Qual a função do planejamento e controle da produção?

O PCP é responsável pelos recursos operacionais de produção, como o planejamento, a programação e o controle. Além de determinar as quantidades produzidas e designar mão-de-obra, o PCP ainda influencia no layout da planta e nas etapas dos processos de manufatura. A partir desses fatores, é criado o Plano Mestre da Produção (PMP), que expõe as diretrizes do processo geral. Mas então, podemos listar as funções?

Listei as principais funções do PCP, de uma forma simples, e na tentativa de reforçar seu conhecimento. Assim, meu entendimento é que uma das principais funções do PCP é seguir um fluxo de trabalho na intenção de obter melhores resultados, onde podem variar conforme algumas modificações internas na empresa. Neste sentido, penso que a principal função recai em apoiar a coordenação das várias atividades de acordo com a programação de vendas, e de modo que os programas estabelecidos passam a ser atendidos nos prazos e quantidades. Em paralelo a isso, vale ressaltar a importante função junto à produção e compras para que sejam cumpridos os acordos de vendas.

No plano gerencial, o PCP trabalha para mostrar a eficiência da produção e a eficiência da demanda comercial. Neste último, e para a eficácia e qualidade da programação, o PCP deve ter amplo conhecimento da necessidade de vendas (plano comercial) e da demanda atual (entrada de pedidos).

Então, de forma geral, o PCP segue uma relação de fluxo que reverencia as etapas de uma produção, e atua nas seguintes funções:

Previsão da demanda ou previsão de vendas

Planejamento de capacidade da produção

Planejamento agregado da produção

Planejamento mestre da produção

Planejamento de Materiais

Planejamento e controle da capacidade

#trajetóriadirigida

O PCP, também conhecido como Planejamento e Controle da Produção, é um processo utilizado para gerenciar os recursos operacionais da empresa.

Você já deve ter ouvido falar da importância do Planejamento e Controle da Produção, mas será que sabe como projetar as etapas de PCP dentro da sua indústria? 

Se a resposta for não, sem pânico. O post de hoje foi escrito para esclarecer todas as dúvidas relacionadas a esse assunto.

Confira!

Qual a função do planejamento e controle da produção?

Índice de conteudos:

  • 1 O Que É PCP?
  • 2 Quais os Objetivos do PCP?
    • 2.1 1º Objetivo – Programando o Processo Produtivo
    • 2.2 2º Objetivo – Calibrando e Recarregando o Maquinário
    • 2.3 3º Objetivo – Estabelecendo Prioridades da Produção
    • 2.4 4º Objetivo – Monitorando a Cadeia Produtiva
  • 3 Qual É a Função do PCP?
  • 4 Quais São os Pilares do PCP?
    • 4.1 1º Pilar: Programação da Fábrica
    • 4.2 2º Pilar: MRP
    • 4.3 3º Pilar: Sequenciamento das Etapas
    • 4.4 4º Pilar: Plano Mestre de Produção
  • 5 Quais as Principais Vantagens do Planejamento e Controle da Produção (PCP)?
    • 5.1 Suporte Para Decisões Mais Assertivas
    • 5.2 Melhores Resultados Finais
    • 5.3 Maior Compatibilidade Entre Produção e Vendas
    • 5.4 Processo de Produção Sistematizado
    • 5.5 Redução de Custos, Desperdícios e Tempo Ocioso
  • 6 Quais São as Etapas do PCP?
    • 6.1 Etapa 1: Previsão de Demanda
    • 6.2 Etapa 2: Conheça a Sua Capacidade de Produção
    • 6.3 Etapa 3: Planejamento Agregado de Produção (PAP)
    • 6.4 Etapa 4: Plano Mestre de Produção (PMP)
    • 6.5 Etapa 5: Programação Detalhada de Produção (PDP)
    • 6.6 Etapa 6: Controle de Produção
  • 7 4 Ferramentas Que Podem Ser Utilizadas Nas Etapas de PCP
    • 7.1 Kaizen
    • 7.2 Six Sigma
    • 7.3 Kanban
    • 7.4 Poka Yoke

PCP (sigla de: Planejamento e Controle da Produção) nada mais é que um sistema utilizado para programar as operações produtivas de indústrias, auxiliando no gerenciamento das etapas da produção. 

Por meio do PCP a indústria consegue planejar o tempo de fabricação dos produtos, estabelecer a quantidade de itens que precisa ser produzida, e definir o local para elaboração das peças. Além disso, ainda consegue determinar a quantidade ideal de matéria-prima e a ordem exata que os produtos devem ser produzidos. 

O PCP é extremamente importante dentro da empresa, uma vez que ajuda a garantir que o chão de fábrica possui os componentes necessários para produzir itens com qualidade e de acordo com o planejado.

Se não consegue planejar, programar e nem controlar a sua produção, a indústria corre o sério risco de perder qualidade e desempenho. Algo que, consequentemente, pode prejudicar a sua competitividade e reputação no mercado.

Qual a função do planejamento e controle da produção?

Quais os Objetivos do PCP?

O controle de produção tem como objetivo alinhar as etapas pelas quais o produto passa antes de seu acabamento ou finalização. Para controlar a produção, um sistema precisa ser desenhado levando em consideração desde a etapa de compra do produto, passando por suas fases de transformação, controle dos responsáveis por cada fase, conferência, controle de qualidade e aprovação para entrada no estoque.

O processo produtivo bem controlado é capaz de fazer você identificar um produto, prevendo seu término, deixando em suas mãos a informação de quantidade e capacidade de produção.

Por meio de um PCP alinhado com seu estoque e vendas, sua empresa consegue medir os dados a fim de tomar decisões gerenciais relacionadas ao crescimento da produção.

Para delimitarmos melhor o processo produtivo bem como sua organização dentro de um sistema de PCP, vamos abordar aqui 4 objetivos específicos do PCP:

1º Objetivo – Programando o Processo Produtivo

Esta etapa diz respeito às quantidades dos produtos a serem produzidos, uma vez que as demandas de produtos são regidas pelo fluxo de vendas da empresa.

Produzir mais do que a média das vendas pode ser prejudicial ao seu caixa, por isso existe uma grande relevância de ter dados ou indicadores gráficos que possam fornecer dados para uma programação da produção ideal.

Além disso, a programação (planejamento) prevê os prazos para a produção, a fim de que a cadeia produtiva possa suprir a sazonalidade das vendas.

2º Objetivo – Calibrando e Recarregando o Maquinário

Esta etapa está ligada à calibração dos equipamentos envolvidos no processo produtivo, bem como carregamento de insumos na quantidade ideal para que o produto possa ser acabado.

É aqui que o sistema de PCP deve cumprir requisitos como:

  • Qual a quantidade de insumo?
  • Qual volume do insumo que deve ser inserido e qual espaço de tempo?
  • Quais as pessoas responsáveis para garantir a continuidade do processo e das etapas?
  • Qual a descrição de atividades que cada profissional deve realizar enquanto controla sua função na produção?

3º Objetivo – Estabelecendo Prioridades da Produção

Este objetivo visa padronizar a sequência das etapas do seu processo produtivo, para que sua empresa tenha registro da ordem em que cada procedimento acontece ao longo da transformação da matéria-prima em produto acabado.

Toma-se como exemplo a realidade de empresas alimentícias que lidam com etapas de misturas de ingredientes. Obviamente, se as máquinas ou pessoas envolvidas nos processos pularem etapas ou o tempo de preparo previsto para conclusão do produto, certamente tal produto sofrerá alteração (seja de sabor ou de textura).

Essa alteração é altamente prejudicial para a garantia da qualidade, tanto no ramo de alimentos como em outros segmentos que também lidam com processos de preparos ao longo da transformação.

Além disso, a continuidade do padrão de um produto está extremamente ligada à satisfação do cliente.

4º Objetivo – Monitorando a Cadeia Produtiva

Fiscalizar, garantir a qualidade, cronometrar as etapas e monitorar o acabamento final dos produtos são as ações envolvidas neste 4º objetivo.

Esta finalização garante a entrada (ou não) dos produtos no estoque, disponibilizando-os para a venda, ou para os pedidos fechados.

Este quarto objetivo reúne os dados que a empresa precisa para testificar se as máquinas cumprem com seu papel no processo de transformação, ou se as pessoas envolvidas no processo estão realizando sua função com eficiência.

O monitoramento da produção é ideal para que a empresa construa seus indicadores de produção a fim de medir o crescimento do setor ao longo do dia, da semana ou dos meses.

Qual É a Função do PCP?

Garantir a continuidade das etapas envolvidas no processo da produção, monitorando pessoas, processos e máquinas a fim de averiguar sua eficiência em prol do produto final. Dessa forma, o PCP prima pelo acabamento ideal do produto final antes que este siga para o estoque/vendas.

Quais São os Pilares do PCP?

Para sustentação de um PCP ideal, é necessário que sua sistemática conte com 4 pilares, sendo eles:

  1. Programação do Chão de Fábrica;
  2. MRP;
  3. Sequenciamento;
  4. Plano Mestre de Produção;
  • Qual a função do planejamento e controle da produção?

Confira a seguir a delimitação de cada um deles:

1º Pilar: Programação da Fábrica

Este pilar diz respeito a preparação do ambiente fabril conforme as demandas vindas da parte comercial. Manter o seu processo produtivo em alta para sempre suprir a necessidade comercial deixa sua empresa em um melhor patamar competitivo, sabendo que tanto os equipamentos, quantos os insumos e pessoas envolvidas no processo estão preparados para atender as demandas das vendas.

2º Pilar: MRP

MRPé a sigla inglesa de Manufacturing Resource Planning (Planejamento dos Recursos para Manufatura). Como o próprio nome diz, este pilar diz respeito à gestão dos materiais necessários para que os processos de transformação aconteçam em prol da finalização dos produtos.

Basicamente este pilar sustenta a gestão do estoque como entidade fornecedora de insumos para a produção, ou seja, dois setores da empresa trabalhando em total integração com o mesmo objetivo: a finalização dos produtos.

3º Pilar: Sequenciamento das Etapas

O conceito de sequência é essencial em qualquer processo produtivo, pelo fato de, obviamente, um produto correr riscos por causa de possíveis trocas de etapas.

Estabelecer o sequenciamento na cadeia produtiva é essencial para que tanto a empresa, quanto os colaboradores detenham total conhecimento sobre as etapas de fabricação de cada produto.

4º Pilar: Plano Mestre de Produção

O conceito de Plano Mestre de Produção (PMP) também advém do termo em inglês Master Production Schedule (MPS).

O conceito deste plano que é tão importante para o PCP será melhor delimitado em uma seção a seguir, porém podemos salientar que este pilar também sustenta o PCP no que diz respeito à delimitação sumária de um produto em relação ao seu processo de transformação.

Este pilar prima pela execução de um documento capaz de estabelecer um escopo que descreve a demanda de fabricação do produto, os insumos, o tempo de preparo na transformação, as pessoas e equipamentos envolvidos, e a conclusão.

É importante lembrar que não existe um modelo ideal para o PMP, ou seja, cada cadeia produtiva pode exigir um controle diferente, de modo a colocar nas mãos do gestor as informações necessárias e emergentes para que decisões estratégicas possam ser tomadas.

Quais as Principais Vantagens do Planejamento e Controle da Produção (PCP)?

Um dos principais benefícios do Planejamento e Controle da Produção éassegurar que a indústria esteja fabricando produtos com qualidade de acordo com o plano. Mas, será que essa é a única vantagem que o PCP pode trazer para a sua empresa? Não necessariamente!

Abaixo, veja quais são os outros benefícios:  

Suporte Para Decisões Mais Assertivas

No Planejamento e Controle da Produção é feito um levantamento de tudo que a indústria precisa para fabricar e entregar produtos. Assim sendo, as informações coletadas previamente nas etapas podem servir de suporte para você, gestor, tomar decisões mais assertivas e estratégicas. 

Você pode, por exemplo, usar o PCP para especificar a necessidade de matérias-primas do seu campo fabril e, com base nisso, agendar as compras para garantir que os insumos estarão sempre disponíveis no estoque para a produção. 

Melhores Resultados Finais

O PCP ajuda a otimizar a mão de obra, monitorar e controlar o desempenho, e manter o nível de estoque em níveis ideais. Isso significa que os processos da sua indústria tendem a fluir com mais agilidade e sem erros, ajudando você alcançar resultados positivos mais rápido, tanto na entrega como na elaboração dos itens. 

Maior Compatibilidade Entre Produção e Vendas

Já pensou em conseguir entregar produtos com qualidade ao cliente sempre que ele desejar fazer uma compra? Pois bem, quando a indústria faz o Planejamento e Controle da Produção, ela consegue garantir uma maior compatibilidade entre os setores de produção e vendas.   

Isso significa quea sua indústria passa a ter capacidade para atender a demanda de pedidos praticamente todo ano, enquanto que os vendedores conseguem garantir a entrega de produtos para o cliente. 

Processo de Produção Sistematizado

Quando a indústria possui um processo de produção sistematizado, a chance de ocorrerem erros e falhas é praticamente nula. No PCP é determinada a ordem exata que os produtos devem ser produzidos. Logo, você consegue garantir que cada uma das etapas de fabricação e entrega dos seus itens ocorra apenas conforme o planejado. 

Redução de Custos, Desperdícios e Tempo Ocioso

Como no PCP é definido a quantidade de itens que serão produzidos e quais matérias-primas e insumos são necessários para a produção, a sua indústria consegue reduzir os desperdícios e custos operacionais. 

Não só isso, reduzir o tempo ocioso de mão de obra, uma vez que no Planejamento e Controle da Produção também é definido o tempo necessário para a fabricação dos produtos e o local ideal onde deve ser realizada a elaboração dos itens. 

Quais São as Etapas do PCP?

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens do Planejamento e Controle da Produção, chegou a hora de conhecer as etapas do PCP e descobrir como projetá-las dentro da sua indústria. 

Qual a função do planejamento e controle da produção?

Etapa 1: Previsão de Demanda

A previsão de demanda é uma etapa em que a sua indústria faz uma estimativa de quantos produtos ela precisa produzir no futuro. A avaliação deve ser feita com base nos números de vendas anteriores, e também no comportamento de compra dos seus clientes.

Essa é uma das etapas mais importantes do Planejamento e Controle da Produção porque ajuda a sua empresa a entender como o mercado funciona, e qual é a viabilidade e possibilidade de fabricação dos itens. 

Não sabe como fazer uma previsão de demanda? Que tal começar analisando os relatórios de vendas dos últimos dois anos? Verifique os meses que tiveram mais saída de produtos e se a demanda no mesmo período do ano corrente foi a mesma. 

Depois disso, estude o comportamento de compra do seu cliente para saber quais produtos ele mais comprou e quando exatamente isso aconteceu. 

Etapa 2: Conheça a Sua Capacidade de Produção

A segunda etapa do PCP está em conhecer a capacidade produtiva da sua indústria. Se a sua capacidade de produção é de apenas “x” produtos por mês, por exemplo, não adianta nada a sua empresa assumir um compromisso maior com o mercado.

Já pensou um cliente importante solicitar 1.500 produtos e a sua indústria não conseguir atender esse pedido? A chance de perder vendas futuramente e ver a sua reputação prejudicada é muito grande. 

Etapa 3: Planejamento Agregado de Produção (PAP)

O planejamento agregado de produção é um documento que vai ajudar no gerenciamento de todo o processo produtivo. Consiste em determinar a quantidade de produtos a serem fabricados em um determinado período, bem como definir os valores necessários para o investimento.

Os principais objetivos do PAP são aumentar a receita, aprimorar o atendimento ao cliente, reduzir os custos de produção e diminuir o investimento em estoques. As etapas dentro do planejamento agregado de produção são divididas da seguinte forma:

  • Determinar a demanda de produção para cada período;
  • Estabelecer a capacidade produtiva por período;
  • Definir os processos com base nas políticas da empresa;
  • Calcular os custos unitários por produto;
  • Desenvolver estratégias para reduzir custos de produção.

Etapa 4: Plano Mestre de Produção (PMP)

O plano mestre de produção é um documento que vai listar todos os produtos que serão produzidos pela sua indústria no curto prazo, assim como a quantidade de itens que serão produzidos e quando a produção deve acontecer.

O PMP é outra etapa importante dentro do Planejamento e Controle da Produção porque a empresa pode usar esta estratégia para priorizar as ordens de produção mais importantes. Não só isso, definir prazos e estabelecer ações estratégicas que ajudam a otimizar a capacidade produtiva.  

Assim como no planejamento agregado de produção, uma das etapas do PMP é determinar a demanda de produção para o período. Mas, depois disso, a empresa deve estruturar um plano para conseguir atender a demanda, determinar o volume de materiais necessários, e disponibilizar no estoque todos os recursos para a produção.

Etapa 5: Programação Detalhada de Produção (PDP)

A programação detalhada de produção consiste em programar os processos produtivos, a fim de definir como o seu chão de fábrica irá operar. Planejar e controlar o estoque, definir a sequência de produção, emitir ordens de serviço e liberar os recursos apenas quando disponíveis, por exemplo, são apenas algumas das principais atividades envolvendo a PDP. 

Etapa 6: Controle de Produção

O controle de produção é a etapa na qual são feitas análises de eficiência. Aqui você vai comparar a produção realizada com o planejamento, também registrar os eventos que podem prejudicar o atingimento das metas.

Essa etapa é tão importante quanto às etapas anteriores porque vai ajudar a sua indústria a aprimorar os processos de modo que entregue apenas o melhor produto e atendimento para o cliente.  

A primeira fase do controle da produção consiste em determinar uma meta baseada no planejamento de produção. Segundo, em controlar o processo produtivo por meio de registros de colaboradores, e terceiro em analisar os resultados com ajuda de indicadores e gráficos. 

Qual a função do planejamento e controle da produção?

4 Ferramentas Que Podem Ser Utilizadas Nas Etapas de PCP

Nessa parte do texto você deve estar pensando que projetar as etapas de PCP dentro da sua indústria é praticamente impossível. Afinal, são tantos procedimentos e os processos produtivos exigem atenção. 

Concordamos que até pouco tempo atrás fazer o Planejamento de Controle da Produção era mesmo desafiador e complexo. No entanto, hoje existem ferramentas que podem ser utilizadas para simplificar a projeção das etapas de PCP. Quer saber que ferramentas são essas?   

Kaizen

O Kaizen é uma ferramenta de Lean Manufacturing que visa melhorar os resultados da empresa por meio da padronização dos processos. 

A metodologia foi implementada pela primeira vez no Japão, depois da Segunda Guerra Mundial, e desde então é aplicada no mundo todo para promover a melhoria contínua e reduzir desperdícios.

Para que o método Kaizen tenha efeito, é necessário que a sua indústria mude a cultura organizacional para incentivar os colaboradores a sugerirem alterações que ajudem a melhorar os processos e o local de trabalho.

Uma forma de implementar o Kaizen na sua empresa é por meio dos seguintes passos:

  1. Identifique uma oportunidade de melhoria dentro de um processo;
  2. Entenda o processo e veja se existe algum problema nas etapas;
  3. Descubra qual é a causa do problema e desenvolva uma solução;
  4. Forme uma equipe para sugerir alterações; 
  5. Aplique as mudanças;
  6. Mensure os resultados para analisar se a melhoria foi realmente alcançada;
  7. Crie um padrão e oficialize o processo junto com os colaboradores; 
  8. Continue monitorando os processos para identificar novas oportunidades de melhoria;
  9. Repita todo o procedimento.

Six Sigma

Assim como o Kaizen, o Six Sigma também é uma ferramenta que busca promover a melhoria contínua na empresa. 

Nesse caso, para eliminar defeitos e melhorar sistematicamente os processos já existentes, a sua indústria precisa usar a ferramenta para definir os projetos a partir da estratégia DMAIC (sigla para Define, Measure, Analyse, Improve e Control).

  • D: A etapa “Definir” consiste em estabelecer metas claras e objetivas para que todos os colaboradores possam alcançá-las. 
  • M: A fase “Mensurar” consiste em entender os processos internos da empresa, a fim de direcionar os esforços rumo ao alcance das metas.
  • A: A etapa “Analisar” consiste em analisar indicadores e relatórios para identificar problemas e oportunidades de melhorias;
  • I: A etapa “Incrementar” consiste em realizar mudanças estruturais para resolver os problemas;
  • C: A etapa “Controlar” consiste em monitorar os processos a fim de garantir que os problemas sejam corrigidos e as metas alcançadas.

Por outro lado, se o objetivo for desenvolver novos processos, produtos ou serviços, a sua indústria precisa definir os projetos a partir da estratégia DMADV (sigla para Define, Measure, Analyze, Design e Verify). 

  • D: A etapa “Definir” consiste em definir objetivos com base nas necessidades do cliente e empresa.
  • M: A etapa “Medir” consiste em identificar situações críticas para os produtos e processos.
  • A: A etapa “Analisar” consiste em avaliar a melhor solução para o processo e desenvolvimento do produto.
  • D: A etapa “Design” consiste em planejar, definir e estruturar o desenho do produto. 
  • V: A etapa “Verificar” consiste em implementar o processo de produção.

Kanban

O Kanban é uma ferramenta que permite gerenciar as tarefas por esquema de colunas e cartões. 

A sua indústria pode utilizar o Kanban para listar todas as atividades que precisam ser entregues no dia, por exemplo, bem como para identificar os colaboradores responsáveis pelas tarefas. Além disso, ela também é usada para acompanhar o status dos pedidos ou até para priorizar a entrega de produtos.

Viu só como projetar as etapas de PCP dentro da sua indústria não precisa ser complicado? Se você ainda ficou com dúvidas sobre o assunto, clique nesse link e conversar agora mesmo com um de nossos consultores!

Poka Yoke

Criado por Shigeo Shingo, engenheiro de produção da Toyota nos anos 60, este método japonês visa cumprir com seu significado: A prova de erros.

Criar um processo produtivo a prova de erros, no conceito Poka Yoke, significa um processo blindado contra erros humanos.

Para eliminar a possibilidade de erros, primava-se pelo desenho detalhado do fluxo de processos ideal para fabricação, de modo que se algum procedimento não passasse pelo “Checklist” dos processos padrões, o produto não era aprovado para finalização.

Seria o mesmo que estabelecer um processo para montagem de um produto eletrônico qualquer que dependa manipulação humana. Suponhamos que neste processo de manipulação um dos itens do Check List não tenha sido realizado, por consequência, uma peça sobrou. Foi identificada então uma falha de montagem capaz de não aprovar a finalização do produto.

O método consiste em alguns passos pilares como:

a) Identificar as falhas;

b) Estudar as causas;

c) Estudar soluções

d) Validar a eficácia das soluções

e) Implementar as soluções no processo produtivo redesenhando as etapas

f) Registrar o caso desde a origem até a decisão da implementação.

Uma lógica assim previne a empresa de colocar a disposição no estoque um produto com possibilidade de falhas.

E o seu processo produtivo? Está funcionando conforme você desenhou, ou precisa de novas implementações para impulsionar sua produção?

Continue acessando nossos conteúdos e fique por dentro das melhores práticas de gestão que certamente irão ajudar você a alinhar a administração de todas as áreas da sua indústria ou distribuidora.

Qual a função mais importante do planejamento e controle da produção?

De maneira geral, o PCP serve para garantir que a produção ocorra de forma eficaz e produza bens e serviços de acordo com o planejado. Para isso, os recursos produtivos precisam estar disponíveis na quantidade certa, no momento exato e no nível de qualidade adequado.

Qual a função do planejamento de produção?

O planejamento de produção é uma parte essencial do gerenciamento das atividades industriais. A partir desse método, é possível prever, controlar e otimizar a aplicação dos recursos que impactam diretamente no desempenho da operação como um todo.

Qual é o objetivo do planejamento e controle?

Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve.

Qual a função e o papel do PPCP planejamento Programação e Controle da Produção na gestão de uma indústria?

O PPCP se encarrega de planejar, programar e controlar a produção de acordo com as informações obtidas por todos os departamentos envolvidos no processo, a fim de gerar novas informações que por sua vez possam contribuir para o desenvolvimento de novos processos, produtos ou métodos, visando suprir a demanda e cumprir ...