Qual a importância da evolução dos meios de transporte e de comunicação para o homem do século 21?

  • 30.000 anos antes de Cristo: Pintura nas cavernas
  • 776 anos antes de Cristo: Pombos Correio
  • 1650: Primeiro Jornal Diário
  • 1840: Telégrafo
  • 1876: Telefone
  • 1902: Sinal de Rádio
  • 1927: Transmisão via Televisão
  • 1969: Internet
  • 1994: Word Wide Web (WWW)
  • 1997: Mensagem Instantânea
  • 1999: Blogs
  • 2004: Facebook
  • 2006: Twitter

Os Meios de Comunicação representam os veículos ou instrumentos designados para difundir a informação entre os homens, por exemplo, o rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema, dentre outros. A partir do desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias, os meios de comunicação têm avançado significativamente, proporcionando a difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo. A comunicação humana passou por uma evolução constante, e esta evolução ainda está em curso, apontando para mais mudanças logo à frente.

Na Pré-História o ser humano começa a desenvolver as primeiras formas de linguagem, para depois disto, começar também a desenvolver a capacidade de pintar as paredes das cavernas.Estas cenas do cotidiano do homem pré-histórico permitiram que mensagens fossem transmitidas a outras populações e que também imagens fossem enviadas para o futuro, para a posteridade.

Surgimento da escrita

Pois foi em aproximadamente 4 mil A. C. que surgiu na Mesopotâmia e também no Egito, a escrita, que viria a mudar completamente a forma de comunicação entre povos, e principalmente, a forma como o conhecimento era transmitido de uma geração para outra.

O papiro

Após a invenção da escrita, os egípcios desenvolveram a técnica de produzir folhas de papiro a partir da planta de papiro. A folha de papiro era obtida utilizando a parte interna, branca e porosa do caule do papiro. As folhas de papiro eram utilizadas com o intuito de manter um registo permanente de informação a reter para futuras gerações.

O correio

O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, de forma que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens.

O Telégrafo

O telégrafo consiste num instrumento criado com o objectivo de transmitir mensagens a longas distâncias. Esta foi uma forma utilizada para transmitir a outras povoações, terras ou províncias a vitória numa batalha ou a declaração de guerra a uma delas, por exemplo. Existiam 3 tipos de telégrafos, o Telégrafo de Tochas, o de Tambores e o de Fumo.

O Jornal

Um jornal é uma publicação que contém notícias e artigos, normalmente impressa em papel de custo relativamente baixo.
Embora no ano 713 tenha sido publicado um manuscrito em Pequim que dava os primeiros passos numa indústria de tanto sucesso nos anos vindouros, o termo só se tornou comum no séc XVII.

Rádio e Telefone

No século XIX, o rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação. Por meio de ondas eletromagnéticas, o rádio foi criado e utilizado para propagar as informações, bem como servir de entretenimento, com as músicas e radionovelas. Note que foi um importante instrumento de comunicação utilizado durante os períodos de guerra.

Já o telefone, representou a evolução do telégrafo uma vez que representa um instrumento ligado por fios, entretanto, que emite mensagens de voz a longas distâncias em tempo real, enquanto os telégrafos só enviavam desenhos ou mensagens de texto. Todavia, diferente do telégrafo, esse meio de comunicação se expandiu sendo muito utilizado atualmente: telefone público, analógico, digital, sem fio e celulares.

No século XX, sem dúvida, a televisão e a internet foram (e continuam sendo) os principais meios de comunicação. A televisão é um instrumento de reprodução de som e imagem simultâneos, por meio de ondas eletromagnéticas; e a internet, representa um sistema global de redes de computadores que utiliza das mais variadas tecnologias de rede: eletrônica, sem fio e óptica.

Bibliografia:

https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/meios-de-comunicacao-ao-longo-da-historia.html

Os meios de transportes foram essenciais para o desenvolvimento das sociedades porque melhoraram o o deslocamento de pessoas e cargas.

Os Meios de transporte englobam os meios destinados ao transporte de pessoas ou de cargas, podendo ser terrestres, fluviais e aéreos.

A palavra transporte é um conceito ligado ao movimento de mercadorias e de pessoas feito de um local ao outro.

Os meios de transporte são as formas de se deslocar, utilizando motocicleta, lancha, carro, avião etc.

A história dos meios de transporte

Para que a humanidade evoluísse, foi necessário o desenvolvimento dos meios de transporte.

O homem buscava o aperfeiçoamento do transporte e assim suprir suas necessidades, como obter alimentos, construir suas casas, atravessar rios, fazer guerra etc.

Na atualidade, as pessoas conseguem se locomover pelo planeta todo com relativa facilidade, porém nem sempre foi assim.

O ser humano de nômade passou a sedentário

Antigamente os homens eram nômades e apenas suas pernas eram o meio de transporte. Eles vagavam de um lugar ao outro buscando abrigo e alimentos.

Quando surgiu a agricultura e a domesticação de animais, os homens se tornaram sedentários. E no sedentarismo era essencial que os meios de transportes evoluíssem.

Surgiu então a domesticação dos animais de tração, tais como cavalos, boi, camelo. Também foram capazes de construir os primeiros barcos.

Qual a importância da evolução dos meios de transporte e de comunicação para o homem do século 21?

A invenção da roda foi um salto nos meios de transporte

Por volta de 6 mil anos atrás a roda foi inventada e com isso a humanidade deu um salto na evolução dos meios de transporte.

Com a roda foi possível transportar mais mercadorias e pessoas com rapidez. Com a roda vieram os primeiros veículos e isso facilitou a vida dos povos.

Mas foi a partir da Primeira Revolução Industrial (século XVIII), que a tecnologia aumentou a quantidade e a eficiência dos meios de transportes.

Com a invenção do motor a vapor, surgiu a locomotiva, meio de transporte revolucionário que se espalhou pelas nações industrializadas. Depois veio a invenção do motor a combustível fóssil e foi inventado o automóvel.

Tipos de Meios Transportes

Conforme o local do deslocamento, os meios de transporte são classificados em:

Terrestres: deslocam-se na terra (ruas, estradas, rodovias) e são classificados em ferroviário, rodoviário e metroviário.

Os meios de transporte terrestres podem ser trem, ônibus, metrô, carro, moto, caminhão, bicicleta etc.

Aquáticos ou hidroviários são os meios de transporte que se deslocam na água, por meio de barcos, navios, balsas, canoas. São classificados em marítimo (mar), fluvial (rio) e lacustre (lago).

Aéreos são os meios de transporte que se deslocam no ar. Foi a mais recente criação e é a mais rápida. Exemplos: aviões, helicópteros, balões e dirigíveis.

Dutoviários ou transporte tubular, são aqueles feitos por meio de tubos, para trasportar gases e fluidos.

Qual a importância da evolução dos meios de transporte e de comunicação para o homem do século 21?

Curiosidades

A bicicleta foi inventada há quase 200 anos, só que no início ela se chamava celerífero.

O elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo. O avião é o segundo mais seguro.

A primeira corrida de automóveis do mundo ocorreu em Paris (1894), só que os carros não podia ultrapassar 12,5 km/h.

O meio de transporte mais utilizado no Brasil é o terrestre e quase 80% das mercadorias são levadas por caminhões.

O maior avião comercial do mundo é o Airbus A 380 e nele cabem 555 passageiros. Ele entrou em atividade em 2006.

Você curtiu conhecer um pouco mais sobre os meios de transporte? Então não deixe de ler sobre como a Terceira Revolução Industrial mudou o mundo e as relações humanas.

Fonte: Toda Matéria, Escola Kids, Smart Kids, Meios de Transporte, Estudo Kids, Mundo Educação, Brasil Escola.

Qual a importância da evolução dos meios de transporte e de comunicação para o ser humano no século 21?

Aliados à evolução nos sistemas de comunicação, os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo que se assinalou como a compressão do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”, ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo em deslocamentos e emissão de ...

Qual a importância dos meios de transporte na evolução humana?

A evolução dos meios de transporte foi essencial para o desenvolvimento da humanidade, de modo que o ser humano sempre esteve atento à questão do transporte, seja para adquirir alimentos, realizar construções e atravessar rios.

Qual é a importância do desenvolvimento dos meios de transporte e dos meios de comunicação para a economia globalizada?

Na economia globalizada, telecomunicações e os transportes funcionam como agentes facilitadores na operacionalização das transações financeiras e comerciais e no aumento do fluxo das trocas de mercadorias pelo globo. O fluxo de mercadorias pelo mundo tem registrado aumento nos últimos anos.

Qual a importância dos meios de transporte para as pessoas?

Os meios de transporte são extremamente importantes para a circulação de pessoas. Com eles podemos ir de um lugar para outro e levar objetos, animais e muitas outras coisas para um outro destino. Há muito tempo, o ser humano utilizava os animais, como o cavalo, para se locomover e transportar seus objetos.