Qual a importância do meio de cultura para o crescimento dos microorganismos?

O que é Meio de Cultura? Qual é sua função?

Os meios de cultura são preparações química feitas em laboratórios que fornecem nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural, como por exemplo os fungos e as bactérias.
Cada tipo de meio de cultura é indicado para uma determinada função e um microrganismo específicos: alguns tem a função de nutrir e estimular o crescimento, outros inibem determinado microrganismo e conseguem indicar seu potencial hidrogeniônico. Existe uma enorme variedade destes meios e eles são usados em análises laboratoriais e estudos científicos em diversas áreas, principalmente em alimentos, água, cosméticos e microbiologia clínica.

Quais são os tipo de Meios de cultura?

Os meios de cultura podem ser classificados por seu estado físico e aplicação.
De acordo com o estado físico, sua classificação baseia-se em:

  • Líquidos ou caldos: crescimento indiscriminado com turvação do meio;
  • Sólidos: crescimento de colônias isoladas, muito utilizado para culturas puras;
  • Semi-sólido: adição de menor quantidade de ágar, mobilidade bacteriana;

Com relação a sua aplicação, os meios podem ser divididos em:

  • Meio de Enriquecimento: são preparações geralmente líquidas, de composição química rica em nutrientes, com a finalidade de permitir que as bactérias contidas em uma amostra clínica aumentem em número. Exemplos: Caldo Brain Heart Infusion e o Caldo Tetrationato;
  • Meio de Transporte: consiste em um meio isento de nutrientes, contendo um agente redutor (Tioglicolato ou cisteína). Geralmente mantém o pH favorável, previne a desidratação de secreções durante o transporte e evita a oxidação e autodestruição enzimática dos patógenos presentes. Exemplos: Meio de Stuart, Meio de Cary-Blair e Caldo Tioglicolato;
  • Meio Seletivo: a finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros germes. Exemplos: Agar Manitol Salgado e Agar SS;
  • Meio Diferencial: possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias. Exemplos: Agar Eosin Methilene Blue (EMB), Agar McConkey e Agar Hektoen;
  • Meio Indicador: é utilizado no estudo das propriedades bioquímicas das bactérias, auxiliando, assim, sua identificação. O mais simples é aquele usado no estudo das reações de fermentação. Exemplos: Agar Triple Sugar Iron (TSI) e Agar Citrato de Simmons.

A escolha dos meios de cultura, para o processamento inicial das amostras é muito importante. Geralmente, utiliza-se mais de um tipo de meio, com o objetivo de fornecer condições de crescimento a todos os patógenos possíveis.

Sinergia Científica dispõe uma grande variedade de meios de cultura, a pronta entrega.
Confira aqui alguns dos meios de cultura que trabalhamos.

Nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudá-lo, caso tenha alguma dúvida na seleção do meio mais indicado para sua análise!

➡️ Fontes: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/meios-de-cultura-de-microrganismos/57896 ¹

http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5583/material/Meios%20de%20Cultura%20aula%20pr%C3%A1tica.pdf ²

http://e-escola.tecnico.ulisboa.pt/topico.asp?hid=312 ³

Seja bem vindo a Sinergia Científica.
Utilizamos seus dados para proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar pelo site, você autoriza a Sinergia utilizar as informações para estes fins. Leia nossa Política de Privacidade.

Para que micro-organismos sejam mantidos em um ambiente adequado com todos os nutrientes ideais para o seu desenvolvimento, é necessário que haja um meio rico e específico para isso.

O meio de cultura é uma preparação muito utilizada em laboratórios, que tem por objetivo fornecer aos micro-organismos o local perfeito para o seu crescimento.

Entenda abaixo um pouco mais sobre o meio de cultura e onde pode ser utilizado.

O meio de cultura pode ser líquido, semissólido ou sólido e tem como principal função prover os nutrientes necessários para o desenvolvimento e o bom crescimento de células e outros organismos vivos. Como são utilizados em variadas aplicações, são específicos para cada tipo de célula ou micro-organismo mantido em cultura.

Podem conter diversos tipos de ingredientes como extratos de tecidos animais ou vegetais, além de compostos orgânicos e inorgânicos. Há meios que são enriquecidos com nutrientes além dos encontrados habitualmente, os seletivos, que permitem o crescimento de somente determinados organismos e outros meios para finalidades diversas.

Dessa forma, é possível realizar uma infinidade de experimentos com esses produtos, que são essenciais em muitas pesquisas e permitem mimetizar um ambiente perfeito para o desenvolvimento dos organismos que se deseja analisar.

Quais são os tipos de meios de cultura?

Os meios de cultura mais utilizados para cultivo de micro-organismos incluem nutrientes específicos misturados ao ágar que faz com que o meio se solidifique. Essa estratégia permite que micro-organismos sejam cultivados em placas de petri. Na cultura de células, os meios são comumente acrescidos de fatores de crescimento e hormônios. Para células animais, o soro fetal bovino é um ingrediente importante que auxilia a promover o ambiente ideal.

Veja abaixo os principais tipos de meios de cultura disponíveis.

Meio de cultura enriquecido

O meio de cultura enriquecido apresenta uma grande porção de nutrientes que favorecem o crescimento de micro-organismos, até mesmo os que possuem maior dificuldade em crescer em cultura.

Meio de cultura seletivo

O meio de cultura seletivo possui componentes que possibilitam o crescimento de determinados organismos e inibe a proliferação de outros.

Meio de cultura diferencial

Esses produtos possuem componentes que permitem diferenciar a cultura de organismos distintos em um mesmo meio. Para isso, utilizam corantes e outros produtos para promover essa diferenciação.

Meio de cultura de transporte

Esses meios são úteis em situações que não é possível realizar a cultura logo no momento de coleta. Para isso, utiliza-se o meio de cultura de transporte, que permite a manutenção de boas condições para sobrevivência do organismo até que esse possa ser cultivado em seu meio de rotina.

Meio de cultura de triagem

São meios de cultura que avaliam algumas características metabólicas dos organismos, permitindo identificá-los e caracterizá-los.

Meio de cultura de identificação

Realizam provas bioquímicas para identificar determinadas características fisiológicas e peculiares de alguns micro-organismos.

Meio de cultura de contagem

São muito úteis para verificar a quantidade de populações microbianas.

Meio de cultura de estocagem e manutenção

Esses meios de cultura são os mais conhecidos e utilizados em laboratórios. Permitem que micro-organismos e células sejam mantidos e estocados, garantindo nutrientes e um ambiente favorável ao seu crescimento.

Onde o meio de cultura pode ser utilizado?

O meio de cultura é amplamente utilizado em laboratórios de pesquisa para estocagem e manutenção de organismos. Contudo, eles podem também ser utilizados em outros locais como nas análises clínicas para identificação de determinados micro-organismos, no controle de qualidade industrial, na fabricação de alimentos, nos mais variados trabalhos de campo, possibilitando o transporte de diversos organismos até o local em que serão mantidos, além de outras aplicações.

Por esse motivo, há uma grande variedade de meios de cultura. Além de serem específicos para determinados micro-organismos, alguns são adequados de acordo com a finalidade e aplicação desejada.

Conclusão

O meio de cultura possibilita que micro-organismos cresçam e se multipliquem, ao promover um ambiente adequado e ideal para a sua proliferação. Para isso, utilizam diversos nutrientes específicos para cada micro-organismo que se deseja cultivar.

São muito importantes em algumas aplicações e podem ter diversos tipos. Dessa forma, é necessário entender primeiramente a necessidade de uso antes de optar pelo meio de cultura adequado.

Qual a importância do cultivo de microrganismos em laboratório?

Cultivo de microrganismos em laboratório Depois o meio de cultura com os nutrientes necessários é preparado e esterilizado. Assim, garante-se que não há nenhuma outra forma de vida ou contaminação no meio. O patógeno é então inoculado. A cultura é incubada em condições que permitem o crescimento.

Quais os meios de cultura para o crescimento microbiano?

Quais são os tipo de Meios de cultura?.
Líquidos ou caldos: crescimento indiscriminado com turvação do meio;.
Sólidos: crescimento de colônias isoladas, muito utilizado para culturas puras;.
Semi-sólido: adição de menor quantidade de ágar, mobilidade bacteriana;.

O que favorece o crescimento de microrganismos?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.

Qual a importância e quais os diferentes tipos de meios de cultura?

Um meio complexo é aquele no qual a exata constituição não é conhecida e podem conter extratos moídos ou digeridos de animais, peixes, leveduras e vegetais, que fornecem os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários. Os meios de cultura também podem ser classificados como líquidos, sólidos ou semi-sólidos.