Qual a diferença entre educação a distância ensino remoto e ensino híbrido?

Notícias

Entenda as especificidades de cada modalidade

publicado: 10/02/2021 19h07, última modificação: 10/02/2021 19h26

Qual a diferença entre educação a distância ensino remoto e ensino híbrido?

  • Qual a diferença entre educação a distância ensino remoto e ensino híbrido?

Ensino remoto emergencial e Educação a distância são a mesma coisa? Profissionais do Instituto Federal de Alagoas - Ifal esclarecem que não: trata-se de modalidades distintas, com características em comum. 

"O ensino remoto diz respeito às atividades de ensino mediadas por tecnologias, mas orientadas pelos princípios da educação presencial", explica a diretora de Articulação do Ensino do Ifal, Elisabete Duarte. Nesse caso, os estudantes têm aulas virtuais no mesmo horário em que estariam presentes na instituição de ensino, respeitado o percentual de tempo previsto no normativo institucional e no plano pedagógico do curso.

A EaD, por sua vez, também utiliza as plataformas digitais, mas tem seu formato próprio de ensino-aprendizagem. "É uma modalidade de ensino consolidada teórica e metodologicamente. E possui uma estrutura política e didático-pedagógica que vai além dos momentos síncronos e assíncronos do ensino remoto", afirma a diretora. 

"De um modo geral, o ensino remoto que estamos acompanhando nessa época de crise está sendo o ensino presencial aplicado em plataformas digitais", resume Luiz Henrique Lemos.

Segundo o coordenador de Ensino EaD do Ifal, Luiz Henrique Lemos, enquanto a EaD é modalidade consolidada na instituição, o ensino remoto tem caráter provisório. "A atividade ou aula remota, nesse momento de pandemia, é uma solução temporária para continuar as atividades pedagógicas, de modo a diminuir os impactos na aprendizagem dos estudantes do sistema de ensino presencial".

O profissional alerta que se alguém pretende começar a estudar a distância, não será igual a ter aulas remotas. "Antes de iniciar, o interessado em um curso a distância precisa se organizar e criar uma rotina adequada de estudos. A EaD foi concebida para prestar atendimento, aplicar atividades, realizar aulas  e outras demandas em um ambiente de aprendizado, com apoio de tutores e recursos tecnológicos que favorecem o ensino. EAD é a possibilidade de flexibilização do aprendizado, onde os alunos conseguem adaptar a sua rotina com a necessidade da formação", esclarece.

Sobre a implantação - O ensino remoto emergencial foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2020, em razão da pandemia do coronavírus, como forma de possibilitar às instituições de ensino do país a manutenção das atividades educacionais que seriam realizadas presencialmente. Antes da medida, as aulas estavam suspensas para evitar a propagação do vírus. 

No Ifal, o retorno das atividades acadêmicas, por meio do ensino remoto emergencial, passou a vigorar em 31 de agosto de 2020, conforme a Deliberação nº 58/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição. Já a oferta do ensino a distância é uma prática regular no Instituto há 13 anos, oficializada pela Portaria nº. 905/DG, de 11 de setembro de 2007. 

EAD

17 de março • 6 min de leitura

Qual a diferença entre educação a distância ensino remoto e ensino híbrido?

Com a pandemia, os estudantes passaram a estudar em casa para evitar a disseminação do vírus. Essa situação se refletiu no aumento de pessoas começando graduações a distância: segundo o Censo da Educação Superior 2020, durante a crise sanitária, os cursos a distância receberam mais matrículas do que os presenciais.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A partir daí, os termos “ensino remoto” e “ensino a distância” começaram a ser utilizados, frequentemente, como se fossem sinônimos. Porém, na verdade, existem diferenças entre essas colocações.

Leia mais:
+ O que significa EaD?
+ Número de ingressantes em graduações EaD é maior do que em presenciais, segundo o Inep

Qual a diferença entre ensino remoto e ensino a distância?

O ensino remoto se refere a uma solução temporária para continuar as atividades. Assim, ele não é uma modalidade; mas sim uma forma de minimizar os prejuízos da interrupção do estudo presencial. Por ter esse caráter emergencial, o ensino remoto tende a acontecer por um breve período. 

Já o ensino a distância é uma modalidade de estudo, planejada para garantir eficiência e estrutura aos alunos que optam por fazer um curso nesse modelo. Uma das principais características dessa forma de estudo é a flexibilidade.

Resumindo: o ensino remoto é uma adaptação temporária do ensino presencial, enquanto o ensino a distância é pensado estrategicamente para ser online.

Entenda melhor o EaD

EaD é a sigla para Ensino a Distância. Essa é uma modalidade de estudo que pode ser totalmente virtual ou semipresencial. Diversos tipos de formação podem ser oferecidos como EaD, sendo elas: cursos livres; graduações; e pós-graduações.

Os principais motivos que atraem alunos para a modalidade EaD são:

  • Flexibilidade: no EaD cada um faz as aulas no próprio ritmo, no horário mais conveniente;
  • Economia de tempo: no EaD não se gasta tempo em deslocamento, pois é possível fazer as aulas no conforto de casa;
  • Economia de dinheiro: como o EaD não exige uma infraestrutura física, os cursos da modalidade costumam ser mais baratos em comparação aos presenciais.

Para manter a qualidade da aprendizagem, muitas instituições que oferecem oferecem o EaD utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nele, é possível assistir aulas, participar de fóruns de debate e fazer provas, além de solicitar documentos e tirar dúvidas.

Uma questão comum entre as pessoas é sobre a validade do diploma dos cursos a distância. A resposta para isso é que os diplomas das graduações a distância possuem o mesmo valor que o diploma de uma faculdade presencial. O que determina a validade da formação é o reconhecimento do MEC, independentemente da modalidade.

Veja mais: Vantagens e desafios de fazer um curso EaD

Entenda o ensino remoto

Ensino remoto é quando o ensino presencial é transferido, pontualmente, para o meio online, visando manter o progresso do aluno. Ou seja, é uma forma de evitar prejuízos na aprendizagem quando, por algum motivo, não se pode seguir o cronograma presencial.

Isso aconteceu em 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou e, tanto as faculdades, quanto as escolas de nível básico tiveram que interromper as aulas presenciais.

Durante a crise sanitária, o ensino remoto teve várias críticas, como:

  • Perda do contato com colegas e com professores;
  • Distrações em casa;
  • Falta de acesso à internet;
  • Falta de preparação dos professores para atuarem no meio digital;
  • Falta de disponibilidade de aparelhos, como computadores.

Ensino híbrido e Homeschooling: conheça outros termos

Ensino híbrido

O ensino híbrido é outro conceito, diferente do ensino remoto e do ensino a distância. O termo se refere à mistura entre o ensino presencial e o ensino online. A proposta é que a tecnologia seja integrada à aprendizagem do aluno.

Entenda melhor: O que é ensino híbrido?

Homeschooling

O Homeschooling, ou em português, educação domiciliar, é um conceito diferente dos demais. Ele prevê que os alunos sejam educados somente em casa, pelos pais ou por professores particulares, em vez deles irem às escolas. Essa é uma prática não regulamentada no Brasil e não tem a ver com ensino a distância, ensino remoto ou ensino híbrido, apesar de alguma vezes haver confusão sobre os termos.

Saiba mais: Homeschooling ou educação domiciliar: conheça algumas vantagens e desvantagens

Devo fazer um curso EaD?

Se você leu os benefícios de estudar a distância e mesmo assim não tem certeza se esse tipo de formação é a melhor para sua realidade, um teste pode te ajudar a obter a resposta.

O teste de perfil EaD da Quero Bolsa é uma ferramenta para auxiliar quem já considerou estudar a distância, mas está em dúvida.

Leia também: 9 coisas que você precisa saber antes de entrar em um curso EaD

Como entrar no ensino superior?

Existe uma série de formas de entrar no ensino superior. Os programas do governo federal são opções bem buscadas, pois atendem diversos públicos. Conheça os 3 principais a seguir:

  • Sisu: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes que prestaram o Enem;
  • Prouni: o Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa que oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes de baixa renda que fizeram o Enem;
  • Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que oferece financiamento das mensalidades da faculdade, com condições especiais. Para concorrer a uma vaga pelo Fies, é preciso ter feito alguma edição do Enem desde 2010, além de seguir outros requisitos socioeconômicos.

Há, ainda, mais maneiras de ingressar numa faculdade. Você pode buscar por instituições que ofereçam bolsas de estudo ou outras vantagens. Algumas opções reconhecidas pelo MEC e que oferecem cursos na modalidade a distância são:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Qual e a diferença entre ensino híbrido e ensino remoto?

Ensino Remoto e Ensino a Distância não são a mesma coisa! Diferentemente do primeiro, as aulas no EAD são assíncronas e os espaços de interação podem ser acessados através de canais de comunicação virtuais (e-mails, fóruns, tutores), de acordo com a disponibilidade do estudante.

Qual a diferença entre ensino remoto e ensino a distância?

Resumindo: o ensino remoto é uma adaptação temporária do ensino presencial, enquanto o ensino a distância é pensado estrategicamente para ser online.

O que e híbrido e remoto?

Ou seja, é um modelo de ensino que mistura, ou combina, as aulas presenciais com a aprendizagem por meio de tecnologias digitais, o chamado e-learning, ou eletronic learning, não presencial, sendo um modelo semipresencial.

O que e distância remota?

Logo, como o nome sugere, uma aula remota é aquela que acontece com professores e alunos distantes no espaço, isto é, em ambientes diferentes (escola e casa, na maioria das vezes). Devido a essa distância, o ensino remoto é mediado por tecnologias da informação e comunicação - TICs.