Qual a diferença entre ecossistema é bioma

Quando se fala em ecossistemas e biomas, tratamos de conjuntos. Embora distintos nos seus elementos e abrangência, podem se sobrepor, interceder e se completar.

Ecossistema

De acordo com Odum (2004), qualquer unidade que inclua a totalidade de seus organismos (isto é, a comunidade) de uma determinada área, interagindo com o ambiente físico de forma que uma corrente de energia conduza a uma estrutura trófica, a uma diversidade biótica e a ciclos de materiais ( isto é, a troca de materiais entre as partes vivas e não vivas) claramente definidos dentro do sistema é um sistema ecológico ou ecossistema.


Achou complicado? Vamos simplificar:
Ecossistema é basicamente, um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos (organismos vivos) com os componentes abióticos (elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais). Estes componentes interagem através das transferências de energia dos organismos vivos entre si e entre estes e os demais elementos de seu ambiente.


Para que um sistema seja considerado ecossistema, é necessário que existam dois fluxos principais: O primeiro é o dos ciclos biogeoquímicos – formado de elementos químicos como nitrogênio, carbono, oxigênio, que circulam pelos sistemas terrestres; o segundo é chamado de fluxo de energia, que começa com a fixação de energia solar na biomassa vegetal pela fotossíntese e sua transferência através de vários níveis, até o homem, pelas cadeias alimentares. O fluxo de energia é  decrescente (há perda de energia de um nível trófico a outro), unidirecional (no sentido produtores – consumidores – decompositores) e acíclico.

Como são definidos pela rede de interações entre organismos, e entre os organismos e seu ambiente, ecossistemas podem ter qualquer tamanho. Como é difícil determinar os limites de um ecossistema, convenciona-se adotar distinções para a compreensão e possibilidade de investigação científica. Assim, temos, inicialmente, uma separação entre os meios aquáticos e terrestres. Então, ecossistemas aquáticos serão os lagos, naturais ou artificiais (represas), os mangues, os rios, mares e oceanos. Os ecossistemas terrestres serão as florestas, as dunas, os desertos, as tundras, as montanhas, as pradarias e pastagens.

Bioma

O bioma, na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) “é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.”

Muitas vezes, o termo “bioma” é utilizado como sinônimo de “ecossistema” mas, diferente do ecossistema, à classificação de bioma interessa mais o meio físico (a fisionomia da área, principalmente da vegetação) que as interações que nele ocorrem. O perfil do local e a dimensão também importam na classificação: um ecossistema qualquer só será considerado um bioma se suas dimensões forem de grande escala.

Por exemplo, existe o bioma da Mata Atlântica e, dentro dele, ecossistemas como a floresta ombrófila densa, a mata de araucária, os campos de altitude, a restinga e os manguezais. 

Um bioma é definido por um tipo principal de vegetação (embora num mesmo bioma possam existir diversos tipos de vegetação) e também de animais típicos, embora estes não influam tanto na definição. 

De acordo com o IBGE (2004), o Brasil conta com seis biomas continentais: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampas, Pantanal e Mata Atlântica. Cada um desses biomas conta com uma gama de fisionomias diferentes, com grande diversidade de ecossistemas.

Last updated 22 fev, 2022

Algumas vezes confundir ecossistema com bioma é bem comum, pelo simples motivo de pessoas pensarem que a Amazônia é um bioma e outras pensarem ser um ecossistema, ambas estão corretas, a nossa Amazônia é exatamente às duas coisas a questão é que ela contribui para ambas de forma um pouco diferente. 

Confira aqui como definir essas diferenças.

O que é o bioma?

Bioma é a floresta tropical e também uma floresta temperada, ele é a savana, o deserto, os campos, as taigas. Ele é a predominância de clima existente em um ecossistema terrestre. Todos esses aspectos fazem de cada bioma único.

Quais são os tipos de biomas brasileiros?

No Brasil, existem seis biomas, são eles: pantanal, Amazônia, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Cada ambiente desse tem sua própria vegetação, fauna. A vegetação é a mais essencial entre esses biomas, por ser o que define a existência ou não de habitats para toda categoria de espécie.

O que é um ecossistema?

Ecossistema são comunidades conjuntas, existentes em um determinado local interagindo entre si e com o meio-ambiente, ajudando a contribuir com ambientes estáveis, equilibrados e autossuficientes. 

Qual a diferença entre ecossistema é bioma
Fonte/Reprodução: original

Passamos os dias tão ocupados com nossa rotina que nem percebemos que fazemos parte de ecossistemas, o ecossistema maior é a nossa própria biosfera, ela corresponde a exatamente todos os lugares do nosso planeta, onde há vida.

Quais são os tipos de ecossistemas?

Os primordiais são as florestas tropicais, elas possuem uma enorme biodiversidade, porém, o ecossistema é também existente em locais bem pequenos, tipo um aquário. Se houver plantas, peixes, pedras e algas, já é considerado um ecossistema por conter vários organismos. O mais importante é você entender que todos os ecossistemas são interligados, fazendo existir a troca de energia e de matéria, não importando seu tamanho. Cada ecossistema é essencialmente importante para garantir um equilíbrio em nosso planeta.

O que difere o bioma do ecossistema?

A diferença entre ecossistema e bioma pode ser bem simples quando entendemos que um ecossistema é constituído por uma comunidade de organismos vivos, que possuem ambientes físicos, seja do mineral do solo, formação em uma área X ou em alguns padrões do clima. 

O bioma que encaixa a maior unidade, ele é bem geográfico, simples e de pura vegetação dominante, consiste no ecossistema de coisas semelhantes.

Qual a diferença entre biomas e ecossistemas?

Você sabe a diferença entre bioma e ecossistema? Embora sejam confundidos com frequência, são conceitos diferentes de ecologia. Basicamente, enquanto um se refere ao conjunto de vegetações em grandes dimensões, o outro diz respeito às redes de interação das comunidades vivas com o meio ambiente.

O que o que é um bioma?

Atualmente, biomas são agrupamentos de tipos de vegetação vizinhos que apresentam condições geográficas e climáticas semelhantes. Em outras palavras, são reuniões de ecossistemas agrupados de acordo com aspectos de vegetação, relevo e clima.

O que é considerado um ecossistema?

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo ecólogo Arthur George Tansley.

Qual é a diferença entre o ecossistema é o habitat?

Ecossistema = Local de interação entre seres vivos (fatores bióticos) e fatores físicos e químicos (fatores abióticos). Espécie = Organismos semelhantes capazes de reproduzir-se e produzir descendentes férteis. Habitat = Local em que determinada espécie vive.