Qual a importância do professor para o desenvolvimento da criança?

A Educação Infantil é o primeiro contato da criança com a experiência escolar e engloba a importante fase da vida entre 2 e 5 anos de idade. Dessa forma, ela propicia o desenvolvimento integral do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Frente a isso, é fundamental compreender a importância desse período escolar no crescimento da criança e como a escola pode contribuir para o avanço cognitivo do aluno.

Conheça, agora mesmo, a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento do indivíduo e quais as atividades e rotinas oferecidas pelo Centro Educacional Leonardo Da Vinci para o crescimento individual e social do aluno. Confira!

A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

Logo, as atividades para Educação Infantil de acordo com a BNCC, trabalham, de forma lúdica, as motricidades fina e ampla, a percepção e a capacidade de foco e concentração, bem como proporciona a ampliação das interações sociais, das capacidades linguísticas e do senso moral, além de outras características importantes, como a autoestima.

Dessa forma, a Educação Infantil não é apenas uma solução para os pais que trabalham e não conseguem cuidar dos filhos em algum período do dia, afinal, trata-se, na Educação Infantil no Brasil, de um importante meio de desenvolvimento pessoal e social do indivíduo, aprimorando suas habilidades cognitivas, sociais e motoras.

Agora que você já entendeu a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento do indivíduo, conheça a proposta de ensino do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, uma escola em Vitória/ES, e saiba por que ele é o melhor ambiente para o crescimento do seu filho ou de sua filha.

Quais são as atividades para Educação Infantil proporcionadas pelo Centro Educacional Leonardo Da Vinci?

As turmas da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo Da Vinci contam com uma infraestrutura completa. Portanto, o corpo docente possui recursos ricos para a realização de diversas atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança. Diante disso, conheça, agora, as dinâmicas e a rotina do ensino infantil oferecidas pela escola.

Programa infantil bilíngue

Qual a importância do professor para o desenvolvimento da criança?

No Da Vinci, desde 2006, as turmas de horário integral da Educação Infantil e do 1º ano do Fundamental contemplam a qualidade de ensino internacional, uma vez que os alunos do horário integral vivenciam 50% das atividades letivas em Inglês e os outros 50% em Português. Ou seja, todas as atividades pedagógicas, educacionais e lúdicas são realizadas nos dois idiomas.

Além disso, para uma maior eficiência do programa, os professores são estrangeiros, advindos de diferentes países, garantindo, ao aluno, o aprendizado de um novo idioma e uma rica convivência intercultural.

Programa de línguas estrangeiras no semi-integral

Nas turmas da Educação Infantil II, III e IV do semi-integral, às atividades de Língua Inglesa são realizadas de forma lúdica, de acordo com a faixa etária, em sintonia com outros projetos desenvolvidos para cada série.

Por sua vez, para as turmas de 1º ano do semi-integral, são realizadas três aulas de Inglês por semana, propiciando uma maior exposição ao idioma e desenvolvendo, nos alunos, habilidades de comunicação, expressão, de aquisição de vocabulário e de estruturação da língua estudada.

Museu da Escola

Qual a importância do professor para o desenvolvimento da criança?

O Museu da Escola é um ambiente dedicado à criação de vivências de ensino/aprendizagem e educação de alunos para a apreciação de obras de arte. Dessa forma, são organizadas duas exposições durante o ano com obras de artistas previamente estudados em sala de aula. Afinal, é importante que a criança inicie, desde a primeira infância, as percepções sobre a arte. Por isso, criar o interesse por ela é um compromisso perene na cultura do Da Vinci.

Herbanário

Qual a importância do professor para o desenvolvimento da criança?

O herbanário é um espaço criado para o plantio de sementes e mudas em que o aluno participa de todo o processo, da terra à mesa. Ou seja, a criança tem a oportunidade de mexer com a terra e prepará-la, lidar com a semente, compreender a importância da água e da luz no cultivo dos alimentos, observar, comparar, fazer anotações, discutir com o grupo e formalizar observações.

Musicalização

Qual a importância do professor para o desenvolvimento da criança?

A música está presente em todas as turmas da Educação Infantil, sendo componente essencial na formação da personalidade das crianças. Portanto, com um programa voltado para a experimentação e as vivências sonoras, ministrado por professores especializados, propicia aos alunos um contato direto, lúdico e autêntico com o universo musical. Além disso, as turmas do Integral contam com a integração do projeto ao Programa Bilíngue, com aulas de musicalização em Português e Inglês.

Natação

Qual a importância do professor para o desenvolvimento da criança?

Por meio de atividades lúdicas e planejadas, as aulas de Natação das turmas de horário integral  da  Educação Infantil e o 1º ano do Fundamental têm como objetivo desenvolver habilidades e competências motoras amplas e específicas. Dessa forma, a criança aprimora a coordenação motora, a capacidade cardiorrespiratória, a segurança no meio líquido e as habilidades socioafetivas.

Para as turmas de semi-integral, a Natação é oferecida como alternativa após o horário letivo, como atividade integrada à Escola de Esportes.

Aniversários

As comemorações de aniversários no ambiente escolar são, para o Da Vinci, uma proposta educativa. Logo, para os segmentos do Infantil e Fundamental I, é organizada, periodicamente, uma festa coletiva para todos os aniversariantes de determinados períodos.

Projetos Institucionais

No ensino infantil, são trabalhados projetos institucionais com objetivos e conteúdos que atendem às potencialidades e necessidades de cada faixa etária, sempre buscando contemplar a dimensão socioafetiva e a integração entre disciplinas.

Além de um programa de ensino infantil completo, o Da Vinci também conta com um sistema de segurança, uma educação alimentar e um espaço físico que se destaca dos demais, com quadras, piscinas, bibliotecas, teatro, Centro Musical e muito mais.

Portanto, está clara a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança, e o Centro Educacional Leonardo Da Vinci está preparado para colaborar com o avanço dos alunos.

Quer saber mais sobre o Da Vinci? Então, agende sua visita agora mesmo!

Qual a importância do professor para o desenvolvimento da criança?

Qual a importância do professor no desenvolvimento infantil?

O professor da Educação Infantil faz mais do que facilitar projetos de arte e artesanato ao longo do dia. É ele quem fornece estrutura e ajuda as crianças a crescerem em suas habilidades de leitura e escrita; ensina Ciências instigando a curiosidade e ajuda as crianças a se entenderem no mundo.

Qual o papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem?

É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.

Qual é a importância do papel do professor?

Além da responsabilidade de ensinar crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula, eles também fazem parte da formação ética e cidadã dos alunos. Ou seja, estes educadores compartilham conhecimentos que são capazes de impactar os rumos da sociedade de forma significativa.