Qual a importância do experimento de Pasteur empregando o frasco com pescoço de cisne no avanço da microbiologia?

A pandemia da COVID-19 mostrou ao mundo a importância das vacinas para a erradicação e controle de vírus mortais. As vacinas atuais contra a COVID-19 foram desenvolvidas em menos de um ano, um tempo recorde!

Neste momento histórico, não podemos deixar de pensar nos primeiros cientistas que acreditaram na vacina e desenvolveram os estudos iniciais sobre o assunto. É o caso do cientista francês Louis Pasteur. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Cientista notável e apaixonado pela ciência

Louis Pasteur nasceu em Dole, na França, em 27 de dezembro de 1822. Em 1843, Pasteur iniciou a Escola Normal Superior, em Paris, onde mostrou interesse pela química. A partir de 1848 direcionou suas pesquisas para a área da microbiologia, desenvolvendo trabalhos sobre os micro-organismos.

Incansável e apaixonado pela ciência, ele não hesitou em cruzar a França para perseguir suas teorias ou para resolver os problemas agrícolas e industriais colocados pelas doenças infecciosas.

Através de seus estudos, ele descobriu que micro-organismos como germes, bactérias, vírus eram os maiores causadores de diversas doenças, mas que existiam maneiras de evitar sua propagação. Graças a Pasteur, surgem as primeiras noções de esterilização, assepsia e pasteurização (nome em homenagem ao cientista).

Pasteur enfatizava a importância de práticas higiênicas como: ferver ou filtrar a água, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminação por bactérias patogênicas.

Isso parece óbvio hoje em dia, mas na época foi uma grande evolução, pois mudou o comportamento diário das pessoas, a produção agrícola, além de introduzir métodos de esterilização nos centros hospitalares, onde a mortalidade era altíssima.

A contribuição de Pasteur para a produção de vacinas

Louis Pasteur foi determinante para a criação das primeiras vacinas. Ele é considerado uma referência na área da imunização por se dedicar ao estudo das doenças infecciosas (agentes microbianos), sua prevenção (assepsia) e sua profilaxia por imunização (vacinação).

Qual a importância do experimento de Pasteur empregando o frasco com pescoço de cisne no avanço da microbiologia?
Instituto Pasteur em Paris

Através de suas pesquisas, Pasteur conseguiu identificar o vírus transmissor da raiva e desenvolveu a primeira vacina antirrábica. Em 1885, uma criança de 9 anos, que havia sido mordido por um cachorro, tomou a primeira vacina antirrábica.

A descoberta trouxe a consagração definitiva dos trabalhos de Pasteur e propiciou a criação, em 1888, na cidade de Paris, do Instituto Pasteur, um dos mais importantes centros mundiais de pesquisa científica.

O legado de Pasteur pelo mundo

Atualmente, o Instituto Pasteur emprega 23 mil pessoas e está presente em 25 países, inclusive no Brasil, onde há uma unidade na cidade de São Paulo. Louis Pasteur faleceu em 1895, em Marnes-la-Coquette.

LEIA MAIS:

+ VOCÊ CONHECE A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO?

+ 6 FILÓSOFOS FRANCESES MAIS IMPORTANTES PARA CONHECER O PENSAMENTO MUNDIAL!

+ TOP 5: FRANCESAS QUE LUTARAM PELOS DIREITOS DAS MULHERES

Sabemos que a origem da vida sempre foi uma incógnita para o ser humano, que já elaborou diversas teorias e hipóteses tentando encontrar respostas. A teoria da geração espontânea outeoria da abiogênese, defendida por vários anos, acreditava que os seres vivos eram oriundos de matéria bruta. Essa teoria teve como defensores filósofos e cientistas como Aristóteles, René Descartes e Isaac Newton. A fim de provar que essa teoria não era real, inúmeros cientistas fizeram diversas pesquisas e experimentos, entre eles, Francesco Redi, que conseguiu provar que a teoria da geração espontânea não era verdade, mas foi colocado à prova quando, no século XVII, descobriram a existência de micróbios, voltando à tona a teoria da abiogênese.

Com o objetivo de provar definitivamente que os seres vivos provinham de um ser vivo preexistente e incentivado pela Academia Francesa de Ciências que estava oferecendo um prêmio a quem conseguisse provar a teoria da biogênese, Louis Pasteur deu início a seus experimentos.

Em um primeiro momento, Pasteur colocou caldo nutritivo em balões de vidro de pescoço longo, curvando o pescoço deles logo em seguida.

Em um segundo momento, Pasteur ferveu o caldo que estava no interior dos balões por longo tempo, tornando o líquido estéril e, consequentemente, livre de micróbios. Depois disso, Pasteur deixou os balões de vidro descansando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a importância do experimento de Pasteur empregando o frasco com pescoço de cisne no avanço da microbiologia?

No experimento de Pasteur é importante observar que o caldo nutritivo no interior dos balões estava em contato com o ar, que, como sabemos, é cheio de micro-organismos. O que impedia esses micro-organismos de entrarem em contato com o caldo nutritivo era justamente a curvatura do gargalo, que funcionava como um filtro. Depois de alguns dias, Pasteur quebrou o gargalo de alguns frascos e pôde ver que depois de pouco tempo o caldo nutritivo já estava repleto de micro-organismos. Com essa experiência, Pasteur pôs fim à teoria da geração espontânea.

Qual a importância do experimento de Pasteur empregando o frasco com pescoço de cisne no avanço da microbiologia?

Mas além de sepultar a teoria da abiogênese, esse cientista também deixou outras contribuições que são utilizadas até os dias atuais. Dentre elas, podemos citar a pasteurização, técnica que consiste no aquecimento dos alimentos até que ele atinja altas temperaturas, seguido do seu rápido resfriamento. Essa técnica é aplicada em bebidas como leite, sorvetes, cervejas etc.


Videoaulas relacionadas:

Qual a importância do pescoço de cisne para o experimento?

Para permitir a entrada de ar em ambientes presumivelmente isentos de germes, Pasteur quebrava o pescoço de cisne com uma longa torquês que havia sido aquecida diretamente em uma chama, enquanto o frasco era mantido acima da cabeça, para evitar contaminações com suas roupas.

Qual foi a importância do trabalho de Pasteur no qual utilizou frascos com pescoço de cisne?

Resposta verificada por especialistas. Ele derrubou a teoria de geração espontânea, proposto por diversos cientistas anteriores a ele.

Qual a importância do experimento do Pasteur?

Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

Qual a importância do experimento de Louis Pasteur em relação a fermentação para a indústria alimentícia?

Essa técnica permite a retirada de micro-organismos dos mais variados alimentos sem deteriorá-los.