Qual a importância do desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte na integração do espaço geográfico mundial?

Um relatório do Fórum Econômico Mundial assinala que os países emergentes, apesar do vistoso desempenho econômico dos últimos anos, ainda estão muito atrasados no investimento em tecnologias da informação (TI), isto é, os sistemas de gerenciamento de dados e de comunicação. Trata-se de uma área crucial para que o desenvolvimento desses países, entre os quais está o Brasil, mude de patamar, dando-lhes melhores condições de competir com os países ricos e de proporcionar bem-estar à população. O estudo do Fórum adverte que a demora na superação das deficiências comprometerá o potencial de expansão dos emergentes [...].

Nesse ranking anual de conectividade, o Brasil subiu do 65.º para o 60.º lugar entre 144 países, abaixo de Rússia (54.º) e China (58.º) e acima de Índia (68.º) e África do Sul (70.º). Na América Latina, o Brasil é superado por Chile (34.º), Porto Rico (36.º), Barbados (39.º), Panamá (46.º), Uruguai (52.º) e Costa Rica (53.º). A classificação leva em conta fatores como a infraestrutura, o nível de preparo para o uso de TI, a qualidade e o custo do acesso aos sistemas e a facilidade para fazer negócios e promover inovação, além dos efeitos da TI sobre a economia e a sociedade [...].

O Estado de S. Paulo, 27 de abril de 2013. Lento avanço tecnológico. Disponível em: Estadão.com

Com base na leitura do texto, podemos dizer que o processo de globalização e difusão de tecnologias é:

I. Desigual, acompanhando sempre os níveis de desenvolvimento econômico.

II. Dinâmico, baseado nas transformações provocadas pelos avanços tecnológicos.

III. Estrutural, uma vez que necessita de bens materiais para estabelecer a sua expansão.

IV. Revolucionário, pois realiza sua expansão rapidamente, mesmo em zonas periféricas.

São corretas as afirmativas:

a) I e II

b) II e III

c) I e IV

d) III e IV

e) II, III e IV

Qual a importância do desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte na integração do espaço geográfico mundial?

Carlos Ruas. Um Sábado Qualquer. Disponível em: Um sábado qualquer.

Assinale a alternativa que indica a característica da Globalização representada pela tirinha:

a) Mercantilização da Economia

b) Formação de Acordos Econômicos

c) Cartelização

d) Expansão das empresas globais

e) Censura aos meios publicitários

Nas últimas décadas, produziu-se um verdadeiro movimento sísmico no processo de produção global. Centenas de grandes empresas americanas e algumas europeias deslocaram parte ou grande parte de sua cadeia de produção e distribuição para a China, a Índia e outros países asiáticos, induzidas pelas vantagens comparativas proporcionadas por baixos salários, recursos humanos de aceitável qualidade em nível técnico e gerencial, e um dos mercados internos em franca expansão nos países receptores. Isso gerou uma fragmentação e dispersão geográfica do processo capitalista de produção, o qual se converteu em um processo “desnacionalizado” que aliena e fragmenta os conceitos de “nação” e “indústria”; transforma-se a categoria que dominou a análise do capitalismo industrial, a tomada de decisões e a geração de políticas durante décadas: “a indústria nacional”. Essa profunda mudança estrutural forma um novo paradigma que se consolidará à medida que a internacionalização industrial e sua fragmentação se vejam facilitadas pela experiência acumulada, a tecnologia e os avanços em matéria de comunicação, transporte e logística.

GARRAMÓN, C. Paradigmas que condicionam o curso da economia global. Opinion Sur, nº117, maio de 2013

Pode-se afirmar que esse processo de fragmentação e internacionalização industrial:

a) não possui uma relação direta com a Globalização, uma vez que os instrumentos estruturais e as técnicas empregadas são de baixo custo e atingem regiões não globalizadas.

b) caracteriza-se pela expansão das empresas globais do mundo desenvolvido em direção, preferencialmente, a países emergentes, assinalando uma concentração industrial exclusiva de nações com economia em desenvolvimento.

c) abaliza a mundialização nas etapas das operações fabris, em que as diferentes parcelas de uma mesma produção se descentralizam para além das fronteiras nacionais e dos limites continentais.

d) demonstra a importância da coesão da maquinofatura, caracterizada pela produção em massa e pela manutenção das formas tecnológicas de uma mesma época.

e) efetua-se pela dinamização e consolidação da social democracia, um modelo econômico pautado pela mínima intervenção do Estado e pelo predomínio da iniciativa privada.

O controle de parcelas significativas do mercado mundial está entre os mais claros sinais de desenvolvimento econômico. A repartição desse mercado entre as nações é extremamente desigual. Os países desenvolvidos controlam a fatia predominante do bolo, embora se registrem avanços significativos dos grandes países em desenvolvimento, especialmente a China.

MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.385.

A tendência atual, no contexto da globalização econômica das relações internacionais, é caraterizada pela concretização de um paradigma mundial, representado:

a) pela oposição entre os países do norte desenvolvido e do sul subdesenvolvido, caracterizando uma nova forma de se regionalizar politicamente o mundo.

b) pela fragmentação industrial, em que as sedes das grandes empresas multinacionais se deslocam para polos comerciais de economias emergentes.

c) pela nova política de controle da produção industrial em benefício da preservação dos recursos naturais.

d) pelo fim do mercado especulativo financeiro e pelo estabelecimento de uma ordem econômica informacional, eminentemente não oligopolizada.

e) pelo crescente fluxo de capitais e informações, distribuído homogeneamente pelo globo terrestre.

(UFF – 2012)

O título do mapa refere-se a uma parcela da população mundial que, ao ter acesso à difusão instantânea, comporia uma espécie de Comunidade Internacional, ancorada em redes como as ilustradas acima.

A comparação entre a localização geográfica das redes televisivas e a da maior densidade de usuários de internet admite a indicação de outro título adequado a esse mapa. Assinale-o.

a) Colonização inversa: a provocação dos centros

b) Polarização Norte-Sul: a fragmentação global

c) Globalização em foco: um choque de civilizações

d) Integração regional: o protagonismo das periferias

e) Comunicação digital: o fim das diferenças culturais

(UERJ – 2013)

3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)

Corrida pra vender cigarro

Cigarro pra vender remédio

Remédio pra curar a tosse

Tossir, cuspir, jogar pra fora

Corrida pra vender os carros

Pneu, cerveja e gasolina

Cabeça pra usar boné

E professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender, eles querem te comprar

Querem te matar a sede, eles querem te sedar

 (...)

Corrida contra o relógio

Silicone contra a gravidade

Dedo no gatilho, velocidade

Quem mente antes diz a verdade

Satisfação garantida

Obsolescência programada

Eles ganham a corrida antes mesmo da largada

(...)

Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo. A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:

a) aceleração do ciclo de renovação dos produtos

b) imposição do tempo de realização das tarefas fabris

c) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias

d) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia

I. Incorreta – o processo de Globalização realmente se manifesta de forma desigual no planeta, porém não acompanha necessariamente os níveis de desenvolvimento econômico. Um exemplo é o ranking apresentado pelo texto, que coloca países como Barbados e Porto Rico em posições superiores à China, Rússia e Brasil.

II. Correta – Com avanços em setores como o de transportes, comunicação, robótica e biotecnologia, a Globalização é extremamente dinâmica, uma vez que intensifica os fluxos comerciais e informacionais.

III. Correta – A Globalização, apesar de sua estrutura em rede, necessita de uma cadeia de bens estruturais para a sua produção, como antenas, cabos, aparelhos, entre outros.

IV. Incorreta – A Globalização, embora amplie as velocidades das informações, ocorre de maneira lenta em regiões economicamente desfavorecidas, conforme explicado pelo texto presente no enunciado da questão.

Portanto, letra b.

No cartum, podemos notar a representação do crescimento das empresas multinacionais que, com o avanço dos quadrinhos, multiplicam-se. Assim, fica nítida a característica da Globalização de ampliação e expansão das empresas globais.

Letra d.

a) Falso – a fragmentação da produção industrial está diretamente associada à Globalização, sendo um dos instrumentos cruciais para a sua manutenção.

b) Falso – apesar das expansões realizadas pelas multinacionais em direção ao mundo subdesenvolvido e emergente, não é possível dizer que a industrialização aconteça apenas por esses países.

c) Verdadeiro – a mundialização das operações fabris representa as várias etapas na fabricação de um mesmo produto que, dependendo de seus atributos, possui peças confeccionadas nas mais diferentes partes do mundo.

d) Falso – na produção industrial atual, não há uma necessária preocupação da produção em massa, e sim a adequação dessa produção de acordo com a demanda.

e) Falso – a propagação da política do Estado mínimo pelo globo é real, mas esse fenômeno não é chamado de social democracia, que, em tese, possui um efeito exatamente oposto.

a) Verdadeiro – a oposição entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido é o principal fator de regionalização mundial, em que os critérios econômicos são colocados como predominantes na atual ordem internacional.

b) Falso – há, de fato, uma fragmentação industrial, mas as sedes das grandes empresas multinacionais permanecem em seus países originais, migrando apenas o processo produtivo.

c) Falso – apesar dos recentes avanços nesse campo de discussão, não é possível afirmar que a produção industrial global se limite em função das questões ambientais.

d) Falso – a ordem econômica internacional atual é eminentemente oligopolizada, uma vez que as grandes multinacionais controlam praticamente todos os setores econômicos.

e) Falso – os fluxos de capitais e informações encontram-se em expansão, mas não conseguem se distribuir homogeneamente pelo globo.

Com a leitura do mapa, podemos perceber a grande concentração da atividade informacional na porção norte do globo terrestre. Além disso, até mesmo a projeção cartográfica centrada na Europa e privilegiando o hemisfério setentrional, evidenciado as fronteiras entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido.

Assim, a alternativa que melhor designa um melhor título para o mapa está assinalada na letra B: Polarização Norte-Sul: a fragmentação global.

A música ironiza os meios publicitários e o papel que eles exercem na chamada Obsolescência Programada, que consiste na rápida transformação dos produtos recém-produzidos em materiais antigos ou obsoletos, evidenciando a aceleração do ciclo de renovação de produtos, expressa na letra A.

Qual a importância do desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação na integração do espaço geográfico mundial?

Aliados à evolução nos sistemas de comunicação, os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo que se assinalou como a compressão do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”, ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo em deslocamentos e emissão de ...

Qual e a importância do transporte e da comunicação para integrar um território?

Os meios de transporte e comunicação contribuem com essa integração, uma vez que possibilitam o deslocamento de pessoas pelo território e a troca de informações entre elas.

Qual e a importância do desenvolvimento dos meios de transporte e dos meios de comunicação para a economia globalizada?

Na economia globalizada, telecomunicações e os transportes funcionam como agentes facilitadores na operacionalização das transações financeiras e comerciais e no aumento do fluxo das trocas de mercadorias pelo globo.

Qual a importância do desenvolvimento dos meios de comunicação?

Os meios de comunicação também são essenciais para a realização de atividades económicas, alguns negócios financeiros são finalizados através de sites especializados, as cotações das ações de empresas podem ser acompanhadas, transações bancárias, entre outros.