Qual a importância da contabilidade social para o estudo da economia?

Você já ouviu falar sobre a importância da contabilidade na economia e lucros das empresas?

Cada vez mais pessoas estão empreendendo no Brasil. No entanto, para que esses negócios ganhem longevidade, é preciso que as informações do negócio sejam gerenciadas de maneira correta, para que as tomadas de decisão sejam mais objetivas e eficientes. E a contabilidade é aquela que ajuda muito nessa gestão.

Esse setor é muito importante para as empresas, principalmente para a economia e a geração de lucros. A contabilidade pode fornecer ao empreendedor dados precisos da situação financeira do seu negócio, auxiliando na hora de tomar decisões estratégicas.

Trabalho da contabilidade

O trabalho da contabilidade é fundamental para que um negócio tenha uma boa saúde financeira e se mantenha por muito tempo no mercado. Sendo assim, o papel do contador é imprescindível para as empresas e seus gestores precisam enxergar isso.

Uma boa gestão de contabilidade é capaz de mostrar ao empreendedor onde ele precisa economizar e quais foram os lucros reais da empresa em determinado período de tempo. Quando há desatenção nesse setor, os problemas começam a aparecer, desde questões de débitos tributários até mesmo o fechamento das portas.

Sendo assim, as informações contábeis precisam ser tratadas com muita atenção, sendo recebidas, analisadas, organizadas e concertadas, caso haja algum erro. Quando esse trabalho é eficiente, a empresa vai progredir também.

Confira também: A influência da contabilidade no desempenho das organizações.

Uma boa gestão de contabilidade é capaz de ajudar na obtenção de informações, evitar prejuízos e prever falhas, entre outros. Tudo isso é fundamental para a economia e para os lucros de qualquer empresa. Quando o trabalho da contabilidade é bem feito, as chances de um negócio ir à falência se reduzem bastante. A contabilidade e gestão devem andar juntas dentro de uma empresa.

No entanto, mesmo com tudo isso, há aqueles gestores que ainda não dão a devida importância para esse setor e correm o risco de perder dados essenciais que podem mostrar como anda o seu negócio, onde é preciso economizar e como estão os lucros. Esse erro pode ser fatal.

Qual o papel da contabilidade?

Um setor de contabilidade pode ter a responsabilidade de assumir papéis diversos. O primeiro deles, e mais óbvio, é o de fornecimento de dados econômicos sobre a empresa para sindicatos, governos, funcionários, fornecedores, investidores e bancos.

Com essas informações em mãos, cada um desses grupos pode avaliar como está a situação financeira e econômica de um negócio e realizar inferências sobre as suas tendências.

Há ainda outros papéis da contabilidade:

· Fazer a perícia contábil, onde analisa erros administrativos que causam problemas contábeis em uma empresa. Assim é possível criar diagnóstico e, junto com os gestores, estruturar ferramentas para excluir os erros;

· Registrar acontecimentos que podem ser representados por valor monetário (vendas, por exemplo);

· Por meio da contabilidade social, a empresa pode analisar os impactos que tem na sociedade. A função aqui é reunir recursos financeiros, naturais, éticos e humanos para estar em conformidade com os valores que são pregados pelo empreendimento;

· Criar um sistema de controle que seja adequado para o negócio.

Por tudo isso e muito mais, o trabalho da contabilidade não pode ser negligenciado pelas empresas.

Gostou deste post? Agora comente sua experiência sobre o quanto a contabilidade foi importante na economia e nos lucros da sua empresa. Aproveite ainda para compartilhar esse conteúdo com todos aqueles que você acha que precisam desse conhecimento.

Trazemos sempre conteúdos que agregam à sua escalada empreendedora. Não deixe de nos seguir também nas redes sociais!

3 minutos para ler

O tema pode parecer novo, mas a contabilidade social é vital no ambiente empresarial e seu uso é posto em todos os ramos. Seu significado está ligado à macroeconomia.

Certamente, o papel da contabilidade social na empresa é ajudar na visão do cenário ao qual ela faz parte e melhorar suas atividades. Veja seus três benefícios. Acompanhe a leitura!

Você verá nesse artigo:

  • Qual a importância da contabilidade social em uma empresa?
  • Quais os benefícios de aplicá-la no negócio?
    • Ter empresas trabalhando de maneira mais consciente
    • Ajuda no desenvolvimento regional que foque na população
    • Incentivar a economia local

Portanto, a macroeconomia usa uma escala global e estatística para estudar as relações entre os fatores da economia como nível de preços, taxas de juros, renda nacional, nível de desemprego, entre outros.

Sendo assim, fica clara a vantagem da contabilidade social e do contador dentro da empresa. Pois é responsável em ajudar na medição dos fatores econômicos e os seus resultados, por exemplo: o PIB — que mede o nível de produção de certa região.

Qual a importância da contabilidade social para o estudo da economia?

Quais os benefícios de aplicá-la no negócio?

Ter empresas trabalhando de maneira mais consciente

Uma empresa que entende o ambiente em que funciona e conhece não só suas limitações, mas suas chances, com certeza tem mais sucesso. Usar esse método como meio de entender a realidade ao seu redor, além de definir índices e valores que promovem uma visão ampla, é a porta de entrada para um trabalho mais consciente.

Nada melhor que saber onde se está pisando, onde existem oportunidades de atuação e onde elas não são tão presentes assim para traçar estratégias que sejam realmente efetivas. Isso faz com que a atuação seja fundamentada e os bons resultados sejam bem garantidos.  

Ajuda no desenvolvimento regional que foque na população

Uma empresa que usa a contabilidade social a seu favor pode garantir não só o seu próprio avanço, como também uma evolução regional. E tudo isso com foco na população e em suas expectativas.

A informação sobre o nível de desemprego ou de produção em uma área de atuação faz com que a empresa tenha metas que realmente sejam possíveis. Com o desenvolvimento da organização, a região ao seu redor cresce junto, com benefícios para todos!

Incentivar a economia local

De fato, o crescimento da empresa que busca a informação e se preocupa com isso, traz melhorias também para toda a economia local. Essa movimentação é um benefício para o negócio, pois permite que as pessoas também sejam afetadas por essa dinâmica.

Então, o que acha de pôr esse conceito em prática? Use a contabilidade social em sua empresa e alcance os resultados.

Se você gostou de saber mais sobre esse tema e seus benefícios, leia também o artigo 4 motivos para você contratar uma.

Qual a importância da contabilidade social para a economia de um país?

Em primeiro lugar, a contabilidade social permite ir além da questão puramente financeira, para entender melhor o impacto social do que acontece na economia de um país. Ela ajuda a fazer a ponte entre calcular o PIB e entender o problema da desigualdade de renda, por exemplo.

Qual a importância da contabilidade social?

A contabilidade social é um ramo das ciências contábeis que tem como principal objetivo ajudar no desenvolvimento da sustentabilidade e no bem estar da sociedade através das organizações. Além de ajudar a comunidade, ela auxilia também a empresa a ter uma visibilidade melhor no mercado.

O que é uma matriz de contabilidade social Qual sua importância para a análise econômica?

Matrizes de Contabilidade Social e Financeiras fornecem um conjun- to de informações que permitem avaliar todas as transações de uma economia, ao capturarem o fluxo circular da renda de forma com- pleta, mostrando com detalhes a estrutura de inter-relações entre os diversos agentes institucionais.

Qual a relação entre a macroeconomia e a contabilidade social?

Macroeconomia: ramo da teoria econômica que estuda a determinação e o comportamento dos agregados nacionais. → a parte relativa à medição desses agregados é chamada de contabilidade social. É o registro contábil da atividade produtiva de um país ao longo de dado período de tempo.