Qual a importância do respeito à diversidade cultural nas questões de direitos humanos no Brasil?

22 Maio

Oficina

Educar para a diversidade e respeito aos direitos humanos

Qual a importância do respeito à diversidade cultural nas questões de direitos humanos no Brasil?

                A diversidade humana ou social significa infinidade de diferenças entre as pessoas ou grupos que compõem a vida em comunidade. Há pessoas que falam e se comportam de formas diferentes, aprendem em ritmo diferente, não acreditam nas mesmas coisas, não têm opiniões parecidas, nem compartilham os mesmos sonhos. Os costumes de cada povo ou de cada comunidade são específicos, particulares. E, portanto, devem ser compreendidos e respeitados como são. Não há culturas menos importantes do que outras, nem pessoas. Somos apenas diferentes uns dos outros.

                A diversidade e a diferença são negativas? Afirmamos que não, pois cada cultura, cada sociedade, cada pessoa, tem suas contribuições a oferecer, suas invenções, suas conquistas, seu conhecimento. Segundo Bento (1998, p.15), a História nos esclarece que “a diversidade é um dos fatores responsáveis pelo extraordinário progresso material e cultural da humanidade.” Sem diversidade, não há estímulo para pensar diferente. E pensar diferente é o caminho para viver melhor.

                Se todas as pessoas são únicas e especiais a seu modo, quem haveria de ser “mais” ou “melhor” do que o outro? Somos únicos como indivíduos e por isso somos diferentes uns dos outros. Mas nem todos veem a diferença com bons olhos, pois, o respeito ao outro, aos seus direitos se transformou em nossa sociedade em apenas um discurso. Na maioria das vezes, considera-se “natural” que as pessoas sempre busquem levar vantagens sobre as outras. Nesse sentido, a questão da igualdade de oportunidades, de direito e de tratamento é colocada em xeque devido “a tendência de considerar natural a auto-afirmação de um indivíduo através da negação do outro” (BENTO, 1998, p. 7), gerando assim o preconceito.

               Observamos que dentro de cada grupo ou camada social existem infinitas diferenças, pois cada indivíduo é único, portanto universal. Assim somos iguais e diferentes. Os direitos humanos não são constituídos de uma só vez, nem de uma vez por toda. É uma construção permanente de avanços, arranjos e, às vezes, retrocessos. Assim o aprendizado, o reconhecimento e a valorização das diferenças é um exercício necessário para a vida pessoal e comunitária. No contexto do ensino superior essa realidade  é bem visível.

              A realização da oficina profissionalizante com o tema DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS foi motivada devido ao fato de por várias vezes presenciar na sala de aula algumas atitudes de intolerância e preconceito entre os alunos do curso de Pedagogia, estas atitudes são incabíveis entre qualquer ser humano e principalmente entre futuros professores. Dentro deste contexto, percebemos a relevância de trabalharmos com a temática diversidade e direitos humanos, para mediar a relação entre as os discentes e para que conseguíssemos diminuir as atitudes preconceituosas e intolerantes.

               Como instituição educativa, acreditamos que é nossa responsabilidade trabalhar intensamente no sentido de lidar corretamente com as diferentes diferenças, alinhados com declaração universal, que determina que não deve haver discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou outro motivo.

               Para a culminância desta oficina foi confeccionado pelos os alunos uma colcha de retalhos, após a confecção da colcha e da leitura de alguns textos sobre a temática abriu-se um espaço para conversa, onde cada discente tiveram a oportunidade para relatarem atitudes de preconceito e intolerância vividos por eles, foi um momento muito comovente e emocionante, em seguida abrimos para a discussão sobre o tema e a visão de diferentes autores.

             O objetivo proposto foi alcançado na medida em que os discentes tiveram a oportunidade de ouvirem dos próprios colegas o quanto o preconceito e a intolerância dói, foi um momento oportuno também para instrumentalizar os discentes do curso de pedagogia  preparando-os para conviver e trabalhar com a Diversidade existente no contexto escolar. 

Galeria: 

Qual a importância do respeito à diversidade cultural nas questões de direitos humanos no Brasil?
Qual a importância do respeito à diversidade cultural nas questões de direitos humanos no Brasil?

Qual a importância da diversidade cultural alinhada com os direitos humanos no Brasil?

A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito á dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem à minoria e os dos povos autóctones.

Qual a importância dos direitos humanos para a diversidade cultural?

Os partidários dos direitos humanos, assim como os seus opositores, podem tirar proveito de um estudo e de uma compreensão mais profundos das diferentes culturas e civilizações, com suas respectivas diversidades e seus elementos heterogêneos, segundo os diferentes períodos da história.

Qual é a importância da diversidade cultural para o povo brasileiro?

Em nosso país, por exemplo, os estados e regiões têm suas tradições, que ajudam a contar a nossa história e entender melhor a identidade do povo brasileiro. Assim, as crianças se desenvolvem com mais empatia, consciência social e responsabilidade.

Qual é a importância de respeitar a diversidade cultural?

Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.