológicos.

É uma abordagem recente na história da Psicologia, visto que há outras vertentes dessa ciência. Há as que analisam o jeito de o paciente falar, outras que se pautam em terapias coletivas, e as que usam a arte.

Como surgiu a Psicologia Social?

O cientista social francês Gustave Le Bon publicou um trabalho em 1895 com o título Psicologia das Multidões. Acredita-se que essa tenha sido uma das primeiras publicações que traziam o termo Psicologia Social. O estudo trouxe uma concepção de que um indivíduo, a partir do momento em que faz parte de um grupo, passa a ter um tipo de mente coletiva. É essa mente coletiva que o faz pensar diferente de quando está sozinho.

O conceito de mente coletiva se baseia nos pensamentos, valores e conceitos que são elaborados por um grupo ou pela sociedade. Não há nada escrito, não existe nenhuma regra formal, mas é o famoso ‘todo mundo faz assim’. Dessa forma, segundo a Psicologia Social, passamos a ter determinados comportamentos porque recebemos essas informações desde a infância.

Esse pensamento chega a ter uma força bastante grande em algumas pessoas. Elas podem ter conflitos psicológicos, por terem uma ideia a respeito de algo, e precisarem se comportar de outra forma quando estão em um grupo. É um dos campos nos quais a Psicologia Social atua.

O comportamento de manada

Ainda nessa ideia da mente coletiva, há outro conceito que a Psicologia Social traz. Sabe quando pessoas passam a fazer determinada coisa porque muita gente está fazendo? Por exemplo, correr para os supermercados para comprar algum item e fazer estoque porque muitas pessoas estão fazendo o mesmo?

É o que os psicólogos sociais chamam de ‘comportamento de manada’, que acontece em várias situações diferentes, até no mercado financeiro. Quando investidores decidem comprar ações de uma mesma empresa porque ela se tornou atraente, o valor ela sobe. É o que se conhece como bolha especulativa. Do mesmo jeito que aumenta, pode cair violentamente, caso aconteça algo que se relacione com as atividades dela.

No fundo, ele diz respeito a uma atitude que as pessoas tomam sem ter muitas informações a respeito. É o famoso ‘se tá todo mundo indo atrás, deve ser importante’. Não que não seja. Esse comportamento remete ao dos primeiros humanos, que viviam em grupos. Se eles viam vários membros fugindo, os outros iam no embalo. Por uma questão de sobrevivência – que perdura até hoje.

Como trabalhar com Psicologia Social?

Primeiro, é importante se formar no curso de Psicologia, que tem cinco anos de duração e é oferecido na modalidade bacharelado. O aluno tem acesso a um campo muito amplo de estudo. Há disciplinas que vão da Didática a Metodologia de Ensino, passando pela Pesquisa em Psicologia, terapias, aconselhamento e orientação.

Mas há várias disciplinas que abordam a Psicologia por vários ângulos: no ambiente de trabalho, hospitalar, empresarial, na comunidade, e a social. Dessa forma, ao ter contato com várias áreas, o graduando pode escolher a que mais o atrai. Caso ele queira estudar mais a fundo a Psicologia Social, ele pode se especializar em cursos de pós-graduação. Eles trazem um aprofundamento ainda maior sobre o assunto, tornando-o bastante valorizado em processos seletivos, e mesmo depois de contratado.

Mercado de trabalho

Falando em trabalho, os especialistas nessa área estão em alta. Pelo fato de psicólogos sociais terem uma abordagem diferenciada da Psicologia, sua expertise é muito interessante em alguns setores econômicos.

No Marketing das empresas, por exemplo. Sim: ao falar da imagem que uma marca traz, ela vem com um conjunto de ideias e ideais. Como o psicólogo sabe a forma que as redes sociais influenciam na vida das pessoas, esse conhecimento ajuda na hora de criar campanhas de fortalecimento dessas ideias.

Ainda no setor empresarial, os psicólogos sociais têm uma boa oportunidade no departamento de Recursos Humanos. Mais especialmente no treinamento de funcionários. Eles podem desenvolver metodologias para levar a eles a cultura organizacional da empresa. E podem até atuar como mediadores na resolução de conflitos.

Esse profissional, por sua atuação que une pessoas e a sociedade, pode atuar também em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centros de Atenção Psicossocial (Caps). São instituições públicas que lidam com pessoas em situação de vulnerabilidade social ou têm problemas psicológicos.

O psicólogo social também pode continuar na carreira acadêmica, realizando pesquisas em nível de mestrado e doutorado, bem como dar aulas em universidades. Portanto, o campo de trabalho é extenso, fascinante e ajuda as pessoas e a sociedade.

Agora confira esse outro artigo, em que listamos as principais áreas da Psicologia.

Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook


Como a Psicologia Social pode contribuir para o Serviço Social?

Quando trabalha em empresas, o psicólogo social ajuda a parte gestora a instituir práticas de socialização aos novos colaboradores e a gerir conflitos. Outra possibilidade é cuidar do clima organizacional, evitando que determinadas posturas de grupos prejudiquem a motivação e a produtividade no ambiente de trabalho.

Qual a importância da psicologia no meio social?

Através do trabalho do psicólogo social nos auxilia a entender a necessidade que sentimos do outro e a importância da comunicação frente ao comportamento alheio.

Qual o papel do psicólogo na assistência social?

Coordenar e direcionar à equipe para o cumprimento das premissas da assistência social; Estimular a escuta e a comunicação entre a equipe; Desenvolver projetos e, juntamente com a equipe da rede socioassistencial, buscar medidas que estimulem a autonomia e a consciência cidadã da comunidade.