Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

Metrópole é o termo que designa a capital ou principal cidade de um determinado país, estado ou província. As metrópoles têm como característica principal a influência, seja ela social, econômica ou cultural, sobre as demais cidades da região.

O conjunto de cidades em volta de uma metrópole é chamado de região metropolitana. Esta região é composta por todas as demais cidades conectadas fisicamente a "cidade-mãe", proporcionando uma troca constante e fluxo de pessoas e serviços. Esta formação é conhecida como conurbação.

Etimologicamente, a palavra metrópole é composta por dois elementos em grego: metro, que vem de metér, metrós e significa "mãe". E polis, que é "cidade". Metrópole é, portanto, a cidade mãe.

Em termos históricos, a palavra metrópole era usada para falar das nações europeias em relação às suas colônias nos novos continentes.

Exemplo: "O Brasil reportava-se à sua metrópole, Portugal, sobre os rendimentos".

Saiba mais sobre a Região Metropolitana.

Tipos de metrópoles

As metrópoles podem ser organizadas de acordo com a hierarquia e seus níveis. Esta classificação depende da complexidade das ligações e da rede com a qual a cidade está relacionada.

As metrópoles podem ser classificadas em:

Metrópole Global

Estas são aquelas cidades que exercem uma forte influência sobre as cidades do território nacional e as zonas internacionais.

Capitais como Nova York, Tóquio e São Paulo são bons exemplos de metrópoles globais, pois são cidades que possuem grande poder econômico tanto para o seu país como para o mundo.

Metrópole Nacional

São as cidades que não costumam extrapolar comercial e economicamente as suas relações para além do território de seus países.

Cidades como Porto Alegre e Belo Horizonte são exemplos de metrópoles nacionais, pois concentram suas forças econômicas apenas para o Brasil.

Metrópole Regional

As metrópoles regionais são as cidades que polarizam uma região de considerável porte no país, tornando-se uma referência econômica ao nível local.

Manaus, Belém e Campinas são exemplos de metrópoles regionais, pois seus potenciais econômicos circulam apenas na região geográfica em que se situam.

Metrópole é uma cidade de grande desenvolvimento que gera dependência econômica, política e social em outras cidades do seu entorno, chamadas de região metropolitana. Geralmente ela tem mais de 1 milhão de habitantes e produz um grande fluxo material e imaterial.

Quando falamos de metrópoles, duas palavras que definem essas localidades são POLARIZAÇÃO e INFLUÊNCIA. Mas por quê?

As metrópoles são polos porque atraem serviços, capitais, bens e infraestrutura. Ou seja, elas geram dentro de uma região uma grande capacidade de desenvolvimento. Consequentemente, essa característica torna as metrópoles influentes na economia, política e desenvolvimento do país.

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Veja com mais detalhes o que é e qual a importância de uma metrópole.

O que são metrópoles?

Metrópole é uma cidade de grande desenvolvimento que gera dependência econômica, política e social em outras cidades do seu entorno, chamadas de região metropolitana. Geralmente ela tem mais de 1 milhão de habitantes e produz um grande fluxo material e imaterial.

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que significa metrópole? Nova York (foto: Pinterest)

Um dos principais elementos que constituem uma região metropolitana é a conurbação. Mas o que é isso? Esse fenômeno ocorre quando duas ou mais cidades se encontram e formam um mesmo espaço geográfico.

Vou dar um exemplo: sabe quando você está em uma cidade e não sabe muito bem onde começa o próximo município? Quando a paisagem de ambas as localidades é tão parecida que se não tiver uma placa de “boas-vindas” não dá pra distinguir essa divisão? Isso significa que trata-se de municípios conubardos.

Além de ocupar o mesmo espaço urbano, eles também são integrados economicamente, socialmente e estruturalmente.

Em muitos casos, essas cidades são apelidadas de “cidades-dormitórios”, já que a maior parte dos moradores trabalham, estudam ou exercem suas atividades nas metrópoles e só voltam para seus municípios para descansar.

Para entender melhor a relação entre as metrópoles e cidades conubardas (ou rede de cidades), imagine um esquema de hierarquia.

As metrópoles encontram-se na parte mais alta dessa composição hierárquica e geram a dependência e subordinação econômica das cidades que estão abaixo.

Agora que você já sabe o que significa metrópole, veja quais temos no Brasil.

Veja também: Cidades Inteligentes – a Tecnologia Como Solução de Problemas Urbanos!

Quais são as metrópoles do Brasil?

De acordo com o levantamento mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente temos 15 metrópoles no Brasil. Isso significa que todas as cidades do país recebem influência direta de uma, ou mais, delas.

Veja a lista com as 15 metrópoles do Brasil:

  1. Manaus
  2. Belém
  3. Fortaleza
  4. Recife
  5. Salvador
  6. Belo Horizonte
  7. Rio de Janeiro
  8. São Paulo
  9. Curitiba
  10. Porto Alegre
  11. Goiânia
  12. Brasília
  13. Florianópolis
  14. Vitória
  15. Campinas

Agora que você já sabe o que significa metrópole e quais são as 15 metrópoles brasileiras, vamos aprofundar o assunto.

Veja também: Quais são as 20 maiores cidades do mundo? Descubra se o Brasil está na lista!

Qual é a importância de uma metrópole?

As metrópoles funcionam como polos ou zona centrais. Elas atraem grande quantidade de investimentos, empresas, conglomerados industriais, sedes de multinacionais, entre outros casos.

Diante desse contexto, as metrópoles exercem uma grande influência na região metropolitana, no país e até mesmo globalmente. Veja agora quais são os tipos de metrópoles:

Quais são os tipos de metrópoles?

 

Metrópoles globais

São aquelas que têm grande influência tanto nas cidades do seu próprio país quanto em cidades de outras nações.

Ou seja: as metrópoles globais também têm relevância política, econômica e em termos de transporte em diversas partes do mundo. Elas centralizam em torno de si as principais decisões burocráticas e são sedes da maiores empresas e instituições do mundo.

Alguns exemplos são Londres, Nova York, Paris e Tóquio. Já as metrópoles globais brasileiras são Rio de Janeiro e São Paulo.

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que são metrópoles: Rio de Janeiro (foto: g1)

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que são metrópoles: São Paulo (foto: Panrotas)

Veja também: Encante-se com as 12 cidades Históricas de Minas Gerais mais valiosas

Metrópoles Nacionais

Como o próprio nome diz, as metrópoles nacionais exercem influência política e econômica dentro das cidades e estados do próprio país. Alguns exemplos de metrópoles nacionais brasileiras são Belo Horizonte e Porto Alegre.

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que são metrópoles: Belo Horizonte (foto: g1)

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que são metrópoles: Porto Alegre (foto: CAU/RS)

Veja também: Arte Urbana – Conheça a Arte Expressa nas Ruas +20 Murais de Grafite

Metrópoles Regionais

As metrópoles regionais influenciam locais próximos, como a região metropolitana, ou estados vizinhos. Sua população não costuma ser maior do que 4 milhões de habitantes. Alguns exemplos no Brasil são Goiânia, Belém, Curitiba e Salvador.

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que são metrópoles: Goiânia (foto: UBES)

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que são metrópoles: Belém (foto: TripAdvisor)

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que são metrópoles: Curitiba (foto: Prefeitura Municipal de Curitiba)

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

O que são metrópoles: Salvador (foto: Cola da Web)

Descubra agora qual a maior metrópole do mundo!

Qual a maior metrópole do mundo?

Tóquio é a maior metrópole do mundo. Ela têm 9,273 milhões de habitantes (segundo o último levantamento da ONU), mas a sua região metropolitana já conta com mais de 37 milhões de pessoas.

Capital do país com a terceira maior economia do mundo, Tóquio puxou o avanço da nação japonesa nas últimas décadas é o principal centro fabril, bancário e empresarial do Japão.

Qual a diferença entre grande metrópole nacional e metrópole nacional?

Qual a maior metrópole do mundo: Tóquio (foto: Pinterest)

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de uma metrópole, compartilhe com a gente nos comentários qual sua opinião sobre o assunto!

O que é uma metrópole nacional?

As metrópoles nacionais são as cidades que concentram boa parte das atividades econômicas, políticas e culturais em um país. A influência delas não costuma ultrapassar fronteiras, mas a convergência de serviços, indústrias, empresas e de população faz que sua importância exceda o âmbito regional.

Quais são as metrópoles nacionais e qual é a grande metrópole nacional?

Campinas, Florianópolis e Vitória subiram de nível e passaram a integrar o grupo de 15 metrópoles, que tem São Paulo no topo da hierarquia como grande metrópole nacional e Rio de Janeiro e Brasília como metrópoles nacionais.

Qual é a grande metrópole nacional?

Grande metrópole nacional – No Brasil, apenas um centro urbano figura nessa categoria: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro. Possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e é responsável, sozinho, por expressiva fatia do PIB do país.

Qual a diferença de metrópole nacional para metrópole regional?

No Brasil, as metrópoles nacionais são Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília. As metrópoles regionais – eventualmente denominadas de centros regionais – são cidades que polarizam uma região de considerável porte no país, tornando-se uma referência econômica em nível local.